08 jan 2016

Documentos para viajar com crianças e adolescentes ao exterior

VIAGEM > CHILE > Santiago > ROTEIROS

“Fê, viajarei com meu filho para o exterior sem a companhia do pai, preciso levar uma autorização especial?”

“Fê, ainda não tenho 18 anos e irei ao Chile. Preciso de alguma autorização para fazer viagens dentro do país?”

Perguntas como estas são frequentes nos meus emails e por isso achei melhor fazer um post sobre o assunto. Ainda não sou mãe e nunca viajei com menores, então para ter a informação completa sempre acesse os links que vou indicar no post. As dicas são válidas para qualquer viagem internacional feita com e por menores. Vamos lá!

Acredito que a maioria já saiba mas toda criança e adolescente brasileiro que viaje sozinho ou na companhia de apenas um dos pais  ou na companhia de outros adultos que não sejam seus pais, precisa de uma Autorização de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior. Existe até uma cartilha que detalha bem esse procedimento e vou deixar uma imagem aqui mas você pode conferir todas as informações no link indicado.

cartilha menores

Essa autorização trata-se de um formulário que deve ser solicitado em um cartório onde o documento será oficializado e impresso. Já não é necessário preencher à mão mas se quiser saber o que tem no seu conteúdo e outras informações, basta acessar o link indicado neste parágrafo. Em caso de adoção ou de que um dos pais já tenha falecido, algumas regras mudam. Fique atento aos links indicados.

É sempre importante que você traduza esta autorização para o idioma do país para onde está indo. No caso do Chile, há um acordo com os países do Mercosul onde a tradução não é obrigatória mas conheço casos em que ela já foi pedida então recomendo que sempre confirme essa informação no Consulado Chileno no Brasil. Através deste link você pode encontrar a unidade mais próxima a você. É recomendável chegar com antecedência porque a análise dos documentos leva um certo tempo.

Como nunca sabemos o que pode acontecer, recomendo também que você faça essa autorização mesmo quando seu filho estiver na companhia de ambos pais porque já presenciei cenas em que os pais viajaram juntos mas um deles por alguma eventualidade teve que voltar antes e a criança teve problemas para embarcar apenas com um dos pais porque a autorização não havia sido feita.

Se você é adolescente e vai viajar sozinho, já sabe que vai precisar dessa autorização também mas leve-a com você inclusive quando for visitar outras cidades desse país, seja de ônibus ou avião porque muitos intercambistas já me escreveram dizendo que foram impedidos de fazer a viagem.

Lembrem-se que devido ao acordo Mercosul, tanto adultos como crianças podem vir ao Chile apenas com o RG mas desde que esteja em bom estado e com uma data de expedição que não seja superior a 10 anos. Carteira de habilitação não serve para embarcar.

Se a criança ou adolescente viajam com passaporte, há uma opção para autorizar no próprio passaporte a viagem sozinhos ou acompanhados de um dos pais.

Espero ter ajudado. Lembrem-se que ainda não sou mãe, portanto terão mais informações acessando os links indicados do que me perguntando.

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

8 comentários em "Documentos para viajar com crianças e adolescentes ao exterior"
  1. Erika   15/01/16 • 09h31

    Olá novamente!
    Gostaria de tirar uma dúvida com vc. Disseram-me que a melhor opção é levar dolar pq é mais valorizado que o Real na hora de trocar. Vc sabe me dizer a respeito? O problema é que está bem alta a cotação . Mesmo assim me disseram que vale a pena. O que vc acha?

    • Fê La Salye   17/01/16 • 21h16

      Oi Erika, tudo bem? Essa coisa de ser melhor é relativo. É por isso que recomendo que leia a informação no post FAQ Chile, categoria Casa de Cambio e Dinheiro. Vai esclarecer melhor a sua dúvida. Obrigada!

  2. Paula Couceiro   28/06/16 • 16h37

    você também pode incluir ai a possibilidade de essa autorização já esta no passaporte da criança.

  3. Fabio Nemer   16/09/16 • 10h00

    Olá, primeiro parabéns pelo blog e vlog. Acompanho direto suas postagens.

    A minha dúvida é em relação a esse prazo de 10 anos para a identidade. É obrigatório ou apenas uma recomendação?

    Minha filha tem 4 anos. Seria obrigatório esse documento pra ela ou o passaporte serve?

    Muito obrigado.

    • Fê La Salye   29/09/16 • 18h56

      Muito obrigada! É obrigatório. Sem esse prazo, nao entra. Toda criança tem que ter uma autorização em caso de que viaje apenas com 1 dos pais. Bjs

  4. Palloma Figueiredo   25/09/16 • 17h55

    Oi Fê! Uma dúvida.. Vc disse que eles carimbam o passaporte na entrada e saída do Chile, esse carimbo na entrada já é o visto de turista? Ou eu preciso solicitar o visto (turista) com antecedência no consulado?

    • Fê La Salye   29/09/16 • 18h45

      Nao, isso é apenas um carimbo de entrada e saída. Nao tem ligação alguma com visto. Para um brasileiro entrar no Chile nao é necessário visto de turista e ele pode ficar sem visto por até 90 dias. Bjs

Anterior
Próximo
Voltar para a home