29 dez 2015

Vantagens e Desvantagens do Clima do Chile

VIAGEM > CHILE > Santiago > CLIMA & NEVE

Entre as perguntas que recebo diariamente ao menos 5 pessoas me perguntam sobre o Clima (diariamente, ou seja, virei o Climatempo de quem me segue rs).

Neste post não vou falar sobre temperaturas, neve ou chuvas porque isso já está detalhado no post FAQ Chile, categoria Clima. Hoje vou falar sobre as vantagens e desvantagens que eu senti na minha vida, ou seja, algo muito pessoal, quando saí do clima tropical do Brasil e passei a viver no clima seco do Chile.

Efeitos na Pele

BLOG14

Eu tenho a pele do rosto oleosa e a do corpo seca. Ao vir morar no Chile, onde o clima é bem seco, ainda mais em Santiago onde só chove durante pouquíssimas semanas no inverno (o suficiente pra formar a neve, nada mais durante o ano); a pele do meu rosto ficou muito equilibrada. Ela já não fica com oleosidade aparente, o que ajuda a manter a maquiagem, o hidratante e o protetor solar o dia todo.

Já a pele do meu corpo passou a exigir mais cuidados. Como ela já era seca, ficou ainda mais. Os hidratantes que eu usava no Brasil já não resolvem. Tive que trocar todos por hidratantes para peles extra secas e óleos corporais porque se não a pele chega a descamar.

Por mais irônico que pareça foi no Chile que aprendi a usar protetor solar com a mesma frequência em que bebemos água. Isso porque os níveis de raios ultravioletas no país são altíssimos devido à destruição da camada de ozônio na Antártida. Então mesmo com os 8 meses de frio intenso no ano, a radiação solar é fortíssima e fez com que eu ganhasse algumas manchas na pele já no primeiro ano aqui, mesmo nos dias “sem sol”. Sabe aquela coisa de não ir à esquina sem rímel? Hoje posso até ir de cara lavada mas nunca sem protetor.

Efeitos na Respiração

Sempre sofri de Rinite. No Brasil eu fazia tratamentos pra controlar porque eu tinha crises diárias. Morar no Chile fez um bem enorme nesse aspecto. A rinite simplesmente acabou e só tenho crises quando visito o Brasil ou para lugares de clima úmedo.

Eu moro em Santiago, uma cidade que frequentemente faz rodízios de carros não por causa de trânsito mas para melhorar a qualidade do ar. Já expliquei isso em detalhes aqui e recomendo a leitura pra que você organize bem os horários dos seus passeios, mas explicando rapidamente, Santiago tem um nível alto de poluição porque ela é um vale murado pela Cordillera que impede que a poluição circule e por isso ela fica concentrada, formando um teto cinza sobre a cidade.

É por isso que Santiago é tão arborizada porque juntando isso com o clima seco, seria impossível ter um ar de qualidade. E a quantidade de áreas verdes é tão grande que eu realmente respiro melhor aqui do que quando morava em São Paulo.

Efeitos nos Cabelos

 

Meu cabelo é oleoso na raiz e seco nas pontas. No Brasil ele fica numa rebeldia impressionante, com muito frizz, oleosidade e embaraçado. No Chile a mudança foi notável! O clima seco e as diferenças da água local, equilibraram a oleosidade da raiz, o que foi ótimo pra mim pois já não preciso lavar todos os dias. As pontas que já eram secas ficaram mais secas mas com uma diferença: aqui os produtos dão conta de hidratar as pontas o que eu não via acontecer no Brasil usando os mesmos produtos.

Efeitos na percepção de frio e calor

Eu era dessas que com 20 graus saía de casaco, bota, luvas e cachecol. Hoje não consigo nem imaginar isso! Depois de morar aqui eu acho que 20 graus é a temperatura perfeita pois você nem passa frio e nem transpira. Eu só uso roupa pesada de frio a partir de 10 graus, o que pra mim foi um grande avanço.

Diferente de antes, eu já não acho o verão a estação mais agradável do mundo, só acho isso se eu estou na praia mas ainda assim eu já percebi que não consigo mais passar o dia na água. Ficar horas tomando sol como antes? Nunca mais! O que consigo de bronzeado é enquanto estou na água. Minha pressão baixa se fico muito tempo exposta ao sol. Nunca pensei que fosse dizer isso.

Espero que tenham gostado dessas curiosidades.

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home