02 dez 2017

Como fazer seu celular funcionar no Chile e como comprar chip chileno

VIAGEM > CHILE > Santiago > INTERNET & TELEFONIA

Post atualizado em agosto/2018

Muita gente me pergunta como usar a internet do celular durante a viagem ao Chile, se precisa mesmo comprar um chip local e o principal: se é verdade que ainda é preciso homologar o celular.

Neste vídeo eu conto tudo para que você não tenha problemas de conexão ao chegar ao país.

Como viram, é bem simples! Não precisa pagar caro e também a homologação do celular já não é obrigatória em todas as operadoras. A operadora que com certeza não exige homologação para que o Chip funcione, é a WOM. Caso você decida usar o chip de outra operadora, recomendo providenciar essa burocracia que começa pelo menos 15 dias antes de você sair do Brasil.

– Ok. Como faço isso?

1. O primeiro passo é enviar um email para qualquer uma das empresas certificadoras no país. Recomendo fazer isso umas duas semanas antes da sua viagem já que pode demorar até 5 dias úteis para que o processo seja resolvido, assim você garante que o chip chileno vai funcionar no 1º dia que você usar.

2. Neste email você precisa informar:

  • Nome Completo
  • Nº de Passaporte ou RG (com até 10 anos de expedição) + cópia ou foto de um desses documentos (de preferência do documento que vai usar para entrar no país)
  • Nº da série IMEI do seu aparelho (para saber esse nº é só digitar *#06# em seu celular) + cópia ou foto desse número
  • Informar a Marca e Modelo do celular
  • Enviar cópia da nota fiscal do aparelho
  • Caso uma das empresas escolhidas te envie um formulário após enviar esses dados, é só preencher e reenviar.

– Tenho que pagar para homologar meu celular?

Não. A homologação é gratuita.

– Porque essa medida foi adotada em set/2017?

A resposta é simples: para a sua segurança. É isso mesmo! Para garantir que o cliente possa receber mensagens de alerta de emergência quando há algum fenômeno natural que coloque a vida do turista em risco, como terremotos, por exemplo, o que é algo bem comum no país.Antes da lei de homologação, muitos turistas ficavam sem saber o que fazer em momentos como este e sem o aviso para deixar o local caso fosse preciso. Você pode saber como funciona e o que fazer neste caso, clicando aqui e também pode saber como os chilenos convivem com isso. Algumas operadoras conseguiram melhorar seus sistemas de segurança em março/2018 e deixaram de exigir a homologação mas muitas ainda exigem.

– Mas todo mundo precisa homologar o celular?

Não! Não é preciso homologar seu celular para uso no Chile se você

  • vai continuar se conectando apenas quando o wifi estiver liberado, neste caso você está livre da homologação;
  • vai usar o roaming internacional, neste caso você também nem precisa se preocupar em homologar;
  • comprar um chip chileno da operadora WOM;

– E aonde eu compro um chip chileno para o meu celular?

Em lojas que vendam acessórios telefónicos nos shoppings e em várias lojas de estações de metrô. No Centro também é muito fácil encontrar. As operadoras do país e promoções de cada uma você pode ver nestes sites:

– Se eu tenho Claro no Brasil, preciso homologar?

Se for usar um chip chileno, sim porque a homologação tem a ver com o chip do país e não com a operadora.

– Comprei um chip chileno há muito tempo atrás. Vai funcionar se eu precisar usar outra vez?

Se não é da WOM, só vai funcionar se você homologar o aparelho.

– Fê, você recomenda comprar um chip chileno?

Sinceramente? Não. Você tem acesso wifi em restaurantes, shoppings, bares e até em algumas estações de metrô e com a lei de homologação os pontos turísticos até liberaram mais o wifi para os turistas, então não vejo necessidade a menos que você venha ao país a trabalho e precise realmente estar conectado o tempo todo. Se vem pra morar e quer continuar usando o aparelho que tinha no Brasil mas com chip chileno, vai ter que homologar. Os celulares comprados no Chile já vêm homologados de fábrica.

E caso você tenha pensado em comprar um chip apenas para receber alertas de segurança, avalie bem a necessidade. A lei foi imposta e as operadoras tiveram que adotá-la mas em geral o país está bem preparado para os terremotos que não afetam o dia a dia dos chilenos embora trema em alguma parte do país todos os dias. Se algo realmente grave acontecer você vai saber pelos próprios chilenos.

Caso queira comprar um celular aqui, investigue valores nas lojas dos shoppings para ver se vale a pena porque assim como no Brasil, os celulares com planos saem mais em conta mas de repente saem boas promoções apenas para aparelhos.

Todas as dúvidas frequentes dos turistas você encontra no post FAQ Chile.

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home