Ontem nao teve PF Palette e algumas meninas sentiram falta (fofas!). Ontem foi uma correria só, meninas. Perdao! Mas hoje estou aqui, com uma imagem bem linda, pra me redimir, pode ser?
Hoje é feriado no Brasil, um dos mais importantes, inclusive: a Indepedência. Apesar de desfiles cívicos e algumas mençoes na televisao, nao é um feriado comemorado no Brasil ou lembrado com a importância que significa. Senti isso depois que vim morar no Chile. A independência do Chile é comemorada no dia 18 de setembro e com grande festa por todo o país. Mas festa mesmo! As ruas sao enfeitadas, os mercados, lojas e shoppings ficam decorados como na Páscoa e no Natal, as pessoas fazem festas em suas casas e convidam à família e os amigos (bem ceia de final do ano, sabe?) e as comemoraçoes duram de 3 à 4 dias. Durante essa semana nada abre: mercado, cinema, restaurante, NADA. E pra quem nao está no clima, chega a dar um tédio porque nao tem muito o que fazer nesses dias (ou você se garante nas festas ou viaja). As festas sempre relembram a cultura chilena, os momentos de colônia e como chegaram à independência.
Eu acho legal. Nao passa em branco e sempre se pode refletir no quanto tudo se desenvolveu e o quanto ainda precisa melhorar. Nao estou dizendo que isso faz os chilenos mais cidadaos que a gente. Cidadania nao está em comemorar um feriado pátrio. Vai muito além. Mas é tao bom saber que as pessoas se orgulham do seu país e que realmente têm motivos para isso.
Nosso país tem deixado a desejar, é verdade. Os muitos protestos provam isso. O povo ainda clama por independência. Independência da injustiça, da robalheira, da violência, da insegurança e de tantas outras coisas.
O Brasil é muito amado pelos brasileiros, só que às vezes nao tem o amor correspondido e todo o amor que nao é correspondido causa sofrimento.
Que a gente consiga viver para ver essa realidade de uma maneira bem diferente e que enquanto isso nao acontece, que a gente se torne independente dos nossos medos e de tudo aquilo que impede a nossa real liberdade.
*Imagem: Alessandra Ambrósio na Revista Glamour Brasil de Setembro / Reproduçao
Oba! Palette! :-) eu tenho opiniões polêmicas sobre o Brasil. Acho que o governo é resultado da cultura popular por amostragem – afinal, quantas pessoas devolveriam um troco errado ou um dinheiro que acharam no chão por aqui? Por isso eu não comemoro a independência. Pode ser amargura minha, mas espero a minha independência dessa ditadura de bolsa familia, bolsa isso, bolsa aquilo, e tudo o mais que nos torna escravos de escravos do panis et circensis. #prontofalei
Penso como você também. Ainda assim, me entristece tudo isso. Beijao