05 maio 2015

Vulcão Calbuco – Afinal, cancelo ou não a minha viagem para Santiago?

VIAGEM > CHILE > Santiago > DICAS ÚTEIS

1200x630_304681_chile-vulcao-calbuco-ameaca-populacaoDesde que o Vulcão Calbuco entrou em erupção e as notícias ganharam o mundo, essa pergunta não para de chegar nos meus emails: Fê, como está Santiago? Cancelo ou não a minha viagem?

Eu já até falei disso no Facebook e no Instagram algumas vezes mas diante da preocupação de tanta gente, achei melhor fazer um post no blog também.

O Vulcão Calbuco fica perto de uma região conhecida como Região dos Lagos, que recebe muitos turistas. Para que tenham uma ideia melhor, ele fica bem perto de duas cidades bem conhecidas que é Puerto Montt e Puerto Varas, no sul do país.

No dia 22 de abril de 2015, após 43 anos em silêncio, ele entrou em erupção e deixou várias famílias que moravam perto sem casas. O governo tem trabalhado muito para devolver a paz para estas famílias e o país todo se mobilizou enviando ajuda.

vulcão

No dia 30 de abril ele teve uma nova erupção e por isso continua sob alerta. No mapa abaixo que é do Emol, um dos jornais mais importantes do país, vocês podem ver as áreas afetadas e outros detalhes.

emol calbuco

 

Apesar do quanto tudo isso deu uma reviravolta no sul do país, vale salientar que Santiago não foi afetada em nada. Santiago está a 1000Km de distância do Calbuco e portanto não sofreu nenhum abalo. Inclusive, as cinzas chegaram no sul do Brasil e na Argentina bem antes de chegar aqui.

Então se você tem viagem marcada para Puerto Montt ou Puerto Varas, vale acompanhar as notícias para ver a real possibilidade de ir pra lá mas se você vem apenas para Santiago, fique tranquilo. A cidade realmente só soube do vulcão como você também soube: pela TV.

Vale salientar que a sua companhia aérea pode mudar a data ou hora do voo se ela achar que de alguma forma as cinzas prejudicam o voo mas a olho nu, Santiago está longe de ver uma fumaça como as que foram mostradas nas fotos deste post.

Espero ter tranquilizado vocês.

[disclaim] Desculpe, mas não tenho condições de dar dicas para roteiros individuais de viagem e/ou revisar o roteiro que cada um me envia. Perguntas que vão além do objetivo do blog que é informar e não assessorar, não serão aprovadas. Obrigada pela compreensão! [/disclaim]

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

8 comentários em "Vulcão Calbuco – Afinal, cancelo ou não a minha viagem para Santiago?"
  1. larissa   05/05/15 • 11h03

    Estou embarcando amanhã pra puerto montt, com destino Puerto Varas. Falei com o hotel e a cidade não foi atingida pelas cinzas. Podem embarcar sem medo!

    • fernanda   05/05/15 • 19h08

      Que ótimo que a coisa melhorou por lá. Uma amiga foi pra lá há 1 semana e teve que voltar porque a cidade estava focada em ajudar as vítimas e tinha muitas cinzas. Bjs

  2. Barbara   05/05/15 • 15h08

    E a neve já apareceu por ai?não tem risco de derreter?

    • fernanda   05/05/15 • 19h07

      A neve só aparece mesmo no final de maio. As cinzas nem chegaram em Santiago. O vulcão não teria como influenciar neste aspecto. Ao menos não em Santiago.

  3. Guilherme   05/05/15 • 18h30

    Muito bem explicado e pelo testo nem preciso remanejar meu voo para Puerto Montt daqui um mês.. torcer para logo estar em estado de alerta laranja, mas mesmo hoje estando no alerta vermelho aeroporto e cidades próximas a puerto montt não parecem estar afetadas.. Gracias

    • fernanda   05/05/15 • 19h08

      Se Deus quiser tudo vai melhorar por lá. Bjs

  4. Carolina Sette   26/05/15 • 15h05

    Olá, acompanho seu blog faz algum tempo e gosto muito. Nossa família (eu, meu marido e duas filhas – 5 e 9 anos) passaremos as férias de julho em Santiago. Você pode me dizer a média de temperatura na cidade nessa época? Moramos no Canadá por 4 anos e pegamos temperaturas de até -30 graus em nossa cidade. Imagino que o frio daí seja bem mais ameno, mas queria saber a média para decidir que roupas de frio devo levar. É possível fazer uns -10 graus por aí no inverno ou até menos do que isso? Muito obrigada! Mais uma vez, adoro seu blog e insta. Abs.

    • fernanda   30/05/15 • 17h02

      Oi Carolina! Acho que já nos falamos no Face, né? Pra quem vem do Canadá o inverno daqui é verão rsrs. Bjs

Anterior
Próximo
Voltar para a home