* Se você já leu este post em abril/2014, releia pois ele foi atualizado com uma informação importante.
Fê, são frequentes os terremotos no Chile? Depois do terremoto que teve no dia 16 de setembro de 2015, você recomenda adiar a viagem? Como devo reagir em caso de terremoto? A terra se abre? O que de fato acontece?
Como o Chile é um país sísmico, tremores ou terremotos são uma realidade, então é importante que vocês saibam o que fazer caso estejam por aqui e isso aconteça, por isso fiz um vídeo explicando tudo. Vamos lá!
Como viram, a maioria dos tremores não são sequer percebidos pela maioria das pessoas, você não precisa adiar a sua viagem e se tomar os cuidados que mencionei no vídeo, ficará tudo bem.
Milhares de terremotos ocorrem diariamente no mundo, mas a maioria apresenta baixa intensidade e tem hipocentro muito profundo. O que isso quer dizer? Que na maioria das vezes, os terremotos são pouco percebidos na superfície terrestre. O Japão, por exemplo, está localizado em uma zona muito sísmica e é atingido por centenas de terremotos todos os dias mas nem chega a ser notícia porque não significa que por a terra tremer, prédios vão cair e pessoas vão morrer. É bem verdade que muitas vezes a gente nem sente. Na maioria das vezes não chega a cair uma caneta sequer.
O Chile recebe terremotos com frequência por justamente estar situado nos limites das placas tectônicas, assim como Indonésia, Filipinas, Estados Unidos e etc. Não sei como são os outros países, mas o Chile é bem preparado para estes acontecimentos. Se você reparar nas contruções de Santiago vai perceber que um prédio é relativamente distante do outro, para que ele tenha espaço de inclinação quando acontecerem terremotos. Estudos comprovam que é melhor que um prédio tenha uma leve inclinação porque isso garante que ele não vai cair por inteiro. As crianças também são treinadas nas escolas sobre o que fazer em caso de graves terremotos.
Outra coisa que você precisa saber é que existe o tremor (conhecido como “temblor”) e o terremoto. Se acontecer um tremor – e ele acontece todos os dias em diferentes lugares do país e muitos nem são sentidos – apenas fique parado e espere passar. Geralmente dura alguns segundos e não cai nada. Tremor não é terremoto, assim como garoa não é tempestade, ou seja, no Chile treme TODO DIA, mas isso não significa que tem terremoto todo dia. O que a mídia noticia como terremoto na maioria das vezes é tremor, ou seja, seria como noticiar uma garoa como tempestade
Revisando:
Se estiver dentro de uma casa ou de um prédio:
- Não saia, a menos que o edifício autorize a saída de todos.
- Se algo na cozinha estiver ligado, apague imediatamente.
- Desligue a energia do local.
- Fique em um lugar seguro como embaixo de mesas e camas.
Se estiver ao ar livre:
- Fique longe de edifícios, árvores, postes e cabos elétricos.
Se estiver no carro:
- Estacione o carro e permaneça dentro dele.
- Fique longe de edifícios, árvores, postes e cabos elétricos. Quando o terremoto passar, volte a dirigir com cuidado.
- Evite circular em pontes ou viadutos.
Se estiver perto do mar:
- Procure lugares altos e afastados da costa.
O que fazer depois do terremoto:
- Obedeça a todas as ordens que forem dadas pela polícia e serviços de emergência locais.
- Desça pelas escadas, nunca use o elevador.
Mais tranquilos agora?
Ah Fe, ir pra Santiago e não sentir um terremoto é como ir pra Itália e não comer uma pizza :) os terremotos diários são parte da viagem hahhaha claro que esses grandes terremotos, tipo o que eu peguei aí em 2010 e o de ontem à noite são tristes e realmente não devem ser esperados por ninguém, mas acho legal as pessoas saberem mesmo que é algo cotidiano para vocês e que não vai acontecer nada de mal nos 'normais' porque já foi tudo muito bem pensado e preparado. Depois vou te mandar as minhas fotos de 2010 :)
bjooo
Adorei o post!
Vou pro Chile no dia 19/04 e confesso q fiquei tensa com o terremoto, mas como vou pra Santiago estou mais tkl.
Bjss
Pode ficar beeeem tranquila. Beijos.
Fe, muito util seu video sobre terremotos no Chile. Minha filha vai a Santiago com tres filhos e suas recomendaçoes serão preciosas. Muito obrigada. Um abraço, Vania
Obrigada!
Eu estive no Chile e não senti nada.. hehe..
Nem sempre se sente mesmo, mais um motivo pra não se preocupar.
Muito instrutivo o seu vídeo, irei a Santiago na segunda semana de junho e hoje me deu uma preocupação repentina a respeito de terremotos, fiquei mais tranquila.
Que ótimo, fico feliz.
estou no chile a 3 semanas e pelo que vejo aqui por antofagasta é comun tremo ate agora nao sentir nada.graças a deus.mas já to morrendo de medo….kkk
Otimas dicas fê
hahaha Fique tranquilo e veja os outros posts e vídeos de como reagir. Em geral sao tremores leves.
Ótimas dicas!
Parabéns pelo artigo e pelo blog!