20 mar 2013

SPFW: Entendendo os estilistas e as tendências

LIFESTYLE > Moda

Que o grafismo é tendência, ninguém discute mais, mas a SPFW está deixando isso mais claro do que nunca. Para o verao de 2014, podemos esperar muitas listras e muito zadrez, de todos os tamanhos e padronagens, e nos mais variados tecidos.

Diferentes variações de geométricos já desfilaram pelas passarelas de CoriForumAcquastudioTufi Duek, Adriana Degreas e Animale

re1

re2

re3

re4

ffImagens: Vogue Brasil

E felizmente ou infelizmente é assim: rolou numa FW, vira moda literalmente. E quando mais de um estilista se apropria, nao tem nem o que discutir. Se preparem para muitas listras no próximo verao.

Mas aqui aproveito para explicar uma coisa que todo mundo pensa: “Por que as roupas dos desfiles sao tao feias e nada usáveis no dia a dia?” 

A resposta é bem simples: Desfile de moda nao é uma apresentaçao de peças a serem vendidas, mas de tendências e essas tendências podem estar nas cores, nas estampas, nos tecidos, nos acessórios e nao necessariamente na combinaçao de tudo isso junto. Um estilista é um artista e como artista, tem toda a liberdade de fazer da sua passarela, um verdadeiro show. Passado o desfile, é que as tendências apresentadas se transformam em “peças usáveis”, chegando até aquela sua marca favorita, onde você vai se encantar pela peça e dizer: “Nossa, que lindo! Bem melhor que aquele desfile.Vou levar!”

Quem viu o filme ou leu o livro “O Diabo Veste Prada”, vai se lembrar muito bem do diálogo entre a Miranda Priestly e Andy, onde de um jeito todo “peculiar”, a Miranda explica isso muito bem:

  • Miranda: O que tem de engraçado?
  • Andy: Não, nada. É que para mim estes dois cintos são iguais. Eu ainda estou aprendendo sobre esta coisa.
  • Miranda: Esta “coisa”? Ah, entendi. Você acha que isso não tem nada a ver com você. Você abre o seu guarda-roupa e pega, sei lá, um suéter azul todo embolado porque você está tentando dizer ao mundo que você é séria demais para se preocupar com o que vestir. Mas o que você não sabe é  que esse suéter não é somente azul. Não é turquesa. É “sirilio”. E você também é cega para o fato de que em 2002 Oscar de la Renta fez uma coleção com vestidos somente nesse tom. E eu acho que foi Yves Saint Laurent, não foi? Que criou jaquetas militares em sirilio. Eu acho que precisamos de uma jaqueta aqui. E o sirilio começou a aparecer nas coleções de muitos estilistas. E logo chegou às lojas de departamentos. E acabou como um item de liquidação nessas lojinhas de beira de esquina. E foi assim que chegou a você. E sem dúvida esse azul representa milhões de dólares em incontáveis empregos. E é meio engraçado como você acha que fez uma escolha que te exclui da indústria da moda, quando, na verdade, você está usando um suéter que foi selecionado para você pelas pessoas nesta sala entre uma pilha de “coisas”.

tumblr_ll9ur1f9dI1qgpzvfo1_500

:)

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home