16 out 2014

Alopécia androgenética (ou queda de cabelo genética) na mulher

LIFESTYLE > Beleza

Alopécia androgenética (AA) é o nome médico dado para a queda de cabelo genética, com padrão masculino. Apesar de mais facilmente vista nos homens, este tipo de queda de cabelos é também muito comum nas mulheres. Sabemos que antes da menopausa até 10% das mulheres têm AA. Este número sobe bastante depois dos 65 anos: até 75% delas podem sofrer com o problema.

F74

Como é este tipo de queda de cabelo?

A AA começa assim: normalmente, a mulher, por volta dos 30 anos, percebe que o cabelo está ficando um pouco mais “ralo” na parte superior da cabeça. Normalmente não chama muito atenção a quantidade de fios que cai no chão, mas a pessoa percebe falta deles na cabeça!

Por que este tipo que queda de cabelo acontece?

Na realidade, não ocorre apenas queda. Os fios vão ficando também cada vez mais finos na região superior da cabeça. Isto dá a impressão que tem uma quantidade menor de cabelos. Algumas mulheres podem ter algum problema hormonal (excesso de hormônios masculinos) associado com a AA. No entanto, na maioria das mulheres este é um problema genético, e os exames hormonais estão normais. Vale a pena investigar se outras mulheres mais velhas da família tiveram este problema. Perguntem para as mães, avós e tias se elas tinham mais cabelo quando eram mais jovens e se a quantidade foi diminuindo. Esta é uma boa dica para saber se pode ser o seu caso!

Tem tratamento? Quando é melhor momento pra tratar?

Sim! Felizmente hoje existem alguns tipos de tratamento eficazes para a AA. Ele pode ser feito com loções (o minoxidil ainda é o princípio ativo mais usado), medicações orais e, atualmente, tem-se usado tratamento com LED, que é uma fonte de luz aplicada no couro cabeludo. Pode ser usada no consultório ou em casa, alguns minutos por dia. O ideal é começar a tratar quando aparecerem os primeiros sinais. Assim, existe maior chance de o cabelo voltar a ser parecido com o que era antes. Mas mesmo as mulheres que têm um grau de queda já avançado podem se beneficiar do tratamento. Por isto que eu insisto: não percam tempo com soluções caseiras ou shampoo milagrosos para queda de cabelo. Procurem um dermatologista!

Eu vou ter que tratar a vida toda?

Pois é, até hoje não se descobriu um jeito de alterar a genética das pessoas de perder cabelo… Então, parando o tratamento, a tendência é que a natureza siga seu curso e que a tendência volte. Mas como hoje em dia o tratamento para AA não é assim tão complicado, a maioria das mulheres não se importa em incluir em seu ritual de cuidados com o cabelo uma loção anti-quedas ou medicação específica para o problema! Converse com seu dermatologista! Ele vai avaliar o melhor tratamento para você.

O implante de cabelos pode ser necessário? Em quais situações?

Tanto para homens quanto para mulheres, o implante é usado em casos mais avançados, que tiveram pouco ou nenhum benefício com o tratamento comum. Explicando de uma forma simples, o que se faz é retirar cabelo da área não afetada pela AA (parte posterior da cabeça) e implantar fio a fio na área que está faltando. É um procedimento bastante trabalhoso, mas que pode apresentar excelentes resultados em casos avançados!

Então, a dica é: percebendo que eu cabelo está diminuindo, procure logo um dermatologista. Ele é o profissional mais indicado para prevenir e melhorar este e outros tipos de queda de cabelo.

roberta_pb.jpg

  • Dra. Roberta Vasconcelos – CRM 120.345
  • Consultório: Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj 36 – Paraíso – São Paulo, SP
  • Telefone: (11) 3171-1901
  • Blog: dermainforma.com.br

[box] Por norma do Conselho Federal de Medicina, nenhum médico pode indicar remédios, produtos ou fazer diagnósticos pela internet. Para isso existem as consultas.[/box]

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home