26 abr 2013

Como Comprar em Sites Internacionais

LIFESTYLE > Beleza

Essa é uma das perguntas mais frequentes no meu email. Comprar em sites internacionais sempre gera muitas dúvidas e medos, mas vocês vao ver que nao é complicado e que hoje em dia já é possível fazer uma compra com tranquilidade. Resolvi responder as dúvidas que mais recebo mas se a sua dúvida nao está aqui, comenta aí embaixo que eu atualizo o post, ok?

moda-internet1. Preciso ter Cartao Internacional para comprar em sites internacionais?

SIM! 90% dos sites internacionais só aceitam Cartao Internacional ou Paypal, que é um site intermediador entre você e a loja que você está comprando. É um site muito seguro. Uma grande vantagem em sites que só aceitam estes tipos de pagamentos é que você paga muito mais barato nos produtos.

Os outros 10% dos sites internacionais se tratam de blogueiras ou lojas que importam produtos para o Brasil. Estas lojas aceitam cartao nacional e depósito bancário, mas os produtos sao um pouco mais caros, diferença mínima mesmo.

Ou seja: como regra geral, é preciso sim ter cartao internacional porque sao poucas as lojas que aceitam outras formas de pagamento.

2. Como eu faço um Cartao Internacional? Como funciona?

É um cartao de crédito comum, com a vantagem de ser aceito no mundo inteiro, em sites internacionais e inclusive no Brasil. Todo o sistema de pagamento é igual: a fatura chega pra você, você escolhe a data de fechamento da fatura e etc. Para ter um, basta entrar em contato com o seu banco.

3. Nao entendi direito sobre o Paypal. Me explica melhor?

O paypal é um sistema de pagamento onde você cria um login e uma senha e cadastra o seu cartão de crédito. Cada compra que você quiser fazer, é só se logar no site: ele já tem o seu cartao de crédito cadastrado, evitando que você digite o número de novo a cada compra.

É um site MUITO SEGURO, já que seus dados ficam protegidos e nao sao enviados para nenhuma loja. Se por algum motivo (vírus, por exemplo), seu login do paypal for roubado, ninguém tem acesso ao seu cartao de crédito. É só fazer um novo usuário e pronto! Mas isso nunca aconteceu comigo e até hoje, nunca conheci ninguém que passou por isso. É só acessar de um computador seguro. Para ter um conta no paypal, você vai precisar informar o seu cartao de crédito internacional e o site também tem a opçao de ser lido em português.

Dei as dicas mais importantes, mas no site do Paypal vocês vao encontrar tudo o que precisam saber.

4. Minha fatura vem em dólar ou real?

Todas as compras que você realiza com cartao internacional, sao cobradas em reais na sua fatura. Por isso é que nao adianta muito esperar o dólar baixar para realizar a compra porque geralmente o banco coloca na fatura o valor correspondente a taxa do dólar no dia em que a fatura foi fechada.

5. Quais sao os tipos de frete? Qual é o melhor?

Antes de falar deles, acho importante esclarecer algumas coisas quanto ao funcionamento do frete. O frete é calculado pelo peso do produto e/ou valor da compra. Tem sites que dependendo do valor da compra, só autorizam que você receba usando o frete mais caro. Todos os fretes sao feitos pelo correio nacional, isso só muda em um tipo de frete que está explicado abaixo. Independente do frete escolhido, ele pode ficar retido na alfândega, casa tributária ou anvisa, por mais de 30 dias. Essa demora é normal, ok?

Tipos de Frete:

  • USPS First-Class Mail Internacional NO TRACKING – Barato Estimativa de 20-60 dias para a compra ser entregue. Não tem rastreamento e por isso você nao tem como acompanhar a situaçao da sua compra. Nao recomendo, embora algumas amigas já tenham usado e disseram ter dado tudo certo, mas acho que rolou um pouco de sorte. Se ainda assim você quiser testar, acho válido perguntar na loja se ela te envia outro produto caso o seu fique perdido por aí; mas já adianto que 99% das lojas nao se responsabilizam por isso.  Ou seja: é por sua conta e risco. É um tipo de envio que corre menos risco de ser “taxada” (já vou explicar isso, tá?) porque a alfândega meio que pensa que ninguém compraria algo caro sem código de rastreamento. Nesse tipo de envio, vale a pena considerar se você é paciente e desencanada a ponto de nao ter ideia de por onde anda a sua compra, quando vai chegar e como vai reagir se tiver que assumir o prejuízo, no caso do pacote se perder nesse mundao.
  • USPS Priority mail International – Preço Médio Estimativa de 15-45 dias para a compra ser entregue. Tem rastreamento e raramente ocorre perda ou extravio do pacote. Nesse tipo de frete, o correio te reembolsa um valor (uma esmola, quase) caso a sua compra se perca. A entrega ser rápida ou nao, depende muito porque uma compra com rastreamento é mais provável de parar na alfândega para a fiscalizaçao. Nao significa necessariamente que você será taxada mas ela pode ficar um tempinho lá para ser analisada e isso influencia no tempo de entrega. Quanto a isso, nao há o que fazer. É um tipo de envio que recomendo para quem está começando a comprar em sites internacionais ou para quem precisa mesmo acompanhar todo o processo porque vai se sentir mais segura dessa forma. É o frete que eu mais uso.
  • USPS Express Mail International EMS – Caro Estimativa de 7-20 dias para a compra ser entregue. Também tem rastreamento e 99% de certeza de que a sua compra nao será extraviada. Esse frete realmente é bem rápido, às vezes a compra até pode chegar antes de completar os 7 dias, porém, é o que mais corre riscos de ser taxada. Eu só recomendo esse frete se você precisa do produto com urgência. Geralmente, esse tipo de envio é feito pelo Fedex, DHL ou outras empresas do gênero e nao por alguém dos correios. É importante ter um dinheirinho separado para quando a compra chegar porque se você for taxada, tem que pagar no momento da entrega.

loja-virtual6. O que sao as taxas?

Quando importamos coisas para dentro do Brasil, o governo rouba cobra taxas/impostos. Se você vai fazer uma compra internacional, esteja preparada para pagar até 60% do produto em taxas. Nao é uma regra, mas pode acontecer. Tenha em mente que é um risco que você corre.

Se a soma do frete e valor declarado do produto, quando for uma encomenda de pessoa física para pessoa física, for inferior ou igual a US$50 (cinquenta dólares) não será cobrada nenhuma taxa. Para isso, a loja precisa concordar em fazer essa negociaçao com você como pessoa física.

O frete escolhido é uma das coisas que contribui para você pagar ou não as taxas. Quanto mais caro e seguro o método de envio, mais provável você receber uma taxa. O tipo de produto que você compra também. Livros são isentos de taxas. Eletrônicos e perfumes sao taxados mas a maquiagem, nem sempre.

Realizar compras de no máximo 50 dólares (incluindo frete) ajuda a evitar as taxas,  MAAAAS não é garantido que você não será taxada.

7. Fui taxada e agora?

Você vai receber em casa um papel do correio dizendo que chegou uma encomenda sua que sofreu tributação. Nesse momento, chore todas as pitangas mas nao descarregue a raiva na pobre vendedora da loja. Ela realmente nao tem culpa. Nesse papel vai ser informado a agência onde está a sua encomenda e o valor que você tem que pagar.

Neste momento você pode decidir se vai pagar a taxa ou se vai deixar a encomenda voltar para a loja. Se decidir ficar com ela, basta ir no correio, pagar o valor em dinheiro e retirar a encomenda.

Se a taxa veio muito cara e o valor do produto é muito mais baixo, você pode imprimir printscreens do site, levar a fatura do cartão e preencher um formulário no correio anexando todos estes documentos e informando que o produto custa menos do que foi estipulado. O formulário será analisado e você tem uma chance de que as taxas sejam diminuídas, ou seja, nao significa que vao perdoar essa taxa, tá?

8. Quais sao as lojas confiáveis?

TODAS as lojas indicadas no blog sao confiáveis. Sao lojas onde geralmente compro os meus produtos e algumas sao recomendaçoes de amigas que sempre compraram nessas lojas e nunca tiveram problemas, mas 90% das lojas indicadas aqui sao recomendaçoes minhas. Para conhecer essas lojas, clique no menu Guia de Compras do blog.

Bem amores, era isso. Ficou alguma dúvida?

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

0 comentário em "Como Comprar em Sites Internacionais"
  1. Natasha Borges   29/04/13 • 02h57

    Reblogged this on a soul chice comentado:
    Ok, um post que eu vejo na madrugada que ajuda a todos nós, haha! ♥

Anterior
Próximo
Voltar para a home