O post de hoje foi inspirado na dúvida da leitora Jéssica Andrade de Manaus (BR):
“Fê, eu adoro esmaltes e tenho muitas cores em casa mas sempre fico na dúvida se tenho ou nao que combinar os esmaltes do pé com o das maos e por isso, acabo usando sempre um esmalte neutro nos pés. Tenho medo de parecer begra ou carnavalesca demais. Afinal, existe uma regra ou nao? Me ajude, por favor.”
A dúvida da Jéssica é a dúvida de muita gente e o surgimento de novas cores a cada dia, parece confundir ainda mais. Por isso, criei um guia para ajudar você que tem a mesma dúvida. Vale ressaltar que nao é uma regra. Ninguém é obrigada a pintar as unhas da maneira como vou explicar. Você pode e DEVE usar as cores que mais gosta. A intençao é ajudar, dar um “norte” para que a escolha da cor se torne mais fácil para você, ok? Entao, vamos lá!
A primeira coisa que você precisa saber é que você NAO PRECISA usar a mesma cor das maos, nos pés. Se você gosta, vai fundo. Nao tem erro ou breguisse nisso, como muita gente pensa, apenas é clássico e o clássico nunca sai de moda. Mas se você quer usar uma cor diferente nos pés, você pode. Como fazer isso?
Existem várias maneiras de escolher a segunda cor de esmalte. A primeira – e mais fácil – é usar o “tom sobre tom”, ou seja, um tom escuro nas maos e um tom mais claro nos pés. O contrário também vale. Seu pé nao precisa apenas usar cores claras. Fiz uma montagem no Photoshop para vocês entenderem melhor.
Como vocês viram, usar tons próximos é um recurso fácil e muito lindo e você pode combinar os tons próximos que você quiser. A imagem é apenas um exemplo.
Outra maneira de combinar as cores, é usando tons harmônicos, ou seja, tons que “conversem entre si”; que nao sao iguais mas que também nao chocam quando estao juntos. Olha só:
Uma tendência que segue esse princípio muito bem sao as unhas candy colors.
“E como ficam às unhas em relaçao às roupas e sandálias, devo combinar também?”
Nao! Nesse caso, a ideia é contrastar. Nao saia de batom vermelho, vestido vermelho, sandália vermelha e esmalte vermelho. Isso sim é brega e nao favorece em nada as peças lindas que você escolheu. Com relaçao à sandália, você pode seguir o princípio dos “tons harmônicos” e da diferença de acabamento, ou seja: Se a sua sandália é dourada e verniz, use um esmalte cremoso vermelho, por exemplo. Evite esmaltes com glitter e verniz, em sandálias que já possuem brilho. A ideia é que um acessório nao roube a atençao do outro.
E por último, achei interessante compartilhar essa imagem, que explica bem como pintar a sua unha de uma maneira fácil e com um acabamento super bonito. À primeira vista, parece ser muita coisa, mas nao é. A imagem só tentou ser didática. Com o tempo, fica tudo muito automático.
Gostaram das dicas? Se você tem alguma dúvida, faça como a Jéssica: envie um email para contato@pigmentof.com que com certeza eu vou te responder.
Beijos,
adooorei, também tinha essa duvidaa, e por isso uso sempre os esmaltes clarinhos nos pés.. me ajudou bastante em relação a isso, muito obrigadaa.. e adorei o post falando sobre isso :D:D
Viu só quantas opçoes que você tem agora? Divirta-se!!! Bjsss
se e brega colocar adesivos em todas as unhas da mao e como deve ser o tamanho das unhas do pe e da mao
Para ocasiões especiais, o classico ainda comanda o bom gosto: mãos e pés à mostra são valorizados pela escolha de um só tom, pois harmonizam o conjunto. Batom ? Sobretom, nunca contraste.
Depende muito, Merces. O clássico nunca sai de moda mas também não é a única opção correta. As cores e estilos sempre se harmonizam quando bem combinados e claro, se a pessoa está feliz com a escolha, ela estará bonita porque a felicidade de se sentir à vontade em um look não tem preço. Bjs