06 jul 2016

Como alugar ou comprar um imóvel no Chile

MORAR FORA > GUIA PARA MORAR NO CHILE

Antes de começar: Tenho um post atualizado sobre isso, inclusive com vídeo. Clique aqui!

……..

Ultimamente tenho recebido mais dúvidas de pessoas que pensam em morar no Chile do que de turistas (é impressão ou morar fora tem sido mesmo um assunto comum no Brasil?) e a dúvida campeã nos meus emails nos últimos meses é: como alugar ou comprar um imóvel no Chile.

Se você acha que alugar um imóvel no Brasil é burocrático, é porque ainda não experimentou o que é ser um estrangeiro. A burocracia é muito maior porque o dono do imóvel quer se livrar de todos os riscos que um estrangeiro oferece: muitas vezes ainda não tem visto chileno, não foi inserido no mercado de trabalho, não tem conta em banco, volta para o país de origem antes do contrato terminar e etc. Então se prepare para ouvir mais não do que sim.

Alugar imóvel no Chile 

A melhor forma de alugar (se fala arrendar) uma casa no Chile sem tanta burocracia e de forma rápida, é já vindo com trabalho e que de preferência o RH da sua empresa se responsabilize pelo contrato. Geralmente as empresas chilenas de grande porte alugam apartamentos ou casas para estrangeiros usando a razão social, o que passa muito mais confiança e aumenta a garantia de você ouvir um sim.

Caso a sua empresa não faça isso, a segunda forma mais fácil de conseguir alugar uma casa no país é comprovando a sua renda, em pesos chilenos, óbvio. A maioria das imobiliárias só abrem o apartamento para o estrangeiro conhecer após ele já ter pelo menos 3 meses de trabalho e renda de 3 a 4 vezes superior ao valor do imóvel. Isso quer dizer que se você chegar ao país sem trabalho, as chances de conseguir alugar um imóvel são praticamente nulas e se chegar com trabalho, o mais provável é que não consiga alugar antes de completar 4 meses no país.

Outro detalhe importante é que algumas imobiliárias pedem um valor de depósito que varia de um imóvel para outro, assim como no Brasil e alguns pedem fiador mas o fiador não pode ser estrangeiro, tem que ser chileno; então aí já são dois dilemas: o primeiro é conhecer um chileno porque muitos chegam ao país sem conhecer ninguém e o segundo dilema é que ele aceite ser seu fiador, algo que até no Brasil entre muitos conhecidos, é difícil conseguir.

Alguns estrangeiros tentam alugar diretamente com os donos para assim tentar preços melhores e enfrentar menos burocracias, mas vale lembrar que a cultura chilena é mais reservada e desconfiada, então não pense que esse será o caminho mais fácil, porém, é uma possibilidade. Não tenho ninguém para indicar mas de repente você consiga esse tipo de contato nos condomínios que visitar, já que alguns moradores deixam seus imóveis anunciados com os porteiros. Algumas pessoas não alugam para menores de 25 anos e para brasileiros porque consideram que, ou fazem muitas festas devido a serem muito novos ou são barulhentos, e culturalmente nós brasileiros falamos mais alto mesmo e alguns preferem evitar problemas com vizinhos. E tem gente que não aluga de jeito nenhum para qualquer estrangeiro. Parece que estou jogando um balde de água fria mas prefiro que saibam ao máximo os argumentos que vão escutar.

Talvez eu esteja chutando alto ou baixo demais, mas acredito que 80% dos imóveis para aluguel são mobiliados, é uma prática bem comum no país, o que ao analisar o preço do aluguel acaba compensando porque você evita os gastos estratosféricos (são bem caros mesmo) tentando trazer a sua mudança internacional, mas existem imóveis sem mobília também.

Não falarei de preços porque isso é igual em qualquer lugar do mundo: depende da cidade, do bairro, da região, da quantidade de quartos, se é mobiliado ou não, se tem vaga de garagem e etc; mas geralmente o valor inicial de depósito é de 2 aluguéis e meio. Leia bem o contrato porque quem aluga não está obrigado a devolver esse valor no final do contrato e pergunte se há multas em caso de ter que deixar o imóvel antes da data estipulada. Outra coisa que é importante perguntar é se o dono permite fazer furos nas paredes. Aqui é praticamente impossível conseguir pendurar algo nas paredes porque elas são tão resistentes aos terremotos que já aconteceu comigo de a broca da furadeira quebrar, pra terem ideia. Então os donos costumam não permitir furos. Vou deixar 2 sites bem completos para que pesquisem:

 

Comprar imóvel no Chile

Caso esteja pensando em comprar um imóvel, as regras são iguais: você tem que ser aprovado nos mesmos requisitos que mencionei e ter 1 ano de antiguidade laboral na mesma empresa, mas vale a pena comprar um imóvel novo no Chile porque as taxas de financiamento são mais baratas e eles entregam com tudo: piso, papel de parede, com todos os armários, com o banheiro completo, inclusive com alguns eletrodomésticos da cozinha (fogão, microondas, máquina de lavar… vai depender da construtora); e com tamanhos e preços que ao menos em São Paulo seriam difíceis de encontrar mas como eu disse antes, não tenho como ficar informando valores. O ideal é pesquisar nos sites indicados.

 

Dicas Importantíssimas

Você vai passar menos frio e gastar menos com calefação se escolher um imóvel orientado para o sol. Existem basicamente 4 tipos de orientações: Oriente e Nororiente (lado que nasce o sol) ou Sur e Surponiente (lado que o sol se põe). As duas primeiras são as mais disputadas porque ninguém quer casa gelada no inverno. Essas orientações também alteram o valor do imóvel.

 

  • A maioria dos imóveis já tem sistema de calefação, que é cobrado junto com a água e luz do condomínio. O sistema de calefação encarece a conta de gastos mensais, ainda mais se você pensar que o inverno aqui é longo, então escolher um apartamento orientado para o sol faz diferença no bolso também.

 

  • Na maioria dos imóveis os cômodos são compostos por 3 paredes normais e no lugar da quarta parede está uma porta de correr de vidro, na largura de uma parede. É comum que esses vidros tenham vista para a varanda, outra coisa recorrente nos imóveis daqui. Cortinas são essenciais se não quiser fazer da sua vida um Big Brother. Fora isso, essas “paredes de vidro” e as varandas ou sacadas existem para que as casas recebam mais luz do sol, que aqui faz uma diferença enorme. Prefira imóveis em que estas portas sejam de vidro duplo, o que ajuda a manter a casa mais quente diminuindo a necessidade de usar a calefação.

 

  • 95% dos banheiros, até de condomínios antigos, possuem banheira. Então quando você for em alguma casa aqui e achar que isso é um luxo, saiba que é o mesmo que dizer que um banheiro é chique porque tem vaso sanitário hahaha. Mas uma coisa diferente é que boa parte dos banheiros não possuem box de vidro ou acrilíco e sim cortinas de plástico. Só nos apartamentos mais novos você encontra box. 

 

  • Vai reparar que as casas só possuem ralos no chão do banheiro. Existe um cuidado das construtoras em não colocar muitos ralos no chão porque em caso de terremoto forte, os canos podem estourar e inundar a casa.

 

  • Em geral, os apartamentos mobiliados possuem uma mobília que não é moderna. Isso acontece porque além da influência mais tradicional em muitas famílias, a maioria prefere oferecer uma mobília antiga para alugar ou comprar mobílias mais tradicionais porque são mais baratas e resistentes aos terremotos que as modernas, sem contar que a cidade está cheia de lojas de antiguidades. Então não se assuste se encontrar móveis em tons mais escuros ou se abrir a porta e der de cara com a mobília da casa da avó. Há apartamentos com mobílias bem atuais mas muda o preço também. Tudo é questão de pesquisar.

 

  • Boa parte dos imóveis conta com uma bodega, que é um quartinho para bagunças que pode estar na garagem do condomínio ou num cantinho do quintal, caso seja uma casa. A bodega evita que você desperdice um espaço da sua casa com tranqueiras. É bem comum aqui porque as pessoas possuem bicicletas, equipamentos de ski e tudo isso toma espaço. Se o imóvel não tiver uma bodega, é comum indicarem aonde você pode alugar uma, como a gente aluga vaga de garagem no Brasil.

 

  • Vista para a Cordillera também encarece o imóvel mas se esta for a sua preferência, em qualquer bairro da cidade você consegue apartamentos que favoreçam essa vista, não precisa ser em um bairro específico mas é bom saber que de Providência pra cima (Las Condes, Vitacura, San Carlos de Apoquindo…) os preços são mais elevados.

 

  • Chile é um país sísmico que está bem preparado para os terremotos, portanto você também deve estar. Lembre-se que quanto mais alto estiver o seu apartamento e quanto mais antigo for o prédio, mais vai sentir tremer. Até que você se acostume é recomendável morar nos andares mais baixos ou alugar uma casa. Independente de ser casa ou apartamento, é aconselhável ter um Kit Terremoto perto da porta de entrada/saída. Caso precise evacuar o prédio ele será bem útil. Aqui é bem comum as pessoas deixarem uma mochila pronta com uma muda de roupa, água, comida não perecível, kit de primeiros socorros e lanternas. Detalhes sobre como agir em terremotos, é só ver esse vídeo que eu fiz.

 

  • Falando em laterna, você vai notar que os hotéis e casas aqui são mais escuros mas é porque dificilmente possuem lustres no centro do teto e sim nos cantos. Isso também é um cuidado com relação aos terremotos, já que tudo o que está no centro tende a cair primeiro e um lustre ou luminária no centro do teto, seria um risco aos moradores.

 

  • Chile não é um país perfeito, como nenhum país no mundo é mas muitas cidades ainda apresentam um grau de segurança bastante favorável. Em Santiago mesmo você ainda vê muitos apartamentos que sequer são murados. Mais uma vez: não estou dizendo que é pra você andar de olhos fechados mas que ainda é um local seguro. Para saber quais os melhores lugares da cidade para morar, clique aqui.

 

  • Morar no Litoral do país também exige cuidados especiais. Clique aqui para saber quais são.

 

Bem  gente, acho que falei tudo sobre como funciona morar aqui, ficou grande o post mas falei tudo o que precisam saber. Se ficou alguma dúvida, me avisem.

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

14 comentários em "Como alugar ou comprar um imóvel no Chile"
  1. Nai   06/07/16 • 23h27

    Muito bom o post, estou procurando no Booking e sites semelhantes hospedagem para os 8 dias que vou ficar aí e percebi que os apartamentos e “apart hotel” são bem mais acessíveis que hotéis.

    Quanto à banheira realmente é super comum e geralmente nas avaliações os brasileiros acham ruim o chuveiro dentro da banheira… rs

    Não sei se você poderia ajudar, mas o nosso principal critério na escolha da acomodação (fora o custo benefício, claro.. rs) é que seja alto e com vista para a Cordilheira. Tem algum bairro específico que é mais fácil conseguir isso??

    Parabéns pelo conteúdo, especialmente os vídeos do La Mirada Chilena!! Muito bons!!

    • Fê La Salye   18/07/16 • 18h12

      Muito obrigada por acompanhar o blog! Como dito no post, qualquer lugar onde o apartamento seja orientado para o sol, vai te dar uma vista melhor da cordillera. Fico feliz que goste do meu trabalho! Bjs

  2. Douglas Franzen   05/09/16 • 17h18

    Olá, tenho projeto de viver 4 meses em 2017 em Santiago, Vou a pesquisa de doutorado e pretendo levar a família. Estou em dúvida se é possível alugar um apartamento mobiliado por esse período.

    • Fê La Salye   30/09/16 • 14h39

      Como dito no post, dificilmente alugam para turistas e estrangeiros. Recomendo que alugue pelo Airbnb. Boa sorte!

  3. Renata Moreti   23/11/16 • 23h29

    Fe, quem vai alugar tem que pagar tb os 50% (do mes de aluguel) do corretor, caso tenha um envolvido! :-/

    • Fê La Salye   13/12/16 • 10h24

      É verdade. Nao coloquei porque no Brasil é igual, a diferença é que isso já fica implícito no valor dos trâmites com as imobiliárias e aqui é separado. Você já está morando aqui? Bjs

  4. Igor   24/11/16 • 18h23

    Fe, perfeito as suas palavras 100% correta e agradeço pela transparência que vc faz o seu trabalho. Eu estou me mudando para o Chile já nos próximos dias, já aluguei um aparatemento, e sim alugar por conta própria totalmente difícil, eu já tive todo o apoio da minha empresa e de uma empresa aí no Chile que fez toda a assessoria para mim. Com essa ajuda aluguei um apartamento totalmente mobiliado de uma forma muito rápida. Quando entrei pela primeira fez no apartamento e fui conhecer o prédio, logo de cara ouvi duas coisas, “nossa o único brasileiro no prédio” e “Brasileiro aqui, nossa muitas festas então” Exatamente como vc mencionou. To curtindo muita essa nova fase e aprendendo muito com você. E vamos lá nos acostumar com pouca luz hahahaha

    • Fê La Salye   13/12/16 • 10h23

      hahahahaha Muito obrigada por sempre comentar e fico feliz que estejam mais adaptatos e que as dicas estejam te ajudando. Boa sorte em tudo!

  5. Luana   28/11/16 • 09h43

    Muito bom o post! Comprovou o que eu já havia pensado em fazer “trabalhar pelo menos 3 meses em Santiago antes de buscar apartamento, para ter estabilidade, tanto para mim como para o dono”. Queria aproveitar para fazer uma pergunta, se puder me ajudar, pois só conheço chilenos em Santiago, nenhum estrangeiro. Estou de mudança para Santiago, mas meu caso é um pouquinho diferente, sou brasileira casada com chileno, nos casamos em setembro em Santiago mesmo e meu visto já esta em andamento. Mesmo assim (casada com chileno e já com visto), você acha que as condições para comprar um apto serão as mesmas que você relata? Ou será que será um pouco mais fácil?

    • Fê La Salye   13/12/16 • 10h17

      Luana, nao existe uma regra. Algumas vezes ajuda, em outras atrapalha. Só uma coisa é igual em qualquer caso: quanto mais em dia estiver com seus documentos, melhor. Boa sorte!

  6. Wilson R. da Silva   08/12/16 • 22h15

    Boa noite, me surgiu uma curiosidade, estive aí em Santiago em 2014, com a família, nos apaixonamos pelo lugar, mas paira uma dúvida, sou aposentado e minha esposa também, com 2 filhos. Aí vai a pergunta tenho que ter algum visto autorizando a morar aí e com isso posso comprar algum imóvel?

    • Fê La Salye   13/12/16 • 09h57

      Wilson, toda pessoa que vem para morar precisa de visto. Recomendo o post sobre vistos aqui no blog. E para comprar um imóvel, só depois de ter visto e renda comprovada no país.

      • Milena Costa   03/03/17 • 09h58

        Parabéns! Ótimo conteúdo, muito esclarecedor..

        Fê, me tira uma dúvida, meu trabalho é Home Office, portanto posso morar em qualquer lugar pois trabalho integralmente pela internet como freelancer. Quando você fala em renda comprovada no Chile, significa que apenas um trabalho tradicional aí poderia me possibilitar residir no país? Como ficaria minha situação?

        Grata pela atenção

        • Fê La Salye   13/03/17 • 09h25

          Milena, infelizmente para alugar um imóvel é bem burocrático, ainda mais para estrangeiros. É preciso comprovar renda fixa no país e superior a 3x o valor do aluguel, assim como no Brasil.

Anterior
Próximo
Voltar para a home