Todo mundo pode divergir na hora de escolher produtos de maquiagens, texturas e cores mas na hora de eleger uma marca como preferida, um nome é quase unanimidade (se nao for): MAC Cosmetics. Ela é cara, muitas vezes caríssima, mas a diversidade de tons e a qualidade dos produtos, isso ninguém pode discutir.
Eu tenho muita vontade de conhecer a fábrica da marca, especialmente para saber como sao criados os batons e como escolhem as cores tao exclusivas. Ainda nao tive essa oportunidade, mas hoje me deparei com uma matéria do site The Coveteur, que fez uma visitinha muito legal à fábrica e por isso eu resolvi compartilhar as fotos e informaçoes aqui, pra vocês. Olhem só quanta coisa bacana:
A fabricaçao dos batons começa com os ingredientes especiais da marca (nao revelados, é claro!), sendo separados cuidadosamente e na medida exata para nao estragar a fórmula.
Em seguida, eles sao aquecidos em um forno de 90ºC.
À esquerda, os batons vao levemente sendo misturados e ganhando o tom desejado. À direita estao alguns dos ingredientes como cera e pigmentos, utilizados na fabricaçao.
Em banho-maria, tudo vai se derretendo e cheirando a baunilha, essência levemente presente em todos os batons da MAC.
Depois que os ingredientes foram diluídos, é hora de derramar o líquido que se formou, em uma base de metal.
Depois que o líquido ficou sólido, é hora de raspar o excesso de batom do molde, com a ajuda de uma espátula.
Quando você retira o excesso, é possível ver essas marcaçoes em “bolinhas”, dentro da barra de metal, que nada mais é do que o batom se transformando nas “balas” que conhecemos. A MAC afirma que usa toda a tecnologia possível na fabricaçao, mas nao abre mao de fazer algumas coisas “à moda antiga”, o que garante muito do sucesso que a marca possui.
Quando as balas já estao endurecidas, eles retiram esse parafuso dourado da foto anterior para retirar as balas prontas e começar a colocá-las uma a uma nas embalagens. É um processo que exige total delicadeza para nao quebrar e por tudo a perder.
Depois, ele passam um tempo aí paradinhos, para aderir bem à embalagem.
Quando já estao bem sequinhos, começa a fase legal que sao os swatches, para ver se eles realmente chegaram ao tom que foi pensado lá no começo da fabricaçao. Esse processo é feito bem devagar, para garantir a integridade do tom.
E depois de verificado que a cor está ok, é hora de etiquetar os seus nomes e identificar o tipo de acabamento; um trabalho feito pela equipe responsável em criar os nomes de cada produto.
E aqui, os batons prontinhos para serem comercializados (as letras descritas na embalagem foram colocadas pelo pessoal do The Coveteur quando fizeram estes batons).
Demais, né? Eu fiquei morrendo de vontade de fazer o meu também. Agora você já sabe como o seu Ruby Woo e tantos outros clássicos da marca sao feitos. Gostaram?
Super! ;)
Demais!!!
Adorei ver como se faz um batom, não fazia ideia de como era!!
Muito legal, né? Bjs
gostaria de saber a composiçao quimica dos batons da macSou alergica a varias substancias
Infelizmente não sei dizer.