É uma pena que muita gente se prenda ao passado a ponto de nao perceber a beleza do hoje. A vida nao é estática, flui. As pessoas crescem e se vao, se graduam e perdem seus empregos, algumas morrem, outras se casam, muitas se divorciam e outras enfrentam um câncer. É difícil aceitar que as coisas mudaram, que nunca mais serao como antes.
Sim, as coisas nunca sao como antes. E sempre há vida no novo. E sempre há um Deus dizendo que faz novas todas as coisas e que estará com você em todas elas.
E aquele amigo que só fala do que antes era melhor? Do quanto queria viver tudo aquilo de novo e que aquilo sim é que era vida?
É claro que todos sentimos saudades de muitas coisas e isso é maravilhoso, sinal de que realmente temos boas lembranças do que vivemos, mas é preciso recordar que todos os dias despertamos sendo uma pessoa e dormimos sendo outra e é preciso saber deixar cada coisa no seu tempo determinado no espaço. Nós também nao somos mais os mesmos de antes. Quanta energia se perde desejando o que se tinha…
Se necessitas celebrar o que foi belo, faça-o. Se necessitas recordar, faça-o. Se é preciso pedir perdao, peça. E se necessitas chorar, chore. Mas feito isso, siga em frente. Se fixar na ideia de que tudo antes era melhor, de que o ontem é que era vida, é pedir para viver em desespero. Sem contar que postergar o hoje para ter um amanha melhor, é ganhar um novo ontem para a lista nostálgica ou um novo ítem na lista de coisas que poderiam ter sido e nao foram.
A soluçao é estar tao presente no agora a ponto de dormir exausto por ter aproveitado cada minuto do hoje. E esse também é o segredo para conviver bem com quem amamos: deixá-los ir e ser quem sao, sem remorço algum, pelo simples fato de que você sabe que esteve com eles o tempo todo. Isso é muito melhor que ter passado o tempo todo imaginando como era bom no começo.
E se é uma pena lamentar o próprio passado, é digno de dó aquele que se prende ao passado alheio, condenando a forma como as pessoas escolheram viver o seu hoje. Isso me leva a crer que felicidade alheia incomoda. E depois, há sempre uma história por trás de cada escolha das pessoas, uma razão pela qual elas escolheram mudar as suas vidas, então não julgue antes de conhecer e como diz o velho ditado: o mundo dá muitas voltas. Não gaste seu precioso tempo em fofocas, coisas do passado, pensamentos negativos ou coisas fora de seu controle. Melhor investir sua energia no positivo do presente. A vida é muito curta para você desperdiçá-la “cuidando” do outro ou se “preocupando” com alguém. Cuide apenas da sua vida!
Porque se tem uma coisa que essa vida me ensinou é que não importa se a situação é boa ou ruim, ela mudará.
Bom dia!
Sabe, Fe.. eu acho que as pessoas condenam os outros para não ter que ocupar sua atenção com sua própria vida, percebendo as consequências de suas próprias escolhas. Por isso o ser humano é tão facilmente magoado e afetado… bjos querida, boa semana!!!
É verdade. Viver nao é tao simples e é muito fácil complicar ainda mais.