Sutiã é uma peça que a gente sempre usa mas que poucas vezes damos a importância que ela merece. Escolher um sutiã vai além da beleza e do quanto ele valoriza a minha roupa. Uma escolha errada pode nao valorizar os seios, além de nao proporcionar o bem-estar. Algumas dicas sao bem importantes, olha só:
1. A taça correta: Se a mama transbordar para fora da peça ou ficar dividida ao meio, este sutiã está pequeno pra você. Mas se você perceber que o seio nao preenche toda a peça e que a peça está um pouco enrrugada, é porque você escolheu um tamanho muito grande.
2. Tamanho da Faixa: Nao adianta se preocupar apenas com o tamanho da taça, o tamanho da faixa também é importante porque é ela que dá sustentaçao aos seios. Quando a faixa está muito larga, ela geralmente sobe nas costas e os seios pendem para frente. Já quando está pequena, ela aperta e forma dobrinhas nas costas. O ideal é colocar o sutiã sentada porque a coluna ereta permite que o tórax fique expandido e te dá uma noçao real do tamanho da faixa que você precisa.
3. Fecho: Quando você compra um sutiã, repare se ele está apertadinho mesmo no primeiro fecho, ou seja, o mais largo. Isso vai garantir que ele dure mais tempo já que a peça costuma lassear com o tempo.
4. Alças: 90% da sustentaçao está na faixa e os outros 10% nas alças. Para isso, ela nao pode ficar caindo e nem marcando demais a pele. Tem que estar firme nos ombros. Se você precisou regular demais a alça, é sinal de que comprou um sutiã muito grande.
5. Armaçao: O aro deve estar abaixo dos seios e envolver toda a mama. Ele nao tem que ser sentido na pele e muito menos ficar sobre a mama. Se isso acontecer, troque por um número maior.
6. Tecido: Para o dia a dia prefira tecidos de algodao e microfibra.
7. Modelos: Cada seio exige um tipo de sutiã. Aqui estao os mais comuns e para quem sao indicados:
- Push Up: Esses sutiãs tem bojo com volume interno extra, podendo ser fixo ou removível, e suporte com aro. Serve para aumentar o volume, aproximar e dar forma aos seios. Ideal para quem tem seios separados, de tamanhos pequenos e médios e deseja dar volume aos seios. Também é ótimo para blusas em decote V.
- Meia-Taça: Cobre 3/4 dos seios e geralmente tem aro. Ideal para quem tem seios pequenos e médios e deseja apenas modelar os seios e nao aumentar.
- Cobertura total: Em geral, essa modelagem deve cobrir totalmente o seio e é ideal para quem precisa de alta sustentação ou tem seios espalhados ou flácidos.
- Triângulo: Ideal para mulheres com seios mais rígidos, de tamanho pequenos e médios, e que deseja modelá-los com mais conforto. O triângulo pode ter bojo ou nao, geralmente tem aros e alças mais fininhas.
- Tomara-que-Caia: Serve para sustentar os seios sem a necessidade das alças. Ideal para quem tem seios firmes e pequenos e para usar com roupas sem alça ou de um ombro só.
- Top: Ele nao tem fecho e é vestido pela cabeça, como uma roupa comum. É ideal para quem sente desconforto com fechos e aros. Uma variaçao dessa linha sao os esportivos, ideais para a academia ou qualquer atividade física.
- Taça C: São mais angulares na frente e a pala central é mais fina. Elas possuem maior profundidade que as taças tradicionais. É ideal para mulheres de tórax estreito e seios volumosos.
- Nadador: As costas possuem formato “Y”, fazendo com que as alças partam do meio das costas. Essa modelagem permite maior liberdade de movimentos dos ombros e vai com todos os biotipos.
- Balconê: É um meia-taça mais decotado e é ideal para quem tem seios pequenos ou para quem vai usar decotes cavados.
- Para dormir: Muita gente tem dúvida se faz mal ou nao dormir de sutiã. A verdade é que nao faz mal, mas é desnecessário. A ideia do sutiã é dar sustentaçao e amenizar o feito da gravidade, que é praticamente zero enquanto você dorme. Ou seja, usar um sutiã para dormir é totalmente opcional. Eu nao gosto mas se você gosta, o ideal é usar um como o da foto: sem fecho, arames ou costuras que machuquem a pele.
UPDATE EM 24 de Maio: Achei legal compartilhar essa tabela de conversao de medidas.
Ficou alguma dúvida?
*Imagens: Hope