11 fev 2019

Como conseguir tempo para ler mais

LIFESTYLE > Livros

Quem me acompanha no Instagram sabe que amo ler e que nesse ano coloquei uma meta de ler 36 livros e lá nos destaques estou deixando as indicações de livros que vou terminando caso você queira conferir as minhas dicas de leitura.

Eu nunca soube o que é terminar o ano sem ler ao menos 5 livros. Inclusive há 4 anos atrás eu lia bem mais que 36 livros por ano só que nos últimos tempos eu fui diminuindo o tempo que passo diante dos livros – sejam físicos ou virtuais – e a causa principal talvez seja a mesma que a sua: o celular tem ganhado mais a minha atenção.

Mas como eu comecei o ano decidida a passar menos tempo na internet (e venho conseguindo), resolvi colocar essa meta de leitura e hoje vim dividir com vocês algumas atitudes que tem me ajudado a conseguir mais tempo para ler.

1. Troque um hábito por um livro

Se você é dos que diz que não lê por falta de tempo, não vai ajudar muito incorporar o hábito da leitura sem se desfazer de um mal hábito ou de um hábito que já não precisa ser parte do seu dia a dia, do contrário vai sentir que está sobrecarregando o seu tempo. Mas pode ajudar muito se você trocar um hábito por um livro. Que tal substituir aquelas 2 horas diárias que você gasta no celular sem fazer nada produtivo por uma boa leitura?

2. Coloque uma meta 

Eu funciono com desafios. Quando me desafio parece que minha mente fica perseguindo o alvo, sabe como é? No meu caso 36 livros dá uma média de 4 livros por mês mas você pode colocar uma meta de quantidade de páginas por dia, por exemplo. O que importa é você encontrar um incentivo que te ajude a alcançar o seu objetivo.

3. Encontre o formato ideal

Por mais que eu seja amante da tecnologia ainda não consigo trocar o livro físico pelo digital. O cheirinho das páginas e poder sublinhar o que gosto com caneta marca-texto de verdade, me deixa ainda mais envolvida com a leitura. Mas também é verdade que o livro físico é mais caro e ocupa um espaço que nem todo mundo tem em casa. Existe o tão conhecido Kindle e também os áudio books. O importante é você encontrar um formato que te permita ler mais.

4. Leve-o para onde for

Muitas vezes carregamos em nossas bolsas e mochilas coisas que nem sempre usamos mas que insistimos em levar porque podemos precisar. Um livro é um excelente artigo para ficar na sua bolsa e até na mala de viagem. Sempre tem uma espera de consultório que se prolonga, um ônibus que demora pra passar, um destino turístico que fica ainda melhor com uma boa leitura. E não pense que é impossível! É só pensar que grande parte das pessoas hoje “doam” qualquer minuto livre para a internet.

5. Siga perfis de livros

Quanto mais você se cercar de pessoas com a mesma meta que você, mais inspirações e boas dicas de leitura vai receber. Aproveite para me seguir no Instagram e acompanhar minhas dicas de livros nos stories.

6. Inclua a leitura na sua rotina de lazer

Sabe aqueles 5 minutos diários só seus? Aqueles em que você vê um vídeo ou escuta o uma música? Eles também podem incluir uma leitura. Há uns meses adotei a prática do “O Milagre da Manhã”, que com certeza mudou meu dia e meus hábitos de leitura. Nesse vídeo eu conto como funciona.

E aí? Vamos ler mais esse ano?

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home