27 maio 2013

Sou viciada em doces. E agora?

LIFESTYLE > Alimentação

Tem muita gente disposta a emagrecer que nao vê dificuldade em reeducar a alimentaçao desde que isso nao afete o consumo de doces. Eu era uma dessas pessoas. O nutricionista poderia tirar tudo de mim, menos aquela sobremesa depois do almoço.

Mas o meu problema maior era que eu era viciada em açúcar. Nunca fui daquelas que a bolsa sempre tem um chocolate, bala ou chiclete mas eu sempre comprava um doce para comer no trabalho, no final do dia, de manha ou seja, o dia todo. Às vezes nem eram porçoes tao grandes, mas era constante. Todos os dias e várias vezes por dia.

E eu só deixei de ser viciada em doces quando realmente coloquei na cabeça que eu queria nao apenas emagrecer, mas mudar meus hábitos, mudar de vida mesmo. O consumo excessivo de açúcar nao apenas engorda mas causa uma série de problemas como enxaqueca (e eu sofro muito com isso), envelhecimento precoce, rugas, estrias, celulites, hipoglicemia, diabetes e até câncer. Os nutricionistas dizem que para ser saudável, o consumo diário de açúcar nao deve exceder à 35g ou 40g e eu com certeza estava ultrapassando isso.

Se você tem o mesmo problema, vou dar algumas dicas que funcionaram comigo, para quem sabe assim te ajudar a vencer mais esta etapa:

viciada-em-doces1. Nao dá pra ficar que nem louco calculando se ingeriu até 40g diárias de açúcar mas dá pra se controlar. Você nao precisa – e nao deve – comer doces a cada refeiçao. Escolha um momento do dia para isso. Dica: o cardápio #desembucha pode te ajudar a equilibrar a quantidade de açúcar diária já que quando eu pedi para montarem esse cardápio, informei da minha necessidade de reduzir bastante o consumo de doces. E lembre-se: nao adianta passar o final de semana atacando tudo quanto é doce que vê pela frente, porque você já decidiu que vai compensar tudo com a dieta e os exercícios da semana. Na sua cabeça isso pode até funcionar, mas no seu corpo nao.

2. Apenas 1 porçao: mesmo que seja diet/light, nao passe de uma porçao e bem fininha. Quando você repete a sobremesa, tudo o que era diet/light passa a ser super calórico.

3. Nao tenha doces em casa: Se você nao consegue resistir aquele brigadeiro no final da tarde ou aquela barra de chocolate, nao compre. Simples assim. Nao ter doces em casa é o primeiro passo para diminuir o consumo.

4. Deu vontade? Fruta nela! Quando eu penso naquele bolo que eu queria comer, vou correndo lavar alguma fruta para comer. Eu posso até estar comendo maça, mas na minha cabeça, estou saboreando um pudim. Enganar o cérebro funciona.

5. Divida a sobremesa: Nao consegue pedir apenas um pedacinho? Entao divida o pedaçao com alguém. Além de comer menos, você ainda volta aquela velha prática de compartilhar bons momentos na mesa.

6. Escove os dentes: Além da boca ficar docinha, vai dar sede, entao sao dois benefícios em um único hábito. Comigo funciona.

7. Nao vire refém do chocolate: chocolate amargo nao engorda como os outros chocolates, mas isso nao quer dizer que você possa comer a barra inteira. Apenas 4 tabletes diários em apenas 2 dias da semana, é mais que suficiente.

8. Cuidado com o adoçante: Na escolha dos adoçantes sintéticos, evitar usar o mesmo tipo por mais que 30 dias, ou seja, alterar o tipo de adoçante sintético a cada 30 dias. E, desta forma evitar os possíveis malefícios que cada um pode provocar, quando consumido por tempo continuado. Prefira adoçar com mel ou adoçantes a base de estévia.

9. Invista no chiclete sem açúcar. É adocicado mas nao é calórico. Outra forma de enganar a compulsao por doces.

10. Troque os refrigerantes por sucos naturais e água. A ausência de celulite agradece! :)

11. Pratique exercícios físicos, que ocupam corpo e mente e tiram o foco do apetite. E acredite: só a atividade física vai te disciplinar. Quando você passa a ter consciência do quanto é preciso transpirar para eliminar a gordura e o quanto os resultados sao ótimos, seu corpo passa a dizer nao para o que nao vale a pena, sem que isso seja um sacrifício.

Gostaram das dicas?

 

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

0 comentário em "Sou viciada em doces. E agora?"
  1. Andreia Velázquez   27/05/13 • 18h24

    Adorei a matéria !! Minha compulsividade por doces é diária ! E depois do almoço eu necessito de 80g de bolo do Amor aos Pedaços ! Antes era um chocolate alpino e substitui pelo Amor. A fatia é pequena e mata minha vontade do dia todo! Não faço a menor idéia de qtas calorias tem. Tentei mudar o habito para um dia sim e um dia não, até q estou conseguindo! Substituir por frutas? Quase impossível! Risos
    O problema é q o açúcar ingerido causa barriguinha e para perder tem q ter muita dedicação e treino !

    • pigmentof   27/05/13 • 19h11

      hahahaha Entendo bem isso. Eu pensava que jamais conseguiria controlar. Eu tbm nao comia frutas nao, viu? Mas me forcei e tem dado certo. BOA SORTE!!!

  2. Mary Araújo   28/06/13 • 01h49

    Estou tentando mais ta sendo mto difiicil sou anciosa e adoro doces..e quando n tenho n axo eu fico louca tenho sempre que comer ,..obrigado pela dica estou me esforçando mais não estar sendo facil nãoo..s2

    • pigmentof   28/06/13 • 09h34

      Mary, eu imagino. Eu era assim tbm. Tudo era motivo para um doce mas tenho certeza que vc vai conseguir. Boa sorte, viu? Bjs

Anterior
Próximo
Voltar para a home