15 ago 2013

Especial NEVE – Parte 4: Quanto custa esquiar em Santiago?

VIAGEM > CHILE > Santiago > CLIMA & NEVE > VIAGEM > CHILE > Santiago > PONTOS TURÍSTICOS > Vídeos

Esquiar ou praticar Snowboard, nao é barato. Você precisa considerar algumas coisas, além do transporte e de uma possível hospedagem (caso queira se hospedar nas estaçoes de ski).

No vídeo eu falo quais os gastos que você precisa considerar e dou uma média de preços.

Como vocês viram, nao é “troco de bala”.

Algumas dicas importantes:

  • Os preços mencionados no vídeo são apenas uma estimativa. Para saber os valores na data da sua viagem, acesse o site de cada estação de ski e de agências de turismo.
  • Capacete nao é luxo, é necessidade. Sendo bem dramática, mas muito realista, é melhor um capacete na mao do que o seu crânio rolando ;)
  • Nao é porque você está na neve que nao vai precisar de protetor solar, muito pelo contrário. Apesar de todo o gelo, o sol lá em cima é fortíssimo e muitos que nao acreditaram nisso, voltaram com insolaçao.
  • Pelo mesmo motivo, óculos específicos para a neve sao importantíssimos! Nao apenas para proteger os seus olhos dos raios do sol e da neve, mas para que você enxergue o caminho e as outras pessoas. Você até pode usar o seu óculos de sol comum, mas ele nao protege completamente a parte do rosto que o capacete deixa visível, fora o risco dele arranhar ou quebrar se cair do seu rosto.
  • Se você nunca esquiou, é melhor tentar aprendar com o ski que é mais simples que o snowboard. Inclusive, tem muito surfista que nunca esquiou, encarando o snowboard por achar que tem semelhança com a prancha que usam e as manobras que já fazem; mas muitos saem decepcionados com a complexidade e até machucados.
  • Você pode alugar as roupas e equipamentos com agências de turismo ou nas próprias estações de ski,
  • Tem roupas para crianças a partir de 1 ano de idade, isso porque no Chile elas aprendem cedo, assim como a natação para bebês no Brasil.
  • Todas as estaçoes e a maioria das agências de turismo oferecem combos do tipo: ticket + equipamento + aula para iniciante; ficando fora desse valor apenas a roupa. Para iniciantes, super compensa. A aula pode ser um pouco cara mas é importante para pelo menos aprender a freiar. Inclusive, tem aulas especiais para portadores de necessidades.
  • Todas as estaçoes contam com clínicas de emergência para qualquer acidente.
  • Analise antecipadamente se você vai mesmo esquiar o dia todo. De repente, os tickets referentes à 1/2 dia, compensem.
  • Esquiar na semana é mais barato que no final de semana.
  • Para os que vao se hospedar nas estaçoes, prefiram os tickets de 3 ou 6 dias. Valem mais a pena.
  • Se você é iniciante ou tem pouca prática, prefira La Parva, Farellones ou El Colorado. Valle Nevado é bem mais alta, bem mais cheia de curvas e bem mais profissional.

936505_10151800452570149_1078170836_n 995468_10151816539780149_1059031242_n

1098423_10151816537935149_291744261_n

526425_10151800452805149_1536814974_nSe você nao vai esquiar e quer apenas conhecer o local, nao precisa pagar nada, nem o ticket; porém, isso nao te dá acesso às pistas de ski. Para ter uma vista mais completa do lugar, você pode optar pelo teleférico ou até mesmo pelo tubing (parecido com ski bunda), mas para isso é preciso pagar. Clique aqui para ver estas e outras opçoes de passeios.

Espero ter ajudado e nao deixem de acompanhar as próximas dicas.

*Colaboraçao: Ylana (a das fotos) / Fotos: Daniel Isael

:::::::::::::::::::::

Outros posts dessa série:

 

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

18 comentários em "Especial NEVE – Parte 4: Quanto custa esquiar em Santiago?"
  1. Carol Dias   15/07/14 • 15h13

    Olá!! Encontrei seu blog através de pesquisas no youtube sobre os passeios em Santiago, vou no dia 28/08 e como vou ficar apenas o final de semana, quero aproveitar o máximo… E gostaria de te agradecer por vc se dedicar tantos nos detalhes de cada post! Todo dia venho aqui e encontro uma dica nova, MUITO OBRIGADA!!! E Muito sucesso sempre!!!!
    Já estou seguindo em todas as redes sociaveis possiveis… rs
    beijos!

    • fernanda   15/07/14 • 15h15

      Uhuuuuu!!! MUITO OBRIGADA! Seja bem vinda! Bjs

  2. Nelma Sarri   11/08/14 • 19h48

    Fernanda, boa tarde. Porque vc não publicou o meu comentário sobre a Touristik? Existe alguma restrição quanto a este tipo de comentario no seu blog? Como leitora do seu blog, posso te assegurar que gostaria de ter lido sobre o funcionamento dessa empresa antes de ter entrado na roubada de contratá-los. Para nós turistas é muito importante receber esse tipo de dica pq a gente só fica sabendo se co tratar ( e aí já é tarde) ou se alguém fizer a boa ação de nos advertir para nos poupar de dissabores.
    Obrigada
    Nelma Sarri

    • fernanda   11/08/14 • 18h58

      Oi Nelma! Na verdade, esse é o primeiro comentário seu que recebo. Se me mandou algum outro, não apareceu pra mim. Os únicos comentários que o servidor do blog bloqueia são os ofensicos e os spams. Se você tem alguma reclamação desta empresa, pode dizer aqui ou no site deles. Mas de verdade, não chegou pra mim nem um outro comentário. De qualquer form,a fiquei curiosa, já que a Turistk é a empresa mais conhecida no Chile e a mais recomendada até por turistas. O que aconteceu? Bjs

      • Nelma Sarri   11/06/15 • 20h47

        Comprei um tour para mim e minhas duas filhas para Farellones e Vale Nevado e o fato é que eles te vendem um passeio de 1 dia inteiro e você só passa 3 horas nas montanhas. O resto é total desrespeito com o passageiro. Eles te pegam por volta das 8hs no seu hotel e você acha que terá um dia inteiro de diversão, ledo engano. No meu caso, só cheguei às montanhas às 12:15, sendo que percorremos cerca de 40 km de distância. O roteiro é o seguinte: elea te pegam no hotel, te levam para o estacionamento descoberto do shopping parque Arauco e ali você fica esperando a prossissão de ônibus chegando com os clientes de todos os lugares. Todos trocam de ônibus em total desordem depois de ficarem esperando no frio pelo seu respectivo ônibus. Quando você pensa que a saga acabou e finalmente o ônivus sai, você é informado que terá uma parada técnica para aluguel de roupas, compra de agua eetc. Resumindo, ficamos das 8:00 até às 10:20 dentro de Santiago até que o ônibus seguiu seu destino. Clari que pegamos um trânsito absurdo e só chegamos lá por volta das 12:20. Lá, outro show de horrores. Preenchemos um formulário para poder brincar em uma das atraçöes em Farellones e por 3 vezes perguntamos as guias Ingrid e Ana Paula se nào precisava de algum comprovante para ir ao brinquedo e falaram que não, que bastava ir para fila. Ao chegar a nossa vez, pediram o ticket que não tínhamos. Perdemos o lugar na fila e só então depois de reclamarmos e sermos totalmente ignoradas, como se não houvéssemos perguntado antes, a Ingrid nos entregou os tais tickets. Tivemos me os de 1 hora para brincar e seguimos para o Valle Nevado. Chegando lá, já não tinha lugar no estacionamento para chegarmos até o complexo. Ficamos algumas curvas para baixo e a partir daí só voltamos a ver um guia novamente na hora de irmos embora (2 horas depois), ou seja , totalmente abandonados. Os guias são extremamente grosseiros. Tive o azar de ir com uma tal de Ingrid, um poço de ignorância. De todos que eu convivi nesse dia 25/07/14 salvam-se apenas o Manoel (motorista) e o Erick, guia do último ônibus de volta pra casa( foram 3 trocas de ônibus totalmente desordenadas). Nesse último trajeto a Ingrid veio conversando o caminho inteiro com o motorista esqueceu de nos avisar que teríamos que devolver as roupas alugadas num posto diferente do qual alugamos. Só ficamos sabendo pq uma passageira que já estava no último ônibus que voltarīamos, nos avisou. Desci correndo e na pressa e correria esqueci os nossos documentos, cartão de credito, dinheiro no bolso da calça alugada. Minha sorte foi que percebi ainda dentro do ônibus que para minha felicidade já tinha um novo guia, o sr Erick, que imediatamente entrou em contato com a loja que aluga as roupas (terceirizadas) para solicitar que procurassem. A loja encontrou e deixou reservado para que eu fosse retirar no dia seguinte. Retirei e não estava faltando nada. A loja agiu com total honestidade.
        Enfim, Touristik nunca mais. Se vocês quiserem contratar uma empresa séria, fujam desta. Soube que a Ski total faz um trabalho muito mais decente e preocupado com a qualidade e bem estar do cliente. Sou brasileira e não tenho qualquer relaçào comercial com a ski totla, mas deixo a dica porque gostaria de ter recebido esta indicačào antes de passar o que passei.

        • fernanda   12/06/15 • 08h41

          Nelma, muito obrigada pelo seu relato. A Turistik é a principal agência do Chile mas cresceu tanto que o serviço acabou deixando a desejar porque já não é mais personalizado. E muitos turistas tem reclamado exatamente do que você reclamou. Eu até já fiz o alerta em outros posts. Obrigada por comentar!

  3. Lais Menezes   04/07/15 • 00h58

    Oi Fe, amei a série! Vou pra o Chile em agosto e ela foi bastante útil. Você teria alguma agência de turismo chilena que faz esses pacotes para indicar? Ahh, sigo seu instagram e estou acompanhando todas as notícias, muito obrigada! Beijo!!

    • Fê La Salye   12/07/15 • 19h27

      Que bom que gostou, Lais. Como eu moro aqui, não uso agências e por isso prefiro que os leitores indiquem as que usaram. No entanto, as que eles mais contratam são a Ski Total e a Turistik mas particularmente não tenho uma opinião pessoal sobre elas porque nunca ter usado. Bjs

  4. Rebecca   30/07/15 • 13h00

    Fernanda, enquanto estava me preparando para ir a Santiago vi esse vídeo. E posso dizer que você foi bem realista, agora que voltei. Não é barato e tentamos economizar levando lanches para não comprar lá. Sinceramente, nos divertimos tanto em Farellones que nem sentimos falta do almoço. Suas dicas foram mt preciosas. Nos lugares que alugamos as roupas, botas e luvas, aceitavam real, peso ou dólar. Apenas um lugar aceitou cartão. Alugamos as roupas e acessórios nos locais que a agência de turismo nos levou. Nas estações que fui (Farellones, El Colorado e Valle Nevado) só aceitavam o pagamento em peso ou dólar. Protetor solar, protetor labial, água, biscoitos, remédios e óculos de sol (cada um levou o seu) são essenciais. Na minha última descida no “tubing” sai de lá com dor de cabeça e logo tomei o remédio que estava na bolsa. Inclusive, antes de subir tomei dramim B6 com medo de enjoar. Algumas pessoas da minha excursão passaram mal, o que ocasionou paradas. Em Farellones pagamos 500 pesos por pessoa a cada ida ao banheiro. Meu tio se acidentou em Farellones e teve socorro médico. Não foi grave, mas foi um susto. A verdade é que passamos cerca de 3h em Farellones, 2h em El Colorado ou 2h em Valle Nevado. É caro, é cansativo, mas não me arrependo de nada. Foi maravilhoso e voltaria lá com a Souzas Tour.

    • Fê La Salye   09/08/15 • 21h40

      Rebecca, fico feliz ao ver que seu comentário reforça as minhas dicas. Muito obrigada por voltar e dar o seu parecer. Nem todos o fazem e isso é muito legal. Bjs

  5. Pigmento F   25/10/15 • 20h19

    Miguel, esse brechó realmente existe. Só vale ressaltar que não possuem peças o ano todo e nem pela temporada toda, apenas o suficiente até que o pequeno estoque acabe já que se trata de roupas de foram doadas. Se economiza bastante mas pela limitação, nem todos conseguirão comprar/encontrar peças. É bom sempre ter uma segunda alternativa nesse caso. Obrigada!

  6. Jackline Walois   11/04/16 • 08h52

    Olá Fernanda!! Quem só vai fazer o tubbing, por exemplo, não precisa alugar bota? E usa que tipo de sapato?

    • Fê La Salye   11/04/16 • 11h50

      Oi, tudo bem? Nao precisa, apenas usar roupas e sapatos impermeáveis.

  7. PEDRO AUGUSTO   21/06/16 • 11h34

    Olá Fernanda! Tudo bem!? Suas dicas foram ótimas! Vão me ajudar muito! A única dúvida que ficou é em relação ao câmbio! Sábado chego e ficarei hospedado em Farellones por 7 dias! Gostaria de saber se o comércio local (Farellones) faz troca de real pela moeda local, em outras viajens para centros de ski que fui, sempre troquei dessa forma! Acho mais fácil, escapo das taxas das casas de câmbio, e não volto com meda estrangeira para casa! Obrigado

    • Fê La Salye   28/06/16 • 10h35

      Pedro, acho mais difícil, além de ser a opção mais cara por ser a única na região. Recomendo trocar em outro lugar. Obrigada!

  8. Henrique   27/06/16 • 07h31

    Olá! Estamos viajando para Santiago em Julho, e nunca esquiamos na vida… a ideia era tirar 1 dia para aprender Ski, e 1 dia para aprender aprender Snowboard. Sabe dizer qual seria a melhor opção para cada modalidade? Farellones? El Colorado?

    Bom dia!

    • Fê La Salye   28/06/16 • 10h16

      Henrique, se nunca esquiaram, 1 dia para aprender cada um desses esportes é pouco. Particularmente penso que vale mais dedicar os 2 dias para se aperfeiçoar em uma única modalidade porque elas são bem diferentes e talvez saiam das aulas com a sensação de que nao aprenderam muito nem sobre o ski e nem sobre o snowboard. Outro detalhe é que geralmente quem nunca esquiou não aguenta 2 dias na neve mas é apenas uma dica para que avaliem. Em todo caso, qualquer uma destas estações sao boas para iniciantes. Obrigada!

  9. Helen Santos   20/02/18 • 21h51

    Fernanda sua linda! Já logo dizendo que sou sua fã, cara é muito boa as sua dicas, quer dizer, em agosto agora estarei indo rumo a Santiago e estou louca pra vivenciar cada coisinha que esse lugar maravilhoso tem pra nós dar.

Anterior
Próximo
Voltar para a home