28 jun 2015

Vlog – Conhecendo a cidade de Chillán

VIAGEM > CHILE > Chillán > Vídeos

Atualizado em 27 de Junho de 2016

Em 2015 o clima no Chile foi bem estranho. A neve em Santiago só chegou na segunda quinzena de julho, o que na época fez eu indicar Chillán para os turistas que queriam esquiar, mesmo sem eu conhecer a cidade. Como recentemente fui à Chillán e quem me acompanha no instagram viu, resolvi atualizar este post com um vlog sobre a minha estadia por lá. Chillán fica no sul do país, uns 500Km de Santiago.

Como chegar?

  • Trem, através do Terrasur que é uma ferrovia que une Santiago a Chillán. Ele sai da Alameda (Estación Central de Santiago) e são 5 horas de viagem. Para mais informações, clique aqui.

 

  • Ônibus, através da Turbus. Clique aqui para mais informações.

 

  • Carro alugado. Neste post você encontra dicas sobre o trânsito local e empresas que alugam carros.

 

  • Agência de Turismo. Muitas agências de Santiago fazem passeios pra lá. Neste link você pode ver algumas opções para pedir orçamentos.

 

  • Voo, sendo o aeroporto mais próximo o de Concepción e de lá é preciso um transfer até Chillán que dá mais 2 horas de viagem. Sinceramente, não recomendo essa opção porque com qualquer uma das opções anteriores são 5 horas de viagem e você aproveita as belezas do caminho mas é claro que tudo vai depender do tempo que você tiver para ficar no país.

 

Eu escolhi ir de carro e já adianto que as estradas são ótimas, bem sinalizadas e as paisagens incríveis. Acho que vão gostar do vídeo.

Complementando as informações do vídeo:

aqui tem um mapa de como ir de carro de Santiago até Chillán e aqui tem um post completo sobre como é dirigir no Chile. As estradas para o sul nao possuem neve, apenas a estrada para as estações de ski e mesmo que as estradas normais cheguem a ter neve, os policiais vão indicar e vão te orientar a colocar  as correntes nos pneus. Neste caso, é preciso experiência para dirigir na neve.

Os Termas que eu visitei ficam na estação de ski Nevados de Chillán. Não é preciso se hospedar na estação para usar os termas. O complexo dos termas se chama Parque das Águas e neste link você encontra horários de funcionamento, preços e outras informações.

– Pontos Positivos do Terma:

  • A água é muito quentinha, entre 35 e 40 graus e com a neve a paisagem fica ainda melhor.
  • A água não tem cloro ou qualquer outra substância. É como entrar num chuveiro.
  • O parque tem vestiários com duchas e banheiros.

 

– Pontos Negativos do Terma:

  • O local tem um leve cheiro de enxofre já que a água não passa por processos químicos. Ele não danifica a pele e nem os cabelos, só é preciso conviver com o cheiro. Não chega a ser insuportável mas é notório.

 

  • Os vestiários poderiam ser melhores. São limpos, sempre tem uma equipe limpando mas a estrutura deixa um pouco a desejar se comparamos com o nível do hotel. Óbvio que o hotel é outro nível já que é exclusivo aos hóspedes e nos termas qualquer um pode entrar, mas essa questão dos vestiários não é nada grave também, só acho importante avisar pois não conta com trocadores para crianças, banheiros para deficientes e as duchas não possuem portas, apenas cortinas de plástico. Os banheiros possuem portas, menos mal hehe.

 

– Estação Nevados de Chillán

Possui 2 hotéis, 11 teleféricos, 1 Bike Park, 8 piscinas de água termal, 3 spas e várias atividades para quem quer se divertir na neve sem precisar esquiar. Atualmente, junho de 2016, a neve ainda não deu as caras por lá (diferente de Santiago onde as pistas de ski estão liberadas desde a segunda quinzena de junho), mas é só acompanhar o site deles para ter informações atualizadas, inclusive com preços, aulas para iniciantes e muito mais.

Recomendo que vejam as dicas da série Especial Neve pois é bem válida para qualquer estação de ski que você for no Chile.

 

– Hotéis

A cidade de Chillán possui outros hotéis mas caso queira se hospedar na estação de Chillán, você pode contar com 2 hotéis: o Nevados e o Alto Nevados. Ambos possuem diferentes tipos de hospedagem e serviços. Para saber preços e qual seria o ideal pra você, clique aqui.

Assim como no caso das estações de ski em Santiago, eu eu só recomendo que você se hospede nela se realmente souber ou tiver a intenção de esquiar e quer dedicar 100% da viagem para isso, porque estar em um hotel assim é caro, além de afastado do centro caso queira dedicar a viagem para outras coisas.

 

– Restaurantes

A estação conta com bares e restaurantes para que você não precise sair de lá para comer, além disso possui várias opções na estradinha que leva até ela. A estrada tem mais opções que a que leva para o Valle Nevado, por exemplo. Um dos lugares que comi e que aparece no vídeo se chama Los Pincheira. Eles não possuem site mas no vídeo aparece o telefone.

 

– Sobre Chillán

A cidade é bem pequena. Pense em um povoado, onde a grande atração é a neve e os termas. Fora isso ela não apresenta muitas opções para aquele turista que gosta mais de metrópoles.

Ela conta com bares, restaurantes, supermercados e um centrinho que oferece artesanato e outras coisinhas mas nada mais do que isso. Para mim, a verdadeira graça de Chillán está justamente nisso: ela te liberta do barulho das cidades grandes, te coloca em contato com a natureza, te brinda paisagens a cada esquina, especialmente para quem se hospeda fora do centro. Recomendo 4 dias por lá, no máximo.

Ela também conta com hotéis e cabanas no estilo chalé para todos os bolsos e todas as hospedagens são aquecidas com lenha, o que de certa forma é um ponto negativo. Por ser um sistema de aquecimento barato e farto na região, todos os estabelecimentos e casas usam, então é normal sentir um cheiro de fumaça ou de fogueira por lá.

– A vinícola que me hospedei

Eu queria sossego, portanto me hospedar longe do centro foi proposital. Eu estava há 40km do centro de Chillán, então eu só recomendo para quem for viajar com o mesmo objetivo e para quem estiver de carro.

A Vinícola Chillán é pequena, toda a produção é orgânica e os donos são europeus. A vinícola possui 3 casarões, onde eles alugam um desses casarões para os hóspedes. Os quartos são grandes e o preço é bom. Fomos em 5 pessoas e a diária custou 55 mil pesos chilenos, o que divido por 5 compensa muito, sem contar que está incluído o café da manhã que é farto (como comer em qualquer lugar no sul do Chile), além dos quartos estarem sempre muito limpos e arrumados. Você também pode agendar o tour com degustação e verificar com eles o preço. Com certeza voltaria a me hospedar lá.

Todos os detalhes da vinícola estão neste site.

– Roupa Adequada

No outono/inverno é bem frio, mas muito frio mesmo. Recomendo a mesma mala de inverno para Santiago, com a diferença de que lá as temperaturas negativas são frequentes, pode chegar a -12, então esteja preparado para isso. No verão chega a 35 graus.

Não posso concluir sem voltar a dizer o quanto fiquei apaixonada pelas belezas do lugar, pela tranquilidade, pela natureza, pela comida farta, pela simpatia dos sureños e pela simplicidade do lugar. Volterei com certeza!

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

14 comentários em "Vlog – Conhecendo a cidade de Chillán"
  1. Geisi   28/06/15 • 19h22

    Oi Fernanda, seus posts e seus videos são muito bons! Fui ao Chile em 2011 e estou indo agora dia 28/07 novamente agora com meus filhos para eles conhecerem a neve. Estou na torcida e esperando que até lá tudo esteja normalizado em relação ao Valle Nevado. Te acompanho diariamente e estou atenta a suas dicas. Quando tiver novidades do Valle nos avise…rsrs. Obrigado! .. bjs obs:Está muito frio aí?!!…rsrs

    • Fê La Salye   28/06/15 • 19h48

      Muito obrigada por acompanhar o meu trabalho! Se Deus quiser, logo teremos muita neve, torço por isso também. Sobre o frio, como estou acostumada, eu digo que ainda não começou de verdade e a falta de neve ajuda a não esfriar tanto mas já tem amanhecido com 1 grau. Na home do blog tem as temperaturas tá? Bjs

  2. Leticia   28/06/15 • 19h25

    Olaa,

    Muito obrigada pelas dicas!
    So fiquei em duvida sobre o trem de Santiago-Chillan, pois entrei no site que voce passou, e nao achei a opcao de saida de Santiago para Chillan.. Voce sabe se a saida é de Santiago mesmo ou de alguma
    cidade vizinha?
    Obrigafa

    • Fê La Salye   28/06/15 • 19h46

      Oi Leticia! Que bom que gostou. Atualizei o post indicando a estação tá? Beijos.

  3. Ana Paula   28/06/15 • 20h30

    Achei seu blog quando estava organizando minha viagem a Santiago em janeiro e aproveitei cada dica sua da cidade. Adoro a forma como vc escreve. Bjus

    • Fê La Salye   29/06/15 • 22h14

      Ana Paula, muito obrigada! Fico feliz em ter ajudado. Bjs

  4. Sandra Pereira   30/06/15 • 11h16

    Bom dia, Fê
    Parabéns adorei o seus posts, muito bem elaborado e claro.
    Estou indo para Santiago dia 16/07, estou com tudo comprado. Desesperada com essa escassez de neve, você acha que compensa subir até o valle nevado, mesmo que não tenha neve? Não sei o que fazer, quero ver neve, como faço para ir para o SUL de Santiago de onibus, acha que vale a pena?

    • Fê La Salye   01/07/15 • 08h48

      Oi Sandra, imagino… Infelizmente foi algo que realmente não imaginávamos. Recomendo que você veja as fotos das pessoas que estão subindo fotos no Instagram para ver se vale a pena. E sobre ir de ônibus, como eu disse, nunca fui mas sei que é demorado. Independente do transporte, acho que o melhor é dormir lá pra valer a pena. Bjs

  5. Zana   30/06/15 • 16h56

    Oi Fê, adorei o post, mas tenho uma dúvida.. quais das 3 estações fica mais próxima de Santiago: Corralco, Pucón ou Chillán?

    • Fê La Salye   30/06/15 • 17h53

      Oi Zana! Chillán é a mais próxima e foi por isso que a indiquei. As outros estão a 700km de Santiago.

  6. Malu   03/03/16 • 19h15

    Olá Fernanda ! Eu já postei um comentário aqui no teu blog mas não lembro onde e portanto não sei você já respondeu. Eu, a parva !!!
    Seguinte, sei que você disse que não foi para o Chillan ainda mas gostaria de saber se você tem idéia de como funciona as compras, via internet, para as passagens de trem. Irei para lá em Julho deste ano, dia 15. E queria comprar as passagens de ida e volta pra garantir um lugar bacana para mim e minha família ( seremos 4 ). Tento entrar no site mas lá diz que ou não tem ou está indisponível para a data.
    E outra coisa : vamos ficar uma semana no Chillan e uma semana em Santiago e arredores. Você acha que apenas uma blusa/calça térmica dá para este tempo ? Melhor levar um par de cada ? Fico com medo delas ficarem suadinhas e fedidas !
    Parabéns pelo blog, ele está me ajudando horrores !
    Bj,
    Malu

    • Fê La Salye   14/03/16 • 15h32

      Malu, o trem funciona mediante as condições climáticas porque se tiver muita neve com riscos de avalanche nos trilhos, eles não liberam. É por isso que as passagens só ficam disponíveis 1 mês antes e não com essa antecedência que você mencionou. Sobre a quantidade de peças de roupa térmica, depende muito de cada pessoa. Se costuma transpirar com facilidade, traga mais. Bjs

  7. Thábita Adorno   29/06/16 • 20h03

    Fê!!! Adorei o vlog, muito bom. Gostei ainda mais das paisagens, muito lindo! O mais interessante é que você sempre coloca os links, de post passado no texto, e isso ajuda na hora que surge alguma dúvida.
    Obs.: Gosto do seu estilo e creio que muita gente, assim como eu, também goste.

    • Fê La Salye   18/07/16 • 17h49

      O lugar é realmente lindo! Que bom que gosta do meu estilo. Muito obrigada!

Anterior
Próximo
Voltar para a home