23 maio 2014

Morar no Chile – O que você precisa saber antes de se decidir

MORAR FORA > GUIA PARA MORAR NO CHILE

Aqui no blog tem muitas dicas para quem vem passear no Chile mas também muitas coisas para quem pensa em morar no país. Você pode encontrar um guia para a sua mudança aqui. O objetivo deste post em especial é fazer você pensar em algumas coisas antes de tomar essa decisão, tentando assim desmistificar a ideia que muitos possuem de que morar fora é um mar de rosas. Pode ser uma experiência incrível mas impossível se os assuntos abordados aqui não passam pela sua análise. Minha ideia é realmente fazer você pensar em coisas muito importantes antes de decidir deixar o Brasil.

PARTE1.jpg

1. Qual é o seu projeto?

Essa coisa de colocar uma mochila nas costas e percorrer o mundo é muito legal mas só em mochilões; quando você tem uma data definida para voltar e para onde voltar. Quando se trata de morar fora essa atitude não passa de uma ilusão. Quando você decidir sair do seu país, tenha muito claro o que quer fazer neste outro país. Você quer estudar? Você quer fazer uma nova faculdade? Você quer se dedicar a falar fluente um outro idioma? Você quer trabalhar? Defina o seu projeto inicial com data para começar e terminar. Ir para outro país sem uma rotina mas principalmente sem uma garantia, pode te deixar tão ou mais frustrado do que você está agora. Sem contar que uma hora as suas economias vão acabar, o seu encantamento de viajante vai passar e o dia a dia vai te cobrar uma rotina com funções bem definidas. A minha experiência tem me mostrado que o brasileiro vê como positivo deixar o seu país sem um planejamento, correndo atrás de um sonho. Para o país que recebe esse brasileiro, isso é algo muito negativo. Uma empresa chilena, por exemplo, só vê de positivo nessa atitude o fato de você não ter medo de se arriscar mas ao mesmo tempo considera muito ruim contratar uma pessoa que não planejou estar ali, que não saiu do Brasil já com um foco definido. Para os empresários chilenos, fazer isso, além de imaturo é também um risco para a empresa já que na cabeça dele, a qualquer momento você pode colocar a mochila nas costas de novo e ir atrás de um sonho estrangeiro em algum lugar do mundo. Cuidado com isso!

 

2. Já correu atrás do seu visto?

Antes de deixar o seu país, entre em contato com todos os órgãos necessários para oficializar a sua legalidade. Faça questão de já dar andamento no visto antes mesmo de sair do país. No caso do Chile você pode até ficar no país como turista por 3 meses mas nesse meio tempo você já precisa ter dado entrada no seu visto.

 

3. Você é capaz de conviver com saudades?

Sim, porque elas só aumentam no dia a dia, principalmente quanto se trata de família e amigos. Analise bem o quão apegado você é às pessoas que convive. Pense que esse país onde você vai morar é formado por milhões de pessoas que você desconhece, que dependendo da cultura pode levar até meses para conseguir um amigo. Dependendo da distância desse país (não me refiro apenas ao Chile), você vai ficar meses sem ver as pessoas que você conhece. Isso quer dizer que você terá longos dias na companhia de si mesmo e isso não é algo tão fácil pra muita gente, ainda mais para um brasileiro que tem como característica ser simpático e amigo de todos. No Chile, por exemplo, as amizades demoram a acontecer. São pessoas mais fechadas e desconfiadas. Não quer dizer que não te tratem bem, quer dizer apenas que você pode levar mais tempo do que imagina para ter alguém pra dividir os seus dias.

 

5. Você é paciente e tem facilidade de adaptação?

Morar fora é um constante exercício de paciência e de adaptação, até quando você já mora há muitos anos nesse lugar. Se trata de uma cultura bem diferente da sua, de costumes diferentes aos seus, de crenças opostas às suas, de uma legislação bem distinta e etc. Todos os dias você vai se deparar com tudo isso na sua frente e isso te levará a duas atitudes: stress ou dançar conforme a música. Como você lida com situações assim? Você lida bem com opiniões diferentes? Você estaria disposto a reaprender a viver? Porque morar fora é isso.

 

6. Você é realista ou iludido?

As suas motivações para sair do Brasil são fruto da insatisfação com o governo atual ou é algo pensado e estudado há anos? Você conhece de verdade como funciona o país que você quer morar ou apenas se conforma quando um amigo diz que é um país sensacional? Você está consciente de que cada país tem a sua dificuldade ou ainda faz parte daquela geração que acha que todo país é bom, menos o seu? Ter a resposta para essa pergunta vai te ajudar muito a tornar a sua vida mais fácil, aonde for.

 

7. Você sabe o idioma local?

Todo mundo sabe que conhecer o idioma do lugar em que vai morar é essencial mas 50% dos brasileiros – se não for mais – não pensam assim quando se considera viver em um país hispanohablante. O brasileiro tem a falsa sensação de que o espanhol é fácil, quando na verdade não é. Considere qual é o seu nível de familiaridade com o idioma em questão. É claro que a experiência de morar fora te obriga a aprender muito mais rápido do que estando apenas em uma escola mas saber o mínimo para sobreviver é essencial. O ouvido demora pelo menos 3 meses para reconhecer expressões básicas de um outro idioma. Dominar a língua leva muito mais do que isso. Se você tiver um conhecimento básico da língua, já vai te ajudar muito a se adaptar nesta nova cultura.

 

É claro que eu adoro morar em Santiago e vocês sabem muito bem disso mas isso não muda o fato de que eu tive e ainda tenho que me acostumar a algo novo a cada dia. É por isso que eu quero fazer você pensar em tudo isto.

Gostaram das primeiras dicas? Se você gostou, por favor, compartilhe nas suas redes sociais. Dessa forma você me ajuda a responder mais rapidamente todo mundo que tem a mesma vontade.

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

29 comentários em "Morar no Chile – O que você precisa saber antes de se decidir"
  1. Kathy Xavier   26/05/14 • 19h43

    Gostei muito, espero os demais…beijos

  2. Daniella Castelucci de Medeiros   04/06/14 • 17h16

    Amei a ideia da série, Fe!! Eu e o Rafa estamos pensando seriamente em mudar para o Chile. Quando morei na Alemanha, só voltei por saudades dos meus pais. Lá eu era sozinha, e apesar dos incríveis amigos que tinha, não existia uma conexão como com minha família. Mas agora eu sou casada, e pode ser que seja menos difícil morar tão longe. Desde que voltei da Alemanha sei que o Brasil não é meu lugar! hahaha vou ficar esperando os próximos posts da série ;-) bjooo

  3. Pigmento F   05/06/14 • 23h21

    É realmente muito difícil se adaptar outra vez depois de ter saído do país. Pode deixar que em breve darei dicas mais práticas. Bjs

  4. Cela Medeiros   27/06/14 • 00h49

    Oi FÊ!!! Renho um sonho muito grande, muito grande mesmo de ir morar em Santiago, mas realmente não é tão simpls assim, muitas coisas devem ser bem pensadas!!!

    Amo seu blog e seus posts!!! Parabéns!!!

    Beijinhooosss

    • fernanda   02/07/14 • 10h55

      Olha ela aqui. Ebaaaaaa!!! Pois é, precisa analisar bem. Em breve vou retomar essa série com mais dicas. Bjs

  5. Larissa Pires   22/07/14 • 14h19

    Tem previsão de quando vai ser o próximo post?

    • fernanda   23/07/14 • 23h02

      Vou voltar com este assunto em agosto. Beijos

  6. Andréa Stefaneli   24/07/14 • 11h25

    Olá! Tenho acompanhado todos seus post, e acabei de voltar do Chile. Suas dicas foram sensacionais… Me ajudaram e muito em tudo que eu estava procurando e interessada. Gracias!!! Parabéns! pelos post, são incríveis!!!
    Me encantei com o Chile e quero muito morar – trabalhar e estudar. Gostaria de dicas… Obrigada

    • fernanda   30/07/14 • 10h26

      Andreia, fico muito feliz que goste das dicas do blog. Estou viajando mas quando vou retomar as dicas para quem quer morar no Chile. Beijos

  7. Hidenori Okamura   25/07/14 • 14h15

    Já falei e vou repetir… Quero mais dicas! rs… Ótimo post!

    • fernanda   30/07/14 • 10h46

      rsrs Não esqueci. Bjs

  8. Bruna Stéphane   26/07/14 • 03h06

    Ótimo post Fernanda! Estou ansiosa pelos próximos! :D

    E se alguém de BH estiver interessado em aulas de espanhol, estou a disposição pra aulas particulares com precinhos bem legais >.< (Tô terminando o curso de Letras/Espanhol na UFMG – praticamente já terminei, falta apenas uma matéria que eu tô enrolado pra eles não barrarem meu intercâmbio aí pro Chile, rs – e já ha bastante tempo que dou aulas de espanhol em um curso de idiomas dentro da minha universidade mesmo).

    Abraços!

  9. Nevaeh Miles   16/12/14 • 20h27

    Oi Fernanda :D amei seu blog, parabéns, eu e minha mãe queriamos nos mudar pra Santiago, por que além do clima parece ser bem interessante, aqui no Brasil nós não temos familia, nem trabalho, ela é aposentada e eu não terminei o ensino médio mas pretendo terminar aí, eu tenho procurado coisas pra alugar mas são tudo por temporada. O que você recomenda pra gente? Obrigada

    • fernanda   18/12/14 • 19h13

      Oi, tudo bem? Em breve eu vou fazer um post falando apenas de moradia, ok? Deve ir ao blog em janeiro. É que são muitos detalhes para informar. Bjs

  10. Alex   02/04/15 • 17h13

    Olá, se eu resolver ir morar no Chile consigo trabalho e comprar um imóvel para mirar com 300 mil dolares

    • fernanda   15/04/15 • 09h53

      Alex, recomendo o post em que falo do mercado de trabalho local e o post que falo sobre vistos. O que você quis dizer com “imóvel para mirar”? Seria para comprar? Você é brasileiro?

  11. adriano de almeida   24/11/15 • 10h45

    gostaria de ir para este País para trbabalhar e começar uma nova vida, quais seriam as profissões para conseguir emprego ai, eu tenho quase duas, sou cabeleireiro masculino e estou terminando a faculdade de direito, o que vc me aconselha??

    • Fê La Salye   11/12/15 • 15h37

      Oi Adriano! Recomendo que leia o post sobre mercado de trabalho. Obrigada!

  12. Jose   19/01/16 • 00h42

    Legal Moro no estado unido acho que morou aqui pode mortar Em qualquer outro luga aqui tem toda nacao e cultural deferente vou esperar o resto do seu brog

  13. Robson   29/03/16 • 16h44

    Parabéns, gostei muito da forma como você descreve os assuntos. Já visitei o Chile em um passeio de 10 dias e adorei. Este Post vem matar minhas saudades desse país maravilhoso!

  14. werik dos santos   19/06/16 • 12h40

    Olá linda,estou pensando em morar no chile ja estou tirando o passaporte,quero ir para morar la e trabalhar não tenho curso algum,mais terminei os estudos,tem como tirar o visto permanente pra ficar la de uma vez so

    • Fê La Salye   28/06/16 • 10h44

      Recomendo o post sobre vistos para entender como funciona. Obrigada!

  15. ADA   13/09/16 • 13h46

    ADOREI AS DICAS! Essa da saudade e do visto me preocuparam um pouco. Tratarei de ler seu outro post sobre os vistos!! ^-^

  16. Rouzevel S. Rodrigues ( Cadu )   05/10/16 • 17h00

    Oi eu já estive no Chile por três vezes em viagens de moto, quero conhecer mais este pais, penso sim em ir morar ai, me envie dicas.

  17. maria nazareth boeges de oliveiramattos   19/01/17 • 17h02

    olá! boa tarde!! preciso saber como consigo o visto. pois eu quero morar no chile.

    • Fê La Salye   12/02/17 • 20h37

      Aqui no blog tem um post falando tudo sobre os vistos. Obrigada!

  18. Teresa   09/04/17 • 01h52

    Achei seu post com um tom muito rude.
    Senti que estava levando bronca o tempo todo… fico até com medo em fazer perguntas

    • Fê La Salye   09/04/17 • 11h08

      Oi, Teresa! Tudo bem? Desculpe se passei essa impressão mas realmente não existe esse tom no post. Talvez você seja nova por aqui e ainda não tenha assistido meus vídeos. Quando começar a me assistir vai perceber que minha linha de trabalho é informar e ao mesmo tempo fazer as pessoas pensarem enquanto estão sendo informadas, especialmente quando se trata sobre mudar de país. O que eu tento evitar é que as pessoas passem perrengue no exterior por ter na mente uma ideia de vida que sem essa reflexão pode ser muito perigosa. Eu sempre esclareço tudo o que me perguntam, eu amo o que faço mas como a escrita não tem o olho no olho às vezes pode causar o que você pensou. Espero que tenha a oportunidade de te mostrar que não existe isso no meu conteúdo. Aproveito para dizer que se tem a intenção de morar no Chile, aqui no blog no menu Chile/QueroMorarnoChile vai encontrar muita coisa e no canal tem um Guia para Morar no Exterior que serve para qualquer país. Bjs

Anterior
Próximo
Voltar para a home