01 abr 2014

Pergunta dos Leitores – Alergia a Esmaltes

LIFESTYLE > Beleza

A primeira colaboração da dermatologista Roberta aqui no blog, foi um sucesso. Se você ainda não viu as dúvidas dos leitores que ela respondeu, é só clicar aqui.

Mas hoje, ela vem responder especialmente quem tem alergia a esmaltes ou suspeita que tenha. Eu sou alérgica, como muitos sabem, e demorei muito para descobrir como lidar com esse problema. Acho que depois de hoje, quem tem o mesmo problema vai poder ficar mais tranquila. Vamos lá:

fundo_esmaltes2.jpg1.    Como descobrir se tenho alergia a esmaltes? (Camila Novaes)

Oi, Camila! A alergia a esmaltes, também chamada de dermatite de contato, geralmente se apresenta como uma irritação no rosto, principalmente em uma ou nas duas pálpebras. Esse tipo de alergia se parece muito com um ressecamento, e se insistirmos com o agente irritante, no caso o esmalte, a tendência é piorar, podendo haver inchaço da região, bastante coceira e, às vezes, saída de secreção.

A alergia ao esmalte é mais comum nas pálpebras, mas pode surgir em outros lugares da face, e, em casos mais graves, disseminar-se para outras regiões do corpo.

Vale lembrar que qualquer pessoa pode desenvolver a alergia em qualquer fase da vida, mesmo que já tenha usado aquela marca de esmalte muitas vezes!

2.    Tenho alergia a esmaltes. Me dei bem com os esmaltes 3free e hipoalergênicos, menos com os vermelhos. Esses esmaltes possuem algum componente alérgico que os outros não possuem? Tem alguma marca que eu possa usar a cor vermelha? (Diana Santos – Maringá).

3.    Além dos componentes DPB dos esmaltes, os mais conhecidos por causarem alergias, tem algum outro componente que também pode originar alergias? (Jussara Freire – Niterói)

Oi, Diana e Jussara! Muito interessante a pergunta de vocês! Primeiro precisamos esclarecer o que são os esmaltes 3free. Este é um nome dado aos esmaltes livres de três componentes que mais costumam dar alergia: tolueno, formaldeído (formol) e DPB (Dibutyl Phthalate).  Algumas marcas, mesmo sem dizer que são 3Free, já não tem esses componentes na sua fórmula, como a Colorama, a Derma Nail, e a Revlon. No entanto, ser 3 Free não garante que o esmalte não tenha nenhum componente que dê alergia. Outros componentes que podem sensibilizar, por exemplo são aqueles a base de acrilato, presentes em esmaltes e em colas para unhas postiças. Os pigmentos também podem causar alergia, neste caso o vermelho e o amarelo costumam ser mais problemáticos. Então, se você continua tendo reação na pele com essas cores, o melhor mesmo é evitá-las.

4.    Porque quando tenho alergia a esmaltes meus olhos incham e descascam? Não deveria ser um sintoma diretamente nas unhas ou mãos? (Fabiana Oliveira – Manaus).

É, Fabiana, parece estranho mesmo que a alergia a esmalte apareça no rosto, e não nas mãos… Mas vale lembrar que a pele do rosto, especialmente a das pálpebras, é bem mais sensível e fina que a das mãos, e que acabamos levando a mão ao rosto toda hora. Então, dá para entender que uma química forte como o esmalte acabe irritando a pele do rosto muito antes de causar danos à pele da mão, que é bem mais grossa e resistente!

5. É verdade que todo mundo que tem alergia a esmaltes pode usar a pomada Elocom ou tomar Histamin que fica tudo resolvido? Qualquer um pode usar esses medicamentos? (Paola Olivares – Paraná).

Oi, Paola! Infelizmente não funciona assim. Os nomes que você citou são de medicações. A primeira é uma pomada de corticóide que, se usada por muito tempo no rosto, principalmente na área dos olhos, pode ter efeitos colaterais como afinamento da pele, acne, estrias e até catarata. O segundo é um remédio via oral que pode interagir com algumas medicações e causar efeitos colaterais, como sonolência. Então, como qualquer remédio, esses não devem ser usados sem prescrição médica, ok? Além disto, qualquer tratamento acaba tendo pouco efeito se não for retirado o agente que está dando alergia, no caso o esmalte! Então, para um tratamento correto procure seu dermatologista!

Gostou das dicas da Dra. Roberta? Ela colabora mensalmente com o blog . Não deixe de acompanhar!

disclaimer_roberta_fundo2

 

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

7 comentários em "Pergunta dos Leitores – Alergia a Esmaltes"
  1. Daniella Castelucci de Medeiros   02/04/14 • 17h58

    Muito interessante, eu achava que a alergia a esmaltes era na base da cutícula.. isso porque dependendo do esmalte que uso surgem bolinhas bem pequenas na base da unha, e coçam absurdamente…então será que isso não é alergia? Ou é um tipo diferente? As outras pergutnas eu vou guardar para minha consulta com a dra. Roberta que já marquei para sexta o/ bjoo

  2. Caroline   16/07/14 • 21h07

    Gostei muito da matéria, achei muito esclarecedora, principalmente porque acabei de descobrir o agente causador da minha alergia sem fim. Já fui no derma achando ser por maquiagem. Já sofro há um tempo sem saber que era por causa dos esmaltes e descobri que pode ser até pela cola das unhas postiças que costumava usar. Acabei de tirar o esmalte que estava usando, fiquei tão brava que queria jogar todos os meus esmaltes fora! Ficarei livre deles por um bom tempo.
    Gostaria de saber se tem alguma pomada que poderia usar pelo menos pra diminuir a vermelhidão e a coceira (na pálpebra direita e ao redor da boca). Não aguento mais viver com isso, heeeeeeelp!

    Obg, beeeeeijo

    • fernanda   17/07/14 • 11h02

      Oi Caroline, tudo bem? Essa alergia é um saco mesmo mas o ideal é você perguntar ao seu dermato o que ele recomenda para aliviar a alergia. Se tratando de alergia, a mesma pomada ou remédio não funciona pra todo mundo e pode até piorar. Não use nada sem recomendação médica, ok? Bjs

  3. priscila diana   07/01/16 • 08h05

    oi bom dia !!!! eu não sei se tenho alergia a esmaltes mas de uns meses pra cá apareceu nas bordas das minhas unhas dos pés uma forte coceira , descamação , sensibilidade e agora estão surgindo nos dedos dos meus pés descamação e parece que a pele tá ficando com calos e coça muito e nas mãos só coça apenas e na região próximo da minha boca surge uma vermelhidão e descama tbm coça e até fere se eu coçar demais . procurei na internet sobre isso mais até agora nao achei nada que pudesse me ajudar .
    por favor o que é isso ???

    • Fê La Salye   14/01/16 • 17h52

      Oi Priscila, tudo bem? A Dra Roberta participou apenas de alguns posts do blog. De qualquer forma, mesmo que ela ainda fosse colaboradora tenho certeza que te aconselharia a consultar um médico pois como dito no post, nenhum médico pode diagnosticar sem te examinar. Espero que seu problema melhore! Bjs

  4. Daniela De Masi Machado de Sousa   03/08/16 • 10h50

    A rosácea pode interferir nas mãos? Tenho bolinhas bem pequenas, coceira inchaço e vermelhidão ao redor dos dedos isso acontece só nas mãos nos pés não, quando passo esmalte não consigo ficar muito tempo com ele tenho que tirar, fico ainda uns dois e três dias com uma sensibilidade.Já tentei até esmalte hipoalergênico demorou um pouco mais o processo acontecer e a intensidade é menor.
    O Removedor de esmalte ou até a acetona pode acentuar este processo.
    Como posso caracterizar essa situação? Processo alérgico? Acho que não por que nos pés não acontece este processo.
    Tenho dúvidas por favor você pode me esclarecer. Grata Dani

    • Fê La Salye   04/08/16 • 10h44

      Oi Daniela, tudo bem? A Dra. Roberta já nao escreve mais para o blog. Recomendo que procure um dermatologista de sua confiança. Muito obrigada!

Anterior
Próximo
Voltar para a home