16 mar 2015

Tahiti – Tudo o que você precisa saber para organizar a sua viagem

VIAGEM > OUTROS DESTINOS > Tahiti

Como vocês sabem, viajei para a  Isla de Pascua (Chile) e de lá para o Tahiti (Polinésia Francesa).

Eu havia dito que faria um vídeo respondendo as perguntas de vocês mas achei melhor responder em um post pois há informações que é melhor ter por escrito para se organizar melhor. O post é grande mas o vídeo também seria. A ideia é realmente responder todas as dúvidas que chegaram e acrescentar os meus pontos de vista para que assim vocês consigam ter mais informações do que eu tive quando organizei a minha viagem. Agora vamos começar!

10931623_10152998056583936_7125325123487901295_o

1. Onde fica o Tahiti?

A primeira coisa que você precisa saber é que o Tahiti faz parte da Polinésia Francesa e é formada por 5 arquipélagos com mais de 100 ilhas no Oceano Pacífico. Deixando tudo mais fácil de entender, é um lugarzinho no meio do nada, quase encostado na Austrália e na Ásia.

2. Como chegar? Tem voo direto saindo do Brasil?

Como viram, é longe, é no meio do nada e por isso as opções de voos são poucas. Não há voos diretos saindo do Brasil. Aliás, quem sai da América do Sul só tem uma opção que é a de pegar um voo até Santiago no Chile, de Santiago pegar um voo até a Isla de Pascua que fica no Chile também (exatamente por isso aproveitei para passar pela Isla de Pascua e foi a melhor decisão. Depois vão entender o porquê); e de lá pegar um voo até Papeete, a capital do Tahiti onde fica o aeroporto internacional. As outras opções de voos fazem escala nos Estados Unidos ou na Ásia. Ou seja, não há um caminho ideal se você não mora no Chile, nos Estados Unidos ou na Ásia, infelizmente.

3. Quantas horas de voo?

Isso vai depender muito de qual cidade do Brasil você vem mas vamos calcular as horas saindo de São Paulo: Um voo de São Paulo até Santiago dura em média 3h30 à 4 horas. De Santiago até a Isla de Pascua são 6 horas de viagem. Da Isla de Páscua até Papeete são 7 horas de viagem. Calculando apenas as horas de voo, dá um total de 17 horas dentro do avião, fora os deslocamentos e tempo de espera nos aeroportos. Esse é um dos motivos porque as pessoas desistem de levar crianças pra lá.

4. Qual é a Companhia Aérea que faz essa rota?

Do Brasil até o Chile tem várias mas do Chile até o Tahiti apenas a LAN faz essa rota.

5. Tem muitos voos indo para lá toda semana?

Não e esse é um dos motivos porque a viagem é cara também. Há um único voo para o Tahiti por semana, que sai da Isla de Pascua toda segunda-feira à noite. O mesmo acontece para voltar do Tahiti. Você só pode voltar de lá numa segunda-feira à noite. Isso quer dizer que o seu tempo de estadia no local é de pelo menos 1 semana. Não tem como voltar de lá antes disso e nem como chegar lá em outro dia da semana. Por esse mesmo motivo os transfers ou táxis são super pontuais porque se você perder o voo, você só embarca na outra semana. Então leve em consideração que sua despesa no local deve ser para cobrir gastos de 1 semana, pelo menos. Menos que isso não é possível ficar no Tahiti e mais que isso eu não recomendo – e nem as agências – porque você pode correr o risco de ficar entediado.

6. Precisa de visto ou vacina específica?

Sim e não. Vou explicar: O Tahiti não exige visto por um período de 60 dias no local, não importa se você vem pelo Chile, USA ou Ásia. Mas você vai precisar de visto se fizer a conexão nos USA ou na Ásia. Se vier pelo Chile não precisa mas fique atento: brasileiros podem entrar no Chile com um RG em que a data de expedição não seja superior a 10 anos mas para entrar no Tahiti vai precisar de Passaporte. Sobre as vacinas, também depende muito. Algumas agências, companhias aéreas e países, exigem que você tome uma vacina contra febre amarela. Como eu viajei como residente chilena eu não precisei tomar mas os brasileiros que estavam no voo disseram que foi preciso. Vai depender da informação que você receber quando comprar suas passagens ou fechar os seus passeios.

7. Além dos voos internacionais, tem voos domésticos ou é bem simples chegar a qualquer ilha no local?

Como eu disse, você desembarca em Papeete, que é a capital do Tahiti. Papeete é praticamente uma cidade grande, com 200 mil habitantes e com uma infraestrutura de cidade grande. Por esse mesmo motivo quase ninguém fica em Papeete por muito tempo, já que a ideia de ir ao Tahiti é curtir as ilhas paradisíacas. Então, como regra geral, funciona assim pra todo mundo e com qualquer agência de turismo que você fizer uma cotação: você vai chegar em Papeete na madrugada, faltando 5 horas para amanhecer a terça-feira. Você vai passar a noite em um hotel e na terça de manhã um transfer vai te buscar para te levar até o aeroporto de novo. No aeroporto você vai pegar um voo para a ilha de seu interesse. Então esteja ciente de que, se você vai conhecer mais de 1 ilha por lá, vai ter que colocar no orçamento a grana dos voos internos. Além dos voos internos, você vai pegar um barco que vai te deixar no hotel ou resort que você ficará nessa ilha. Esse barco é do próprio hotel onde você vai ficar. Eles já estarão lá com uma plaquinha com o seu nome e com o seu colar de boas-vindas, comum em todas as ilhas de lá. O segredo é sempre lembrar que se trata de uma ilha e que não existe uma maneira rápida e nem muito barata de se chegar aos locais. Outro detalhe é que embora deva ser incrível ir de uma ilha para outra de barco sem depender dos voos domésticos, isso só é possível pra quem vai de Cruzeiro. Se não é o seu caso, você vai ter que pegar os voos domésticos pois ninguém por lá faz esse trajeto longo de barco, só fazem mesmo do aeroporto da ilha até o hotel ou resort. Cada voo dura em média 30 ou 40 minutos, depende da ilha que você vai. Algumas você faz em menos tempo de voo.

8. E se eu quiser ficar apenas em Papeete para economizar? Vale a pena?

Não, porque a graça do Tahiti não é Papeete, a prova disso é que nenhuma agência de turismo vai te vender um pacote pra ficar mais que a noite de chegada por lá. Papeete é apenas para dormir, tanto no dia que chega, quanto no dia em que volta para o seu país, justamente porque já é uma cidade grande. Ir ao Tahiti e ficar em Papeete é não ir ao Tahiti.

9. Então como seria mais ou menos o roteiro por lá?

Seria algo mais ou menos assim, independente da agência de turismo contratada:

  • Day Use em Papeete: ou seja, você chega na madrugada e dorme em um hotel por lá e nesse mesmo hotel já toma o café da manhã.
  • 1 hora depois um transfer te busca para que você pegue o voo até a ilha que deseja conhecer.
  • Voo até a Ilha desejada + traslado de barco até o hotel.
  • Estadia na (s) ilha (s) desejada (s)
  • Voo doméstico até Papeete
  • Day Use em Papeete: ou seja, você chega no domingo à noite (inclui dormir no mesmo hotel do primeiro dia + café da manhã) ou na segunda de manhã (inclui transfer até o aeroporto + almoço) em Papeete e à noite pega o voo de volta.

10. Alguma dica especial para economizar ou aproveitar melhor o roteiro que as agências de turismo oferecem?

Várias e a primeira dica é justamente essa: não tem como aproveitar o Tahiti sem a ajuda de uma agência de turismo. Simplesmente não existe a possibilidade de ir pra lá por conta própria. É tudo muito bem “amarrado” pra você ficar na dependência delas, simples assim, mas no fundo é a melhor coisa porque você aproveita melhor o seu tempo e o seu dinheiro já que o Tahiti é realmente um mundo à parte.

Outra dica importante que a gente não sabia e acabamos engolindo o que passaram pra gente: ficamos em um ótimo hotel em Papeete: o Manava Suite Resort. O problema é que ele é ótimo demais para passar apenas 1 noite e tomar café da manhã, tanto na ida como na volta, me entendem? Mas como não sabíamos desse detalhe, aceitamos a proposta da agência já que era a nossa lua de mel e não queríamos ter problemas no primeiro dia da viagem, mas hoje vemos que poderíamos ter usado essa parte do dinheiro de uma forma melhor, numa ilha de verdade, sabe? Então a minha dica é: no momento de fechar o pacote diga que você quer apenas um hotel para dormir, sem grandes luxos.

Dica principal: não importa a agência que você contratar, todas elas, T-O-D-A-S, vão pedir para a Tahiti Tours o seu roteiro. Falamos com diferentes turistas por lá, que fecharam com agências bem diferentes mas que tinham a caixinha dos vouchers iguais a nossa, ou seja, da Tahiti Tours. Não sei se é possível, mas se for, economize mais fechando diretamente com a Tahiti Tours. Aqui está o site deles.

Dica Final: Quando você fizer o seu pacote, informe para a sua agência que você gostaria de chegar em Papeete no último dia, utilizando o último voo local da ilha em que você estiver. Por que? Porque geralmente eles te mandam no domingo à noite ou na segunda de manhã de volta para Papeete e aí você passa o dia em um local que não tem nada pra fazer a não ser visitar as lojinhas ou pegar um trânsito entre um lugar e outro. É muito melhor passar a segunda-feira na ilha que você estiver e voltar para Papeete quase perto do voo internacional sair. Nós conseguimos mudar isso e aproveitamos muito mais! Saímos de Bora Bora às 18 horas (último voo local) e o voo internacional era às 01:00 am. Mas fique atento porque como eu disse, só existe 1 voo internacional na semana e se você perder, já era. Ainda sobre o roteiro, deixe Bora Bora por último. Tudo no Tahiti é lindo mas ela é a cereja do bolo. E se quiser aproveitar para conhecer a Isla de Pascua, faça isso antes de chegar no Tahiti. A Isla de Pascua é sensacional e linda mas é uma proposta bem diferente. É para turistas que gostam de história, arqueologia… Não é pra todo mundo. Aqui você encontra tudo sobre ela.

IMG_9208

11. Como é o Clima?

Tropical, com umidade elevada. Durante todo o ano a temperatura está entre 25 e 35 graus mas a umidade deixa a sensação de calor ainda maior.

12. Qual é a melhor época para ir?

Todos dizem que é entre maio e outubro que é quando não chove mas também te dizem que as chuvas são super rápidas o ano todo. E é verdade! Fomos em fevereiro e choveu pouquíssimas vezes, sendo que a maioria foi de madrugada e num único dia choveu por meia hora durante o dia, o que não atrapalhou em nada, só ajudou a refrescar.

13. Qual é o idioma local?

O Tahiti possui 7 dialetos locais mas o idioma que predomina é o Francês e para se comunicar com os turistas, o Inglês. Então meu amigo, tenha consciência que se um de vocês não fala inglês, a viagem será bem complicada. Até quem fala inglês sente um pouco de dificuldade para entender já que é um inglês com muito sotaque francês, com aquele “s” e “r” bem carregados.

14. Qual é a moeda local? Aceitam dólar ou euro?

A moeda local é o Franco Polinésio e são pouquíssimos os lugares que aceitam dólar ou euro. O ideal é levar Franco Polinésio mesmo. Mas se você ficar em um resort nem vai usar dinheiro – que foi o nosso caso – porque fica tudo incluído e o que passar da diária você pode pagar com cartão internacional.

IMG_9532

15. Quais são as ilhas mais visitadas?

Com certeza, Tahaa, Moorea e Bora Bora. Nós fomos apenas para Tahaa e Bora Bora, as mais recomendadas para quem vai de lua de mel. Tahaa é bem tranquila, você só escuta o barulho da natureza mesmo. Bora Bora é mais agitada porque é realmente maravilhosa e todos querem conhecer mas não é muvucada. Continua sendo um lugar paradisíaco e beeeeem tranquilo, apenas tem bem mais gente e bem mais resorts que em Tahaa. Sobre Moorea vou ficar devendo porque não conheci mas dizem ser bem parecida ao que se oferece em Bora Bora.

16. Dessas ilhas, qual é a mais cara?

Em primeiro lugar, ir ao Tahiti é caro, assim como ir a qualquer ilha no mundo, pelo simples fato de ser uma ilha e por isso mesmo ela depende do que vem de outros locais para oferecer uma estadia melhor aos turistas e isso inclui tudo o que possam imaginar: comida, hospedagem, transporte, passeios, atrações e tudo o que tem lá. Fora isso, o que encarece essas ilhas é justamente a hospedagem. Não existem pousadas ou hostals por lá. Até tem hotéis mais simples, mas em geral você é obrigado a escolher um hotel ou um resort e todos são acima de 3 estrelas, ou seja, é escolher entre o caro e o caríssimo. Por outro lado, os hotéis e resorts oferecem tudo no valor da hospedagem e com isso você evita ter que gastar com alimentação, por exemplo. Apenas as bebidas são pagas à parte, o que nós achamos ótimo já que não bebemos nada alcóolico e ter isso considerado no valor não seria vantajoso pra nós, mas a água era grátis em todos os hotéis que ficamos. Mas sendo mais objetiva na pergunta, Bora Bora é a mais cara.

17. Quais resorts vocês usaram? Qual a principal diferença entre eles?

Em Tahaa fiquei no único resort de lá que é o Le Taha’a Island Resort & Spa. É um excelente resort, onde 80% dos funcionários são nativos. O atendimento é excelente, a comida é maravilhosa e muito variada, tem muitos passeios disponíveis, show típico no jantar e uma opção mais em conta para quem não puder ficar nos bangalôs. Vocês podem ver os valores acessando o site que foi indicado. Como Tahaa é uma ilha mais tranquila, o Resort segue o mesmo padrão. O ideal é se hospedar nela primeiro se você for de lua de mel, já que nela a oportunidade de descansar completamente é maior, e foi exatamente isso o que fizemos. Para ver o vídeo do bangalô que usamos nesse resort, clique aqui.

Em Bora Bora fiquei no resort The St. Regis Bora Bora. Não tenho nem palavras para explicar esse lugar. É simplesmente sensacional! Foi o melhor resort que já fiquei e sem ter ideia de que era tão bom. Sabe quando você faz uma viagem e ela está tão boa que você acha que não tem como melhorar e aí você vai para um lugar que consegue ultrapassar as expectativas do que já parecia ser impossível de ultrapassar? Foi essa a sensação que tivemos quando chegamos no Saint Regis. Achei que ele seria igual ao resort Le Taha’a que já era fenomenal, mas ele foi além. É um resort enorme, com variedade de bangalôs (tem bangalô pra todos os gostos e bolsos), muitas atividades, 4 restaurantes típicos (italiano, japonês, internacional e gourmet), 2 piscinas enormes com vista para o mar, 1 mordomo responsável pela sua estadia e várias outras coisas. Inclusive descobri no último dia que nele foi gravado o filme Encontro de Casais (Couples Retreat). Ele tem mais hóspedes que o Le Tahaa mas isso é comum em qualquer hotel de Bora Bora, já que é a ilha mais visitada. Para ver o bangalô que usamos nesse resort, clique aqui.

Em resumo, os 2 resorts são sensacionais, onde nenhum serviço fica a desejar e onde o seu dinheiro é bem aproveitado já que tudo está incluído (all inclusive) e ambos contam com spa e infraestrutura para crianças, embora não se veja crianças por lá. A única coisa que você paga à parte são os passeios que deseja fazer mas isso eu vou falar em outro tópico.

IMG_9460

18. Existe diferença de preços entre as ilhas pra quem quer ficar no bangalô?

Não somente entre as ilhas mas entre os hotéis de cada ilha. Vai depender muito do quão frequentada é essa ilha e dos serviços que você quer no bangalô. Tem bangalô com piscina exclusiva, com cozinha própria, com garçons particulares e muitos atratativos. Ou seja, o bangalô em si já é sensacional mas há tipos e tipos de bangalôs e entre eles os mais baratos e os mais caros. Eu fiz vídeos mostrando os bangalôs que usamos, as diferenças entre eles e o que todo mundo deseja saber: como eles são por dentro. Clique aqui para ver.

19. É raso aonde os bagalôs ficam? Da pé?

Depende. Se o bangalô estiver mais perto da areia, é bem raso sim, mas se ele estiver mais pro meio do oceano, não dá pé. No resort que ficamos em Tahaa dava pé mas no de Bora Bora não dava.

20. Muito mosquito no bangalô?

Não apenas no bangalô mas no Tahiti em geral. Não é uma coisa insuportável também mas mosquitos em lugares tropicais são um fato. Não se vai a um local como esse sem repelente. Mas uma coisa legal é que os grandes hotéis detetizam diariamente as áreas comuns como piscinas, restaurantes e etc.

21. O preço do bangalô e do quarto de hotel é diferente? Compensa ficar em outra hospedagem que não seja o bangalô? 

É diferente sim mas não é uma diferença tão absurda se você comparar o que um quarto e um bangalô oferecem. O bangalô é a grande atração do Tahiti. Se hospedar no meio do nada e na água, com animais marinhos passando por baixo do seu bangalô e sendo vistos pelo chão de vidro do quarto, não é algo tão simples e barato de se fazer né? Por isso mesmo é mais caro mas é uma sensação e uma experiência indescritível. Já fizemos algumas viagens nessa vida e chegamos a conclusão de que existem lugares que você não conseguirá ir mais de 1x, ou porque são caros ou porque a segunda vez não terá a mesma sensação da primeira. O Tahiti é um deles e é por isso que economizar e ficar em um bangalô é a melhor coisa para que a experiência seja completa mas alguns resorts oferecem outras hospedagens além do bangalô que são um pouco mais em conta.

22. Pode me dar uma ideia de custo dos principais serviços?

O ideal é você pesquisar mas vou deixar aqui uma média dos valores. Não quer dizer que seja esse valor, é apenas para que tenham uma ideia:

  • Hospedagem: em média, 600 dólares a diária (casal) em em bangalô (all inclusive), considerando o bangalô mais simples e que já é bem impressionante. Em outro tipo de hospedagem fica em média, 400 dólares.
  • Alimentação: em média 100 dólares por casal e em apenas 1 refeição (esse valor é o que você paga quando não contrata o serviço all inclusive).
  • Bebidas: em média, 7 dólares cada (as bebidas não entram no all inclusive, ou seja, sempre tem que pagar por elas).
  • Passeios: em média, 150 dólares o casal, por cada passeio. Há passeios bem mais caros (a maioria dos passeios estão no all inclusive).

*Valores de fevereiro de 2015.

Vale ressaltar que embora pareça um local impossível de ir, com economia é possível sim e se você analisar a qualidade do local versus o preço que é por casal, vale a pena! Tem muita gente indo mais de uma vez para a Europa gastando às vezes muito mais e com o mesmo valor poderia ir ao menos 1x ao Tahiti. É só fazer as contas.

23. Você acha que os resorts do Tahiti agradam a qualquer tipo de casal ou precisa ser mais tranquilo e estar a fim de curtir a natureza?

Eu acho impossível alguém ir lá e dizer que não gostou mas se a pessoa fica 1 dia em uma praia comum e pra ela já é mais que suficiente, então o Tahiti não é o melhor lugar para essa pessoa. É uma ilha linda e com muitos passeios mas todos envolvendo o mar. Não tem essa coisa de compras, outlets, museus ou qualquer outra coisa que lembre a vida urbana. É um lugar para descansar, repor as energias e curtir o melhor da natureza e é exatamente por isso que 1 semana é suficiente para aproveitar porque você fica muito, mas muuuuito descansado.

24. Eu sei que seu objetivo era curtir em casal mais tranquilamente mas você chegou a ficar entediada?

Não porque nós vínhamos de um ritmo alucinante de preparativos de casamento e fugir do mundo e não ter “nada” para fazer, foi essencial para nós. Em nenhum momento sentimos tédio ou vontade de voltar mas o tempo que ficamos e que em geral as pessoas ficam – 1 semana –  é suficiente.

25. Tem algum passeio que você acha fundamental? Tem algum que você não gostou de ter feito?

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que os passeios de lá envolvem o mar. São mergulhos, contato com animais marinhos, sobrevoo das ilhas, caiaque, pedalinho, stand up paddle e outros, mas todos muito marítimos. Quem espera outro tipo de passeio se decepciona. Pra nós foram todos deliciosos, já que amamos esse tipo de atividade. Por esse mesmo motivo é que você não vê crianças por lá porque não são passeios indicados pra elas. Eu gostei de todos os passeios que fiz, até do mergulho nos corais onde ralei minha perna, mas o passeio que é unanimidade na preferência de quem vai pra lá é o mergulho com os tubarões e arraias. Não precisa de cilindro e nem saber nadar porque apesar de ter o nome de mergulho o local é raso e esses animais vêm ao seu encontro. E apesar de serem tubarões, eles não atacam. Essa raça de tubarões que existe lá é tranquila e só se aproxima mesmo no momento em que o guia os alimenta, do contrário eles ficam próximos mas não colados em você. Eu sou MUITO, MAS MUUUUUITO medrosa mas fiquei super tranquila no contato com os tubarões justamente por perceber que eles nem dão bola pra gente. As arraias me causaram mais medo porque elas vem em bando e querem subir em você mas não pra atacar, mas pra que você faça carinho nelas. São super manhosas. Os próprios guias as chamam de “cachorros do mar”. Mas ainda assim, aquela quantidade toda de arraias me dava aflição rsrs. Esse é o passeio mais incrível de todos. Para ver um vlog dos passeios, clique aqui.

IMG_0062

IMG_0059

26. O resort tinha crianças ou era só para o público adulto?

Como eu disse, não é comum ver crianças por lá. Em 1 semana lá, eu só vi um menino de 3 anos. Apesar dos hotéis terem atividades para as crianças, não é um local que elas aproveitam já que elas não podem ir nesses passeios. O que se vê muito por lá são casais em lua de mel e casais comemorando bodas de prata e de ouro. Não tem outro tipo de público por lá. E sobre os passeios, você fecha diretamente no hotel. O que você fecha com a agência são os voos, os traslados, hotel e tipo de hospedagem.

27. Você teve algum imprevisto ou dificuldade na viagem?

Nenhum. Foi tudo muito tranquilo. O único incômodo que tive foi quando ralei a perna nos corais mas foi por puro descuido meu. Mas na mesma hora o guia já cuidou do ferimento, eu continuei o passeio sem problemas e apenas à noite o pé inchou porque é normal inflamar, mas não prejudicou a minha viagem. Faria esse passeio de novo. Eu tive problemas para me adaptar ao fuso horário quando voltei. Fiquei 1 semana com fortes dores de cabeça e insônia, fruto do efeito jet lag que alguns sofrem em algumas viagens. Falei disso aqui.

28. Como é a receptividade do lugar?

A melhor de todos os lugares que já fui. São extremamente atenciosos. Alguns dados:

  • Com tanta gente nos resorts, eles sabem o seu nome e nunca erram ao chamar.
  • Nós informamos que não comemos frutos do mar. Num certo jantar, a entrada era um ceviche de frutos do mar. Eles serviram todas as mesas e quando chegou na nossa, a garçonete disse: “sabemos que não comem frutos do mar e por isso preparamos outra coisa. Esperamos que gostem.” Sensacional!
  • Com qualquer pessoa que você fale por lá e peça um favor ou informação, a resposta é sempre: tudo é possível, senhor(a).
  • Não importa o horário do dia ou se já falaram com você, os funcionários sempre vão te cumprimentar e oferecer alguma água ou perguntar se você precisa de ajuda.
  • Se você pegar alguma coisa como toalha na piscina, por exemplo, imediatamente vem um funcionário se desculpando porque ele não estava lá quando você precisou pegar a toalha.
  • Quando me machuquei nos corais, todos os funcionários me desejavam melhoras diversas vezes no dia e quando eu tinha que me servir no restaurante, alguém sempre me ajudava levando o meu prato mesmo eu não precisando. Surreal a educação e o atendimento por lá.

IMG_9398 IMG_9400 IMG_9529

29. O que você mais gostou da culinária? Tem opções pra quem não gosta de frutos do mar?

Esse era o meu medo mas fiquem tranquilos porque a comida é bem variada. Tem de tudo! O que eles mais recebem por lá são chineses e europeus, então a comida é bem internacional. Do hambúrguer à lagosta.

30. Como foi sua estadia? Era só hotel e passeios ou tinha cidade pra turistar?

Zero cidades. Quem vai pra lá nem conta com isso. Há quem um dia peça pra conhecer o centro de alguma ilha mas 99,9% fica no hotel (nosso caso), onde se aproveita o melhor do Tahiti: os passeios que saem deles e a tranquilidade. É tão magnífico e revigorante que sair de lá pra ver lojinha é desperdiçar o tempo, mas essa é a nossa opinião. Cada viajante tem as suas preferências.

31. Tem baladas por lá?

Não é um local para aglomerações mas tem shows nos hotéis e músicas. Balada não é comum não. O perfil do público de lá são casais que querem fugir da agitação para se curtirem na tranquilidade. Há quem opte por exemplo, ter tudo no bangalô, pra nem ter contato com ninguém do hotel. Só pra terem uma ideia do tipo de público que vai pra lá.

32. E os passeios? Vale fazer todos?

Isso depende muito do bolso e do gosto de cada um mas em geral, os passeios são os que mencionei e nós fizemos todos praticamente.

33. As coisas lá são caras? A viagem é muito cara?

Sim, é cara. Não é uma viagem comum mas é uma viagem que você pode chamar de investimento. Vale se planejar, economizar e ir pra lá sem ficar fazendo conversão de valores ou então é melhor nem ir. A ideia é analisar se pode arcar com os gastos antes pra que ao chegar lá você esqueça o valor de cada coisa mas como eu disse antes, no all inclusive vale muito a pena.

IMG_9457

34. Quais pontos turísticos que vocês dois amaram conhecer no Tahiti? Teve algum que vocês consideraram como imprescindível?

O Tahiti em si é um ponto turístico. Como eu disse antes, são ilhas, cada uma com a sua beleza, mas são ilhas. Não existe um Cristo Redentor, uma troca da guarda ou algo emblemático de grandes cidades, entendem? Por isso que é tão diferente porque é uma natureza tão incrível e tão rara que quem vai não sente a necessidade de mais nada. Os passeios aquáticos e a infraestrutura dos hotéis atendem todas as necessidades.

35. Sei que é praia, mas que tipo de roupa se usa por lá? É um local de moda praia chic ou informal?

Essa resposta depende muito do hotel e da ilha que você vai. Tahaa, por exemplo, é uma ilha super tranquila e apesar de ser um resort 4 estrelas, a moda praia é mais informal. Todo mundo passa o dia de biquini, óculos escuro, saída de praia e à noite janta com um vestido leve ou shorts. Já em Bora Bora, independente do hotel, é mais comum ver mulheres de chapéu e maiô estilo passarela nas piscinas, homens usando jeans e camisa no jantar. Em geral, a moda praia é informal mas vale ter algo mais “tchan” dependendo da ilha que você for. Mas não exagere! Salto alto, maquiagem pesada e muitos acessórios é até brega pra um lugar tão tranquilo. Ninguém usa.

36. O que é indispensável para se levar?

  • Protetor Solar
  • Repelente
  • Máquina à prova d’água ou capinha protetora para iPhone
  • Roupas leves mas suficientes para várias trocas já que você transpira muito e as lavanderias são o olho da cara
  • Remédios como analgésicos ou antiinflamatórios
  • Qualquer produto que seja indispensável numa viagem pra você e que com certeza em uma ilha será mais difícil encontrar

37. Alguma dica para economizar quando se vai ao Tahiti de lua de mel?

Tenho duas dicas:

  1. Tem gente que sonha com essa viagem mas sonha com o casamento também e nem sempre pode fazer as duas coisas. No Tahiti você tem a opção de fazer um casamento mais íntimo, onde participam os noivos e o celebrante local. Muitos casais fazem isso e depois já ficam para a lua de mel. É uma maneira de realizar os dois sonhos, só precisa abrir mão da lista de convidados. Entre em contato com o hotel que vai ficar para providenciar a cerimônia.
  2. Nos resorts que ficamos tinha a opção de montar uma “lista de presentes”. Pra nós foi ideal já que já tínhamos a nossa casa mobiliada e não precisávamos de nada pra ela. Dessa forma, os convidados compravam uma cota oferecida pelos resorts e que nós podíamos usar como bem quiséssemos. Foi assim que conseguimos aproveitar ao máximo sem pagar nenhuma despesa extra. Nossos convidados contribuíram com a nossa lua de mel dos sonhos e o DIY (faça você mesmo) em várias coisas do casamento, também. Fica a dica!

IMG_0545

CURIOSIDADES:

– Fuso Horário: No Tahiti o fuso horário é de 7 horas a menos comparado com Brasil e Chile, isso quer dizer que quando o dia por lá amanhecia às 7 horas da manhã, no Brasil e no Chile já era 14 horas.

– Gorjetas: No Tahiti não se aceitam gorjetas. Isso não é bem visto por lá.

– Eletricidade: Tudo é 220w. Tome cuidado ao levar algo para usar por lá.

– Check-in: Normalmente o check-in é feito em todos os hotéis às 15 horas e o check-out às 10 am.

– Internet: Ítem caríssimo em qualquer ilha de lá. Não tem wi-fi grátis e custa 7 dólares a hora, sendo que o sinal nem é dos melhores. É muito caro mesmo. E aí você pensa: mas quem vai querer internet num paraíso desses? Minha gente, internet hoje em dia não é mais uma questão de querer, é necessidade. Você precisa avisar a família que está tudo bem, precisa consultar a sua conta bancária, precisa falar com a agência contratada caso dê algum problema ou tenha alguma dúvida, fora o fato de que quem vai ao Tahiti não se aguenta de vontade de postar nem que seja uma mísera foto. E não se trata de ostentação, se trata do costume que temos de postar até o que comemos dentro da nossa casa, não é verdade? Sabendo disso, eles encontraram na internet um meio de ganhar ainda mais dinheiro e é só por isso que quem vai pra lá só usa a internet em extrema necessidade. Eu tive que deixar tudo do blog agendado para publicar antes de viajar porque de lá seria impossível.

Nossa, quanta coisa né gente? Mas acho que deu pra responder as dúvidas principais. Se faltou alguma coisa, me avisem. Não deixem de ler os links indicados no post.

Gostaram?

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

18 comentários em "Tahiti – Tudo o que você precisa saber para organizar a sua viagem"
  1. Pigmento F   25/03/15 • 12h22

    hahahahahahahaha Obrigada! Que bom ter essa liberdade hahaha. Bjs

  2. Pigmento F   25/03/15 • 12h23

    Fabi, é um sonhooooooooo! Eu já achava lindo na internet mas pessoalmente é inacreditável. Um paraíso mesmo.

  3. Pigmento F   25/03/15 • 12h23

    Que legal que tenha ido. Quero conhecer também. Bjs

  4. Pigmento F   25/03/15 • 12h23

    Que bom que gostou, Aline. Bjs

  5. Pigmento F   25/03/15 • 12h23

    Ai que bom. É um lugar incrível. Bjs

  6. Gabriel Francisco   20/09/15 • 13h39

    ola gostei muito desse passeio voce pode me informar quanto voce gasto mais ou menos em real para fazer esse passeio no tahiti e para conhecer as ilhas de bora bora se nao for encomodo obrigado

    • Fê La Salye   04/10/15 • 17h30

      Oi Gabriel, tudo bem? A média de custos foi informada no post.

  7. Stephanie Meneses   14/10/15 • 12h06

    Olá, gostaria de saber se esse valor médio de estadia é por pessoa ou por casal. Obrigada.

    • Fê La Salye   15/10/15 • 21h13

      Oi Stephanie! Essa informação está no post, é por casal. Aliás, todos os preços são por casal porque só vai casal lá. Bjs

  8. Nauto Marega   01/12/15 • 11h46

    Qual agência de viagem vocês contrataram?

    Conversei com um amigo que foi pra lá e ele me disse que ir por Los Angeles é melhor, você teve essa percepção também?

    • Fê La Salye   11/12/15 • 15h31

      Nauto, a agência foi indicada no post. E pra mim, que moro no Chile, o melhor caminho foi sair do Chile mesmo.

  9. MARCO   10/12/15 • 03h48

    BOM DIA, COMO VAI FÊ LA SALYE? ACHEI MUITO UTIL SEU BLOG, MUITO LEGAL MESMO, AINDA MAIS A MATERIA SOBRE BORA BORA E OS BANGALOS, EU E MINHA ESPOSA GOSTARIAMOS DE SABER SE VOCÊ TEM MAIS OU MENOS UMA MEDIA DE QUANTO VOCE ACHA QUE EM DINHEIRO PRECISARIAMOS ECONOMIZAR PARA SE CURTIR UMA VIAGEM E UMA SEMANA COMPLETA EM BORA BORA UMA MEDIA COM TUDO RASOAVEL, POR FAVOR NOS ORIENTE, PRECISAMOS MUITO DE SUA OPINIAO..RS QUANTO EM DINHEIRO VOCÊ ACHA QUE PRECISAMOS ESTAR EM MÃOS PARA IR PARA BORA BORA E CURTIR POR UMA SEMANA OU 8 DIAS COM PASSEIOS BEBIDA, COMIDA ETCS.. UM VALOR EM MEDIA? MAIS UMA VEZ, PARABENS PELO SEU BLOG, MUITO BEM ELABORADO, AGUARDAMOS SUA AJUDA..RS BEIJAO.. KARINE&MARCO…

    • Fê La Salye   11/12/15 • 14h51

      Marco, os valores estão neste mesmo post. Para ter valores mais atualizados é preciso entrar em contato com o link da agência indicado neste post também. Muito obrigada por acompanhar o blog!

  10. Eliana   27/01/16 • 13h00

    Adorei as dicas, super deu vontade de ir…meu casamento está bem próximo e nossa Lua de Mel será na Argentina, bem simples mesmo. Mas estou morrendo de vontade de ir para Bora Bora :) Quem sabe no final de ano.

    • Fê La Salye   27/01/16 • 15h36

      Eliana, vale cada centavo. Passei 3 anos me planejando. Não abandone esse sonho! Felicidades no casamento e nos preparativos. Bjs

  11. Camila Quirino   01/03/17 • 19h33

    Muito bom e completo o seu post!! Super esclarecedor! Obrigada por compartilhar conosco :)

  12. FABIANA DINIZ   31/12/17 • 06h19

    Obrigada adorei as dicas!!!!

  13. Martha Villas   28/04/18 • 20h29

    Sensacional

Anterior
Próximo
Voltar para a home