17 out 2016

O dia em que ganhei uma alergia por não lavar a roupa nova

LIFESTYLE > Moda

Eu sempre lavei minhas roupas novas antes de usar mas por questão de higiene. Imaginar a quantidade de gente que provou a mesma peça na loja antes de mim sempre foi motivo suficiente para tirar a roupa da sacola e colocá-la diretamente na máquina de lavar.

Acontece que no mês passado eu tive que participar de um evento importante que apareceu de última hora, desses que por ser tão importante você faz até o esforço de correr na loja para estar vestida adequadamente para a ocasião. Estar na rua de shorts jeans e receber uma ligação para um evento importante para a sua carreira que acontecerá em 2 horas e você está longe de casa, por exemplo, te faz pensar que comprar uma calça e uma camisa mesmo sem planejar, pode ser um investimento.

Corri no shopping, comprei a roupa e pela primeira vez eu usei uma peça nova sem lavar. O evento foi muito bom mas eu tenho a pele sensível e quem tem pele sensível sabe bem o que é isso. A gente sente de uma forma muito ruim os efeitos que na maioria das pessoas não faz nem cócegas. E assim foi comigo: evento mara, calça e camisa lindas mas toda a parte de trás do meu corpo ficou muito vermelha, coçando muito e doendo ao tomar banho.

lavar-roupa-nova-1

2 dias depois fui ao dermatologista e aí vi que a coisa era séria. Sabe aquele papo de lavar a roupa nova por questões de higiene? Minha dermato me convenceu que o motivo é bem mais sério: se lava uma roupa nova antes de usar por questões de saúde.

Nunca tinha parado para pensar nisso mas nesse dia minha dermato me disse coisas que fazem total sentido. As roupas passam por um processo químico até chegarem ao nosso guarda-roupa. Se você pesquisar, vai ver que em 2010 o Greenpeace publicou que as cidades chinesas que fabricam jeans, possuíam na época uma água com cobre, cádmio e chumbo com níveis até 128 vezes maiores que os considerados saudáveis. O volume de água usada para a lavagem e tingimento dos tecidos é bem grande e logo depois ela é direcionada para os rios com vários poluentes.

infigrafia-contaminacion-textil-1

Tirando a parte de que a indústria têxtil também contribui para a poluição do meio ambiente, tem o fato de que cada peça de roupa produzida passa por várias fases, onde as fábricas usam diferentes produtos químicos. Exemplos: uma peça sintética recebe muitos produtos químicos para ajudar no tingimento. Uma peça com fibra natural passa por muitos agrotóxicos, amoníacos, componentes plásticos e até mesmo formol. São produtos que ninguém manipula sem luvas ou vestimenta apropriada mas que o consumidor muitas vezes permite que seu corpo tenha contato com eles ao não lavar uma roupa nova.

Tudo pode ser ainda mais agressivo para a pele quando as marcas tentam camuflar o cheiro forte da química com perfumes. Essa mistura de produto químico com perfume ou cheiro especial podem ser uma bomba para o corpo, especialmente para peles sensíveis e de bebês. Não é à toa que se recomenda que as roupas do bebê sejam lavadas antes mesmo de seu nascimento. O problema é que os bebês crescem, viram adultos e perdem essa prática.

lavar-roupa-nova

Além do processo químico em cada roupa, é preciso lembrar que a peça passou por vários lugares e mãos, da confecção ao armazenamento ela transitou por containers, ficou no chão, exposta ao calor, umidade, chuva, ambiente limpo ou sujo, alguma barata, rato ou qualquer outro bicho pode ter passado por cima sem a gente saber. Fora isso, a questão que falei no início é bem verdadeira. Muita gente provou a mesma peça antes de você e essa troca de transpiração e fluídos corporais podem ser um risco para a nossa saúde, especialmente em roupas íntimas.

Resolvi fazer esse post para evitar que você passe pelo que passei. Foi uma alergia séria que me incomodou e causou inclusive dores e feridas por um bom tempo e me fez gastar com remédios. Se você ainda não tem o costume de lavar a roupa nova antes de usar e até mesmo a roupa que pegou emprestada, adote este hábito. Sua saúde agradece!

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home