24 abr 2016

Como é o clima em Santiago de Chile?

VIAGEM > CHILE > Santiago > CLIMA & NEVE

“Como é o clima em Santiago?” Essa é a pergunta que eu recebo mais de 1x por dia, em cada mês do ano, há mais de 3 anos e sei que será uma pergunta eterna, já que me acostumei a ela como a gente se acostuma a ouvir bom dia todo dia hahaha.

Essa pergunta estava respondida em detalhes no post FAQ Chile, ainda assim eu senti a necessidade de fazer um post explicando isso de uma forma ainda mais didática.

Na tabela abaixo você terá um resumo de como é o clima em Santiago em cada estação do ano. Como as estações aqui são bem definidas pode acreditar que independente do mês que corresponde ao inverno, ao verão, ao outono e a primavera, estará fazendo a média das temperaturas indicadas.

A tabela tem detalhes que merecem a sua atenção. Por favor, clique na imagem para ampliar e leia tudo o que está nela.

ESTAÇOES-DO-ANO

Alguns detalhes importantes:

  • VERÃO:

Em janeiro se faz a mesma média de temperatura dos outros meses dessa estação que foram indicadas na imagem, porém ele é o mês mais quente e seco do ano pois a sensação de calor é mais forte. Outra diferença importante é que em Santiago não chove no verão, aliás, se tem uma coisa rara em Santiago é a chuva. Para saber o que trazer na mala de verão, veja o vídeo abaixo:

  • OUTONO:

Aqui as estações são bem definidas, portanto nos primeiros dias do outono já dá pra sentir a diferença na natureza que começa a deixar cair suas folhas e na temperatura que vai baixando gradativamente. É no outono que a cidade recebe alguns dias de chuva. Aqui no blog eu fiz um post dizendo o que fazer na cidade em dias de chuva.

Sobre a neve, muita gente tem a expectativa de vê-la no outono mas é normal que as pessoas façam uma certa confusão. A neve só começa no inverno, ou seja, em meados de junho. O outono é a estação que prepara a Cordillera pra neve mas não significa que a recebe nessa estação. Se isso fosse um fato as estações de esqui abririam desde o começo do outono. Pode ter neve antes de junho? Até pode, desde que chova mas é importante vocês lembrarem ao comprar a passagem que neve garantida é no inverno e não no outono. Claro que beeeeem lá no alto é possível ver alguma coisinha se vocês subirem no outono porque lá no alto sempre resta algo mas é no inverno que ela vem. Então não se frustrem se vierem antes do inverno e a Cordillera não estiver nevada ou as estações não estejam com aquela quantidade de neve que vocês imaginavam; porque no fundo, é como um gringo ir ao litoral no Brasil em julho e se frustrar esperando 40 graus e uma galera de biquini na areia. Vai ter sol e praia? Vai, mas não aquela agitação, “aquele sol” e aquelas atividades do verão justamente por não ser verão, embora pra muito gringo 20 graus seja o máximo rs. É mais garantido ver neve no comecinho da primavera do que no outono porque demora um pouco pra derreter tudo. 

Costuma chover um pouco entre abril e maio.

Para saber o que trazer na mala de outono, veja o vídeo abaixo:

  • INVERNO:

Agosto é o mês mais frio do ano, com o dia começando e terminando com temperaturas negativas e com a sensação térmica sempre 5 graus mais baixa do que mostra a temperatura real, isso porque a neve na cordillera deixa o ar na cidade bem concentrado e gelado. Não é comum chover no inverno, é mais comum no outono. Para saber o que trazer no inverno, veja o vídeo abaixo:

  • PRIMAVERA:

Ela chega em meados de setembro mas é em meados de outubro que ela começa a ficar agradável, com 25 graus. Neste post tem tudo sobre esta estação e no vídeo abaixo você pode saber o que trazer na mala.

Complementando:

  • No menu Levar na Mala você confere meus looks e dicas que sempre dou para te ajudar a fazer a mala ideal para cada estação do ano.

 

  • No blog você confere um guia detalhado sobre Roupas Térmicas, inclusive indicando aonde comprar no Brasil e no Chile.

 

  • Fiz uma série com 5 vídeos e posts que se chama Especial Neve. Nela você pode saber quando começa e termina, quanto custa esquiar, quanto custa se divertir sem esquiar, como é dirigir na neve, quanto custa se hospedar nas estações de ski e outras coisas.

 

  • Independente da estação que vier, ainda que com temperaturas negativas, sempre – SEMPRE – traga protetor solar. A radiação solar aqui é muito forte e causa manchas na pele, especialmente em quem vai para as estações de ski sem passar um protetor.

 

  • Na home do blog você encontra a temperatura do dia e dos próximos 5 dias. Pode confiar no que aparece lá porque o clima aqui costuma ser bem definido.

 

  • Me siga no Facebook, Instagram e no Youtube pois em cada uma destas redes sociais eu publico dicas diferentes e nelas você pode ter uma ideia mais real de como anda o clima por aqui perto da data que você vier.

 

Lembrem-se que eu não tenho bola de cristal e que nem os que estudam o clima acertam o tempo todo mas como eu disse, o clima por aqui costuma ser bem definido e com as informações que eu dei nos links indicados com certeza estarão bem preparados para a viagem.

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

14 comentários em "Como é o clima em Santiago de Chile?"
  1. Karine Silva   25/04/16 • 14h08

    Olá tdo bem eu vi o seu vídeo sobre cronograma capilar dai eu receba naquela glambox essa marca e queria saber vc já usou ou ja ouviu falar se é boa Daí tem esse cronograma da marca e as três máscaras que e a de nutrição hidratação e Vc poderia me dá instrução sobre ela ?

    • Fê La Salye   25/04/16 • 15h12

      Karine, tudo bem? Não entendi sua mensagem. O post é sobre o clima de Santiago e você comentou sobre Cronograma Capilar e não mencionou a marca do produto que deseja saber.

  2. Andreia   29/05/16 • 17h15

    Não consegui abrir a tabela citada no início do post, deu página não encontrada! Será que é algo no meu iPad?

  3. DANNIELA   20/07/16 • 13h40

    OI, ESTOU PRA VIAJAR A SANTIAGO NA SEGUNDA SEMANA DE OUTUBRO E AGUARDO SUA DICA SOBRE A MALA DA PRIMAVERA!!

  4. Taisa   22/11/16 • 19h22

    Oii Fe. Vi seu vídeo do verão e fiquei com uma dúvida.
    Irei pra Santiago agora em dezembro e quero conhecer o vale nevado. Como é lá no verão? Tem neve? É mais frio? O que usar?

    Bjs

    • Fê La Salye   13/12/16 • 10h28

      Nao tem neve no verao rs. Só se chover do nada (algo raro aqui) e aí faz neve por 1 dia e já acaba. Recomendo o post com o Roteiro de Dezembro em Santiago e aí eu dou mais detalhes, tá? Boa sorte!

  5. Isis Mendes   14/02/17 • 22h44

    Oi, li muitas dicas sobre o Chile no seu blog e adorei. Apesar de ter muita coisa sobre clima ainda me senti na vontade de perguntar sobre o mesmo tema. É o seguinte vou viajar dia dia 22 de Junho pra Santiago e gostaria de saber se as temperaturas ja estão muito baixas nesse período, sei que é o início do inverno, por isso fiquei na dúvida se o mesmo ja chega com baixas temperaturas. Diante mão, quero avisar que sou uma pessoa que sente muito frio e nordestina.

    • Fê La Salye   13/03/17 • 09h38

      Isis, os nordestinos sentem frio no Chile mesmo no verao hehe. Recomendo a mala de inverno que comentei no meu canal. Perdao pelos erros, meu teclado é espanhol. Bjs

  6. Claudia   03/03/17 • 12h48

    Olá!
    Me ajuda…
    Estou indo pra Santiago e ficarei na cidade de 18 a 25 de março. Faz frio nessa época?
    Não tenho a menor idéia do que levar…

    Bjs

    • Fê La Salye   13/03/17 • 09h22

      Claudia, voce chegará no comeco do outono. Recomendo o vídeo no meu canal sobre o que trazer na mala de outono. Perdao pelos erros, meu teclado é espanhol. Obrigada!

  7. Rafaela   28/05/18 • 15h48

    Olá, Fê! Estou começando a planejar uma viagem para Santiago, e tenho uma dúvida… Durante o inverno, principalmente no mês de setembro, os dias são ensolarados (ainda que frios, claro!), ou são mais fechados?

    • Fê La Salye   05/06/18 • 14h36

      Oi, Rafaela! Tudo depende do dia, do clima na época… Muito difícil afirmar algo faltando tanto tempo mas tem os 2 tipos de dias. Bjs

  8. […] Chile, temperaturas amenas e geladas estão presentes ao menos 8 ou 9 meses do ano em todo o país. O outono começa em […]

Anterior
Próximo
Voltar para a home