29 abr 2020

Colágeno Hidrolisado e outros tipos de colágenos

LIFESTYLE > Beleza

Alguma vez na vida já escutamos que é preciso repor o colágeno que nosso corpo produz e que vamos perdendo com o tempo para garantir uma pele sem flacidez e bem hidratada. Eu já até contei aqui como coloquei esse cuidado na minha rotina de pele. Mas como você pode fazer isso? Quais são os tipos de colágeno? Como garantir que sua pele estará bonita e bem cuidada?

Na hora de escolher a melhor forma de fazer a suplementação é preciso conhecer os tipos de colágeno que existem pois cada um deles tem propriedades e finalidades exclusivas. Isso porque a proteína está presente em cartilagens, dentes, tendões, ossos, pele, músculos, córnea e veias, representando pelo menos 30% das proteínas do corpo humano. Por essa informação você já pode imaginar que há muitas possibilidades no mercado. Veja quais são os tipos de colágeno:

Colágeno Tipo 1

O colágeno tipo 1 também é conhecido como colágeno hidrolisado e ele é extraído do osso e da cartilagem de bois ou porcos. Esse tipo de colágeno é melhor absorvido pelo intestino e por isso melhora muito a firmeza da pele e cicatrizações, ajuda a fortalecer unhas, cabelos e articulações; e previne artrites e osteoporoses. Se você gosta de praticidade, ou seja, de usar um produto que solucione muitas coisas, este tipo de colágeno é o mais indicado.

A dose diária deve ser recomendada pelo seu médico mas em geral são 10g de colágeno tipo 1 por dia e melhor ainda se ele tiver vitamina C porque ela vai potencializar o efeito. Alguns suplementos já vem com a vitamina, como os da Sanavita, por exemplo. Neste post você pode encontrar mais informações sobre o colágeno hidrolisado e minha experiência com ele.

 Colágeno Tipo 2

É conhecido também como colágeno não desnaturado, presente nas cartilagens. Esse tipo de colágeno é indicado para quem tem doenças articulares auto imunes, lesões em cartilagens e inflamações nas articulações. Funciona parecido a uma esponja porque fornece água quando pressionado e logo se retrai para que as articulações aguentem o peso do corpo. Para esses caso, a dose de suplementação é menor que a do colágeno hidrolisado.

Colágeno Tipo 3

Este tipo de colágeno é encontrado nas artérias, nos músculos do útero e intestino mas também no fígado, baço e rins. As fibras deste colágeno apresentam elasticidade.

Colágeno Tipo 4

O último tipo de colágeno está associado a moléculas não fibrosas formando uma membrana que atua como filtro.

E com todos estos tipos de colágenos ainda é preciso suplementar?

Precisa porque como dito neste outro post, nós vamos perdendo colágeno com o tempo e ele vai mudando nos diferentes estágios da vida. Quando se é jovem, a pele tem 80% de colágeno tipo 1 e 15% de tipo 3 mas a capacidade de repor colágeno diminui 1,5% ao ano. É muita coisa! Por isso a pele fica mais fina e sem elasticidade. E como se não bastasse também vamos perdendo ácido hialurônico que resulta em menos umidade na pele, menos definição no contorno facial e por isso vamos nos deparando com linhas de expressão, rugas e etc.

A alimentação pode ajudar já que alguns alimentos como carnes, leite e ovos possuem colágeno e ao serem ingeridos o corpo produz o tipo de colágeno que está precisando. Para os que são veganos é importante que saibam que apenas os alimentos de origem animal possuem colágeno, no entanto, os alimentos de fonte natural possuem ingredientes que podem ajudar na sua produção.

Dado que é muito difícil até para a pessoa mais disciplinada ingerir diariamente a quantidade de alimentos necessários para produzir colágeno, fazer a suplementação se torna ainda mais importante.

E por que o colágeno hidrolisado é a melhor opção na hora de suplementar?

Porque a hidrólise é o processo de quebra do colágeno em partículas menores, o que garante uma melhor absorção pelo organismo.

Os médicos recomendam tomar colágeno hidrolisado pela manhã em jejum ou a noite antes de dormir. Eu já tomo há 5 anos e fez muita diferença na minha pele.

Você já toma colágeno hidrolisado? Como tem sido a sua experiência? Conte pra mim.

*Publieditorial

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

2 comentários em "Colágeno Hidrolisado e outros tipos de colágenos"
  1. Karolyne   29/04/20 • 10h35

    Opa! Dica anotadíssima. Post super completo e com informações muito úteis e claras!! Obrigada Fê!!

  2. Jussiara   01/05/20 • 18h09

    Adorei a dica! Já vou providenciar o meu!

Anterior
Próximo
Voltar para a home