12 ago 2013

Especial NEVE – Parte 1: O que você precisa saber para curtir a neve em Santiago

VIAGEM > CHILE > Santiago > CLIMA & NEVE > VIAGEM > CHILE > Santiago > PONTOS TURÍSTICOS > Vídeos

Fico feliz porque o blog está ajudando muita gente em vários aspectos e entre eles devo destacar os posts com dicas sobre Santiago e Chile em geral. Recebo muitos recados e emails diariamente de pessoas agradecendo pelas dicas e outros que me pedem informaçoes mais específicas. Fico feliz em ajudar, já que morando aqui posso contribuir bem mais.

Pensando nessas pessoas resolvi esclarecer algumas coisas quanto às estaçoes de ski disponíveis em Santiago, inclusive oferecer dicas a quem nao sabe esquiar (tipo eu), mas que estando aqui, quer aproveitar a neve de alguma forma.

Sao muitas informaçoes e por isso resolvi fazer uma série de posts que vou chamar de “Especial NEVE”, com as principais dúvidas que recebo. Vou começar contando algumas coisas sobre as estaçoes de esqui. Para informaçoes mais específicas de cada um dos assuntos, por favor, clique nos links indicados ao longo do post. Vamos lá:

MAIS DICAS:

1. Quantas estaçoes de ski existem em Santiago?

As estaçoes mais famosas de Santiago sao: Farellones/La Parva, El Colorado e Valle Nevado. A mais próxima é a de Farellones, ficando à 30km de Santiago.

2. Qual é a melhor época do inverno para ir?

A temporada de esqui dura em torno de 3 meses, começando geralmente em junho e terminando na metade de setembro, mais ou menos. Os 3 meses sao divididos em alta e baixa temporada. A alta temporada começa em julho e é a mais cara e mais lotada. Meu conselho é: se você quer preços baixos e menos “muvuca”, prefira a baixa temporada que é mais barata e tem menos filas e trânsito. Agora, se quer esquiar de verdade, a melhor época é a segunda ou terceira semana de agosto quando a neve está mais fresca.

3. Como eu faço para chegar até elas?

Santiago fica a 576 metros acima do nível do mar, logo, para esquiar você precisará encarar a montanha e subir até uns 2.500 / 3.000 metros de altitude. Você pode alugar um carro ou usar as muitas empresas da cidade que levam as pessoas até lá. Para saber qual é a melhor forma de chegar até elas, preços e outras informações, clique aqui para assistir ao vídeo.

4. É melhor se hospedar em Santiago e subir a montanha todos os dias ou ficar hospedado lá em cima?

A resposta para isso é: depende. Depende do quanto você está disposto a pagar, do quanto quer esquiar durante os dias em que estiver aqui, do quanto o trânsito ou as subidas te incomodam e etc. Para ter uma noçao de valores, vantagens e desvantagens de cada uma das opções, clique aqui para assistir ao vídeo.

25. Quanto custa esquiar em Santiago?

Tá aí outra pergunta em que a resposta é relativa. Esquiar nao é um esporte barato. Mas se você gosta muito de esquiar, vai considerar o preço como um investimento. O mais importante é lembrar que você tem que colocar nessa conta a roupa que vai alugar ou comprar, o equipamento, os armários que precisa alugar para guardar as suas coisas, a comida, entre outras coisinhas. Para ter uma noçao de valores, clique aqui.

6. É melhor alugar ou comprar meu equipamento/roupas?

Mais uma vez, depende. Pessoas que adoram o esporte e que vem pra cá exclusivamente pra isso, geralmente trazem tudo; nao apenas pela economia mas pela comodidade em esquiar usando um equipamento e roupa que sao seus – embora eu imagino que viajar transportando uma prancha de snow ou equipamento de esqui nao seja nada confortável – mas quem vem apenas para esquiar e faz isso frequentemente acaba preferindo.

Se você já esquiou alguma vez e quer seguir praticando, pode optar por comprar tudo aqui que além de ser mais barato tem mais variedade (é como procurar Havaianas no Brasil). Você pode optar pelas lojas das estaçoes (preço alto), lojas dos shoppings de Santiago ou ainda, o Mall Sport que é específico em artigos esportivos. Neste post tem um link para cada uma dessas opçoes.

Agora, se a sua experiência com a neve vai se resumir apenas a essa viagem, alugue tudo aqui. Para ter uma noçao de valores, confira este post.

37. Nao sei esquiar mas quero me divertir na neve. Há alguma opçao? Tem alguma diversao para os meus filhos que também nao esquiam?

Tem sim! Entre os turistas que o Chile recebe no inverno grande parte sao brasileiros e boa parte nao sabe esquiar (Normal, né? A gente nao cresce vendo neve no nosso país) e por isso, há algumas atividades reservadas para esse público como tirolesa, caminhadas, teleférico e até mesmo o tubing (descida na neve em uma bóia inflável), que as crianças adoram. Fora isso, a vista já é uma grande diversao. É muito lindo lá em cima! Clique aqui para conferir as opçoes disponíveis e valores.

4

8. Dá pra conhecer mais de uma estação por dia? Você recomenda?

Dá pra OLHAR mais de uma estação por dia, mas conhecer, não. Ainda que próximas, você só chega em cada uma de carro. Fora isso, todas exigem filas e se você for esquiar, vai perder mais tempo se locomovendo e enfrentando filas do que esquiando. Escolha uma a cada dia para visitar.

Bem gente, estas eram as dicas principais. Para entender tudo o que expliquei nao deixe de conferir os links indicados no post. São 5 links no total mas que realmente explicam em detalhes tudo o que você precisa saber para se divertir e estar seguro na neve.

Nao deixem de conferir este post também: FAQ CHILE

Outros posts dessa série:

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

47 comentários em "Especial NEVE – Parte 1: O que você precisa saber para curtir a neve em Santiago"
  1. Dominique   12/08/13 • 17h56

    Fê curro muito seu blog!!! Fui ao Chile-Santiago agora no final de junho e suas dicas foram mega úteis, continue dando essas dicas ajuda muito quem quer viajar! Bjus

    • pigmentof   12/08/13 • 18h08

      Dominique (que nome lindo!), muito obrigada pelo seu feedback. Escrever na internet é sempre uma caixinha de surpresas e nem sempre a gente tem a dimensao da real ajuda do que postamos. Fico feliz em ter te ajudado, viu? Beijos

  2. Julia   13/08/13 • 14h25

    Olá! Irei para Santiago na primeira semana de setembro. Gostaria de saber se no shopping ainda conseguirei comprar casacos de frio (estilo trench coat), ou já estará com a coleção de verão. Moro no litoral e não tenho roupa de inverno e aqui já começou a coleção de verão.
    Obrigada!
    Julia

    • pigmentof   13/08/13 • 15h41

      Oi Julia! Acredito que você ainda encontre alguma coisa, embora a coleçao de primavera também já tenha dado as caras por aqui. Se nao encontrar nos shoppings, tente na Outlet que comentei no post relacionado a onde fazer compras aqui, ok? Bjs

      • Julia   27/08/13 • 08h47

        Oi Fê, consegui comprar casacos por aqui. Agora estou preocupada se não tiver muito frio, rs, pelo que vi das previsões… quero esquiar em Valle Nevado. Corre o risco de estar fechado?
        Bjos!

        • pigmentof   27/08/13 • 09h34

          Oi Julia! Até o dia 20 de setembro ainda tem neve e a garantia de estar aberto. Geralmente só fecha fora da temporada. Espero que aproveite bem. Bjs

      • Julia   29/08/13 • 13h52

        Obrigada! Adorei suas dicas, serão muito úteis. Bjos

  3. Dani Castelucci de Medeiros   13/08/13 • 18h23

    Adorei o especial, flor!! Uma dúvida: em dezembro tem algum lugar por aí que ainda tenha neve? É que meu amado queria ver, mas acho que no verão já derreteu tudinho, ne? bjs!!

    • pigmentof   13/08/13 • 18h28

      Ixxi Dani, sem chance. Em novembro já nao tem mais nada. Eu costumo dizer que aqui só tem 2 estaçoes: inverno e INFERNO. Diacho de verao quente e seco hahaha.

  4. Paloma Bittencourt   13/03/14 • 23h22

    Adorei as dicas!! Anotando tudo, pois vou com marido e filhos em junho!

  5. Pigmento F   16/03/14 • 15h50

    Vai amar a cidade. Beijos

  6. Michele Souza Silva   18/03/14 • 22h34

    Fê, em maio já da pra brincar na neve??? Vou no dia 15…

  7. Pigmento F   18/03/14 • 22h47

    Oi Michele! Em maio a neve está se formando. É possível brincar, tacar neve nas pessoas, fazer umas fotos hahaha, mas esquiar ainda não porque a neve ainda estará dura. Beijos

  8. Michele Souza Silva   18/03/14 • 22h49

    Pigmento F Ebaaaaaaaa!! Tudo o que eu queria! Obrigada! to amando seu guia sobre o Chile, mt sucesso pra vc!

  9. Carla Castro   30/04/14 • 00h16

    Seu Post está muito bom, me esclareceu muitas duvidas. Parabêns, e obrigada :)

  10. Pigmento F   30/04/14 • 19h56

    Que bom, Carla! Muito obrigada por visitar o blog. Bjs

  11. Luciana tavares Alves maia   01/05/14 • 23h01

    Adorei suas dicas!!estou indo dia 20 de maio para Santiago!!e lou cá p ver neve no vale nevado rsrsrs

    • fernanda   02/05/14 • 11h01

      Nesta data eu não sei se já terá neve o suficiente para cobrir o Valle, mas alguma coisa terá.

  12. Tatiane Stefani   23/05/14 • 17h56

    Fê, estou indo em julho. Somos 2 adultos e 3 crianças. Vamos ficar em santiago. Qual hospedagem mais barata em um lugar bacana?

  13. Pigmento F   24/05/14 • 12h26

    Tatiane, indicar hospedagem é o mais difícil pra mim já que moro aqui e não preciso usar e acabo dependendo da indicação de quem vem. Mas neste post eu indico alguns hotéis e bairros, pra cada bolso. Espero que ajude. http://pigmentof.com/2013/11/15/faq-guia-de-viagem-chile/

  14. Katia Jardim   29/05/14 • 22h51

    oiii, estou indo para Santiago 05/07/2014 e estou pretendendo ir no Valle em uma terça feira , sera que preciso fazer reserva de trasporte antecipado ou consigo ver no hotel quando chegar.

    • fernanda   05/06/14 • 20h16

      Não é necessário reservar com antecedência, só é preciso ligar lá pra ver se já estará aberto nesta data, no caso de você querer esquiar. Bjs

  15. Gilnei Farina   06/06/14 • 02h02

    Oi Fê!
    Estamos indo a Santiago na próxima semana (13/06/2014). Depois seguiremos para Vina del Mar e depois Puerto Varas. O que você recomenda conhecer em Puerto Varas em 02 dias?
    Abraços
    Hildes

  16. Gilnei Farina   06/06/14 • 02h02

    Oi Fê!
    Estamos indo a Santiago na próxima semana (13/06/2014). Depois seguiremos para Vina del Mar e em seguida a Puerto Varas. O que você recomenda conhecer em Puerto Varas em 02 dias?
    Abraços
    Hildes

  17. Pigmento F   06/06/14 • 14h41

    Oi Gilnei! Infelizmente eu não conheço Puerto Varas ainda então não tenho dicas de lá. Espero que você aproveite. Bjs

  18. Natalia Martins   08/06/14 • 03h31

    Fer, seu blog foi um achado! rs
    Gostaria de tirar algumas dúvidas quanto aos tikets. Por exemplo, se eu quiser ir a El Colorado e comprar a aula de ski, você sabe me dizer se o ticket da montanha já está incluso?
    Tem transporte entre as estações? Eu gostaria de ir a Valle Nevado só pela vista, e pelos valores, acho que vou acabar optando por El Colorado e indo a Valle só para "observar" rs mas não sei se é possível.

    Adorei que abordou as atividades para quem não quer apenas esquiar! Sem o seu post e provavelmente iria perder essas atividades de El Colorado!

    Obrigada!!

  19. Pigmento F   11/06/14 • 15h45

    Que ótimo que gostou das dicas! Elas são próximas mas não são conectadas por nenhum transporte. Se quer conhecer todas, precisa avisar a agência que vai te levar para que se organizem. Bjs

  20. Samira Melo   22/07/14 • 16h52

    Em farellones tem teleferico?

    • fernanda   23/07/14 • 23h04

      Sim, recomendo que leia os posts que detalhei cada estação de esqui. Bjs

  21. Barbara   04/05/15 • 15h49

    Fernanda, já li várias dicas em seu blog estou adorando.
    Vou para o Chile no dia 15 de julho com meu namorado, comprei o pacote para o Valle Nevado, mas nenhum dos dois sabem esquiar, gostaria de fazer as aulas, mas também de andar no teleférico, tobogã, você acha que esta estação seria a melhor opção?ou deveria trocar para El Colorado?
    Muito obrigada.

    • fernanda   07/05/15 • 10h21

      Oi Bárbara, tudo bem? O Valle Nevado é um estação focada em quem quer realmente esquiar e por isso não oferece tantas opções para quem quer se divertir na neve. É a estação com curvas mais altas e por isso vai quem realmente curte esquiar e apreciar a vista. Lá você pode fazer a aula para iniciantes, assim como em todas as estações de esqui mas Farellones e El Colorado tem pistas mais fáceis para iniciantes e outros tipos de diversão. Obrigada por acompanhar o blog!

  22. Fê La Salye   19/07/15 • 21h22

    Oi Marília! Está no post FAQ Chile, categoria Agência de Turismo. Bjs

  23. Ana Karina   07/01/16 • 15h44

    Olá Fê!!!

    FIQUEI PREOCUPADA AGORA, RSRSRS. JÁ TENHO PASSAGEM COMPRADA PARA 10 DE JUNHO DE 2016. SERÁ QUE CONSIGO PEGAR A ESTAÇÃO DE ESQUI ABERTA?
    FICO ATÉ DIA 15 EM SANTIAGO E DEPOIS VOU PARA O SUL (PUCON E PUERTO VARAS).

    AH, SEU BLOG ESTÁ MEU AJUDANDO MUITO!!!

    BEIJOSSS E OBRIGADA.

    • Fê La Salye   14/01/16 • 17h55

      Ana, as estações de ski ficam abertas o ano todo, se já vai estar liberada para esquiar, aí é outra coisa. Só o tempo dirá. Bjs e obrigada por seguir o blog!

  24. Leandro   02/03/16 • 17h24

    Olá, boa tarde!
    Estou planejando essa viagem para final de Maio ou meado de Junho, períodos que posso. Quero ir às estações de esqui e ver neve, não necessariamente esquiar. Li em alguns sites que Maio é sem chance, mas junho pode acontecer. Pergunto, em junho, mesmo que ainda não tenha caído tanta neve, as estações abrem para passeio/visita? obrigado e parabéns pelos artigos. Leandro

    • Fê La Salye   14/03/16 • 15h41

      Leandro, as estações abrem o ano todo. Obrigada por visitar o blog!

  25. alberto n arradi   27/03/16 • 22h14

    Olá Fe, muito legal teu site e sua disposição em ajudarmos, como viajantes, parabéns. Aproveitando, gostaria de alguma informação sobre a viabilidade de subir o vulcão Villarica, estaremos ai entre 24 junho a 5 julho sendo que dia 1 julho a idéia é voar até Temuco e de lá até Pucon. Está podendo escalar o vulcão e, nesta época, é muito frio para essa aventura? Já agradeço e novamente, parabéns!

    • Fê La Salye   03/04/16 • 15h18

      Alberto, se não me engano não está podendo subir. A melhor forma de confirmar isso é com as agências de turismo. No blog tem algumas para você pesquisar. Obrigada por seguir!

  26. Fernanda   05/04/16 • 22h17

    Olá Fernanda,
    Parabéns pelo seu blog, todas as informações que preciso!
    Irei para Santiago 05 a 13. /07/16 com minha família, tenho 2 filhos um de 3 e uma de 6 anos.Queremos conhecer a neve mas não temos a intenção de fazer actividades, apenas brincar e curtir um belo visual….Quero muito ir a Portillo, VC acha que pra lá é possível ir com carro alugado?já li para as outras estações VC não recomenda
    obrigada

    • Fê La Salye   08/04/16 • 12h04

      Os cuidados ao dirigir na neve são os mesmos em cada estação de ski. Vai precisar seguir as mesmas recomendaçoes que dei para as outras. Obrigada!

  27. Mauro   09/06/16 • 11h09

    Oi Fê!

    Parabéns pelo seu blog, muito útil.

    Estou indo dia 14/06/16 para Santiago.

    Estou precisando comprar um bau da marca GIVI modelo e outros acessórios GIVI para minha moto. Já encontrei a loja Moto Store Procircuit, onde tem alguma coisa da marca GIVI, mas gostaria de saber se vc poderia me informar outra loja que venda essa marca GIVI. Nas concessionárias como BMW, Halley e Triumph não encontrei.

    veja o que procuro no link.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-755616870-bau-bauleto-givi-trekker-52-litros-trk52n-valor-da-unidade-_JM

    http://www.procircuit.cl/2011/ficha_producto.asp?id_producto=4791

    Obrigado pela ajuda.
    Mauro

    • Fê La Salye   21/06/16 • 11h10

      Mauro, infelizmente só vi seu comentário agora mas nao saberia dizer se encontraria no Chile. Espero que tenha encontrado. Obrigada!

  28. Sílvia   19/08/16 • 10h38

    Olá Fê! Tudo bem? Estou indo para Santiago no dia 09 de setembro desse ano, quero conhecer as estações de ski. Nessa data tem neve nas estações de ski?
    P.S: Adoro o seu blog!

  29. Denise   08/03/17 • 22h39

    Olá boa noite Fe,ja tem um tempo q sigo vc nas redes sociais e tdo começou por conta do sonho em conhecer o Chile (neve),e finalmente vou poder realizar em agosto e ja estou super ansiosa e pesquisando muito,e claro q suas dicas serão primordiais pra mim!obrigada pelas suas super dicas não vejo a hora de colocar em pratica!Sucesso tdo de bom!

    • Fê La Salye   13/03/17 • 09h14

      Denise, obrigada por me seguir! Que sua viagem seja um sucesso. bjs

  30. Ana   18/06/17 • 15h35

    Conheci seu blog apenas na véspera da minha viagem!!! Estou imprimindo várias coisas para ler no avião! Adorei! Os vídeos também!

Anterior
Próximo
Voltar para a home