20 ago 2015

Seguro Viagem: Tudo o que você precisa saber antes de contratar (mas contrate!)

VIAGEM > TRAVEL TIPS > Seguro Viagem

iStock-660x439

Seguro é aquele tipo de serviço que a gente nunca quer contratar mas que nos mata de arrependimento quando passamos por algum problema e não podemos recorrer a ele. Sei também que muita gente acha desnecessário ter um seguro viagem mas particularmente penso que não contratar um é planejar, planejar e morrer no embarque.

Ninguém está livre de um acidente, de uma intoxicação alimentar, de um problema jurídico, de uma mala extraviada só porque comprou uma passagem para o destino dos sonhos, né? Fora que nem sempre a saúde pública de outro país é totalmente grátis. No Chile, por exemplo, ainda que seja um valor menor, você paga para usar todo tipo de serviço médico. Para entender como funciona a saúde no Chile, clique aqui. Há outros países por aí com a mesma prática, portanto, não contratar um seguro achando que vai ser mais barato usar a saúde pública de outro país, não é uma saída. Ao menos com o seguro o dinheiro gasto é reembolsado. Mas se você tem algumas dúvidas sobre o seguro viagem, eu vou tentar te ajudar.

Vamos começar pela definição: ele é um serviço que garante a indenização dos riscos que você sofrer em uma viagem e que fique claro: apenas no período da viagem, isso envolve o embarque, permanência e retorno do destino.

As coberturas são bem variáveis, cada empresa tem as suas opções mas as mais comuns são:

  • Assistência médica-hospitalar: Essa cobertura cobre todos os gastos de saúde que você efetuar durante a viagem.

 

  • Cancelamento da viagem: Essa cobertura é boa para o caso de você ter algum imprevisto que te impeça de viajar na data que consta na sua passagem. Se você contratou essa cobertura e avisou o seguro com antecedência, eles podem ressarcir o valor que você pagou pelas passagens.

 

  • Interrupção da viagem: É parecida com a cobertura anterior só que nessa você já estava viajando e por algum motivo precisou antecipar a volta. Essa antecipação também pode ser ressarcida.

 

  • Estadia prolongada: Essa cobertura cobre os gastos que você vai ter caso precise permanecer mais tempo do que imaginou no destino, por causa de alguma doença ou providência de documentos que foram perdidos, por exemplo.

 

  • Assistência jurídica: Caso você tenha precisado de um advogado durante a viagem, essa cobertura vai te indenizar.

 

  • Atraso de Voos: Infelizmente, muita gente já se arrependeu de não ter um seguro viagem por causa desse motivo. Imagina o voo atrasar num nível que você precise gastar mais dinheiro com alimentação enquanto espera ou até com um voo de conexão que você perdeu?! Infelizmente, nem toda companhia aérea se responsabiliza por estes gastos e é por isso que um seguro viagem providencia essa opção.

 

  • Bagagem: Aquela santa indenização para o momento em que você chega ao destino mas a sua mala não.

 

  • Perda de documentos: Cobre todos os gastos que você teve para emitir todos os documentos que perdeu na viagem.

 

Como eu disse, cada empresa de seguros vai oferecer coberturas diferentes mas essas são as mais comuns. Você pode optar pelas coberturas que deseja incluir, sendo que a mais essencial é a assistência médica.

Independente da cobertura que você precise usar durante a viagem, é importante saber que o reembolso só vem 30 dias após o envio de todos os documentos que comprovem os seus gastos na viagem, então quanto mais ágil você for no envio, mais rápido terá seu dinheiro de volta. E outra coisa importante: não esqueça de informar o número da sua apólice ao ser atendido em outro país pois ele é fundamental para o reembolso.

Mas aí vem a pergunta que todo mundo já se fez um dia: qual é a diferença entre seguro viagem, seguro do cartão e assistência?

Todos eles visam te ajudar mas com condições diferenciadas. Vamos imaginar que você ficou doente na viagem. Se você contratou um seguro viagem, ele vai permitir que você escolha qualquer hospital do local aonde está para que você seja atendido, basta que o valor cobrado nele esteja dentro do valor que você contratou para essa cobertura.

No caso da Assistência Viagem, ela só permite que você use os hospitais que pertencem a rede credenciada dela.

E o Seguro do Cartão de Crédito só pode ser usado se a passagem também foi comprada com esse cartão e geralmente ele é válido apenas para o titular e costuma ter uma rede credenciada também.

Sobre os preços, eles variam não apenas entre cada empresa, mas entre cada cobertura contratada e o tempo da viagem também influencia no valor. Você vai precisar fazer um orçamento ou simulação com cada uma das opções acima.

www.elegantbansko.com_Outra coisa que muita gente esquece mas que é FUN-DA-MEN-TAL é contratar uma cobertura para esportes ou atividades radicais, como esquiar (ou tentar), por exemplo. Você sabia que as coberturas tradicionais dos seguros de viagem não cobrem aquelas atividades radicais que muitas vezes só praticamos em viagens? Então se as suas férias envolvem ski, snowboard (aqui tem tudo o que precisa saber sobre a neve) ou mergulho, é bom contratar essa cobertura, sabe porquê? Porque se algo acontecer durante a prática dessas atividades que você não informou ao seguro que faria, ele simplesmente não vai te reembolsar porque essas atividades envolvem um risco maior do que qualquer outra. Sem contar que as clínicas das estações de ski ou lugares próprios para mergulho, são isoladas e por isso mesmo, mais caras. Então, recomendo que contrate essa cobertura quando pensar em praticar essas atividades, afinal, até o atletas experientes já sofreram acidentes, nós, meros amadores, não estamos livres. Também não é pra achar que vai acontecer o pior, mas se previna.

Se vai morar em outro país, é importantíssimo que contrate um seguro viagem por pelo menos 3 meses. Isso porque quando você muda de país demora até que seus documentos fiquem prontos e se acontecer qualquer coisa, você paga muito caro por esse atendimento, mesmo na saúde pública, em muitos países. Recentemente uma amiga peruana veio morar no Chile. Com 15 dias no país ela quebrou o fêmur e precisou operar. Moral da história: o seguro era de apenas 15 dias, o visto e o RG ainda não estavam prontos e como o sistema de saúde pública aqui é diferente, ela teve que desembolsar uma grana boa para fazer a cirurgia, algo que não seria necessário com um seguro mais prolongado ou se isso tivesse acontecido quando ela já tivesse documentação ou um plano de saúde, mas é o tipo de coisa que não podemos prever. Serão 2 anos pagando a cirurgia, tempo maior do que ela ficará morando no país, já que seu contrato de trabalho é de 1 ano. Agora imagine viajar por 1 semana e ter uma dívida bem prolongada dessa viagem? Pior, né?

Em muitos países, o seguro viagem é obrigatório. É o caso dos países da Europa que fazem parte do famoso Tratado de Schengen. Nestes países você só entra com seguro. Cuba também exige um seguro viagem e a Austrália exige um seguro especial para estudantes de intercâmbio. Vários outros países não exigem a contratação de um seguro viagem mas exigem algum tipo de vacina, é bom ficar de olho. No caso do Chile, não se exigem nem vacinas e nem seguros mas como eu disse no começo do post, não acho inteligente viajar sem.

Sempre costumo usar o seguro do cartão de crédito, no caso, da bandeira MasterCard. Precisei poucas vezes mas fui atendida e não tive problemas, inclusive na minha lua de mel, onde ralei minha perna em um coral no mar e inflamou pra caramba. Sorte que já faltava pouco para a viagem terminar e que deu tudo certo no atendimento, mas isso só reforça o que disse no início: quando eu ía imaginar passar por algo assim e em plena lua de mel?! Sem contar que por mais lindo que o Tahiti seja, é uma ilha né gente? Sem seguro não dá!

Quando fui à Europa, contratei a Travel Ace Assistance. Não cheguei a usar as coberturas de saúde mas lembro que na época eles resolveram várias burocracias da minha viagem como documentação, equipamentos que eu precisava embarcar com segurança, material de trabalho e outros ítens em que eu realmente precisava de proteção. Até hoje, esses foram os 2 serviços que utilizei e não me arrependo.

Mas se você ainda está procurando um seguro, acho que a melhor forma de fazer isso é lendo a opinião das pessoas sobre os serviços mas também comparando as coberturas de cada seguro e os preços que cada empresa cobra. Eu gosto muito desses sites que permitem comparar vários seguros em uma página só, porque eu não perco tempo e vejo várias opções num mesmo lugar. Gosto muito da ComparaOnline, que é uma dessas empresas que permite que você simule vários seguros de uma vez só e já, mostrando na tela os diferenciais e preços de cada um. Igual contratar seguro de carro, sabe?

Para finalizar, vou deixar aqui uma pesquisa muito boa que o Melhores Destinos fez sobre seguro viagem, em 2014.

melhores-seguro-viagemAgora eu quero muito saber qual seguro viagem vocês já contrataram, como foi na hora que precisaram usar e se recomendam. Me contem nos comentários para que a gente consiga ajudar mais pessoas.

 

 

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

6 comentários em "Seguro Viagem: Tudo o que você precisa saber antes de contratar (mas contrate!)"
  1. nadjanara oliveira   20/08/15 • 16h25

    Fer, conheci há pouco o blog e gostei muito! Já visitei Santiago em 2012, mas estou ensaiando para voltar ao deserto de Atacama ( já li o seu post sobre ele, e foi muito instrutivo!) Também pretendo ver de perto o sul do Chile, a região dos lagos, que parece incrível. Obrigada por dividir seu tempo com dicas tão práticas e interessantes!

    • Fê La Salye   22/08/15 • 18h18

      Muito obrigada você pelo carinho e por acompanhar tudo. Beijos!

  2. Luane   15/07/16 • 21h56

    Se no final da viagem eu não tiver feito o uso do seguro viagem, a empresa te devolve o dinheiro ?

    • Fê La Salye   18/07/16 • 18h39

      Luane, o seguro viagem funciona como qualquer outro seguro. Exemplo: você paga um seguro de carro esperando nunca usar mas se precisar, ele está disponível. Mesmo que passe 1 ano e você nunca use o seguro do carro, esse dinheiro nao é devolvido porque você contratou uma possibilidade de estar assegurada em algum problema e há toda uma empresa por trás se preparando para alguma eventualidade e isso gera custos, entende? Com o seguro viagem é igual. Mas acredite: sai mais barato contratar e nao usar do que precisar e nao ter. Bjs

  3. Fernando Garcia   11/05/18 • 07h22

    Olá Fernanda, parabéns pelo blog, muitas dicas e informações importantes.
    Irei ao Chile de férias com minha esposa e estou procurando um seguro viagem para contratar, já olhei vários e pude perceber que tem seguros de 60 a 300 reais, que ofertam valores e coberturas diferentes.
    Gostaria de saber se o valor para usufruir do sistema de saúde é semelhante ao do Brasil, em relação ao custo de uma consulta médica, internação hospitalar de emergência, etc…
    Pois não faço ideia se uma cobertura de 8 mil dólares são suficientes para uma viagem de 10 dias, ou se preciso contratar um seguro com cobertura entre 40 e 60 mil dólares para despesas médicas.

    • Fê La Salye   05/06/18 • 14h53

      Oi, Fernando! Olha, isso é bem relativo pois todo seguro trabalha com riscos e características de cada cliente mas eu imaginaria um custo similar ao do Brasil e uma cobertura específica se for pra neve. Espero ter ajudado.

Anterior
Próximo
Voltar para a home