03 mar 2016

Como ter 19% de desconto ao se hospedar no Chile

VIAGEM > CHILE > Santiago > HOSPEDAGEM

Não sei quantos sabem mas em determinados países é possível reaver parte dos impostos gastos em viagens internacionais. No caso do Chile, esse imposto é de 19% e  é  chamado de IVA – Impuesto al Valor Agregado – e ele está incluído no valor de tudo: passeios, restaurantes, compras, hospedagem e etc. Isso acontece na Europa, nos Estados Unidos, no Brasil e em vários lugares do mundo, apenas muda o nome e o valor do imposto.

Voltando ao caso do Chile, você pode ser isento destes 19% mas apenas no quesito hospedagem. Qualquer outra coisa que você pagar o imposto já está incluído e não pode ser ressarcido mas na hospedagem você consegue.

hospedagem em santiago

Como funciona?

O IVA já está considerado no valor da diária, ou seja, se te cobraram 100 mil pesos chilenos pela diária (apenas um exemplo), significa que os 19% já estão considerados nesta conta, você não tem que acrescentar 19% sobre este valor e também não tem que achar que não pagou nenhum imposto. Ele é obrigatório e já está considerado no valor da diária.

Se o imposto não estiver incluído, o que é bem difícil de acontecer, deve aparecer uma mensagem do tipo: a este valor se deve acrescentar o IVA ou ainda, sua diária é de 100 mil + IVA, mas se não estiver escrito nada disso, significa que o valor indicado já considera o imposto. Na dúvida, entre em contato com o responsável pela hospedagem.

Como reaver o imposto?

O imposto sempre será cobrado quando a hospedagem for paga em pesos chilenos. A única forma de ter o desconto de 19% é pagando a sua hospedagem em dólar ou euro. Sei que estas moedas estão caríssimas, mas para ter o desconto de 19% vale a pena pagar a hospedagem com elas.

Existe a possibilidade de obter o desconto pagando com cartão de crédito mas desde que este cartão tenha sido emitido em algum país que use o dólar ou euro como moeda principal. Do contrário, pague em dinheiro. Caso queira usar o seu cartão internacional emitido no Brasil, faça as contas. Talvez compense pagar 6% de IOF do que 19% de IVA.

Então é melhor levar dólar para tudo?

Essa resposta compreende muitas variáveis, você precisa sempre analisar e este vídeo pode te ajudar a pensar no assunto mas o fato é que para ter esse desconto na hospedagem é preciso pagar em dólar ou euro.

Todo hotel me isentará do imposto?

Não, apenas os hotéis que estiverem registrados no SII – Servicio de Impuestos Internos. Toda grande rede de hotéis está registrada, fogem a essa regra hotéis de cidades pequenas (Atacama, cidades mais afastadas, algumas cidades do sul do país, por exemplo) e hospedagens em Santiago que sejam de pequeno porte. Exemplo: apartamento alugado por um morador da cidade. Existem apartamentos e hospedagens mais simples que estão registrados no SII e por isso podem te isentar de pagar esse imposto mas você só vai saber isso se perguntar.

Só consigo reaver esse imposto com a hospedagem?


Sim, apenas com a hospedagem e desde que siga todas as recomendações que foram dadas. Para ter descontos em compras, indico que veja o post sobre o desconto especial para turistas que é oferecido nos shoppings.

Se você gostou, compartilhe. Nem todo mundo sabe disso.

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

8 comentários em "Como ter 19% de desconto ao se hospedar no Chile"
  1. Áurea Marques   03/03/16 • 15h55

    Nossaaaaa! Choquei estava pesquisando sobre isso durante a semana toda. Mas ainda ficou uma dúvida. Estou pesquisando diárias na booking.com e lá fala que o imposto não está embutido. Mas se eu compro aqui do Brasil ( em R$) em qual momento essa taxa será cobrada. No valor final? Quando eu chegar? Quando eu for embora???? Rsrsrsrsrs.
    Já te seguia antes, mas no ultimo mês estou quase decorando o blog/vlog. Estarei em Santiago na segunda semana de abril, talvez role um encontrinho?!!!! OBRIGADA POR TUDO

    • Fê La Salye   14/03/16 • 15h36

      Áurea, a informação é de que pagando em dólar a taxa fica isenta em qualquer lugar que você faça a reserva, seja pessoal ou virtualmente. Tente entrar em contato diretamente com o hotel para ver se tem alguma diferença de valor com o site do Booking. Ainda não tenho uma data de encontrinho mas assim que tiver eu aviso. Bjs e obrigada por acompanhar o blog!

  2. Bárbara   10/03/16 • 16h37

    Oi, Fê! Tou amando seu blog e lendo tudooo sobre o Chile. Tenho uma dúvida em relação a comprar hospedagem por sites da internet, tipo booking, trivago, etc. Como funciona essa questão do imposto? Você sabe me informar? Agradeço desde já! Beijão.

    • Fê La Salye   14/03/16 • 15h05

      Bárbara, você precisa perguntar diretamente no contato desses sites mas como dito, pagando em dólar você fica isenta da taxa, inclusive pelo site. Bjs

  3. Viviane Cordom   27/08/16 • 10h20

    Olá Fê! Adoro o seu blog e sempre acompanho as suas postagens, principalmente sobre o Chile. Sobre o imposto, eu li em outros sites que estrangeiro apresentando o passaporte é isento dos 19% nos hotéis. Isso é verdade? Pode me ajudar quanto a essa dúvida? Vou pra Santiago em outubro e gostaria de te conhecer, será que rola?! =) Um bjão e obrigada por fazer a diferença em nossas pesquisas!

    • Fê La Salye   30/09/16 • 14h49

      Viviane, nao saberia te confirmar se apenas o passaporte basta nesse caso. Isso funciona para descontos em shoppings, com hotéis nao sei dizer. Muito obrigada por me acompanhar viu? Bjs

  4. Tatiane   29/08/16 • 09h34

    Bom dia!!!
    Adoro seu blog e estou lendo muito nos últimos meses, pois irei ao Chile ainda este ano.

    “Existe a possibilidade de obter o desconto pagando com cartão de crédito mas desde que este cartão tenha sido emitido em algum país que use o dólar ou euro como moeda principal. Do contrário, pague em dinheiro. Caso queira usar o seu cartão internacional emitido no Brasil, faça as contas. Talvez compense pagar 6% de IOF do que 19% de IVA.”

    Mesmo a moeda principal do Brasil não ser dólar ou euro, com o cartão internacional posso conseguir pagar?

    • Fê La Salye   30/09/16 • 14h45

      Consegue mas desde que o cartao esteja desbloqueado para uso no Chile. Muito obrigada por me seguir. Bjs

Anterior
Próximo
Voltar para a home