Impossível nao engordar depois das férias ou de uma viagem, ainda que curta né? Eu também passo por isso e vou te falar: eu viajo sem neuras. Pra mim, uma das grandes diversoes de uma viagem está em saborear alimentos diferentes e na liberdade de comer o que tiver vontade. Entao, eu nao coloco regras pra mim quando viajo, principalmente quando eu vou para o Brasil, afinal, sabe lá quando comerei de novo todas as coisas que sinto falta aqui.
Mas é na volta da viagem – literalmente – que eu começo a correr atrás do prejuízo. Faço assim:
- Intensifico o consumo de água 1 dia antes de voltar pra casa. Isso vai ajudar a desintoxicar o corpo e a hidratar.
- No meu primeiro dia de rotina normal, eu nao vou pra academia. Deixo o corpo descansar e aproveito esse dia para retomar o meu cardápio #desembucha.
- O cardápio #desembucha já é bem leve, pensado para consumir nao mais que 1500 calorias por dia e tem um mix bem bacana de frutas, vegetais, carboidratos e proteínas leves; entao, eu nao faço nada novo ou muito mirabolante: retomo o cardápio e ele já me ajuda muito.
- Eu tomo o suco detóx todos os dias pela manha mas apenas na primeira semana de volta das férias, eu tomo de manha e a noite para ajudar a recuperar o quanto antes os quilinhos que as férias me deram. Dica: para nao ter que cortar as folhas verdes todos os dias, eu faço cubos de gelo das folhas e retiro diariamente do congelador a quantidade ideal de cubinhos de folhas que vou usar no meu suco. Aí eu bato ele com os outros ingredientes. É muito mais prático e nao estraga as folhas. A receita dos sucos está aqui.
- Na primeira semana eu também intensifico as atividades aeróbicas. Aprendi com a minha nutricionista e com os professores da academia que quando alguém quer perder peso, o ideal é escolher um treino qualquer, mas realizar uma atividade aeróbica antes e ao final do treino. Ex.: esteira + musculaçao + spinning.
- Nunca abusei do sal mas se for o seu caso, diminua o sal na volta da viagem. Isso vai ajudar a nao reter líquido além de ser muito mais saudável.
- Fico bem disciplinada com o horário das refeiçoes. Como a cada 3 horas para nao ter grandes intervalos de fome porque isso sim coloca tudo a perder. Muita salada também ajuda. Aqui tem uma dica de salada que pode ser conservada na geladeira até 7 dias sem estragar.
- Elimino o açúcar na primeira semana.
- A partir da segunda semana volto a tomar o suco detóx 1x ao dia e retomo o meu treino normal. 1 semana foi suficiente para o corpo entender que voltou a sua rotina e daí pra frente, é só se cuidar normalmente.
Esse esquema funciona perfeitamente pra mim mas dieta é algo bem pessoal e cada organismo reage de uma maneira. O melhor mesmo é você consultar o seu nutricionista. De qualquer forma, o cardápio #desembucha do blog foi criado por nutricionistas visando uma reeducaçao alimentar, porque diferente das dietas, a reeducaçao alimentar atende um número maior de pessoas e envolve mais a mudança de hábitos do que de rotinas. As leitoras que tem seguido o cardápio estao bem felizes com os resultados.
Se você quiser começar um estilo de vida saudável e mais feliz, clique aqui para entender como funciona.
Espero que gostem das dicas.
Muito legal você compartilhar essas dicas com a gente! Isso é o que faz a reeducação ser diferente do regime. Regime prende e ficamos loucas para que acabe. Reeducação é um novo jeito de tratar a comida. Muito legal :)
Por isso mesmo que eu preferi reeducar-me ao invés de seguir algo apenas por um tempo. E tem dado certo :)