22 out 2012

San Pedro de Atacama – Chile

VIAGEM > CHILE > Atacama

Atualizado em fevereiro/2017

Uma das viagens mais impressionantes da minha vida foi San Pedro de Atacama. Gente, pensa num lugar incrível? É esse. Um deserto absurdamente encantador.

Estive lá no final de outubro de 2011. Era primavera mas mesmo assim o sol era escandalosamente presente. Nunca fui tao amiga do protetor solar. Entre os muitos lugares de visitação que o deserto oferece, vou te indicar os principais, que foram justamente os que visitei; com todas as dicas para você aproveitar o que ele tem de melhor.

Mas antes, algumas dicas importantes:

 

Onde fica?

O Deserto do Atacama fica no Chile, em uma cidadezinha chamada San Pedro, ao norte do país. Nao é possível chegar a cidade de avião. Os voos chegam até Calama, a cidade mais próxima, e de lá é preciso pegar um transporte até San Pedro, uma viagem que dura aproximadamente 1h30 de carro, ou seja: 2 horas de avião saindo de Santiago até Calama + 1 hora de carro até San Pedro de Atacama.

 

Como é a cidade de Calama?

Como Calama também é pequena e recebe muitos turistas, não confie que haverá um táxi disponível quando você chegar. Aconselho que antecipadamente você feche um pacote com uma agência de turismo. Na cidade de Calama tem muitas agências de turismo para você escolher. Nao recomendo a Desert Turismo. Tem excelentes preços mas péssimo atendimento. Sao muito desorganizados. Perdemos o primeiro dia do passeio por desorganizaçao deles e nos outros dias chegaram sempre atrasados. É o típico exemplo de que o barato sai caro. Inclua os passeios e os transportes até o aeroporto, ida e volta; assim você nao perde tempo e sai mais barato ou se preferir alugue um carro no aeroporto mas o lema é: Programe-se! Nao é cidade grande.

Obs: Não se hospede em Calama porque a viagem até San Pedro é de 1h30 e fazer esse caminho todos os dias não compensa.

Obs 2: Na Rua Caracoles, a rua principal de San Pedro, há muitas agências pra você escolher.

 

Como conseguir um bom serviço de transfer de Calama até San Pedro e vice versa?

O mais recomendado é fechar este serviço diretamente com o hotel que você vai ficar. Todos possuem esse tipo de serviço. Inclusive, muitos hotéis e outras hospedagens de lá possuem convênios com agências de turismo, o que facilita organizar o seu roteiro e melhora o preço de cada serviço oferecido.

 

Como é San Pedro?

Minúscula. A cidade conta com alguns quarterões e é bem rústica: com ruas de terra e paredes de barro. A rua principal é a Caracoles de onde saem todos os passeios e onde estão todas as agências de turismo, restaurantes e etc.

A cidade conta com opções de estadia para todos os bolsos: desde hotéis de luxo, medianos, hostels, casas e cabanas. Eu recomendo o Hotel Iorana Tolache, onde ficamos. Nao é caro e o atendimento é muito bom! Nao está no centro da cidade, o que pode não ser a melhor opção se você quer aproveitar ao máximo a noite de San Pedro mas para quem quer algo mais tranquilo, fica a dica.

Se você quer uma hospedagem mais barata e muito boa, meus amigos que já viajaram pra lá recomendam o Hostal MamaTierra. 

 

Quantos dias são necessários para conhecer os principais pontos turísticos?

Para conhecer bem os principais pontos turísticos do deserto são necessários 4 ou 5 dias. Mais que isso talvez comece a ficar entediante e menos que isso nao se aproveita bem. A distancia aos lugares visitados sao relativamente curtas. A maioria dos passeios estao a menos de 40km do centro da cidade. Os principais pontos sao: Valle de La Luna/Valle de la Muerte, Tocanao e Salar de Atacama, Geyser del Tatio, Termas de Puritama e Lagunas Altiplanicas. E já que o céu nesse lugar é azul e limpo o ano todo, super recomendo o tour astronômico “Space”.

 

Dá pra fazer bate e volta em San Pedro?

Impossível! São 2 horas de voo de Santiago até Calama. De Calama até San Pedro você vai levar de 1h30 à 2h00 de carro. De San Pedro a cada ponto turístico só se consegue chegar de carro e com agências ou guias (não dá pra ir de maneira particular e nem é permitido. Já aconteceram acidentes e muitos turistas já se perderam) e cada traslado até os pontos turísticos duram pelo menos 40 min, fora o tempo de visitação. Também nao tem trem e nem onibus saindo de Santiago que te deixe dentro do deserto. Estamos falando de um deserto que merece ser explorado. Se você só tem 1 dia da viagem para conhecer outro lugar, que não seja o deserto. Um único dia é perder tempo, dinheiro e não conhecer nada.

 

Mas se não dá pra ir sozinho com um carro alugado até os passeios, a viagem sai mais cara, né?

Sim, porque é uma viagem onde você vai depender de um guia e de um carro que te leve aos pontos turísticos do deserto mas é isso o que faz a viagem ser enriquecedora e segura. Com um guia você tem acesso a todas as informações do local e com um motorista que conheça o local e seja filiado a uma agência de turismo, você não tem o risco de se perder, aproveita mais o tempo que tem em cada passeio e não corre o risco de anoitecer e ficar perdido no deserto ou da natureza ter qualquer mudança no clima e você não saber como reagir. Lugares assim são maravilhosos mas merecem cuidado.

 

Qual é a melhor época para ir ao deserto?

O deserto proporciona diferentes paisagens e climas o ano todo. A maioria prefere ir no verão e na primavera porque preferem suportar o calorão do que a neve e há quem prefira ir no inverno para não sentir tanto calor nos passeios e ainda ver neve por lá. Independente da estação que você for, o deserto estará lindo o ano todo e você sempre vai sentir calor ou frio em alguma região dele, não importa qual a fase do ano. Sobre roupas e o que se deve levar, as agências de turismo recomendam tudo perfeitamente, de acordo com a época de visitação.

Vou detalhar um pouco cada um destes lugares.

*Os valores abaixo são da minha viagem, feita em 2011, época em que o real valia mais do que vale hoje. Para ter valores atuais, entre em contato com os hotéis e agências de turismo de Calama.

1. Valle de La Muerte / Valle de La Luna:

Um lugar impressionante, como você jamais seria capaz de imaginar. Tem dunas, montanhas, cavernas, sons produzidos pelas rochas e outras coisas que eu jamais vou esquecer. É um lugar que te conquista pela grandiosidade, pelo impacto, pela energia, pela paz… Aquele lugar que você iria feliz ou triste, porque combina com todas as situações. Um lugar com as digitais de Deus e que te dá aquela sensaçao impagável do: “É, EU ESTIVE AQUI”. Já deu pra ver que amei, né?

Os dois vales ficam muito próximos. Nesse passeio você vai se surpreender com o que a natureza é capaz e vai desfrutar do pôr-do-sol mais inesquecível da sua vida, onde as cores do céu sao infinitamente superiores a sua mais querida paletinha de maquiagem, pode apostar!

Duraçao do Passeio: 5 horas

Valor de Entrada: *2000 Pesos, aproximadamente 7 reais.

2. Geysers del Tatio: 

É campo geotérmico da Cordillera dos Andes e também mais alto do mundo (4.200 mts de altura), estando apenas a 89 km de San Pedro. Para conhecer esse lugar, é preciso madrugar, literalmente porque o espetáculo que ele apresenta só pode ser visto nas primeras horas do dia. Se trata de impressionantes fumaças de vapor produzidas pelas altas temperaturas de suas crateras. É recomendável estar bem abrigado. Nós fomos na primavera e fazia -8ºC. É sem dúvida um dos espetáculos mais maravilhosos que o deserto oferece. O colorido do chão e do céu  transparece nas colunas de vapor de 7 metros de altura, e como se nao bastasse, há uma piscina termal apropriada para banho.

Os passeios são organizados para sair às 4 da manha, porque além de ser um pouco longe, é preciso chegar antes que o sol fique forte, o que nao permite ver os vapores. Vale muito a pena!

Duraçao do Passeio: 7 horas

Valor de Entrada: *3500 pesos, aproximadamente 12 reais.

3. Salar de Atacama:

Esse é um dos passeios no deserto em que você pode observar as transformaçoes da natureza e como ela pode ser incrivelmente linda! Muitos campos de sal e lagos sao abundantes neste lugar. É bem conhecido por seus fortes ventos porque está bem próximo ao Pacífico e da Cordillera dos Andes. Mas nesse dia, eu bem que adoraria esse “forte vento” porque o calor estava demais.

Só o Salar já seria lindo, mas nao pára por aí: há uma variedade maravilhosa de flamingos, que encontraram no salar seu habitat natural. Estas belezuras deixam o lugar ainda mais perfeito.

Duraçao do Passeio: 4 horas

Valor de Entrada: *5 mil pesos, aproximadamente 15 reais.

4. Lagunas Altiplânicas:

Há 110 km ao sul de San Pedro de Atacama e a 4300m de altura, estao as Lagunas Altiplânicas. Me faltam palavras para descrever esse lugar. Uma belezura que você precisa conhecer urgente! Há milhoes de anos essa paisagem era bem diferente porque as lagoas provenientes da Cordillera escorríam livremente pelos vulcoes Miscanti e Miñiques até o Salar de Atacama. Anos depois, uma erupçao do Vulcao Miñiques interrompeu o avanço das águas, que começaram a estancar-se. Foi assim que se formaram essas lagoas MARAVILHOSAS!

Por estarem a 4300m, é normal sentir um vento gelado, mas nada comparado ao inverno. Há quem diga que no inverno, pode chegar a -25ºC. Nesse passeio também vimos muitas Vicuñas, uma espécie de Camelos. Bem, melhor que a descriçao, sao fotos. Divirtam-se!

Duraçao do Passeio: 8 horas

Valor de Entrada: *7 mil pesos; aproximadamente 20 reais.

5. Tour Astronômico:

O céu de Atacama é impressionante: limpo e azul o ano todo. É por isso mesmo que um francês se deu bem, instalando há alguns anos atrás seus equipamentos e conhecimentos astronômicos no Atacama, para receber turistas do mundo todo, que só querem ver a lua e as estrelas em um céu completamente favorável para isso.

O Tour se chama “Space” e na Rua Caroles (principal rua de Sao Pedro de Atacama), você pode reservar o seu passeio ou pelo site. Mas tem que reservar mesmo porque é um passeio muito procurado. As turmas sao divididas em 3 idiomas: Español, Inglês e Francês, óbviamente.

Além de conhecer todos os segredos do espaço, o francês tem um humor incrível. Super recomendo! Uma recomendaçao importante é estar bem agasalhado. A temparatura cai bastante a noite. Se você estiver bem agasalhado, vai aproveitar bem o passeio todo.

Depois de observar as estrelas, ver nitidamente o nascimento de algumas e entender onde se posicionam dependendo da estaçao e país, é hora de ir aos telescópios donde se pode ver nitidamente a lua, júpiter, entre outras coisas surpreendentes!!! O passeio termina com um delicioso chocolate quente.

 

Duraçao do Passeio: 3 horas

Valor: *15 mil pesos – aproximadamente 50 reais

6. Termas de Puritama:

Sao piscinas naturais do deserto que se produzem por causa do Rio Puritama, um rio de água quente. É super gostoso mergulhar porque a temperatura da  água pode chegar a 30ºC, além de ter propriedades que ajudam no tratamento de doenças reumáticas.

Termas de Puritama (Puri= água e Tama= quente) fica apenas a 30 Km ao norte de San Pedro e está totalmente preparado para receber turistas. Possui vestiários, banheiros y passarelas de madeira, permitindo passar de uma piscina para a outra.

Durante anos, as fontes termais foram de uso exclusivo dos habitantes da regiao. Atualmente, parte dos termas sao propriedade do Hotel Explora que é responsável pela manutençao do lugar, o que permitiu transformar um oasis no meio do deserto em um lugar atrativo.

Duraçao do Passeio: 5 horas

Valor: *11 mil pesos – aproximadamente  R$ 35,00 por pessoa.

 

7. Lagunas Cejar, Ojo del Salar e Tebinquinche: 

Pensaaaaaa em lugar lindooo?! Ainda nao sabemos dizer se está sao as lagoas mais lindas que vimos no deserto mas que de fato sao impressionantes, isso sao!!!

Começando pela Laguna Cejar, ela fica a 20 km de San Pedro de Atacama e a 2300m de altura, em meio ao Salar de Atacama. Só por isso a vista já seria incrível, porque está rodeada de cristais de sal.

Sua cor azul turquesa é algo assim: Lindo e Phyno demais! E por isso mesmo ela é muito sedutora: você olha pra ela, sabe que ela é puro sal, mas nao consegue resistir ao seu convite para um banho, afinal, nao é todos os dias que se tem a chance de mergulhar em uma água azul turquesa, no coraçao de um deserto né? Inclusive, muitas maes entram com crianças de colo porque a alta concentraçao de sal e lítio impede que as crianças afundem.

As fotos nao descrevem nem metade da beleza do lugar, mas já pra ter uma noçao do que é esse paraíso.

Saindo da Laguna Cejar, fomos para as Lagunas Ojos del Salar. Sao dois grandes círculos de agua doce, no meio do deserto. Suas aguas sao profundas, uma aventura nao recomendada para quem nao sabe nadar e para criançaS. Diferente da Laguna Cejar, suas águas sao bem geladas.

E pra fechar o dia em grande estilo, nada como ver o entardecer nas águas Tebinquinche. Essa lagoa é lindaaaaa e ao branquinha porque é coberta de sal. Ao fundo, se pode ver a Cordillera dos Andes e os vulcoes.

Duraçao do Passeio: 5 horas

Entrada: *2 mil pesos – aproximadamente R$ 6,00

 

Vale a pena conhecer esse paraíso. Se eu tiver chance, volto lá com certeza! Se ficou alguma dúvida, é só acessar o site do deserto: www.sanpedroatacama.com

*Teclado espanhol, desculpe os erros.

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

8 comentários em "San Pedro de Atacama – Chile"
  1. Paloma   20/09/15 • 11h35

    Fernanda, estou encantada com seu blog e seus vídeos. Já vi é li muita coisa sobre o Chile e isso em dois dias! Viajo no de outubro e to super ligada nos feriados, nas dicas de mala, câmbio e passeios. Inclusive vamos a San Pedro e to ainda mais ansiosa agora q li seu post.
    Quero agradecer por todas as dicas e parabenizar pelo trabalho e simpatia ☺️
    Beijos!

    • Fê La Salye   04/10/15 • 17h30

      Muito obrigada pelo carinho, Paloma. Bjs

  2. Yoneide Carmo   07/06/16 • 11h05

    Bom dia, adorei achar seu blog. Pergunta basica. Voce tomou algum medicamento para altitude? Estive em Cuzco ano passado, não tive grandes problemas. levei aspirinas e comprimidos de neosaldina que tem cafeina. Tive leve taquicardia mas me adaptei bem e fiz todos os passeios, gostaria de orientação sobre essa parte … pretendo ir em outubro.

    • Fê La Salye   08/06/16 • 17h46

      Nao precisei tomar nada para a altitude. Nao me causou problemas. Bjs e obrigada por acompanhar o blog!

    • Ricrdo Mercado   25/07/16 • 16h45

      El te (cha) de hoja de coca es lo más indicado (no es contra la ley). También es aconsejable dejar los tours que conlleven más altitud para los días posteriores, cuando el cuerpo se haya aclimatado (lleva 1 día aclimatarse)….

      • Fê La Salye   05/08/16 • 11h08

        Así es. Ya lo probé en Cuzco. Allá pasa lo mismo y ayuda mucho.

  3. luana   03/02/17 • 22h47

    Fernandaaa que blog maravilhoso!!!! estou programando minha primeira viagem pra fora, e meu destino é San Pedro de Atacama, já vi seus videos e posts falando sobre agencias e que seus leitores indicaram. Me esclareceu muitaa coisa.
    Vou continuar lendo e me organizando.
    Parabéns pelo blog.
    bjs

Anterior
Próximo
Voltar para a home