18 ago 2015

Armário-Cápsula – O que é, como funciona e como eu aderi sem saber

LIFESTYLE > Moda

*Imagem: Pinterest

Ultimamente esse é o assunto mais falado no mundo da moda: Armário-Cápsula. Muita gente já aderiu, alguns sempre levaram esse estilo de vida e não sabem e outros estão pensando se conseguiriam viver assim. Mas se você caiu de paraquedas no assunto, esse post vai te ajudar a entender o que esse tal armário quer dizer.

– O que é?

Armário-Cápsula nada mais é do que parar de frente para o seu guarda-roupa e fazer uma análise fria e realista das peças que mais usa, das que mais são fiéis ao seu estilo e se livrar de todas as outras peças que apenas fazem volume. É tentar levar um estilo de vida mais realista, compondo variados looks com uma quantidade limitada de peças.

– UAU, mas… quantas peças posso ou tenho que ter?

Não existe uma regra mas a ideia é desapegar. A maioria das pessoas tem escolhido entre 13 e 40 peças combináveis e elas incluem bolsas, sapatos e acessórios. Não existe uma quantidade de peças padrão mas a proposta é ter em casa apenas aquilo que você realmente usa.

– Mas como isso se aplica a cada estação do ano?

Essa é a parte mais legal e desafiadora. O ideal é você escolher as peças por estação. Um exemplo: estamos no inverno e vamos supor que eu escolha ter 30 peças no meu armário-cápsula. Nessas 30 peças eu teria botas, casacos, alguns acessórios como toucas, lenços ou cachecol e outras coisinhas para totalizar as 30 peças. Durante toda a estação a ideia é não comprar nenhuma peça nova mas caso seja algo imperdível, você deve fazer uma troca de compensação: se algo novo vai entrar no guarda-roupa, algo velho terá que sair para ser doado ou vendido, enfim, ganhar uma nova utilidade e um novo dono. Com a chegada da primavera, do verão e do outono, o ideal é que dentro dessas 30 peças eu tenha muitas coisas que possam ser usadas nas outras estações. Se você precisar comprar alguma coisa, compre, afinal o dinheiro é seu e nenhuma moda ou projeto deve ditar a sua vida, mas se você quer tentar esse estilo, pense sempre na troca compensada que já falamos e que no fundo, é uma boa ideia e forma de viver.

*Imagem: Pinterest

– Gostei da ideia mas como posso começar?

Tudo é muito pessoal mas aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:

1. Comece avaliando o clima da sua cidade, principalmente da estação que pretende começar o desafio: Eu moro em Santiago no Chile. Com certeza as peças que eu usaria no inverno não se aplicam a várias cidades do Brasil e não se aplicam ao inverno europeu, por exemplo. Ter consciência da média das temperaturas das estações do ano e principalmente da estação por onde você deseja começar para ver se consegue aderir a essa prática, é fundamental.

2. Defina a quantidade de peças: Como eu disse, não existe uma regra, o que existe é um conceito minimalista, portanto optar por mais de 50 peças já perde o objetivo. A quantidade de peças pode variar de uma estação para outra. No meu caso, com certeza teria mais peças no armário-cápsula de inverno do que de verão. Você pode jogar com as quantidades mas sempre mantendo o foco de ser prática e desapegada.

3. Selecione as peças mais úteis: Lembre-se que qualquer variação de peça só acorre na próxima estação, então escolha bem. Leve em consideração o seu estilo de vida: que tipo de roupa precisa usar no trabalho, lugares que costuma ir aos finais de semana ou à noite, enfim, sua maneira de viver.

4. Faça combinações: Por exemplo: se eu escolho 8 peças para a parte de baixo do corpo, vou escolher também 8 peças combináveis entre todas para a parte de cima. Isso fará com que seu armário compacto seja também versátil. Outra ideia é fazer 31 combinações, uma para cada dia do mês. Definir uma paleta de cores também ajuda, assim você usa as cores que mais gosta e que mais combinam com você. P.S: Quem acompanha meus vídeos sabe que eu repito roupas mesmo porque se fosse para não repetir elas seriam descartáveis.

5. Guarde todo o resto: Quando definir as peças da estação, guarde tudo o que sobrou em uma mala, caixa ou outro lugar mas que você não recorra a elas durante a estação.

6. Antecipe as escolhas da próxima estação: 15 dias antes da estação atual acabar, escolha as peças da próxima estação e guarde novamente o que não será usado nos próximos 3 meses.

7. Permita-se viver com menos: Se ao final de 6 meses ou 1 ano você não usou ou não sentiu falta de determinadas peças, esse é um bom sinal de que talvez não as tivesse usado se elas ainda estivessem penduradas no seu armário. E se você não usa porque não sente falta, alguém pode estar deixando de usar porque você não doou ou passou pra frente de alguma forma.

– O que eu ganho com esse estilo de vida?

Eu descobri que já vivo assim há pelo menos 5 anos e não sabia. Quando decidi vir morar no Chile eu só consegui trazer uma mala de 23 kg, nada mais. Sabe essa sua mala para viajar durante uma semana e que você coloca o mundo e acha que vai faltar coisas ainda? Pois é, essa mesma mala era tudo o que eu podia levar para viver em outro país. Eu só voltei ao Brasil depois de 1 ano para buscar algumas coisas mas todo o resto eu doei ou vendi, isso inclui sapatos (várias amigas ficaram felizes hahaha), bolsas, acessórios, além de produtos de beleza, livros, objetos de decoração e tudo o que me pertencia. Minha mudança de país foi o primeiro passo para o estilo armário-cápsula e só agora me dei conta.

Nesse primeiro ano aqui eu me lembro que só comprei 2 casacos e roupas térmicas porque o que eu usava no inverno do Brasil não servia aqui. Depois de 1 ano, percebi que realmente era possível se vestir bem com menos e ainda assim se sentir bonita e estilosa. Isso foi um desafio pra mim mas que hoje pratico sem saber que esse estilo tinha um nome dentro do mundo da moda.

(print de uma foto antiga no Facebok do blog)

Outra coisa que já faço é ter no guarda-roupa peças limitadas para cada estação. Acho que até já contei em vídeos que eu guardo em malas e space bags as roupas de primavera-verão que com certeza não serão usadas aqui no outono-inverno. Basicamente, meu guarda-roupa sofre duas mudanças ao longo do ano pois a cada 6 meses eu troco as peças que ficam dentro dele. Quando percebi que eu já vivo a filosofia do armário-cápsula, percebi vários benefícios na minha vida:

1. Fiquei mais criativa e prática – Fazer vários looks com as mesmas peças é um exercício e tanto mas deu tão certo que uso essa técnica até nas minhas viagens e consegui diminuir até 5x o volume das minhas malas. Até ensinei nesse vídeo que é um sucesso.

2. Uso realmente o que gosto e que me valoriza: Quantidade não é qualidade e nem sempre é versatilidade. Me lembro que quando tinha o armário lotado de coisas eu usava sempre as mesmas e o resto ficava lá só bagunçando. Como eu nunca tive a pretensão de ter um closet, por mais que eu ache lindo e admire, aquele excesso todo diante de mim, 12 meses no ano, não me fazia bem e não refletia o meu dia a dia. Hoje tenho peças chaves a cada estação mas uso todas e adoro cada uma delas.

Captura de pantalla 2015-08-18 a las 12.56.18

3. Meu armário é muito organizado: Como a quantidade de peças por estação reduziu muito, tanto faz se eu tenho um guarda-roupa pequeno ou grande pois o aproveitamento do espaço será muito melhor e cada coisinha sempre está no seu devido lugar.

4. Sei exatamente o que vou vestir: Sabe aquela sensação de levantar para trabalhar e não saber o que usar? Isso não me pertence mais! Já sei as combinações e as variações de cada combinação que posso fazer e essa praticidade me faz muito bem.

5. Descobri meu estilo: Ao definir as peças de cada estação, eu consigo ter muito claro os meus gostos e o que define o meu estilo, o que permite que eu faça compras inteligentes quando elas são necessárias e que os meus looks reflitam a minha personalidade e não uma tendência.

6. Passei a ter um maior controle das minhas variações de peso: Com poucas peças eu consigo saber melhor quando engordei ou emagreci e isso me ajuda no cuidado da saúde e na academia.

Captura de pantalla 2015-08-18 a las 12.50.207. Passei a economizar mais: Esse estilo de vida fez com que naturalmente eu deixasse de ser tão consumista como eu era e quando surge uma boa liquidação, eu realmente já compro sabendo o que combina comigo, o que vai funcionar no dia a dia e por qual peça antiga (ou quais peças, no caso de comprar mais de uma) eu vou substituir.

8. Passei a ser mais generosa e consciente: Como disse no tópico anterior, a cada peça comprada é uma peça que vai para a doação. Gente, isso me fez um bem enorme. Eu sempre aplicava esse conceito ensinado pelos meus pais para várias coisas, inclusive com roupas mas não conseguia comprar uma peça nova pensando em me desfazer de uma antiga. Eu só me desfazia de algo antigo quando já não servia mais ou quando já não estava tão apresentável assim e vamos combinar que doar porque você já não gosta não é a essência de uma verdadeira doação né? Lá em casa sempre foi assim: quer um brinquedo novo? Então escolha um brinquedo que você já tem para fazer uma criança feliz. Veja bem, meus pais não diziam: “escolha aquele que está quebrado ou que você não gosta para se desfazer”, o conceito era: doe algo que você ama e faça alguém feliz. Levei isso para o guarda-roupa também.

É claro que você não precisa adotar esse estilo, é claro que você não deve se sentir pressionado e muito menos fazer porque muita gente está fazendo. Como eu disse, eu já vivia assim há 5 anos mas não sabia que isso tinha um nome que pelo visto está ficando conhecido agora. Mas ainda que você não adote ao estilo armário-cápsula ou que não funcione pra você, acho que meus aprendizados podem de alguma forma serem aplicados na sua maneira de viver. O mais importante é se sentir bem e promover o bem. Acho que esse é o melhor conceito do armário-cápsula pra mim.

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

8 comentários em "Armário-Cápsula – O que é, como funciona e como eu aderi sem saber"
  1. Mírian Duarte   18/08/15 • 14h17

    Fê queria ser assim prática, mas não consigo sou consumista assumida kkkkkkkkk…. Quero parabeniza-la pelo seu blog tá lindooo e com muitos conteúdos importantíssimos para nosso dia a dia ou vai servir até para uma viagem. bjos lindaa!!

    • Fê La Salye   22/08/15 • 18h24

      Mírian, obrigada! Você está sempre por aqui e eu fico muito feliz com isso. Beijos!

  2. Rebecca   22/08/15 • 17h27

    Fernanda, eu admiro tanto quem consegue adotar esse estilo de vida! Realmente, vivemos numa época de exacerbado consumismo, o que nos deixa com vontade de comprar sem parar…Espero um dia conseguir seguir o seu exemplo!

    • Fê La Salye   22/08/15 • 18h03

      Rebecca, no meu caso foi preciso uma mudança de país para rolar o desapego. Realmente entendo que não é fácil mas é libertador. Beijos!

  3. Carolina Costa   30/08/15 • 13h08

    Fê, de certo modo eu tenho um armário cápsula. Sempre tive hábito de doar roupas no natal pra igreja, tipo vou juntando ao longo do ano. Mas faz uns seis meses que uma amiga montou um brechó pra arrecadar fundos pra igreja, e a velocidade do meu desapego aumentou, se entra uma peça nova saem duas as vezes, e o que é impressionante é q a peça antiga não faz falta. E como VC disse, o armário fica organizado, e sei exatamente o que vestir.

    • Fê La Salye   01/09/15 • 15h22

      É muito bom né? Além de tudo o que mencionou, tem o lado de realmente ter à mão o que realmente se usa. Beijos!

  4. Valéria Gomes   01/06/16 • 20h47

    Boa noite. Descobri seu blog agora porque estou de viagem marcada para Santiago em Julho e estou encantada com tudo que vc posta .
    Com certeza ter te descoberto vai fazer da minha viagem mais acertiva .

    • Fê La Salye   02/06/16 • 15h48

      Seja bem vinda! Fico muito feliz que goste de tudo. Beijos.

Anterior
Próximo
Voltar para a home