14 set 2015

Facebook – 10 motivos porque a sua empresa ou blog não deveriam estar nele

LIFESTYLE > Dicas para Blogueiros

Que todo mundo ou boa parte dele está no Facebook, é um fato. Isso faz com que muitas empresas e blogs optem por essa mídia para promover o seu trabalho.

Apesar das modificações que a rede social vem apresentando ao longo do tempo, inclusive no alcance de suas visualizações, é uma mídia massiva, portanto ela consegue atingir muita gente. No entanto, hoje quero dizer 10 motivos pelos quais você NÃO deveria criar uma página para a sua empresa ou blog no Facebook.

1. Se você não é disciplinado

Social Media MarketingDiferente de um perfil pessoal, uma página no Facebook representa uma marca. Sendo ainda mais específica, ela representa a marca da sua empresa ou blog e claro, você. No seu perfil pessoal você publica quando quer e se quer. No perfil empresarial se você não postar com regularidade as pessoas simplesmente vão esquecer da sua existência, com isso vão deixar de interagir e como consequência, o Facebook vai tirar a sua página da timeline delas mesmo que elas continuem te seguindo.

Pense na sua página como um programa de tv: se ele é transmitido hoje e amanhã não, aí volta a ser transmitido daqui 1 mês e depois em outro horário, você acha que esse programa vai dar ibope até quando? Criar uma página e não publicar com regularidade mancha muito mais a sua imagem e afasta mais seus possíveis clientes, do que se você nunca tivesse criado uma.

2. Se você não gosta de conversar

comentariosImagine a cena: você foi convidado para jantar na casa da Larissa. Chegando lá, a Larissa te recebe, faz você sentar na sala, liga a tv e deixa você olhando tudo o que passa enquanto ela termina o jantar. Quando a mesa está posta e você inicia uma conversa, inclusive agradecendo o jantar, a Larissa simplesmente não fala, apenas come. E aí você vai embora se lembrando apenas da comida mas o encontro não gerou nenhum envolvimento ou diálogo. Chato, né?

Não adianta fazer as publicações mais legais no Facebook se você não vai responder aos comentários das pessoas. Chegará um momento em que você terá muitos seguidores e pode até não conseguir responder a todos mas ao menos dar um like e responder de maneira geral, tem que estar nas suas metas. Além de educado, você garante a participação das pessoas na página e passa credibilidade, especialmente se a sua página oferece um serviço. Não responder os comentários pode soar na cabeça do seu seguidor que talvez seja um risco comprar na sua empresa pois ele pode ficar à mercê do seu mal atendimento.

3. Se você fala demais

notificaçõesNão interagir é ruim mas falar demais também é. Lembre-se que seus seguidores também seguem outras páginas. Se você disparar conteúdo o dia todo, ele pode cansar. Com o tempo você vai percebendo a quantidade de publicação ideal e pode até ser que seu público se mostre mais interessado em “consumir” mais conteúdo do que você vem postando diariamente mas comece com a boa prática do menos é mais.

4. Se você acha que ter seguidores é mais importante que ter engajamento

engajamentoSabe a velha história de comprar seguidores? Pois é, infelizmente tem gente que ainda faz isso. Esse é um dos maiores “queima filmes” que a sua marca pode passar. Você está comprando – o que por si só já é negativo – um público falso, um público inconsistente, um público que não vai trazer nenhum benefício à sua marca. Sabe o por quê?

Porque uma empresa é feita de clientes verdadeiros. Porque possíveis patrocinadores ou anunciantes querem pessoas reais. Porque ao comprar seguidores você atesta que não tem capacidade de atrair pessoas para o seu negócio. Fora isso, de nada adianta ter 1 milhão de seguidores se apenas 100 pessoas dão um like ou comentam nas suas publicações. O que torna o seu conteúdo relevante é a quantidade de comentários e compartilhamentos que a sua publicação gerou. É o quanto aquilo despertou uma ação nas pessoas. Se você tem 100 seguidores e 10 deles estão sempre ali, comentando, compartilhando, interagindo, sua marca tem mais valor – inclusive comercial – do que aquela que é composta por falsos seguidores. Engajamento é o que dita o sucesso do seu negócio.

5. Se você não tem paciência para relatórios, gráficos e métricas

graficosPara o seu cliente ou seguidor, rede social é divertimento. Para você, é dinheiro, é reconhecimento, é investimento. Seu Facebook está sendo bem usado? Você sabe qual o horário que o seu público está nessa rede social? Você sabe a faixa etária das pessoas que te seguem? Você sabe o quanto o seu engajamento e número de seguidores tem aumentado ou diminuído de uma semana para a outra? Você sabe quais publicações mais geram likes para continuar publicando coisas parecidas? Além das pessoas que te seguem, você sabe quantos usuários no Facebook tem visualizado as suas publicações? Você sabe os tipos de páginas que seu público segue, além da sua?

Se você respondeu não para boa parte dessas perguntas, então você não deveria estar no Facebook. Quando você cria uma página, o Facebook disponibiliza um relatório com gráficos e métricas que permitem melhorar a imagem da sua marca. Se você não dá atenção para estas coisas, então é melhor não ter uma página.

6Se você não sabe escrever

escrever corretamente

Ok, estamos falando de internet, uma mídia que praticamente criou o seu próprio idioma. No entanto, ainda estamos falando de um canal de comunicação, onde estruturar bem o que você deseja informar, revisar a gramática e saber se expressar, é fundamental. Tanto faz se a sua página é de um banco ou de humor, você precisa saber escrever, precisa expressar com clareza as suas ideias. Uma página com bons textos gera muito mais confiança no seu seguidor, posiciona melhor a sua marca e garante que aquilo que você queria informar foi trasmitido com sucesso.

7Se você é um spam ao invés de um criador de conteúdo

shareTodo mundo tem um amigo spam no Facebook. É aquele cara que compartilha tudo o que gosta e raramente publica algo autoral. Tem uma coisa muito positiva no amigo spam: de maneira voluntária, ele se torna uma mídia gratuita das marcas que segue e faz com que outras pessoas conheçam essas marcas mas o seu ponto forte é justamente o seu inimigo: ele não deixa as pessoas saberem que ele tem uma identidade e por isso mesmo todos que o seguem deixam de tê-lo na timeline e passam a seguir apenas as páginas que ele divulga. Vai acontecer a mesma coisa se a página da sua marca só divulgar conteúdo de terceiros.

8Se você quer apenas vender

vendasSe você criou uma página para vender seu serviço ou produto e dedicar 100% das suas publicações para aumentar as suas vendas, dizendo sempre o quanto o seu produto é sensacional e necessário, você vai transformar a sua marca em uma chatisse virtual. É como estar na festa com amigos e chegar alguém oferecendo algo para você comprar. Por outro lado, se você participar da festa, interagir com os amigos dessas pessoas, dar uma dica que elas desconheçam e despertar uma simpatia nelas, elas vão considerar comprar o seu produto.

9. Se você não tem bom senso

marketing digitalVocê tem uma estratégia de publicação? Uma linha editorial? Você revisa seus posts antes de dar enter? Você se faz a pergunta: eu compartilharia isso se recebesse de outra pessoa? Colocaria isso em uma revista? Eu contaria isso para alguém? Se você publica por publicar você ainda pensa como um seguidor comum de redes sociais e não como uma página que revela a sua marca.

10. Se você não ousa ser criativo

criatividadeVocê pode até discordar desse post mas aposto que o título despertou a sua curiosidade. Se isso aconteceu, eu já marquei três pontos dentro dos meus objetivos porque chamei a sua atenção, você clicou no link que deixei na minha página e chegou até o meu blog, o que consequentemente melhorou o tráfego do meu site. Bingo! No Facebook você está competindo com diversas outras páginas que pensam estratégica e criativamente todos os dias para levar algo relevante e inovador aos seus seguidores. Você não pode agir diferente deles.

Há muito mais motivos mas estes são os principais. Apesar de ter mencionado o Facebook, as dicas se aplicam a todas as redes sociais que você pretende divulgar o seu trabalho. Rede Social é algo tão sério que grandes empresas até contratam gestores de mídias sociais.

Diferente do seu seguidor, você precisa ver as mídias sociais como vitrines para a sua marca, como a chance de exibir um comercial na tv no horário nobre. Você não faria isso de qualquer jeito se tivesse essa chance, faria?

*Fernanda La Salye é publicitária, gestora e criadora de conteúdo digital.

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home