11 set 2014

Morar no Chile – Como é o mercado de trabalho chileno

MORAR FORA > GUIA PARA MORAR NO CHILE

Tenho um post mais atualizado sobre o assunto, inclusive com vídeo. Clique aqui

:::::

Importante: Não tenho condições de dar dicas específicas para diferentes áreas de trabalho porque é impossível saber como cada uma funciona e quanto cada uma ganha. Comentários com perguntas sobre áreas de trabalho não serão aprovados/respondidos. Obrigada pela compreensão! 

Esse é um post muito pedido nos meus emails e comentários do blog. Demorei para fazer porque não é tão simples reunir todas as informações necessárias e pra ser sincera eu nem sei se meu post vai ser tão esclarecedor assim porque é impossível que eu conheça a fundo as particularidades de cada profissão, mas eu acho que ao menos consegui dar um norte para quem tem interesse em morar aqui. Se ficar alguma dúvida, por favor, deixe nos comentários. Mas por favor, entenda que eu não tenho como saber as particularidades de cada profissão, portanto só serão aceitos comentários referentes ao que foi explicado no post e não sobre como seria a sua profissão por aqui.

24.02

Alguns dados importantes:

POPULAÇÃO:

A primeira coisa que você precisa se lembrar é que o Chile é bem menor que o Brasil. O país todo tem um pouco mais de 17 milhões de habitantes, enquanto que a população de São Paulo (capital e municípios) possui um pouco mais de 19 milhões. Esse dado com certeza é importante porque se o país é menor, óbviamente o mercado de trabalho será condizente ao seu tamanho.

SALÁRIO MÍNIMO:

O salário mínimo chileno, atualmente (2014), é de 225 mil pesos chilenos, aproximadamente 900 reais. Apesar de ser maior que o do Brasil, uma coisa deve ficar clara: é muito comum que estrangeiros ganhem menos no Chile do que ganhavam em seu país, mesmo que ocupem a mesma função. Como eu disse no começo do post, entender o contexto, o tamanho do país e suas exigências, é fundamental, mas é possível ter uma ideia de quanto seria o seu salário por aqui acessando o site Tu Salario, um site chileno aonde você tem uma ideia do quanto se paga pela sua área no país. Os valores estão em pesos chilenos e não em dólares como muitos imaginam e mais uma vez, é apenas uma base. Não significa que toda empresa vai te pagar exatamente o que é mostrado no site.

JORNADA DE TRABALHO:

A jornada de trabalho é de 9 horas, totalizando 45 horas semanais mas no fundo é a mesma quantidade de horas do Brasil (40 horas semanais), a diferença é que eles consideram o horário de almoço como parte do seu horário de trabalho.

CONTRATAÇÃO:

Não existe carteira de trabalho. Todos os funcionários, sendo chilenos ou estrangeiros, sempre terão um contrato com a empresa.

FÉRIAS:

São 15 dias úteis que você pode tirar de uma vez ou aos poucos mas você NUNCA poderá vender. Isso não existe aqui. Vou dar um exemplo prático sobre férias: Você pode tirar 15 dias ÚTEIS em casa ou viajando ou pode pegar 2 dias das suas férias apenas. Ainda vão sobrar 13 dias. O mais importante é usar sabiamente os seus dias. É muito difícil que um chefe te dispense por 1 dia, seja por qualquer eventualidade, sem descontar esse dia das suas férias. A não ser que você realmente seja um funcionário que já atingiu certas regalias. No geral, não tem negociação. É “pão pão, queijo queijo.”

MATERNIDADE:

A mãe tem direito a ficar 6 meses em casa depois do nascimento da criança e o pai tem direito a 5 dias. Como no Brasil, ela não pode ser mandada embora por estar grávida e pode ter a sua licença prolongada caso tenha algum problema de saúde.

13º SALÁRIO:

Infelizmente ele não existe. O que pode acontecer é que a empresa te dê uma bonificação – que pode ser grande ou simbólica –  devido ao seu tempo de trabalho, mas isso não é uma lei, é decisão de cada empresa.

FGTS:

Também não existe e nem nada parecido a isso.

PREVIDÊNCIA PRIVADA:

Todo trabalhador deve contribuir com a previdência privada que no Chile se chama AFP (Asociación de Fondo de Pensiones). Se você trabalha para uma empresa ela vai descontar 10% do seu salário até que você atinja o “topo salarial”. Exemplo: Vamos imaginar que o topo salarial seja 1.000 reais. Sua empresa vai descontar 100 reais para a previdência. Se você ganha 2000 reais, significa que você ultrapassou o topo salarial mas vai continuar pagando apenas 10% referente ao topo salarial, ou seja, 100 reais e não 200 reais. Se você é um trabalhador independente deve emitir nota sempre descontando 10% do valor.

PLANO DE SAÚDE:

É tão diferente que fiz um post separado sobre o assunto. Para entender, clique aqui.

ÁREAS DE TRABALHO:

O mercado de trabalho mais bem pago no Chile é o de Mineração. Fora isso, quem trabalha com TI se dá bem também. Mas infelizmente, todas às áreas que envolvem criatividade não são muito valorizadas, como publicidade, jornalismo, designer, moda, estética, fotografia e tudo o que envolve esses setores. Quem se especializou nessas áreas e se deu bem no Chile é porque geralmente optou por trabalhar de maneira independente. Eu não sei informar sobre todas as profissões existentes e por isso preferi dizer as duas áreas mais bem pagas e as áreas menos valorizadas mas isso não quer dizer que se a sua área não foi mencionada que ela seja boa ou ruim aqui, é só que eu realmente não sei dizer. Também não quer dizer que você não possa se dar bem nas áreas menos valorizadas. Tudo é uma questão de conseguir entrar na empresa ideal.

Outro ponto que dificulta um pouco encontrar empregos aqui é que grande parte das pessoas que se formam no Chile recebem o título universitário de Engenheiro. Olhando sob o ponto de vista brasileiro pode até parecer um up-grade no seu CV mas no contexto chileno só quer dizer que você tem um curso superior. Porém, esse é um dado super importante na hora de fazer o seu CV. Será muito mais fácil ser contratado se o seu CV tiver o nome exato de como a sua profissão é chamada no Chile e como realmente é conhecida a sua graduação por aqui. Pesquise sobre a sua área antes de entrar em contato com as empresas locais.

IDIOMA:

Portuñol aqui é tão mal visto quanto o famoso “inglês básico”. Falar, escrever e entender bem o espanhol é ponto decisivo em uma entrevista com estrangeiros mesmo que o seu inglês seja fluente.

MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR NO CHILE:

O Great Place to Work preparou uma lista com as 50 melhores empresas para trabalhar no Chile. Vale a pena conferir este link.

SITES DE BUSCA DE EMPREGO:

 

CONSELHO PESSOAL:

A melhor maneira de ter uma vida financeira estável no Chile (aliás, não só no Chile mas em qualquer país do mundo), é que a sua empresa no Brasil te envie para trabalhar no país. Esse é o melhor dos mundos porque a empresa, que tem total interesse que você fique no país vai conseguir negociar melhor o seu salário e benefícios.

Se isso não for possível, a minha dica é que você comece a procurar emprego ainda no Brasil. É muito melhor mudar de país com um emprego garantido.

Se de longe a coisa fica mais difícil, reserve uma grana para passar um tempo por aqui e estudar de perto o mercado de trabalho, participando de entrevistas. Isso inclusive vai te ajudar a analisar se é melhor trabalhar de forma independente ou contratado.

O texto parece desanimar, mas não é isso. Eu estou contando o cenário real que não significa que é ruim, é apenas diferente do que estamos acostumados e é bom saber disso para analisar tudo a fundo. É possível viver bem no Chile (e em qualquer outro país) desde que você estude a fundo como é a sua profissão por aqui. Acho válido considerar também que apesar dos salários serem menores, os impostos também são, a qualidade de vida é mais alta e a cidade (especialmente Santiago, para onde migram boa parte dos turistas), funciona super bem e tem um custo de vida menor que o do Brasil, ou ao menos menor que o de São Paulo. Isso já ajuda a fazer um bocado de contas.

Não existe um mundo perfeito, você sempre vai perder alguma coisa, só é importante considerar o que você tem a ganhar e isso é bem pessoal. E outra coisa que nem tem a ver com o Chile, mas acho legal dizer: tem MUITA COISA boa no Brasil, especialmente com relação a benefícios trabalhistas, o país é apenas mal administrado há séculos (entenda a palavra séculos no sentido literal e histórico e também como o meu sincero desejo em não transformar os comentários desse post em brigas partidárias porque não é o foco).

business-travel-tips

 

Espero ter ajudado e se ficou alguma dúvida referente apenas ao que foi dito no post, comentem aqui. Para saber que tipo de documento você precisa para conseguir trabalhar, leia este post onde falo sobre os vistos.

Lembre-se: Comentários com perguntas sobre áreas de trabalho não serão aprovados/respondidos. Obrigada pela compreensão! 

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

118 comentários em "Morar no Chile – Como é o mercado de trabalho chileno"
  1. Carla   21/04/15 • 23h08

    Oi Fernanda, tudo bem? Estou adorando o seu blog. Muita informação útil! Gostaria de saber como se faz pra procurar trabalho no Chile. É como no Brasil através de sites? Existe um modelo de CV? Estou no Brasil e meu namorado está no Chile. O que você me recomenda? Obrigada por compartilhar tantas informações valiosas! Um abraço e felicidades no casamento!

    • fernanda   23/04/15 • 10h26

      Oi Carla, tudo bem? É igual sim. Você envia currículos, participa de entrevistas ou processos seletivos… Bem parecido nesse aspecto. Não há um modelo de CV não, só precisa ser objetivo como qualquer CV. Beijos e obrigada pelo carinho.

  2. Élida Belo   23/04/15 • 15h11

    Simplesmente o melhor blog de descrição de viagens que já vi! De imensa utilidade pública, sem exagero. Parabéns!

    Fernanda, se ainda estiver com saco pra responder…e se souber…kkkk… Existe concurso público no Chile ou em Santiago? Na minha área de trabalho é caminho que vejo a frente, ou escolas/universidades… Sou bibliotecária.

    Abraços,

    • fernanda   25/04/15 • 10h23

      Élida, MUITO OBRIGADA! Acho que a principal diferença é que moro aqui, então tenho dicas que dificilmente quem apenas visita, teria. Aqui tem concursos públicos sim. Beijos!

      • Ricardo Lemes   29/11/15 • 19h29

        Hola eu moro em sau paulo ,e gostaria de saber como trabalh n chile de montador de ferregens ???? S pod m respond ,,,obg (+5511970671792esse e meu WhatsApp)

        • Fê La Salye   11/12/15 • 15h32

          Oi! Como dito no post, não tenho como saber as condições trabalhistas e oportunidades de trabalho de cada área que me perguntam. Obrigada por entender!

  3. Simone   27/04/15 • 18h05

    Olá Fernanda,
    Parabéns pelo blog, está me esclarecendo muitas dúvidas. Meu namorado é Chileno e mora em Antofagasta, ele é da área de Mineração.
    Eu fui demitida do meu trabalho aqui no Rio e como estou neste relacionamento faz um ano, pretendo me mudar para Santiago. Minha área e de Turismo e Hotelaria, com especializaçao MBA em Marketing e Comunicação Empresarial. Acredito que o Turismo no Chile é um mercado bom, mas não conheço muito. Você teria algumas empresas para me indicar? Falo inglês e estou estudando espanhol, mas ainda possuo o nível intermediário.
    Um bjo grando

    • fernanda   07/05/15 • 09h00

      Oi Simone, tudo bem? Como eu disse no post, às vezes fica difícil pra mim recomendar dicas ou empresas para áreas que eu não tenho ligação mas eu acho que você deveria começar pelos hoteis mencionados nos comentários do blog pelos turistas ou pelas agências mencionadas no blog também. Acho que seria um bom começo pra você avaliar a melhor opção para a sua área. Boa sorte nos seus planos e obrigada por seguir o blog. Bjs

  4. LUCAS CASOTTI   07/05/15 • 11h43

    BOM DIA FERNANDA….
    GOSTARIA DE SABER O SALARIO PRA QUEM TRABALHA EM SUPERMERCADOS É BOM…..SOU REPOSITOR DE MERCADORIAS……
    E NO RAMO DE ALMOXARIFADO!!!!!TBM É BOM….
    SUAS DICAS SÃO OTIMAS…..

    • fernanda   08/05/15 • 09h08

      Oi Lucas! Como dito no post, infelizmente não sei informar valores e benefícios de todas as áreas. Vou ficar devendo essa informação. Obrigada por seguir o blog!

  5. anderson   21/05/15 • 20h31

    Como e o mercado logístico

    • fernanda   21/05/15 • 21h27

      Oi Anderson! Como informado no post, não sei dizer detalhes de todas as áreas. Vou ficar devendo essa informação.

  6. Ruth   25/05/15 • 11h54

    QUERIDA FERNANDA,

    GOSTARIA DE SABER SE UMA PESSOA COM 59 ANOS DE IDADE, TRABALHADORA E BEM HUMORADA… UMA BOA POFISSIONAL TEM OPORTUNIDADES PARA TRABALHAR
    NA AREA DE TURISMO:

    LINGUAS: INGLES, FRANCES, ESPANHOL E PORTUGUES?

    ESTOU SENTINDO QUE A DISCRIMINACAO DE IDADE VEM CRESCENDO ASSUSTADORA
    MENTE.

    SE VOCE VE UMA AREA ONDE SIMPLESMENTE EU NAO SEJA DISCRIMINADA…. EU ADORARIA… JA ME DEI CONTA DISTO RAPIDAMENTE QUANDO VOLTEI PARA O BRASIL.

    OBRIGADA PELA RESPOSTA.

    RT.

    • fernanda   30/05/15 • 16h48

      Oi Ruth, tudo bem? Acredito que tenha oportunidade sim mas não tenho como te garantir porque não é a minha área. Aconselho a mandar CV para as agências daqui. Boa sorte, viu? Bjs

  7. Stevessson Arruda   02/07/15 • 16h08

    Boa Tarde Fernanda!
    Visitei o Chile 2 vezes no ano passado, uma em Setembro para o Valle Nevado e outra fomos de carro no final de ano de Curitiba a Algarrobo e adorei o País e principalmente a cidade de Santiago!
    Oportunidade para área administrativa financeira é restrita para chilenos?
    Trabalho como Gerente Administrativo Financeiro há 11 anos e tenho 3 pós graduações na área.

    • Fê La Salye   05/07/15 • 10h22

      Nenhuma área é restrita apenas aos chilenos mas como eu disse no post, não tenho condições de dar informações sobre cada área que me perguntam mas eu te desejo boa sorte nos seus planos. Abraço!

  8. Carla   19/07/15 • 21h06

    Oi Fernanda, tudo bem?

    Gostaria muito que você falasse mais sobre os planos de saúde. Procurei aqui no blog, mas o único lugar que encontrei você comentando um pouco foi aqui.

    Bj

    • Fê La Salye   26/07/15 • 00h29

      Carla, ainda não tive tempo mas está nos meus planos fazer um post sobre isso, tá? Bjs

  9. Marcelo   24/07/15 • 01h00

    Muito bom este blog! Parabéns!

    Eu sou empresário da área de desenvolvimento de sistemas de informática e gostaria de abrir uma empresa filial no Chile para mudar para este país que acho muito melhor que o Brasil.
    A minha questão é que não encontro sites no qual posso encontrar possíveis sócios no Chile para abrir uma empresa ou material que possa me ajudar.
    Teria alguma dica por onde começar?

    Obrigado

    • Fê La Salye   26/07/15 • 01h03

      Marcelo, como eu disse no post, infelizmente não sei detalhes de cada profissão que me perguntam. Vou ficar devendo essa informação. Obrigada!

  10. Anna Luiza   08/08/15 • 18h38

    Olá! Gostaria de saber como é o mercado farmacêutico no Chile, especialmente em Santiago! Se puder ajudar, desde já agradeço! Suas dicas são ótimas é muito úteis!!!!
    Bjs

    • Fê La Salye   09/08/15 • 11h10

      Anna, como dito no post, não tenho como esclarecer dúvidas de profissões que eu não atuo por não ter familiaridade com o mercado. Obrigada por entender. Bjs

  11. Marcelo   16/08/15 • 23h20

    Olá Fernanda, Parabéns pelo teu blog!
    As férias no Chile são remuneradas?
    Obrigado e mais uma vez parabéns pelo ótimo trabalho!

    • Fê La Salye   22/08/15 • 18h29

      Sim, você recebe o seu salário quando sai de férias da mesma forma como receberia no Brasil. Obrigada por acompanhar o blog!

  12. Jorge   22/08/15 • 01h40

    Sou professor de matemática. Minha esposa, psicóloga. O mercado de trabalho é bom pra nós dois?! Espero que consiga dizer algo sobre essas duas profissões… Estive no Chile com suas dicas e adoramos o país. Valeu!

    • Fê La Salye   22/08/15 • 18h07

      Oi Jorge, tudo bem? Conforme explicado no post, eu não tenho como saber as particularidades de cada profissão e por isso sempre indico a quem quer morar fora, que passe um tempo nesse país estudando o mercado de trabalho pois só assim conseguirá informações autênticas sobre sua profissão. Espero ter ajudado.

  13. claudio guarda   13/10/15 • 11h32

    Oi Fernanda estou me mudando em janeiro para mellipila ai no chile vou trabalhar na área de próteses dentaria tenho um amigo chileno que esta me ajudando em tudo de contrato de trabalho a aluguel de casas mas vou montar o meu laboratório essa área ai no chile vc sabe me informar se e boa ai

    • Fê La Salye   25/10/15 • 17h43

      Oi Claudio, tudo bem? Conforme mencionado no post, não tenho informações completas sobre todas as áreas que me perguntam. Boa sorte nos seus planos!

  14. Paulo Trindade Open Chip   27/10/15 • 14h15

    oi boa tarde…eu e minha namorada estamos querendo mora mesmo em santiago mais nao so mora mais abri uma lojinha voltada para artezanatos tipo croche mesmo de verdade coisas lindas….mais ela e eu so temos o segundo gral a algun problema nisso? e queria saber tambem se precisamos de muitos documentos para irmos para santiago do chile visto ou passaporte se quisermos mora

    • Fê La Salye   08/01/16 • 16h06

      Paulo, independente do grau de escolaridade você só pode abrir um negócio depois de ter todos os documentos necessários. Recomendo que leia o post sobre vistos. Obrigada!

  15. Paulo Trindade Open Chip   27/10/15 • 14h18

    bom dando continuaçao a pergunta que eu fiz?
    eu tenho varios cursos de qualificaçao e tenho ablitaçao
    e a minha namorada tambem tem varios cursos de qualificaçao
    serra que isso ajuda a obter mais chances

    • Fê La Salye   08/01/16 • 16h06

      Todo curso e qualificação sempre ajudam. Boa sorte!

  16. Paullo Estevam   06/11/15 • 00h25

    Olá, parabéns pelo post. Estou indo pra o Chile e pretendo ficar uns 2 meses em Santiago. Voce pode me indicar algum site para aluguel de casa/apt mobiliado? abraço.

    • Fê La Salye   14/02/16 • 18h04

      Oi Paullo, tudo bem? Desculpe a demora. Recentemente migrei o site e mudei o layout e infelizmente alguns comentários foram direto para o Spam. O seu estava por lá. Não sei se já conseguiu resolver isso mas estou preparando um post sobre esse assunto. Um dos que gosto é o http://www.goplaceit.com/. Abraço!

  17. Natália Sitolin   07/11/15 • 12h18

    Boa tarde! Trabalho no varejo e gostaria de saber como funciona essa área aí. Pode me ajudar?

    • Fê La Salye   11/12/15 • 15h38

      Oi! Como dito no post, não tenho como saber as condições trabalhistas e oportunidades de trabalho de cada área que me perguntam. Obrigada por entender!

  18. Diego Oliveira   28/11/15 • 03h05

    Olá Fernanda tudo bem? Queria saber de você se a área de segurança privada tem boa remuneração e facilidade de trabalho aí no Chile? Desde já obrigado.

    • Fê La Salye   11/12/15 • 15h34

      Oi! Como dito no post, não tenho como saber as condições trabalhistas e oportunidades de trabalho de cada área que me perguntam. Obrigada por entender!

  19. Jean   28/11/15 • 07h14

    Tu tens como informar o que é necessário para trabalhar e se mudar pro chile?
    Visto de residencia? Visto de trabalho?
    Existe necessidade de revalidar diploma(engenheiro) ?

    • Fê La Salye   11/12/15 • 15h34

      Mas tudo isso foi informado no post. Você também encontra outras dicas no menu Dicas para Morar. Algumas profissões precisam validar diploma sim. Você precisa verificar no consulado chileno se a sua profissão precisa.

  20. Marcos Fonseca   16/12/15 • 16h29

    Trabalho em uma empresa Latino Americana e recebi uma proposta assim. Como não sei as variáveis, perder o 13o por exemplo, é um agravante, mas saber que os impostos são menores, ajuda a motivar um pouco.
    No final, é assustador sair do conforto de seu país

    • Fê La Salye   08/01/16 • 16h16

      Marcos, morar fora é realmente avaliar tudo e mudar radicalmente de vida. Feliz por meu post ter te ajudado de alguma forma.

  21. fabio   20/12/15 • 14h59

    ola Fernanda. sou um pequeno investidor, tem algum conhecimento ou contato, para uma possivel instalaçao de empresa de obras? o seu post é excelente.
    aguardo, obrigado

    • Fê La Salye   08/01/16 • 16h16

      Oi Fabio! Não tenho contatos. Obrigada e boa sorte!

  22. marcos de almeida braga   20/12/15 • 18h37

    Oi fernanda
    Sou marceneiro e quero saber se aí tem móveis planejados, para esclarecer são armários de cozinhas e homes de salas em MSF
    Tb guarda roupas planejados em MSF
    Agradeço por dedicar o seu tempo a este trabalho
    Valeu

    • Fê La Salye   08/01/16 • 16h17

      Sim, tem isso aqui. Muito obrigada por seguir o blog!

  23. Magno   02/01/16 • 22h33

    Obrigado pelo esclarecimento Fernanda. Estou morando nos Eua, vou iniciar um mochilão na Colombia, passar pelos países da América do Sul e tentar arrumar um trabalho no Chile (não necessariamente na minha formação – Direito). Sua publicação clareou bastante algumas dúvidas que eu tinha a respeito. Abraços

    • Fê La Salye   14/01/16 • 17h41

      Muito obrigada, Magno e boa sorte nos seus planos!

  24. Danilo   05/01/16 • 12h21

    Ola excelente post Fernanda, parabéns!

    Eu acabei de receber uma proposta para trabalhar no Chile em um banco Americano, na cidade de Viña del mar, estou analisando. Considerando os pontos que você mencionou, tem alguma indicação especial?

    • Fê La Salye   14/01/16 • 17h47

      Danilo, não tenho recomendações mas desejo boa sorte nos seus planos! Obrigada por acompanhar o blog.

  25. Ricardo Borges   10/01/16 • 20h48

    Olá Fê, adorei o texto!
    Meu nome é Ricardo, estou estudando a possibilidade de ir morar com minha esposa. Fiquei preocupado com a desvalorização da parte criativa. Trabalho como Designer Gráfico e achei que me daria bem com criação por ai. Tem alguma dica para me dar nesse ramo de publicidade e criação em Santiago?

    • Fê La Salye   14/01/16 • 17h59

      Ricardo, como dito no texto, só testando. Apesar de estar entre as menos valorizadas não quer dizer que não possa se dar bem mas não tenho nenhuma dica extra, infelizmente. Boa sorte!

  26. Ana Paula Fabiani   11/01/16 • 17h38

    Oieeeee Fer, gostaria de saber se vc ja viu lojas de artesanatos ai (armarinhos e aviamentos).
    Agradeço sua atençao, Bjaaaaao

    • Fê La Salye   14/01/16 • 18h01

      Sim, já vi sim. Tem nos shoppings e lojas de rua. Bjs

  27. Ana Paula Fabiani   11/01/16 • 17h54

    Oie Fer, acabei de te mandar uma perguntar, mas surgiu outras duvidas kakaakkaka.
    Qual sua dica para procurar emprego aqui do Brasil, assim procuraria por sites, enviaria curriculo, mas e na hora da entrevista? Teria que esta la certo?
    Se tiver outro meio te agradeço, ah e muito obriigada novamente pelas dicas, bjooo!

    • Fê La Salye   14/01/16 • 18h02

      Ana, o ideal é ir olhando vagas, se cadastrar no Linkedin e deixar as propostas chegarem. Muitas empresas até realizam a primeira parte do processo seletivo por skype se ela tiver interesse mesmo no seu trabalho. Bjs

  28. Karina   13/01/16 • 00h57

    Olá, gostaria de saber se você tem alguma informação sobre levar um carro do Brasil para o Chile… porque pretendo me mudar no final do ano… gostaria de saber se posso levar meu carro legalmente, o que devo fazer… porque já procurei na internet e não encontro nada a respeito. Se souber alguma coisa, serei eternamente grata! Desde já muito obrigada! =*

    • Fê La Salye   22/01/16 • 14h05

      Oi Karina, tudo bem? Estou preparando um post sobre isso porque tem vários detalhes mas o que posso adiantar é que não vale a pena, sai muito caro. Mas em breve vou detalhar num post. Bjs

  29. Vera   27/01/16 • 12h09

    Oi Fernanda, parabéns pelas informações. Moro no norte do Chile e já passei por várias fases de adaptação além de muita papelada, para ter RUT, permiso, conta bancária, plano de saúde, etc.

    Entendo que ao sair do Brasil você continua com muitas responsabilidades por lá, seja em relação a Receita Federal (Comunicação de Saída e Declaração de Saída Definitiva), a questão de manter uma conta corrente no Brasil como nao residente, questões eleitorais, matricula junto ao consulado, questões de cambio para evitar uma alta tributação, como manter um imóvel no Brasil, etc. Deixo estas dicas para próximos posts, o que poderia ajudar a comunidade brasileira que já reside fora, como também, para os que planejam se mudar.

    • Fê La Salye   08/02/16 • 14h40

      Vera, obrigada pela sugestão. Vida de quem mora fora é cheia de burocracia mesmo. Bjs

  30. Eduardo   21/02/16 • 00h36

    Eu tenho uma namorada, que mora lá no chile, já estou quase fluente no idioma, eu trabalho com TI e fiquei muito feliz por saber que lá essa área é bem vista! Obrigado pelas dicas!

  31. julio   23/02/16 • 22h41

    boa materia a sua gostaria de saber, somente para morar, seria local bom em termos de segurança, e o custo de vida é alto??? ja sou aposentado e tenho boa renda mensal

    • Fê La Salye   29/02/16 • 16h22

      Oi Julio! Santiago em geral é segura, o ideal é escolher com base no custo de vida. Tem um post sobre isso no blog. Procure no FAQ Chile, categoria Morar no Chile. Obrigada!

  32. Walter Mussati Filho   28/02/16 • 11h19

    Olá, bom dia, como eu gosto muito do frio e gostaria muito de morar e trabalhar aí, vc. pode me dizer se existe alguma burocracia ? Claro que eu iria procurar emprego antes para depois me mudar, trabalho como motorista carreteiro, atualmente trabalho do Walmart Brasil como Gerente de manutenção, aguardo, obrigado.

    • Fê La Salye   29/02/16 • 16h18

      Oi, Walter! Toda a burocracia foi mencionada neste post e no post sobre vistos. Obrigada!

  33. Reginaldo Batista Lopes   09/03/16 • 22h56

    Sou carreteiro aqui no Brasil.
    Aí se jama chover de camiones.
    Gostaria de saber salários e contratos neste ramo
    Para viajar pelo Mercosul.

    • Fê La Salye   14/03/16 • 15h07

      Reginaldo, conforme explicado no post, não tenho como informar os detalhes de cada área profissional, até por nem sempre saber os detalhes de cada uma. Obrigada por entender!

  34. Ana Paula Terra   10/03/16 • 16h42

    Fernanda, quero te parabenizar por tudo o que escreve, tudo com responsabilidade e conhecimento adquirido.
    Gostaria de saber se há restaurantes brasileiros no Chile e se os chilenos são bons apreciadores dos nossos pratos ou mais tradicionais também no momento da alimentação. Já cozinhei para estrangeiros morando fora do Brasil e a receptividade foi ótima, na Califórnia adoram a nossa comida e costumam frequentar nossos restaurantes típicos por lá. O mesmo se dá no Chile, a população entraria de bom grado num restaurante brasileiro? Existe alguma loja de salgados e doces brasileiros?
    Tenho vontade de morar no Chile, já estive passeando quando era bem jovem e como sou advogada, sei que não poderei trabalhar em minha profissão. Preciso encontrar outra maneira de me sustentar para poder morar no Chile. Tem alguma sugestão para mim Tenho 48 anos e já morei 8 anos fora, adaptação em outros países já não é problema para mim porque adoro culturas novas e já estive em vários locais diferentes. Desde já agradeço sua atenção. Um abraço, Ana.

    • Fê La Salye   14/03/16 • 15h04

      Ana, obrigada pelo carinho. Tem post no blog falando sobre o que os profissionais de gastronomia pensam da nossa comida e também tem post falando de restaurantes brasileiros. Bjs

  35. Eliene Lima   10/03/16 • 19h32

    Voce sabe quanto um homem e ou mulhar ganham de salario ai no Chile ?

    • Fê La Salye   14/03/16 • 15h03

      Essa resposta está no post sobre o custo de vida em Santiago.

  36. Priscila   16/03/16 • 18h28

    Oi Fernanda, tudo bem?
    Adorei seu blog, parabéns!
    Tenho dúvidas quanto a minha área de trabalho, se souber me responder te agradeço.
    Estou me formando neste semestre em Ciências Biológicas – licenciatura. Aqui no Brasil isso me possibilita atuar tanto como bióloga como professora de ciências/biologia. Saberia me dizer se no Chile também funciona assim?
    e como funciona a parte da docência?
    é por concursos e editais como aqui?

    Desde já,
    Muito Obrigada

    • Fê La Salye   18/03/16 • 09h51

      Oi Priscilla, tudo bem? Como dito no post, já nao responde perguntas de áreas de trabalho porque isso acabou se tornando quase uma assessoria particular e é muita gente, fora que nem sempre tenho a resposta mas o primeiro passo seria ver o vídeo sobre validar diplomas, está bem? Bjs

  37. julio cesar pereira   19/03/16 • 15h49

    Gostaria de trab no chele com chef de cozinha

  38. Victória   07/04/16 • 22h58

    Fê, muito úteis as informações do teu blog, parabéns!

    Sou formada em Publicidade e gostaria de fazer uma especialização em Santiago na área de Marketing ou em Marketing Digital. Queria saber se tu conhece algum curso bom nessas áreas e se existe alguma universidade ou instituição com valores mais baratos e q seja bem conceituado. Sabe me dizer também se eu fosse com visto de estudante, posso arranjar algum estágio/freela/emprego nessas áreas? Gostaria de algo mais para ajudar com as despesas do dia a dia e pra acrescentar no meu currículo.

    Beijos

    • Fê La Salye   21/04/16 • 18h29

      Oi Victória, tudo bem? Tem várias universidades conceituadas na área mas a Diego Portales tem ótimos mestrados e outros cursos mas estou por fora dos preços. Sobre estágio, recomendo o post sobre vistos e aí tem uma parte bem explicativa para quem deseja trabalhar. Bjs

  39. Donattelo   11/04/16 • 14h18

    Parabéns pelo site e por esse post, tem dicas valiosas para quem está pensando em sair do Brasil. Já estive uma vez no Chile, em Santiago, e fiquei apaixonado por essa cidade. Além do clima ambiente bem agradáveis, a experiencia de ir ao Vale Nevado é indescritível!!
    Ainda estou vendo as possibilidades, mas me agrada muito a ideia de morar lá. E parabéns pela paciência para responder às dúvidas do pessoal aí, é cada uma.. kkkkk. Abraço!!

    • Fê La Salye   11/04/16 • 16h53

      hahahaha faz parte do meu trabalho rsrs. Boa sorte! Espero que consiga realizar este sonho.

  40. Silvia   10/05/16 • 16h20

    Boa tarde.
    Gostaria de saber se existe algum site onde.possamos enviar Curriculum aí no Chile. Meu marido trabalhou em várias mineradoras multinacionais, se puder me.ajudar eu agradeço.

  41. Nei   11/05/16 • 00h08

    Parabéns pelo ótimo blog, não canso de ler/reler para cada vez mais ficar perto do Chile. Fui aprovado em um mestrado (Finanzas) no Chile e começo no próximo mês, já solicitei todos os documentos brasileiros (conforme seu vídeo sobre visas) e agora leio sobre dicas sobre mercado de trabalho e melhores lugares para morar em Santiago (pretendo passar alguns dias em hostels até definir o local de um apartamento). Parabéns mais uma vez e muito obrigado por dividir toda essa informação com a gente!!

    • Fê La Salye   16/05/16 • 16h03

      Fico feliz que o blog esteja ajudando. Obrigada por acompanhar!

  42. Ismar K   21/05/16 • 02h38

    Olá! Gostaria de receber dicas de sites para alugar casas ou apartamentos em Santiago para moradia.

    Obrigado

    • Fê La Salye   21/06/16 • 10h59

      Desculpe a demora, seu comentário estava no spam e eu nao vi. Estou preparando um post sobre isso. Obrigada!

  43. André Luiz   22/05/16 • 10h45

    Bom domingo, aqui no Brasil no momento estou trabalhando com a uber e tenho conseguido um bom dinheiro, mas tenho o desejo de morar fora do Brasil com minha esposa e dois filhos, uma passageira da uber paraguaia que mora nos USA me disse que o Chile seria uma boa escolha para morar, gostaria de saber se no Chile funciona o app e se ter um carro e licença para dirigir seria muito difícil no Chile?

    • Fê La Salye   23/05/16 • 18h19

      No Chile funciona mas estrangeiro só pode trabalhar e comprar carro após ter visto e conta em banco, que costuma demorar de 6 meses há 1 ano dependendo de cada caso.

  44. Elizangela Cristina de Aguiar   25/05/16 • 11h34

    Boa tarde gostaria de saber como posso entrar em contato com os cassinos , meu sonho trabalhar Santiago
    .

    • Fê La Salye   08/06/16 • 17h25

      Precisa acessar o site deles e mandar email na área de contato. Nao saberia te informar os cassinos que existem. Obrigada!

  45. jean renan   16/06/16 • 16h12

    ola, boa tarde, estou MUITO interessado em me mudar para o Chile mas tenho algumas duvidas que não encontrei na internet, teria como vc me ajudar? são elas:

    sou técnico de informática mas sem nível superior, sabe se tem mercado de trabalho para essa profissão? (tanto manutenção de computadores e redes quanto programação)

    minha noiva é formada (também em nível técnico) como professora de anos iniciais (alfabetização) ela precisa fazer algum curso específico para lecionar ai?

    desde já fico imensamente grato por sua ajuda…

    • Fê La Salye   21/06/16 • 11h20

      Oi Jean! Como dito no post, o blog nao responde perguntas específicas das mais diferentes áreas de trabalho. Obrigada por entender. Boa sorte nos planos de vocês!

  46. marcia assis   10/08/16 • 19h52

    Bom dia,

    Adorei suas informações. São claras,precisas e realistas.Estive no Chile há 2 anos,e tive o imenso prazer de conhecer Pucon!!Sou medica,e pretendo me organizar, morar e trabalhar como medica e/ou guia turistica em Pucon. Não sei como seria este mercado de trabalho numa cidade pequena e do interior,mas vou procurar,pois realmente QUERO ir para lá! Muito obrigada pelas informações.bjus.

  47. Zenon   24/08/16 • 13h00

    Olá Fernanda tudo bem?
    Quero ir para o Chile, já estou a algum tempo enviando curriculos para algumas empresas chilenas, trabalho como técnico químico, e não tenho encontrado muitas informações sobre como é este mercado por ai.Uma coisa que você disse, no seu post e concordo plenamente e que a melhor forma de se mudar do país é já com emprego em mãos, digo por experiência própria pois fui tentar a vida na europa,recebi algumas propostas de emprego na minha área, mas não pude tomar posse nos cargos por não ter a documentação, e para piorar o SEF, fechou a porta para que os imigrantes não se legalizem devido aos atentados terrorista.
    Então devido a esta experiência, pretendo sair do Brasil, mas agora só saio legalizado.Parabéns pelo seu blog, este post foi muito informativo e muito obrigado pelas orientações.

    • Fê La Salye   30/09/16 • 14h53

      Zenon, seu procedimento está corretíssimo. Boa sorte em tudo.

  48. silvana   25/08/16 • 22h50

    existe concurso para o setor público?como no Brasil????

  49. William Mukai   06/09/16 • 14h34

    Olá,tudo bem? Gostaria de saber( se possível), onde posso encontrar informações sobre leis e normativas de segurança e saúde do trabalho do Chile

    Um grande abraço,

    • Fê La Salye   30/09/16 • 14h34

      Oi, tudo bem? Isso você encontra no site do Ministerio del Trabajo de Chile. Obrigada!

  50. Heber Cunha   09/09/16 • 12h45

    Olá Fernanda, quanto a área de educação superior, um profissional com mestrado acadêmico é mais valorizado no chile do a aqui no Brasil? Você teria alguma dica para que possa me informar?
    Obrigado!

    • Fê La Salye   29/09/16 • 19h03

      Heber, tudo depende de cada área, assim como no Brasil. Infelizmente nao saberia te dar uma resposta exata. Boa sorte!

  51. Zilnei Abrantes Ferreira   14/09/16 • 10h32

    Bom dia , gostaria de me candidatar a trabalhos na aérea administrativa no Chile

    • Fê La Salye   29/09/16 • 18h57

      Zilnei, o ideal é entrar em contato nos sites indicados. O blog nao intermedia vagas de emprego. Obrigada!

  52. LUAN Pacheco   21/09/16 • 17h54

    Gostaria de morar no chile para estudar e trabalhar tentar crescer de vida ganho salário mínimo quais os primeiros passos a se tomar e espanhol básico por favor me ajuda

    • Fê La Salye   22/09/16 • 16h59

      Luan, o primeiro passo é aprender o idioma, guardar dinheiro, solicitar o visto e planejar bem. No menu Chile/Quero Morar no Chile você encontra muitas informações que podem te ajudar. Obrigada!

  53. Volnei   23/11/16 • 17h32

    Oi Fernanda gostei muito do seu post me ajudou muito gostaria de saber se emprego na área agrícola aí se tem muito primcipalmente na área das vinícolas agradeço desde já pela atenção

    • Fê La Salye   13/12/16 • 10h26

      Volnei, como explicado no post, nao tenho respostas realmente esclarecedoras para cada área mas nos sites indicados no post você encontra mais informações. Boa sorte, viu?

  54. Simone Figueiredo   02/12/16 • 08h03

    Olá Fernanda. Parabéns pela página. Li sobre empregos e sistema de saúde. Achei a linguagem fácil e bem esclarecedora. Já estive no Chile há alguns anos. Estou procurando emprego, se possível na área da saúde. Sei que não pode ajudar neste sentido, mas as informações que você passou ajudam muito. Obrigada.

    • Fê La Salye   13/12/16 • 10h07

      Simone, feliz em saber que ficou tudo muito claro. Boa sorte no seu planejamento. Bjs

  55. Consolação Aparecida Ferreira   25/01/17 • 12h21

    Estou passando uns dias aqui. E com intuito de vir a morar no Chile. Suas informações foram de grande valia. Muito obrigada pelos esclarecimentos. Abraço.

  56. denilson israel   06/03/17 • 12h47

    Olá, me chamo Denilson e tenho 32anos. Sou cozinheiro e tenho graduação e pós. Trabalho pelo menos a 8anos na área. Estou interessando em passar um tempo no Chile para conhecimento profissional e cultura. Nem sei por aonde começar, poderia me ajudar com alguma informação? Um Norte…

    att, Denilson Israel

    • Fê La Salye   13/03/17 • 09h18

      Oi, Denilson! Tudo bem? Eu recomendo que comece a buscar informacoes nos links indicados para comecar a mandar currículo. Boa sorte, viu? Perdao pelos erros, meu teclado é espanhol.

  57. Fabrício   07/03/17 • 01h32

    Olá. E para os dentistas, como funciona?

    • Fê La Salye   13/03/17 • 09h17

      Fabricio, como dito no post eu nao tenho como responder as dúvidas de cada profissao porque é impossível conhecer os detalhes de cada área mas espero que consiga as informacoes que precisa. Perdao pelos erros, meu teclado é espanhol.

  58. Wilson Borges Machado   24/04/18 • 12h21

    Quero agradecer a disponibilidade em poder compartilhar a boa vontade em dar ótimas dicas sobre este país. No entanto meu motivo maior de estar desmotivado com o Brasil é o descaso em todas as áreas profissionais. Sou do Rio de Janeiro e trabalho na área de projeto, construção e montagem no ramo de petróleo, mesmo assim prefiro segurança por isso procuro por Valparaíso.
    Muito obrigado!

  59. Mércia cassiano   01/06/18 • 09h37

    Gostaria de saber se possível qual é o valor do profissional de enfermagem graduado entre valor salarial e carga horária, gostaria de me mudar de país kkkkk Brasil tá muito difícil obg bjs

    • Fê La Salye   05/06/18 • 14h34

      Oi, Mércia! Como dito no post, não tenho as informações de cada área. Boa sorte nos seus planos!

  60. Lívia   07/02/19 • 18h17

    Olá Fê, tudo bem? Nem sei se o seu blog está ativo ainda, mas se estiver, gostaria de saber sobre os horários escolares, tenho filhos pequenos e sou sozinha, como funciona isso no Chile, mãe, trabalho e filhos???

    • Fê La Salye   07/02/19 • 19h43

      Está ativo sim :) Veja aqui no blog o post sobre como é o sistema educacional no Chile, tá? Porque é tudo muito diferente para explicar num comentário. Bjs

Anterior
Próximo
Voltar para a home