07 set 2015

Dicas para aumentar a produtividade (e a qualidade de vida) de quem quer trabalhar em casa

LIFESTYLE > Dicas para Blogueiros > COMPORTAMENTO > Organização

Estava muito ansiosa para inaugurar a coluna Sucesso Digital no blog. Acho que muitos já sabem mas se você chegou ao meu blog agora (bem vindo!), eu sou publicitária, redatora, tenho alguns cursos de jornalismo e atuo com marketing digital há alguns anos. Sempre quis falar um pouco sobre isso por aqui mas não sabia como seria a receptividade de vocês e para a minha surpresa, muita gente adorou a ideia. Você que não é lá muito chegado ao assunto, fique calmo! Isso aqui não vai ser uma universidade, é apenas uma coluna postada 1x por semana (toda terça-feira), com dicas para melhorar a sua produtividade no trabalho, nos estudos, para melhorar o marketing digital do seu negócio ou página na internet e até mesmo do seu blog, se você tiver um. Será uma troca de aprendizados.

Como bastante gente me pergunta como faço para conciliar meu trabalho na empresa e meu trabalho com o blog em casa, resolvi começar essa coluna dando algumas dicas para aumentar a produtividade e a qualidade de vida de quem quer ou já trabalha em casa.

home office produtividade

1. Não confunda trabalhar em casa com não ter disciplina

Muita gente decide trabalhar em casa motivada pelo desejo de sair de um ambiente de trabalho pesado, com chefes ou sob pressão. Só que na vontade de se libertar de tudo isso, elas esquecem de levar para casa as coisas boas que o fato de trabalhar em uma empresa nos ensinam, como ter disciplina, por exemplo. Em uma empresa você tem horários, metas, prazos, uma agenda. 50% do rendimento do seu trabalho se deve a isso e se essa disciplina não for para o home office, não vai dar certo.

2. Trabalhar em casa nem sempre é sinônimo de qualidade de vida, mas deveria ser

Trabalhar em casa pode tirar você daquelas várias horas no trânsito, da obrigação de levantar muito mais cedo para chegar a tempo, entre outras coisas. Porém, trabalhar em casa pode ser sinônimo de não ter hora para levantar, de ir dormir muito mais tarde porque acordou tarde, de não ter final de semana porque afinal, qualquer probleminha você já está “na empresa”, de não ter hora para comer ou comer sempre na frente do computador. Se você não tiver uma agenda, horários e dias bem definidos, em 1 mês de home office você estará muito mais cansado e bem menos produtivo do que se estivesse sob o “cabresto” de uma empresa.

3. Não comece o dia sem um planejamento

Sabe aquela dica que eu sempre dou sobre a importância de planejar a viagem? Ela se aplica perfeitamente aqui. Há uma frase que diz que quando você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Quando você não sabe o que pode encontrar no destino escolhido para a sua viagem – tanto de bom, como de ruim – você corre o risco de não conhecer nem metade do que poderia, de empregar mal o seu dinheiro e de se frustrar em alguns aspectos. Acho que já deu para entender que se você não começar o seu dia de trabalho em casa, sabendo exatamente o que precisa ser feito em cada horário, você não chegará a lugar nenhum, né?

É claro que você pode ser flexível mas que a flexibilidade seja a exceção e não a regra. Eu costumo planejar a minha semana de trabalho. Este post que você lê agora foi colocado há 1 mês atrás no meu planejamento editorial de setembro (ou seja, em agosto eu defini todos os temas e vídeos do blog para setembro) e foi agendado para hoje, há uma semana atrás. Significa que enquanto você lê este post, eu já estou trabalhando no conteúdo da próxima semana e se algum imprevisto acontecer, o blog sobreviverá porque eu me planejei. Adote um planejamento que te ajude a cumprir metas.

4. Estipule um horário para checar as redes sociais e os emails

E a menos que você seja muito disciplinado, não faça isso no primeiro horário do dia. Trabalhar em casa é driblar a distração o tempo todo. Se a primeira hora do seu dia for dedicada as coisas “urgentes” da internet, ainda que elas envolvam emails de trabalho, você corre o risco de perder pelo menos duas horas nisso. Se você tem controle sobre o seu tempo na internet, olhar no primeiro horário do dia não fará diferença mas é difícil quem tenha esse controle.

5. Crie um espaço para trabalhar

Se você mora sozinho, isso fica mais fácil mas se mora com a família ou divide a casa com outras pessoas, vai precisar encontrar um lugar para chamar de escritório. Eu recomendo que você não use o seu quarto para isso porque além de não favorecer a produtividade, pode até causar depressão, já que você vai passar 24 horas, 7 dias por semana, 30 dias no mês, 12 meses no ano, dentro do quarto. Não importa se vai ser uma mesa num cantinho minúsculo, mas que sua mente e a das outras pessoas, entendam que ali é o seu local de trabalho.

home office decor6. Família é Família e Trabalho é Trabalho

Talvez esse seja o ponto mais difícil de administrar. Está pensando em passar a trabalhar em casa depois que o bebê nascer? Quer acompanhar de perto o crescimento dos seus filhos? Quer ficar perto dos seus pais, já idosos, enquanto trabalha? Todos estes motivos são muito louváveis mas correm um sério risco de não andarem de mãos dadas com o seu trabalho. Se para trabalhar com produtividade da sua casa você precisa cumprir uma agenda, quem estará em casa nesse horário precisa ter alguma atividade que não te envolva ou o mínimo de compreensão para não prejudicar o seu rendimento.

Ainda não tenho filhos e reconheço ter mania de organização, então não tenho problemas neste aspecto; mas meus amigos e amigas que são pais só conseguiram o sonhado sucesso empresarial home office, quando entenderam que não dá para limpar a casa e tocar a empresa, ou olhar as crianças e fazer uma conference. Algum tipo de ajuda externa você vai precisar ou as contas não fecharão no final do mês. E se fecharem, talvez com o passar dos meses você esteja gastando com remédios ou terapias para diminuir o stress, o que não deveria acontecer já que a ideia de trabalhar em casa era melhorar sua qualidade de vida, né?

7. Mas não esqueça que família continua sendo família

Se você não misturar as coisas, a sua família também não misturará, você terá deles um apoio incondicional e continuarão tendo momentos especiais juntos. Não abandone as férias, o jantar no final do dia, a saída com os filhos e aquele total desprendimento do trabalho aos finais de semana, que só quem passou 5 dias dentro de uma empresa, faz como ninguém. Coloque limites mas não um fim nos seus relacionamentos.

8. Veja a cara da rua durante o dia

As pessoas saem para almoçar depois de uma manhã de trabalho, não apenas porque têm fome, mas porque ver o movimento, receber a luz do sol, conversar e saber o que acontece do outro lado das paredes, dá uma boa quebra no dia, renova as ideias, traz inspiração, descansa a mente e dá um novo ânimo para trabalhar durante a tarde. Se você passar o dia dentro de casa trabalhando, sua casa será um casulo e não uma empresa . Sua criatividade e produtividade vão acabar e acredite em mim: você vai ficar cansado dessa vida. Aproveite para incluir no seu dia aquelas atividades que antes você dizia não fazer porque não tinha tempo ou porque ficava preso no trânsito. Vá a academia antes do dia começar ou no final dele. Não quer entrar na rotina do home office? Trabalhe de algum café durante um dia da semana. Isso vai te ajudar inclusive a não ter aquela sensação de desgosto quando chega o final de semana, quando todos na sua casa querem descansar e tudo o que você quer é sair. Crie oportunidades para sair na semana e aumentar a sua produtividade e motivação.

9. Invista em ferramentas de qualidade e no seu desenvolvimento

Home office diminui os custos mas pode ser uma ruína se você cair na cilada de usar um computador mais lento, uma conexão capenga, um telefone ou celular ruim, um software que não corresponda as expectativas. O custo precisa diminuir mas o investimento no seu negócio não pode parar. É o investimento – de tempo, de boas ferramentas, de estudo –  que vai te levar ao crescimento. Não deixe de se especializar só porque foi trabalhar em casa. O mercado de trabalho é competitivo em qualquer lugar. Se você não se atualizar, nada vai acontecer.

10. Não abrace o mundo

Em uma empresa convencional, as coisas só funcionam porque existem equipes, porque existe a possibilidade de contar com o talento e o conhecimento alheio. Levar esse aprendizado para o home office é a coisa mais enriquecedora que a sua empresa pode herdar. Nem tudo você saberá ou poderá fazer e isso é normal. Ninguém estuda ou se especializa em todas as faculdades existentes no mundo. O home office é uma ótima oportunidade para fazer coisas que antes não eram possíveis devido a uma hierarquia empresarial, mas você jamais conseguirá ser o dono, o sócio, o RH, o financeiro, o marketing, o designer, a recepcionista, o call center, o TI e tudo o que a sua empresa precisa.

Algumas coisas você vai precisar – e deve –  delegar para que tudo dê certo. Mas não esqueça do que foi falado no tópico anterior: invista na especialização. Vai colocar o seu filho, sua esposa, seu sobrinho nos negócios? Primeiro se certifique de que eles não vão confundir relacionamento com trabalho, depois se certifique de que você não vai confundir isso também e depois invista no treinamento deles. Grandes negócios surgem de pequenas ideias mas quando bem desenvolvidas.

Espero que tenham gostado desse primeiro post da coluna Sucesso Digital e na semana que vem eu volto com mais uma dica. Não desista do seu sonho, apenas dê o melhor de si por ele. Aproveite os comentários para compartilhar a sua experiência. Vamos fazer dessa coluna um grande canal colaborativo.

*Imagens: Pinterest

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

4 comentários em "Dicas para aumentar a produtividade (e a qualidade de vida) de quem quer trabalhar em casa"
  1. Guilherme Silva   08/09/15 • 14h29

    Boa postagem! Só discordo da questão de não checar inicialmente os e-mails (e para quem trabalha com, redes sociais). São as coisas que prefiro fazer mais rápido.
    Acredito que um bom aplicativo de controle de tempo / tarefas como o Pomodoro – ou para quem for mais disciplinado, seu próprio gerenciamento – seja indispensável. Além, é claro, de uma boa dose de ginástica laboral: em casa ou no escritório.

    • Fê La Salye   08/09/15 • 15h46

      Sim, há vários aplicativos que ajudam com isso e a ginástica laboral é essencial mesmo. Sobre o horário de olhar os emails e redes sociais, foi apenas uma sugestão. Muita gente perde o controle do tempo quando trabalha em casa e esses fatores são os principais responsáveis. Se a pessoa consegue olhar na primeira hora do dia e se controlar, assim como você, sensacional! Se não, melhor deixar para outra hora porque ela pode se enrolar e perder o horário de coisas importantes como o tempo de funcionamento dos bancos, aquele tramite que só pode ser feito pela manhã e por aí vai. Muito obrigada por comentar!

  2. Aline   15/09/15 • 09h19

    Exatamente isso que escreveu, o fator principal é a gestão do tempo. Trabalho em casa com o marido e uma bebê de seis meses, por enquanto ainda estou sem qualidade de vida, porque estou dando conta de oito clientes, bebê, casa e ainda dou dez aulas durante a semana, mas as dicas são ótimas e super válidas para quem deseja sucesso. Há quem diga que trabalhar em casa é super fácil, mas não é, eu não tive licença maternidade por exemplo, foram cinco dias e eu já estava de volta e hoje eu ouço ainda “ah, mas VC trabalha em casa” mas se VC não tiver o mínimo de controle em menos tempo do que pensa não estará fazendo nada direito.

    • Fê La Salye   04/10/15 • 17h36

      Exatamente, Aline. Fácil não é porque as pessoas não entendem tudo o que foi dito no post e o que você acabou de dizer. Obrigada por comentar. Bjs

Anterior
Próximo
Voltar para a home