06 mar 2013

Guia do Salto Alto

LIFESTYLE > Moda

Parece um assunto sem importância, mas a verdade é que nem todo mundo sabe usar salto alto e se sabe, às vezes desconhece qual o modelo que melhor favorece seu tipo físico. Resolvi fazer um guia que nao apenas responda à estas dúvidas, mas também com dicas de como comprar um salto, o que analisar na compra, benefícios de comprar pessoalmente e pela internet, quais modelos vale realmente a pena investir, e até mesmo, dicas para as iniciantes no assunto que ainda nao sabem caminhar com estas belezinhas.

1. O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇAO NO MOMENTO DA COMPRA

  • Saber o número que se calça nao é suficiente, isso porque cada fabricante tem um tamanho de forma, ou seja, na loja X você pode calçar 37 mas na Y só o 38 fica bem em você. Isso complica ainda mais quando se compra um sapato importado. Para que você nao tenha problemas com isso, disponibilizo a tabela de converçao internacional de sapatos femininos.

TABELA-580x223

  • Seus pés podem inchar no decorrer do dia, principalmente após uma viagem. Só entre em uma loja após ter certeza de que eles voltaram ao tamanho normal, assim você leva pra casa um calçado e nao um incômodo.
  • Experimente BEM os sapatos antes de comprar, isso significa: provar, caminhar na loja, perceber se ele sai do pé com facilidade quando você anda, o quanto seus dedos estao confortáveis (principalmente em sapatos de bico fino). Se ao andar, vc sentiu dificuldade para caminhar tranquilamente e segura, nao leve pra casa. Esse nao é o salto ideal pra você.
  • Revise bem a sola do sapato. Se a sola for costurada, assegure-se de que a costura é uniforme e não se solta facilmente. Se a sola for colada, verifique se não há espaços vazios nas bordas.
  • Procure sapatos que tenham solado de borracha no salto ou antiderrapante. Você nao está comprando uma havaianas, querida. Segurança é tudo!
  • Prefira sapatos com revestimento interno de couro para que seus pés transpirem e nao machuquem. Couro sintético é um errooooo, colega.
  • Evite sapatos de plástico (Oi Melissa, tudo bem?) e couro sintético porque geralmente eles se tornam desconfortáveis com o tempo e tem uma vida útil mais curta que os de outros materiais. (Eu disse evite. É só um conselho, tá?)

2. O SAPATO CERTO PARA O MEU BIOTIPO

  • Pernas Curtas: Evite sapatos t-straps (tiras em “T”) pois eles encurtam as pernas e podem fazer com que seus pés pareçam mais largos. Sapatos com tiras ao redor do tornozelo também nao ficam legais pelo mesmo motivo. Invista em sapatos abertos na frente ou modelos nude porque eles tornam suas pernas mais longas e magras.

t-straps

  • Tornozelos Grossos: As mulheres que têm este biotipo devem evitar qualquer tipo de sapato que amarre os tornozelos, ou tenha algum detalhe que deixe esta região em evidência. É bom evitar também as ankle bootspois dão o efeito de volume.

e76d234585251d539d1c24ace7caaa6b

  • Pés Largos: Sapatos de ponta arredondada podem ser uma opção mais confortável, além disso, eles podem fazer com que seus pés tenham uma aparência menor (olha aí a coisa melhorando).

b05db3c9e27a2afc6769de0810c08827

  • Coringa: Aqueles sapatos que ficam bem em qualquer mulher: alta, baixinha, gordinha ou magrinha, ainda que você pense o contrário: salto agulha, rasteirinhas e sapatilhas.

3. INVISTA

  • Em sapatos clássicos, que nunca saem de moda e te salvam em qualquer ocasiao como um bom scarpin preto e um salto nude.

4. EVITE

  • Pagar um preço absurdo em sapatos “da moda” que na próxima estaçao já nao serao tendência.

5. ONDE COMPRAR

Eu sou o tipo de pessoa que compra quase tudo pela internet. Odeio filas, loja cheia, trânsito… Mas quando o assunto é sapato, eu faço o esforço de ir à loja. Isso porque nao abro mao de experimentar, com todas as dicas já mencionadas. Mas às vezes aparece um modelo tentador bem longe de mim e com um preço bom, aí eu me arrisco a comprar pela internet. Se você quiser se aventurar, procure por lojas que sejam muito conhecidas em venda pela internet e que garantam a troca, caso alguma coisa dê errado. O que eu geralmente faço é: visitar os sites das lojas que gosto, ver a variedade e as numeraçoes e depois disso ir à loja. Assim eu já chego lá decidida e com uma margem de preço (é claro que isso nao impede que eu fique tentada a levar as outras opçoes da loja, mas ajuda).

 6. PRINCIPAIS TIPOS DE SALTO

827f0c7444d31b5eeb8758f3c9505a25

7c8f0c0ebeeab46811920d7e55fec3217. PARA UM ANDAR ELEGANTE

Eu nao podia terminar o post sem falar disso. Vejo tanta gente andando de salto e estragando o sapato. Me dá uma dó… Ao mesmo tempo, é ruim ver que a pessoa escolheu um look lindo, está tudo combinando, o sapato é perfeito, mas ela nao sabe caminhar: ou faz barulho demais quando anda, ou falta postura, ou pisa forte demais e por aí vai. Estou longe de ser uma consultora de moda/estilo e também nao estou aqui para ditar regras, apenas quero ajudar, fazer com que você fique ainda mais bonita com o salto escolhido. Alguns conselhos:

  • Assuma uma posiçao vertical: Salto exige elegância em todos os sentidos. Se for pra se sentir “cômoda”, escolha outro tipo de sapato. O salto oferece tudo, menos conforto. O que a gente faz é escolher um que nos dê um pouco de comodidade, mas 100% é impossível. Tendo isso em mente, caminhe ereta, ombros para traz e coluna firme. Além de proporcionar um andar bonito, é saudável e evita dores.
  • Comece pelo mais fácil: Se você é iniciante ou usa salto só de vez em quando, prefira os de salto mais grosso. Eles passam mais segurança e facilitam na hora de andar.
  • Passos Curtos: Nao se anda com pressa quando se está de salto, além de feio é perigoso.
  • Primeiro o calcanhar, depois a base: É automático pisar primeiro a ponta dos pés ou o pé inteiro mas o correto é pisar primeiro o calcanhar e depois a parte da frente. Além de melhorar o equilíbrio, evita dores na panturrilha e o indesejável barulho, aquele forte sabe?
  • Um pé na frente do outro: Mas bem na frente mesmo, estilo passarela mas com um andar natural, o seu mesmo.

7. PARA GARANTIR A SAÚDE

Nem tao alto e nem baixo demais. O ideal é que seus sapatos tenham ao menos 1cm de salto para evitar impactos na coluna e que de preferência, nao ultrapassem os 5cm pois assim a panturrilha ficará muito contraída, além de causar joanetes e outras deficiências.

Qualquer coisa que achem que eu devo acrescentar aqui, me digam.

Beijos,

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home