Uma das coisas que gosto de falar no blog é sobre casa e decoração e sei que muita gente que me segue também gosta. Faz algum tempo que ando recebendo pedidos de leitores para dar algumas dicas aqui sobre detalhes que fazem diferença ao receber visitas em casa.
Eu sempre gostei de preparar a casa para receber amigos e familiares mas depois de morar fora isso ficou ainda mais especial, sem contar que apesar da família morar longe, este hábito se tornou mais frequente já que a cultura chilena é bem adepta a receber pessoas em casa após criar uma intimidade com elas.
Talvez você esteja pensando: “Mas quem vem à minha casa tem que se adaptar ao ritmo que ela já tem.” Concordo, a casa é sua e não da visita mas não se trata de mudar o ritmo ou o estilo de vida dos moradores e sim de demonstrar carinho em receber, afinal, só convidamos para a nossa casa quem amamos e demonstrar carinho nos pequenos detalhes é reforçar os laços que temos com essas pessoas. Algumas dicas práticas:
- Para receber em qualquer situação
Saiba as restrições alimentares dos convidados
Todo mundo já passou pela saia justa de não saber o que dizer ao ver na mesa comidas que não gosta ou que por questões de convicção e saúde não pode comer. Verifique com antecedência quais de seus convidados são vegetarianos, se possuem intolerância a lactose, glúten ou qualquer outra coisa que gere uma situação desconfortável. Na dúvida, opte por menus que são mais fáceis de agradar a maioria.
Esteja preparado meia hora antes do combinado
Por mais intimidade que se tenha, é ruim chegar a um lugar onde se tem a sensação de que atrapalhou ou que chegou cedo demais. Tente se planejar para estar preparado pelo menos 30 minutos antes do combinado, isso inclui já estar com a casa limpa, mesa preparada, comida adiantada (esperar os convidados para começar a cozinhar nem sempre é bom) e todo mundo na casa já pronto para recepcionar as pessoas. Não estou falando de formalidades e sim de evitar que a visita chegue e tenha que esperar os donos da casa se trocarem, tomarem banho e etc.
Tenha algo preparado para “beliscar” antes da refeição
Prepare um petisco simples e que combine com o menu principal e deixe à vista antes mesmo do primeiro convidado chegar. Essa pequena atitude já demonstra carinho, ajuda a render boas conversas, deixa o primeiro convidado mais à vontade, especialmente se for a primeira visita dele e tranquiliza quem está preparando a refeição, já que ninguém estará com muita fome enquanto espera.
Atenção ao banheiro de visitas
Evite o constrangimento do convidado perguntar aonde está o papel higiênico ou o sabonete para lavar as mãos. Confira o banheiro das visitas antes que elas cheguem e deixe os produtos de higiene pessoal à vista.
Deixe o ambiente agradável
A menos que seja um encontro envolvendo a televisão, evite que ela fique ligada. Televisões geralmente tiram a atenção (a internet também) e a ideia é aproveitar a presença dos convidados. Troque essa distração por boa música de fundo. Um detalhe que faz diferença é aromatizar o ambiente. Casa cheirosa gera no inconsciente das pessoas sensações agradáveis.
- Para visitas que venham para dormir
Prepare o “quarto” com antecedência
Independente do local designado para seu convidado dormir, já deixe o ambiente preparado antes de sua chegada. Confira com antecedência as roupas de cama e banho e faça tudo o que for preciso neste quarto antes da visita chegar. Dessa forma ela não se sente incomodando e você consegue adaptar os outros ambientes da casa para que ninguém que mora nela se veja prejudicado.
Dê uma reforçada na geladeira
Convidados que chegam para dormir e passar um tempo geralmente se sentem melhor ao colaborar com as despesas de alimentação da casa. Independente disso, vá ao supermercado antes e compre um pouco a mais do habitual. Isso mostra carinho e não transparece que você está esperando que ele coloque a mão no bolso o quanto antes. Aproveite para preparar um lanche logo na chegada pois a comida do avião não é das melhores.
Explique a rotina da casa
É comum que os convidados cheguem para ficar quando os donos não estão de férias, portanto vão passar mais tempo na casa que os moradores. Explique os horários das pessoas que moram ali, aonde estão as coisas na cozinha caso precisem comer e outros detalhes que considerar importante. Também é importante explicar as diferenças em relação as casas do país que moram. Exemplo: no Chile é preciso ligar a calefação no inverno para que a casa fique aquecida, algo que é diferente das casas do Brasil. Os chuveiros também são um pouco diferentes dependendo da casa. Estes detalhes precisam ser explicados.
Avise na portaria a presença dos hóspedes
Especialmente quando recebe pessoas em outro país, já que a maioria pode não falar o idioma local. Avise quando chegam e se vão, e caso ache necessário, deixe uma chave para seus convidados.
Estes são alguns detalhes que você pode preparar para receber com carinho seus convidados. Tem alguma dica para dividir com a gente? Deixe nos comentários! E se gosta de assuntos assim, deixe uma sugestão de post.
*Imagens: Pixabay