21 out 2015

Como é o verão em Santiago

VIAGEM > CHILE > Santiago > CLIMA & NEVE

Se você é dos que pensa que em Santiago só tem neve e frio o ano todo, eu vim aqui para tirar você dessa lenda urbana hahaha.

Apesar do outono/inverno deixar a sensação de ser muito maior já que realmente as temperaturas mais baixas vão desde abril até meados de outubro, Santiago conta com um verão bem intenso também, que começa e termina no mesmo período que o do Brasil.

O clima é bem seco, com temperaturas que variam entre 30 e 35 graus, especialmente em janeiro e fevereiro, período preferido pelos chilenos para sair de férias.

Puesta_de_sol_en_ReñacaSe por um lado a cidade está vazia em fevereiro, o litoral está lotado. Caminhar pelo calçadão de Viña del Mar e pelas ruas de Valparaíso nessa época é realmente pedir licença pra muita gente enquanto anda. Isso porque essas duas cidades estão muito próximas de Santiago e como já foi dito nos links indicados, dá até para ir e voltar no mesmo dia.

Apesar das águas do Pacífico serem bem geladas e ter uns poucos corajosos no mar, as praias recebem muita gente pois é por lá que costumam acontecer os Festivais de Verão, então se você curte praia, paisagens bonitas, comer bem e com vista para o mar ao som de boas bandas locais, essa é uma boa pedida.

Mas uma dica importante: apesar do calorão é sempre recomendável levar uma blusa leve quando for ao litoral chileno. Diferente do Brasil, praia por aqui muitas vezes é sinônimo de vento frio, especialmente no final do dia.

Se quiser, pode aproveitar para conhecer San Alfonso del Mar, que tem uma piscina de 1km de extensão. Neste link eu conto tudo sobre esse lugar incrível!

san alfonso del marJá em Santiago, onde a maioria dos passeios podem ser feitos à pé ou de metrô, é ideal que você não saia sem protetor solar. No Chile há uma diminuição da camada de ozônio, o que aumenta o risco de desenvolver o câncer de pele que é um dos maiores alertas do país. Quem caminhar por aqui nessa época não vai ter problemas com a umidade porque ela realmente não existe mas vai sentir o sol de uma forma muito forte portanto todo cuidado é pouco. O bom é que a cidade é muito arborizada e fica ainda mais colorida nessa época.

santiagoVocê também vai notar que quase não há bebedouros pela cidade. Os chilenos estão acostumados a tomarem água da torneira e confiam plenamente nas suas tubulações e sistema de limpeza – porque realmente é confiável – porém, como já disse aqui, a água não tem um gosto muito agradável, então sempre leve uma garrafinha de água para não ficar com sede e de preferência da marca Benedictino que é que tem um sabor mais parecido com a do Brasil.

E justamente porque é bem seco, não se preocupe com chuvas. Chuva em Santiago é um fenômeno raro que geralmente só acontece no final do outono para formar a neve e algumas vezes durante o inverno mas nada alarmante.

Também é um ótimo período para conhecer as vinícolas já que estão verdinhas e carregadas de uvas. Neste link tem um guia com mais de 70 vinícolas para você escolher.

vinícolasEu já fiz um guia do que trazer na sua mala em cada estação do ano mas só para reforçar, no verão você só precisa de uma blusa leve se for ao litoral, do contrário faz muito calor por aqui, vai por mim! Outra coisa boa do verão é que amanhece às 6 da manhã e anoitece praticamente às 21 horas então dá para aproveitar bastante o dia.

E antes que me perguntem vou logo dizendo a minha opinião: não vale a pena ir ao Valle Nevado no verão e nem a qualquer estação de ski. Elas ficam abertas o ano todo mas enfrentar a estrada com muitas curvas, pagar relativamente caro (o verão não conta como temporada) e não ver neve, não acho interessante. Se minhas palavras não são suficientes deixo que a foto abaixo tirada no verão no Valle Nevado, fale por mim. O casaco está aí porque lá sempre venta.

valle nevado

Mas isso não quer dizer que não valha a pena conhecer a Cordillera no verão, o que estou dizendo é que as estações de ski pra mim, perdem o sentido no verão porque fico com a sensação de que é como ir à Disney e o parque estar fechado.

Mas a Cordillera é muito mais que as estações, muito mais que a neve, inclusive. É no verão que você pode conhecer seus bosques, rios, fauna, flora, paisagens diferencias, pode ver a Cordillera em sua essência. Nesse vídeo eu mostro um lado da Cordillera que muitos turistas desconhecem.

Outras dúvidas sobre o clima e sobre o Chile em geral é só ler a FAQ Chile.

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home