06 out 2015

10 coisas que você não sabe até ter um blog

LIFESTYLE > Dicas para Blogueiros

dicas para blogsCada vez mais tenho recebido pedidos de posts com dicas para novos blogueiros, para quem pensa em ter um blog/canal e para quem precisa criar um site/página no facebook para uma empresa. Tudo isso me deixa muito feliz porque meu blog só tem 3 anos e um longo caminho a percorrer mas de certa forma estes pedidos mostram que vocês confiam e gostam da forma como eu venho trabalhando.

Como eu sou publicitária e trabalho com marketing digital, falar de blogs, mídias sociais e até dicas de trabalho e produtividade sempre estiveram na minha listinha e hoje fico ainda mais feliz de ver que a coluna #SucessoDigital tem sido bem aceita por aqui. Para hoje separei algumas coisas que ninguém conta – e se conta são poucos os que realmente dão ouvidos – sobre ter um blog.

1. Não vai dar certo se você não tiver organização

Entenda por organização cumprir prazos, ter uma frequência de publicação, dias determinados para responder emails e comentários, planejar um cronograma editorial, ou seja, as postagens da semana ou do mês, tempo para criar ou pensar em roteiros, gravar e editar vídeos, tempo para fazer e editar fotos, dias para pesquisar e se atualizar, dias determinados para ler e acompanhar outros blogs para aprender com eles, dias determinados para resolver questões administrativas como hospedagem, layout, navegação, pagamentos de contas (blog demora a dar dinheiro mas é rápido em fazer gastos) e muito mais. Organização é uma das chaves do sucesso.

2. Você precisa amar loucamente a ideia de criar conteúdo

Não basta gostar ou achar a ideia interessante, precisa amar. Sabe amor louco, paixão avassaladora? É isso o que faz um blog se manter vivo, que traz ao blogueiro inspiração diária, que faz com ele pesquise, se atualize, queira crescer e fazer o blog crescer junto. Seguir um blog é muito diferente de criar e administrar um. Acompanhar de fora o que acontece nesse universo é bem legal mas não é todo mundo que realmente tem amor por escrever ou gravar diariamente e sem essa paixão não vai funcionar.

3. Dinheiro é a última coisa que você vai ganhar

E se for persistente. Hoje em dia tem muito blogueiro e/ou youtuber competente vivendo de conteúdo e vivendo bem mas eles não iludem seus seguidores, os seguidores é que se deixam iludir. Nenhum desses blogueiros tiveram salário após 1 mês de blog. Você aceitaria trabalhar em uma empresa que não te desse um salário durante três anos? Muitos, assim como eu, ainda não possuem renda vindo desse trabalho mesmo tendo se passado 3 anos. Dinheiro na internet não vem no fim do mês como em qualquer outro trabalho e o que ninguém lembra é que não dá lucro inicialmente mas dá gastos, como já foi dito. É mais provável que você comece um blog sem grandes recursos, ou seja, com um layout mais ou menos, uma câmera limitada mas em algum momento você vai precisar fazer pequenos (e até grandes) investimentos para chegar a ganhar alguma coisa e esse ganhar alguma coisa vai desde dinheiro e parcerias até novos e fiéis seguidores porque o público tem ficado cada vez mais exigente.

4. Você continuará sendo humano

Ou seja, terá cansaço, stress, gente chata para lidar (e muita), contas para pagar, impostos para declarar, reuniões, prazos, decepções, desânimo, conquistas e perdas. Nunca esqueça que os blogs que deram certo são fruto de muito trabalho e trabalhar tem os mesmos “sintomas” em qualquer formato. É por isso que amar o que se faz tem total sentido porque todo trabalho tem uma dose de dor de cabeça.

blog pigmento f5. Você vai ter que se especializar 

Escrever bem é básico, nem vou me aprofundar muito nisso mas só escrever bem não faz um blog sobreviver. Você vai ter que aprender a tirar boas fotos, editá-las, criar bons roteiros para que seus vídeos façam sentido e facilitem o momento da edição, vai ter que saber editar vídeos, vai ter que conhecer muito bem sobre o assunto que pretende informar, vai ter que ler muito sobre como posicionar melhor seus posts nas buscas do Google, como divulgar de forma interessante nas redes sociais e quanto tudo isso já for automático, vai precisar estudar novas maneiras de fazer essas coisas para não ficar desatualizado diante da concorrência. Seu leitor segue vários outros blogs e canais e a comparação é inevitável. Você vai ter que estar bem preparado para disputar a preferência dele.

6. Vai ter que aprender a dizer não

De forma transparente e educada mas vai precisar fazer isso diariamente. O aprendizado vem de diferentes maneiras. Às vezes seu leitor vai dar uma sugestão de post ou vídeo que não vale a pena fazer porque talvez o número de seguidores que se interesse pela mesma coisa não chega a 10%. Muitas vezes ele vai pedir coisas que não compete a você fazer. Quando seu trabalho começar a ser muito compartilhado, algumas empresas vão te procurar para fazer propostas de parcerias que nem sempre serão viáveis. Eu mesma já recusei muitas ou porque a proposta não era bilateral, ou seja, só beneficiava a empresa, ou porque não valia a pena arriscar anos de dedicação para me tornar parceira de uma marca cuja reputação não era lá das melhores, ou porque a empresa em si não tinha muita ligação com o que acredito ou com o perfil do blog. Um não com sabedoria mantém seu blog aberto para aquele sim que realmente fará tudo mudar.

7. Vai aprender de uma vez por todas o que é foco e motivação

Definição de blogar segundo o dicionário da Fê La Salye: Blogar é aquele trabalho composto por muitos processos até que seja lido pelo leitor, que envolve muitas horas sem dormir (esse post foi feito às 3 da manhã de uma quarta-feira, onde eu trabalharia às 8 no dia seguinte), muita criatividade, alguns ou muitos gastos, aonde você não sabe direito para quem está escrevendo, onde passa meses sem um feedback do público e que mesmo sem nenhuma luz no fim do túnel precisa continuar investindo tempo e recursos para que um dia ele seja aquilo que os outros mortais já possuem: um emprego com salário no final do mês aonde podem fazer planos, ainda que endividados, porque possuem uma renda. Também é lembrar que não há uma data ou receita certa para fazer isso acontecer, a única coisa que já ficou provada é que quem não perdeu o foco e acordou todos os dias motivado, conseguiu.

8. Entretenimento não tira férias

Para mim o blog é trabalho mas para quem me segue é diversão, é uma maneira de se manter informado, de passar o tempo enquanto está no transporte público, enquanto espera alguém, é uma maneira até de alegrar o dia e vira um hábito na rotina de um leitor fiel. Isso quer dizer que ter conteúdo na internet é não ter dia de folga porque no dia que você não publica a sua audiência cai, o seu leitor sente falta e se isso vira uma constante você perde seu público. Também quer dizer que você nunca mais fará uma viagem ou uma pausa na programação sem ter deixado conteúdo agendado previamente. É como um programa de TV: quando o apresentador sai, um substituto precisa entrar mas deixar de exibir o programa, jamais.

9. Você vai virar referência

Quantas vezes já entrei em alguma loja em Santiago e atrás de mim alguém dizia: “vim aqui porque vi a dica no Pigmento F, já segue esse blog?” ou alguma empresa me escreveu porque algum seguidor comentou do meu trabalho. Aos poucos as pessoas vão reconhecendo o que você faz e você vira uma marca que elas indicam, que lembram por determinado assunto ou pela imagem que você construiu.

10. Você vai se emocionar

Poucas coisas dão aquele sentimento de se sentir útil como ter um blog. Essas linhas que escrevo agora estão sendo espalhadas por este mundo afora, estão entrando nos celulares, nas casas, no trabalho e no dia a dia de gente que talvez eu jamais conhecesse de outra forma na vida. Tem gente que vai se identificar e vai entrar aqui todo dia. Tem gente que vai usar a minha dica uma única vez mais vai usar. Eu vou fazer diferença na vida de alguém ou de muitos “alguéns”. Eu vou conquistar o carinho de pessoas que eu jamais imaginava e vou me emocionar de verdade com as coisas que vão me dizer. Eu vou me sentir muito feliz em saber que aquilo que eu considerava pouco se tornou muito grande para alguém.

Esse post é apenas um pouco do que você precisa saber e avaliar antes de criar um blog/canal. Ele tem pontos desafiantes e pontos gratificantes e tudo isso precisa ser considerado. Ele é só início de muitas outras conversas e dicas práticas que vamos ter por aqui mas eu espero que ele seja o primeiro passo para que você fique motivado a fazer apenas o que ama, seja na internet ou fora dela. “Escolha um trabalho que você ama e você não terá que trabalhar um dia sequer na vida” mas que você ame e não apenas admire ou ache legal. Amar é aceitar correr riscos, blogar também.

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home