14 maio 2020

Whey Protein: O que é, pra que serve e quando tomar

LIFESTYLE > Alimentação > LIFESTYLE > Projeto #AlgoPorMim

Quem me acompanha no Instagram sabe que eu mantenho uma rotina diária de treinos com um personal e que tomo Whey Protein e alguns ficaram curiosos em saber como funciona e como tem sido a minha experiência. Embora seja um assunto super instagrameável, ainda gera muitas dúvidas, então vamos lá! 

O que é o Whey Protein?

O whey protein é um suplemento que ficou famoso entre os que amam academia e é fabricado a partir do soro do leite que em inglês se diz “whey”. Ele possui alto valor nutricional porque contém proteínas com elevado teor de aminoácidos essenciais.

Essas proteínas são obtidas por meio de processos industriais de pasteurização e filtração e é justamente a quantidade de filtrações que vai estabelecer o tipo e a qualidade do produto obtido: isolado, concentrado ou hidrolisado. A consistência é muito parecida a de um leite em pó e é possível encontrar em diversos sabores. 

Quando tomar Whey Protein?

As pessoas tomam Whey Protein para recuperar e ganhar massa muscular já que ele atua na síntese de proteínas musculares ajudando a conquistar e manter uma boa forma física.

Ele é indicado tanto para a recuperação de atletas quanto para pessoas que buscam hipertrofia, ganho de força e potência muscular. É claro que o suplemento sozinho não faz ninguém ficar mais forte e é importante ter uma rotina de treinos para alcançar esse objetivo mas ele com certeza ajuda nesse objetivo já que é quase impossível ingerir todos os dias a quantidade de proteínas que o nosso corpo precisa para manter a nossa boa forma e por isso a suplementação é tão comum entre os amantes do esporte e de academia. 

O que poucos sabem é que o suplemento também pode ser indicado para quem busca emagrecer já que ele traz saciedade, auxiliando na perda de gordura corporal quando inserido em uma dieta apropriada para esse objetivo e assim as pessoas acabam comendo menos.

Quanto de Whey Protein deve ser tomado todos os dias? 

Os nutricionistas recomendam que se consuma no máximo uma dose de whey protein diária e que o restante de proteínas seja proveniente de uma alimentação saudável. O bom é que dentro do pote vem um medidor para você consumir a quantidade exata. 

É melhor tomar com água ou com leite?

Essa é uma dúvida que divide muita gente. Acho que o melhor a se fazer é entender antes cada tipo de Whey Protein para só depois responder essa pergunta. 

  • Whey Protein Isolado: possui 90% de proteínas combinado com menores índices de carboidratos e é mais indicado para quem busca hipertrofia. Só com isso já vemos que combiná-lo com leite não é bom porque as gorduras, carboidratos e proteínas já existentes no leite irão transformar completamente as características do produto.

 

  • Whey Protein Concentrado: apresenta 80% de proteínas e 20% divididos entre carboidratos e gorduras. Tem absorção mais lenta e é indicado para quem quer aumentar a massa magra. Ao ser combinado com leite se transforma em uma verdadeira bomba calórica. 

 

  • Whey Protein Hidrolisado: possui moléculas quebradas em pequenos fragmentos, o que facilita e acelera a absorção. É a versão mais indicada para intolerantes à lactose ou alérgicos às proteínas do leite, sendo assim, não combiná-lo com leite é mais seguro. 

Com tudo o que foi dito, fica claro que o recomendado é tomar com água até porque houve toda uma ciência para extrair o produto do soro do leite para que assim ele tivesse uma maior eficácia, logo, ao acrescentar o leite você estará desacelerando o processo de absorção do suplemento. É verdade que o sabor não é tão gostoso com água como seria com leite mas acho que vale a pena abrir mão disso em prol de um objetivo maior, né?

Existe Whey Protein Feminino? 

Existe mas a verdade é que ele foi criado apenas por uma questão de praticidade, já que no mesmo potinho também vem substâncias de colágeno, o que supostamente ajudaria a tratar os músculos e a pele de uma vez só. Porém, vários nutricionistas afirmam que o objetivo do Whey continuará sendo suplementar os músculos, logo, é mais aconselhável fazer a suplementação de colágeno de forma separada. 

Quanto a mim, faço uso do Whey Protein há algum tempo já e realmente vejo diferenças significativas no meu corpo. Ele realmente faz o treino diário valer a pena. 

Se você também usa Whey Protein, me conte como tem sido a sua experiência. Vou gostar de saber! 

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home