05 jul 2015

A Água do Chile – Coisas que você precisa saber antes de beber e de usar

VIAGEM > CHILE > Santiago > DICAS ÚTEIS

Hoje eu quero dar uma dica simples, que inclusive já dei no Facebook e no Instagram algumas vezes, mas achei importante deixar registrado aqui também, onde concentro a maior parte das informações.

Uma das coisas mais essenciais ao ser humano é o acesso a água, ela é realmente vital. É algo tão do dia a dia que às vezes nem nos damos conta que podemos encontrar diferenças nesta bebida tão básica ao conhecer outro país. Mas isso acontece sim. Hoje eu vou contar algumas curiosidades sobre a água no Chile.

 

Sabor

11042679_803636323063753_4820668180131486891_n

 

Você realmente percebe que a água tem muitos minerais quando experimenta a água daqui. Dá a sensação de ser mais “pesada” e até “salgada” (única palavra que encontrei para descrever mas é óbvio que não é igual tomar água com sal), porém, não é das mais gostosas do mundo não. Se você conversar com estrangeiros – principalmente brasileiros – que moram aqui, 90% deles vai dizer que não gosta e os turistas também. Minha recomendação é comprar a água Benedictino que tem um sabor muito parecido a do Brasil. Se não encontrar essa, compre a da Nestlé mas a Benedictino ainda é melhor.

 

Torneira

agua-torneira

 

Acredito que as únicas pessoas que comprem água mineral no Chile são estrangeiras, o chileno bebe da torneira mesmo. Se você entrar em alguma casa chilena ou alugar um apartamento por aqui, vai perceber que nem filtro eles possuem. Tomam da torneira desde que nasceram e isso é possível aqui porque não faz mal, embora a água em Santiago tenha uma quantidade considerável de cloro dependendo da região. Mas em geral, é bem tratada e todos bebem da torneira mesmo.

 

Possíveis Sintomas

Feeling awful stomachache. Frustrated young woman holding hands on stomach and looking at camera while standing isolated on white

 

Como já foi mencionado, é uma água rica em minerais e com um sabor diferente, que o turista estranha. Quando recomendo comprar a água mineral, não é só por causa do sabor mas justamente porque esse excesso de minerais ao qual não estamos acostumados; pode causar diarréias quando se opta por beber a da torneira. É frequente o número de leitores que me contam desses sintomas e já hospedei amigos e familiares que sentiram a mesma coisa. Para ter uma viagem tranquila, continue apostando na água mineral porque é mais seguro. E se for tomar água nos restaurantes, peça mineral também. Mas gostaria de reforçar que isso não acontece porque a água seja ruim no sentido de ser mal tratada – porque de fato não é uma verdade – mas pela falta de costume em ingerir tantos minerais e pelo tratamento que ela recebe que é diferente também.

 

Escassez de Bebedouros

26mai2015---pardal-tenta-beber-agua-de-fonte-em-parque-de-suwon-na-coreia-do-sul-1432626452679_956x500

 

No inverno nem tanto mas quem vem no verão sente bem mais sede justamente pelo clima ser bem seco. Mas se você prestar atenção ao andar pelos parques da cidade, neste caso estou falando de Santiago exclusivamente – e praças, vai notar que é quase impossível encontrar um bebedouro. Mais um motivo para levar sua garrafinha com você em todos os passeios.

 

Mudanças na Pele e nos Cabelos

chuveiro

 

Em geral, o clima do país é seco, onde apenas o sul apresenta um pouco mais de humidade, mas é um país seco. O próprio clima já vai dar uma bela ressecada na sua pele e nos seus cabelos. A partir de 1 semana por aqui você já começa a perceber. E o mesmo acontece quando você lava as mãos ou toma banho. A sensação de pele e cabelos ressecados e que precisam imediatamente de hidratação, é bem perceptível; ainda mais quando se vem no inverno e o uso da água quente é bem maior. As peles e cabelos oleosos acabam se beneficiando porque a água daqui acaba equilibrando o excesso de oleosidade. Pra vocês terem uma ideia, meu cabelo é oleoso e aqui fica Gisele sambando na cara da sociedade já a minha pele seca fica a cara do Atacama. Você também vai perceber que shampoos, sabonetes e até detergentes demoram para fazer espuma. É normal.

Como regular a temperatura da água

torneira_chile

Qualquer chuveiro ou torneira no Chile, de qualquer tipo de hospedagem, vai ter água quente e fria mas muitas vezes o turista não sabe como usar, então aqui vai a dica: sempre vai ter duas cores, a vermelha e a azul. A vermelha é a opção de água quente e a azul é a de água fria. Girando as duas juntas você tem a água morna.

Opinião Pessoal

Na minha escala de águas que já provei por aí (não conheço o mundo todo mas está na minha lista), ficaria assim o sabor:

  • Argentina – Aquilo não é água, é soro mas os argentinos não sabem disso.
  • Europa – Só desce se estiver admirando algum ponto turístico.
  • Chile – Ainda bem que inventaram a Benedictino (as outras águas pensam que tem sabor de mineral mas vamos deixar as coitadas pensarem que são).
  • Peru – Suportável, ou seja, mata a sede, não dá vontade de vomitar mas também não dá vontade de beber mais um copo na sequência.
  • Tahiti – Bem boa, nada é ruim lá.
  • Brasil – Bebida dos Deuses mais deusos do universo.

P.S: Vale lembrar que pode ser que todas as pessoas que nasceram nos países que mencionei, amem a água que sempre beberam e odeiem a do Brasil, então talvez seja mesmo uma questão de hábito. Sendo hábito ou não, essa é a minha opinião rsrs.

É claro que esse é o tipo de coisa que você pode suportar em alguns dias de viagem mas sabendo antecipadamente dá para evitar alguns inconvenientes, não é mesmo?

Espero que tenham gostado dessa dica. Eu adoraria que tivessem me contado antes de eu chegar aqui.

 

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

38 comentários em "A Água do Chile – Coisas que você precisa saber antes de beber e de usar"
  1. Paulo Sérgio Carvalho   06/07/15 • 10h14

    Olá Fernanda

    bom dia ,bem como já lhe falei estou indo para Santiago mês que vem e estou vendo vídeos pelo you tube e um dos vídeos que me chamou atenção foi com relação ao vídeo aonde uma garota mostrava a diferença da torneira quente e fria ao mesmo tempo e que quando turista chega desconhece e passa apertado com água fria .
    na própria tem as cores azul e vermelha que se vira o vermelha e cai água quente e se virar para o azul é fria.
    este sistema é em todos hotéis flats e residencias?

    • Fê La Salye   06/07/15 • 10h36

      Paulo, tem toda razão. Obrigada por comentar, já atualizei o post com essa dica.

  2. Tatiana   06/07/15 • 11h48

    Acabei de chegar do Chile e percebi muito a secura, apesar de ter ficado só 5 dias. Achei a água da torneira meio salobra, é isso mesmo? A mineral também tinha um gosto esquisito, mas nada demais. Só o cabelo ficou um terror, vixe! Bjo!!!!

    • Fê La Salye   06/07/15 • 11h55

      É isso mesmo. Essa água que indiquei é muito parecida com a do Brasil e se a pele e o cabelo forem oleosos, a água com o tempo vai ajudando a equilibrar o excesso de oleosidade mas se forem um pouco mais secos, demora para se acostumar. beijos!

  3. Lisandra   06/07/15 • 12h14

    A parte que mais incomoda é a falta da espuminha no banho… Afff que coisa irritante, parece que a gente não consegue se lavar direito kkkkk.

    • Fê La Salye   06/07/15 • 12h43

      hahahahaha Com o tempo acostuma e você passa a comprar sabonetes específicos, que limpem sem precisar da espuma pra dar essa sensação de limpeza.

  4. Ellen   06/07/15 • 16h55

    Fomos pra ai em junho e compramos a água indicada benedictino que é mais parecida com a nossa, mas quanto aos cabelos um bom creme para pentear ajuda hidratar, ah em Buenos Aires realmente é terrível beber água mas fica a dica a da marca Eco de Los Andes não é tão salgada.

  5. Vanessa Mafra   06/07/15 • 18h39

    Caramba!Agora tudo faz sentido…por isso virava o frasco de shampoo na cabeça e mesmo assim não dava espuma kkkk…mas meu cabelo não reclamou da secura,pelo contrário,ele ficou lisinho lisinho e não embanhado e cheio de frizz como esse clima mega úmido de Blumenau…só tive problema com o olho que a pele ao redor ficou mega ressecada e agora entendi que foi da água do chuveiro…por falar nisso…passamos um trabalho pra descobrir como funcionava o chuveiro kkkkk foi engraçado,mas deu tudo certo no final…a água pra beber era só mineral,aqui só tomo mineral por causa do excesso de cloro e em Santiago nem arrisquei a da torneira…muito top esse post ;) bjs e continue com esse trabalho maravilhoso de nos manter informados sobre o Chile :)

  6. Carolina Costa   07/07/15 • 22h57

    Ai Fê, coitado dos meus cachinhos… Vão virar palhinha rsrsrs. Dica anotada. Essas semana to relendo todos os posts do Chile junto com o esposo. Férias, vem que vem!

    • Fê La Salye   08/07/15 • 12h55

      hahahaha Espero que goste muito da viagem, Carol. Beijos!

  7. Beatriz   08/07/15 • 09h37

    Oi, Fernanda!
    Bom, fui ao Chile duas vezes e fiquei na casa de chilenos – as duas vezes no verão -. Tomei água da torneira durante todo o tempo que fiquei por lá. Não senti nenhuma diferença no meu corpo e nem tanta diferença de sabor – só percebia que não era igual a água do Brasil -, mas eu achei gostosa. Não senti necessidade de comprar água mineral.

    • Fê La Salye   08/07/15 • 12h54

      Beatriz, se considere uma sortuda. É verdade que algumas pessoas não estranham o gosto e nem sentem nada diferente mas a maioria estranha. Beijos!

  8. ma sp   08/07/15 • 12h33

    Oi Fe! Confesso que não senti diferença nenhuma no sabor da água, nem a minha família. Beijos

    • Fê La Salye   08/07/15 • 12h53

      Alguns não sentem mesmo mas a maioria sente. Beijos

  9. Rebecca   30/07/15 • 11h54

    Fernanda, mt obrigada por essa dica. Graças a vc, eu e minha família só tomamos a água da Nestle. A beneditino achei mais cara. E olha que senti diferença! Mas nada se compara a um dia quando estava com enxaqueca e pedi um copo de água na farmácia. Quase vomitei. Nem parecia água.

    • Fê La Salye   09/08/15 • 21h31

      Essa dica é realmente preciosa rsrs. Obrigada por comentar!

  10. Jane Mara Jacintho Horlle   18/08/15 • 23h05

    Olá Fê, estarei por aí dia 07 de outubro, meus cabelos, minha pele, meus olhos são ressecados, te pergunto, devo levar shampoo e creme do Brasil ou é melhor comprar por aí, porque na Europa a água também é diferente e não aceita nossos shampos, tem que ser usado os de lá e o cabelo fica uma maravilha, vou levar colírio do Brasil, pois faço uso contínuo, se caso eu precise comprar aí, tenho que levar receita? Beijos

    • Fê La Salye   22/08/15 • 18h21

      Para o colírio, traga receita. Para os produtos de cabelo, é uma decisão pessoal. Não diria que deve comprar mas talvez eles realmente não sirvam para a água e clima daqui. Beijos!

  11. Carla   15/09/15 • 09h46

    Oi Fernanda, tudo bem?

    Você já utilizou filtros de água tanto para o chuveiro quanto para a pia da cozinha? São bons? Comprei um pra cozinha, mais ainda não instalei. Não consigo encontrar o do banheiro.

    Obrigada pelas dicas!

    Bj.

    • Fê La Salye   04/10/15 • 17h41

      Oi Carla! Nunca quis comprar mas sei que vendem no Easy e no Jumbo em Santiago. Bjs

  12. Alvaro Letelier   30/11/15 • 18h00

    Olá Fê.

    Se quiser adicionar no seu post mais umas dicas para as torneiras dos chuveiros e pias, aqui tem mais duas:

    Se não tiver cores nas torneiras?
    – Se não achar as cores (vermelha e azul) veja que a torneira com água quente terá uma letra “C” (caliente) e fria uma “F” (fría).

    E se não tiver nada, nem cores nem letras?
    – Por norma a torneira da água quente fica a esquerda e a fria do lado direito.
    Se for uma unica torneira com um seletor de temperatura, o principio é o mesmo: gire para esquerda para quente e para direita para fria.

    Lembre que no Chile o sistema de aquecimento mais comum é a gás.
    A água não esquenta automaticamente que nem chuveiro elétrico. Precisa dar um tempo. Então não faça aquilo de se enfiar no box e logo abrir a torneira, viu?
    :)

    Saludos

    • Fê La Salye   08/01/16 • 16h09

      Bem lembrado. Obrigada por comentar!

  13. Gabriela   07/02/16 • 15h29

    Oi!!! adorei o post ;)) vou pra santiago dia 18. e anotei algumas dicas.
    você tem alguma marca boa de sabonete pra banho? ou que eu possa levar daqui ou pra comprar em santiago mesmo.. voce disse que depois de um tempo vai acostumando e saber quais sao melhores pra ter uma sensação de banho bem tomado hahaha
    obrigada!!!

    • Fê La Salye   08/02/16 • 14h50

      Relaxe! Aqui vende Dove, Lux e vários outros do Brasil, apenas a água é que faz pouca espuma mas vai ficar limpinha sim rsrs. Bjs

      • Renata   06/07/16 • 17h57

        Agora eu entendi porque nao faz espuma … estava quase virando o frasco de shampoo na cabeca!!! Tks =)

        • Fê La Salye   18/07/16 • 18h10

          hahahaha É que acostumamos mas a espuma nem sempre é sinal de limpeza. E a daqui nao faz mas limpa hahaha. Bjs

  14. Joao   12/03/16 • 22h26

    Estive no Chile em 2012 e, apesar de estar próximo, achei muito diferente do Brasil. Lembro me bem do “sabor” da água ( já estive na Europa também, mas não notei sabor diferente como no Chile) e que por isso comprava uma chamada “Vital”, a qual tinha sabor muito parecido às águas brasileiras. Os temperos achei muito diferente, mas foi no Chile que comi o melhor frango com batatas fritas da minha vida. Outra coisa que achei interessante foram os carros. As marcas muito diferentes daqui, a maioria asiáticos. Para se ter uma idéia, achei que na Europa tem bem mais carros parecidos com o Brasil do que no Chile. Enfim, notei muitas diferenças e, como gosto de observar diferenças dos locais que viajo achei que valeu muito a pena . Além disso, são poucas horas de avião e não precisa de visto.

    • Fê La Salye   14/03/16 • 14h59

      João, há muitas diferenças mesmo. Fico feliz que tenha gostado de conhecer.

  15. Cathia   29/03/16 • 18h43

    Muito esclarecedor seu post!! Obg! agora que nossa agua, é dos Deuses ahh é sim!! kkk

  16. ramon   09/04/16 • 13h53

    uma dúvida. Vc que já mora aí faz tempo, vc já bebe água da torneira? depois de quanto tempo morando aí vc começou a beber água da torneira? como foi essa transição de parar de ficar comprando água mineral pra beber só agua da torneira( acreditando que vc já bebe apenas água da torneira)?

    outra coisa, me informaram que existe um tipo de filtro na sodimac para adaptar nessa ducha/chuveiro para que a água não fica tão pesada e acabe com a pele/cabelo. E que existe um filtro para a torneira que filtra um pouco desses minerais e a água fica melhor pra beber. O que vc sabe disso?
    sofro de pensar que vou morar em um país que vá destruir meu cabelo que já não é essas coisas. Essa água daí arranca toda a progressiva dos fios… e parece que os produtos condicionadores nem penetram nos fios…sofro mais… e por último pq o sabonete não faz espuma???? sem-OR eu fico com a impressão que estou sujo, que não estou me lavando. que vou ficar com “cecê” mesmo depois de quase rasgar a pele das axilias de tanto esfregar para ver se sai espuma e ensaboa a pele….sofrência sem fim…..

    • Fê La Salye   11/04/16 • 11h58

      Ramon, é tudo questão de adaptação. Tem vezes que compro e tem vezes que tomo da torneira. Nenhum problema com isso. Sim, existe o filtro e tem um vídeo no blog que falo sobre isso, inclusive falo tudo o que mudou na minha rotina de beleza ao mudar de país. O sabonete nao faz tanta espuma porque a água é cheia de minerais, é mais pesada mas relaxe! Aqui todo mundo é cheiroso e não é a quantidade de espuma que determina a limpeza. Fique tranquilo! rsrs Obrigada por acompanhar o blog!

  17. Ricardo Mercado   06/01/17 • 13h45

    En Perú la advertencia general es no tomar agua de la llave, por causa de estar contaminada. Yo bebí en Cuzco y me enfermé cototo de la guata…

  18. WIL   30/01/17 • 14h31

    Passei minha lua de mel em santiago , 4 dias e só conseguimos tomar refrigerante, que era a unica coisa que disfarçava a o gosto da água, isso, porque até o suco tinha gosto estranho!

    • Fê La Salye   12/02/17 • 20h25

      Sério? No suco eu não acho que tem hehe. Mas a água que se parece mesmo a nossa é a que indiquei.

  19. Suellen   25/02/17 • 21h53

    Fê,

    Boa noite!!

    Me chamo Suellen, achei seu blog no google ao procurar agua para tomar na Argentina!!

    Fê do céu, me ajudeeeeee!!!!! Estou aqui há 2 dias em Buenos Aires e estou sofrendo com diarreia igual sofri no Chile por conta dos minerais na agua, até q achei a Benedictino no Chile!! Mas aqui ja experimentei a Eco q falaram q é boa e nada!! Qual vc indica aqui na Argentina?? Help Obrigada!! bjs

    • Fê La Salye   13/03/17 • 09h31

      Desculpe, só vi agora. Infelizmente na Argentina eu nao encontrei nenhuma água parecida a do Brasil :(

  20. Carla   15/12/18 • 19h23

    Pena que só li agora.

Anterior
Próximo
Voltar para a home