08 maio 2017

Vale a pena ir à uma estação de ski quando não tem neve?

VIAGEM > CHILE > Santiago > CLIMA & NEVE

Eu já contei em 5 posts e vídeos no blog tudo o que você precisa saber para aproveitar a neve, inclusive quando ela começa e termina. Também já contei que as estações de ski de Santiago abrem todos os dias do ano e oferecem atividades diferentes quando não tem neve.

Mas o que muita gente pergunta é se vale mesmo a pena ir à uma estação de ski (Valle Nevado, Farellones, El Colorado, La Parva, Portillo…) quando não tem neve.

Acho que essa resposta é muito pessoal, tem quem ache que vale a pena e tem quem ache que não, então eu vou dizer o que eu penso sobre isso. Não encare como verdade absoluta, é apenas o meu ponto de vista.

As estações de ski são instaladas em pontos estratégicos da Cordillera, de preferência aonde tenha áreas com mais ladeiras para juntar mais neve e criar boas pistas de ski ou de snowboard. Elas podem até brindar objetivos secundários, ou seja, uma linda vista, atividades fora de época (quando não tem neve) mas seu objetivo principal é ter bons lugares que favoreçam aproveitar a neve.

Por isso mesmo elas permitem ver bastante neve bem de perto, já que em outros locais da Cordillera você precisa “desbravar” as montanhas ou não vai ver a neve tão de perto como numa estação de ski. Um exemplo clássico é quando o avião está passando por cima da Cordillera. Você vê a neve perfeitamente mas porque está sobrevoando. Para chegar ao mesmo ponto da Cordillera para ver a neve, teria que caminhar muito e em determinados lugares até escalar. Outros pontos você só vê sobrevoando mesmo.

Resumindo: as estações de ski facilitam ver a neve porque estão em ladeiras que acumulam muita neve num mesmo lugar e você pode chegar de carro sem precisar de grandes sacrifícios ou excelente condicionamento físico.

E é aí que tudo muda quando não tem neve. Quando toda aquela pintura branca não está, o que você vê são ladeiras de terra.

(Valle Nevado sem neve)

Óbviamente que você continua passando frio (elas ficam a 3.000 metros de altura) porque venta muito, que vai ter algumas coisas pra fazer (caminhada e cavalgada basicamente) e que vai ter uma vista da Cordillera mas só vai se sentir satisfeito com isso se o seu objetivo era não ver neve. Se era ver neve, é como ir à Disney e não ver o Mickey e os outros shows. Nesse caso qualquer parque na cidade fica mais divertido e mais barato que ir à Disney.

Em compensação, ver a Cordillera sem neve mas de um lugar que não seja uma estação de ski, é fantástico porque você vai ver os bosques que ela tem, as árvores, os rios, as montanhas e suas variadas formas. Você vai ver a Cordillera como ela é não a ladeira da Cordillera, entende? Eu já até fiz vídeo mostrando a Cordillera de verdade, sem a neve e é realmente fantástica mas depende do lugar que você escolheu pra isso. Cajón del Maipo, por exemplo, é uma excelente forma de conhecer a Cordillera quando não tem neve. Você fica impressionado com a beleza sem ficar o tempo todo pensando: Nossa, como seria com neve?

IMG_6474-700x525

Conclusões:

  • A Cordillera não se resume às estações de ski;
  • Estações de ski são infinitamente mais bonitas com a neve porque foram feitas com esse objetivo;
  • Você pode achar a vista de uma estação de ski sem neve bonita, desde que alinhe as suas expectativas antes de ir;
  • Você pode gastar bem menos pra ver a Cordillera sem neve e ir embora com uma impressão incrível dela, sem precisar ir à uma estação de ski;
  • A Cordillera é linda em qualquer época do ano mas escolher que parte dela vai conhecer em cada estação, ajuda a ter um melhor aproveitamento da vista.

 

Eu não vou à uma estação de ski sem neve porque o caminho até elas tem muitas curvas, é demorado e na minha opinião não oferece a melhor vista da Cordillera. Mas eu SEMPRE vou à Cordillera sem neve (aonde não tenha uma estação de ski) porque nesse caso eu posso ver a Cordillera como ela realmente é. Deixo aqui um vídeo para você ver.

Como eu disse no começo, é totalmente pessoal mas eu moro aqui e sei como a Cordillera é em cada estação do ano. Pra mim, se nao for pra ver neve, que seja de um lugar que continuará mostrando a Cordillera com a beleza que ela realmente tem.

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home