02 jul 2013

A internet infantilizou as pessoas

LIFESTYLE > Resignifica

xxxgÀs vezes tenho a impressao de que a internet nos infantilizou, fez todo mundo voltar pra 4ª série. Vou explicar:

Como vocês, eu também sigo vários perfis que considero interessantes nas redes sociais, como revistas e outros meios de comunicaçao. E vocês sabem que a coisa mais comum nesses perfis é o dono da página – sendo famoso ou nao – postar algo, uma primeira pessoa comentar discordando, a segunda pessoa comentar ofendendo a primeira e a terceira comentar causando mais brigas. Nao é verdade?

Me incomoda muito ver essa briga nos comentários, entre os próprios leitores das páginas. É tão idiota que chega a ser triste. Ontem mesmo eu estava lendo os comentários de uma jornalista famosa, aí uma pessoa discordou da famosa, uma outra rebateu, defedendo a famosa e uma terceira entrou na conversa defendendo quem discordou com a seguinte frase: “ao invés de defender, vai fazer uma lipo que você está precisando”. SÉRIO. Eu fiquei “de cara” com a situaçao. Típico comportamento de 4ª série, nao acham?

O pior de tudo é que agora a agressividade não vem só em anonimato, não. As pessoas dao a cara pra bater nos comentários, achando que a atitude é lindíssima, inclusive. Nao vou me estender muito porque já falei demais (novidade rsrs), mas só queria esclarecer umas coisinhas e saber o que acham:

1. Todo mundo tem o direito de pensar o que quiser, mas falar, nem sempre. Ofensa gratuita leva a algum lugar?!
2. Você nao precisa concordar 100% com o que foi postado, mas nem por isso precisa ofender quem postou ou quem elogiou. É só lembrar que as pessoas pensam mesmo diferente.
3. Pra quê fazer questao de comprar uma briga que nao é sua?
4. Feedback é sempre bom, todo mundo tem que saber o que o seu público pensa, mas tem formas de fazer isso. Por trás da página, tem uma pessoa e por mais piegas que pareça, ela tem sentimentos.
5. Vamos ser felizes, gente! Amar mais e criticar menos. Mudar a perspectiva, olhar o que realmente interessa. Vamos contagiar a vida com mais carinho. Mais amor, por favor!

As pessoas confundem sinceridade com falta de tato. É claro que o mundo seria bem melhor se as pessoas fossem realmente sinceras, mas quando foi que o fato de falar o que penso – sendo esse pensamento nada construtivo – virou qualidade e eu nao percebi? A internet deu uma “coragem” imensa para as pessoas, mas nao significa que ela seja positiva. Pensar antes de falar talvez seja o maior desafio da nossa geraçao.

P.S: Nada do que falei é fruto de algo que aconteceu comigo, apenas uma reflexao sobre tudo que ando percebendo na rede e que achei legal dividir com vocês. O que acham disso?

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

0 comentário em "A internet infantilizou as pessoas"
  1. Luciana   02/07/13 • 13h32

    Perfeito, Fe. É desgastante para quem apenas lê, imagino como será para o dono do post. As pessoas precisam lembrar que cada perfil tem um dono, é como se este convidasse os demais a irem à sua casa. Isso nao impede ninguém de discordar, mas há meios maduros (educados) de se fazer isso.. também tenho visto muita intolerância nas redes – algumas pessoas não admitem um pensamento divergente do seu próprio e geralmente apresentam mais agressividade que argumentos.

    • pigmentof   02/07/13 • 13h37

      Exato, Lu. É totalmente desnecessário. Vale a pena se policiar para dizer apenas o que realmente fará diferença e positiva, é claro. Bjs

  2. Dani Castelucci de Medeiros   02/07/13 • 15h41

    Sabe o que eu acho, flor? Que as pessoas têm uma tendência de levar tudo para o pessoal. As pessoas não têm discutido o assunto que é postado, e sim as opiniões e como essas opiniões as afetam pessoalmente. É a personalização, que fica mais forte com os “avatares” – e as pessoas esquecem que nas redes sociais os avatares são elas mesmas, em última instância. E essa personalização tem outras consequências: há blogueiras que eu deixei de seguir porque, ao invés de agregar conhecimento para mim, estavam usando seu nome e público simplesmente para polir sua auto estima (claro que eu, e otras, adoramos saber da vida pessoal de vocês – mas o tema tem que vir em primeiro lugar), há pessoas perdendo-se eu sem próprio estilo de vida para não decepcionar o que já disse antes, há gente deixando de viver o momento presente com amigos e família para ficar postando cada peido (ups, agressividade solta hahaha) que dá… acho que um dia vamos aprender a conviver com a vida virtual, mas ainda estamos longes. Um super beijo procê!!

    • pigmentof   02/07/13 • 15h46

      Falou tudo!!! E que a gente nao se perca com tudo isso. A melhor rede social ainda é uma mesa cercada de amigos. Beijos

  3. Maria Nunes   03/07/13 • 08h07

    Concordo. Principalmente o respeito pelas opiniões dos outros e saber defender o que acreditamos com educação!
    Mas anda muita gente “desocupada” e nem sei como “diverte-se” a ofender e tentar picar os outros, principalmente quando o outro já tem muita qualidade no que publica (nos blogues e YouTube por exemplo) e tem um considerável número de seguidores… a inveja é realmente uma coisa muito feia!
    (Geralmente costumo dizer, “Deus me proteja dos sonsos e dos invejosos” porque são uma “raça” do pior!)
    Os invejosos são uns preguiçosos que como não querem se esforçara para ter coisas de qualidade, investem tempo e energias a tentarem denegrir o trabalho dos outros.
    Eu quando vejo esses comentários, nem ligo nem respondo e acho que o dono do canal tem todo direito de bloquear e eliminar posts que têm o único objetivo de indispor os seguidores realmente interessados e participativos construtivamente e enxovalhar o trabalho sério e responsável que a pessoas está a fazer.
    Bjs
    Maria (Lisboa, Portugal)

    • pigmentof   03/07/13 • 09h12

      É verdade, Maria. Nao tem porque permitir comentários do tipo. Se as pessoas nao vao parar de ofender, que a gente pare de aceitar. Bjs

Anterior
Próximo
Voltar para a home