11 ago 2015

Como funciona o Airbnb e porque as pessoas estão preferindo alugar casas para viajar

VIAGEM > CHILE > Santiago > HOSPEDAGEM > VIAGEM > TRAVEL TIPS > Planejamento

Este post NÃO é um publieditorial.

11043398_415201225308663_616872072157121936_o

Está cada vez mais difícil para um segmento manter-se como líder da categoria. O vilão da TV é o Netflix, dos taxistas é o Uber, das operadoras telefônicas é o WhatsApp e como não poderia faltar, a rede hoteleira também tem um novo – já nem tão novo assim – rival: o Airbnb.

 

O que é o Airbnb?

Airbnb_Logo_Bélo.svg

Se você ama viajar mas ainda não conhece o Airbnb, saiba que seu mundo vai mudar depois deste post rsrs. Em 2007, aconteceu uma feira internacional de design em São Francisco, Califórnia, que simplesmente lotou todos os hotéis da cidade. Foi então que os amigos Brian Chesky, Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk, tiveram a brilhante ideia de oferecer cama e café da manhã para quem ficou sem hotel e estivesse interessado no apartamento deles. Como eles não tinham cama para oferecer, apenas colchões de ar e um espaço no apartamento para as pessoas dormirem, chamaram a ideia de Airbnb (abreviação para camas de ar e café da manhã, em inglês). A adesão foi tão boa que em agosto de 2008 eles abriram uma start-up onde atualmente é possível reservar casas, cabanas, aviões, castelos, casas nas árvores, ilhas, iglus, cavernas, apartamentos, barcos e etc, de pessoas reais, em 190 países – ou seja, isso inclui o Chile. UAU! É o que sempre digo: nunca pense que a sua ideia é estúpida. É nessas horas que eu penso: por que não tive essa ideia? hahaha

 

Por que as pessoas aderiram a essa modalidade de hospedagem?

10806447_372471526248300_7203213698199508291_n

Simplesmente porque muita gente sempre achou que os hotéis eram muito impessoais. Por mais que os serviços sejam bons, se você não acorda no horário indicado você perde o café da manhã, que na maioria dos casos já foi pago na reserva, e aí você gasta em dobro tendo que tomar o café da manhã na rua. Para usar qualquer serviço adicional como lavar roupa, por exemplo, é uma fortuna e aí você acaba fazendo malas maiores que voltam bem mais pesadas porque as peças estão sujas.

Fora isso, a nova geração de viajantes quer ter o prazer de conhecer um mundo novo e ao mesmo tempo se sentir em casa. Quer passar o dia passeando e voltar para dormir em um local que dê a sensação de que ele é um nativo, que após um dia cheio teve a alegria de “voltar pra casa”. Com a possibilidade de alugar um apê ou qualquer outro tipo de imóvel pelo mundo, as famílias passaram a viajar mais. Ninguém precisa ficar em quartos separados por imensos corredores de hotel quando todos podem ocupar a mesma casa. Mães passaram a viajar mais tranquilas porque o ambiente familiar proporciona aos pequenos dormir nos horários que estão acostumados, facilita o preparo das papinhas e outras coisas. Até os filhos passaram a levar os pais que na terceira idade merecem desbravar o mundo em um ambiente acolhedor. E pasmem: muitos casais em lua de mel também estão preferindo o Airbnb porque querem ter a sensação já na viagem de como é dividir a mesma casa, além disso, gastar menos comprando comida no supermercado permite jantar em lugares imperdíveis naquele destino. Resumindo: o viajante mudou, assim como o cara que usa o celular, que vê tv, que usa meio de transporte, também mudou e quem ficou atento a isso, descobriu a mina de ouro.

Fora isso, cada pessoa com um imóvel ou quarto nesse mundão, passou a ganhar uma grana extra quase que semanalmente. Todo mundo saiu ganhando ao melhor estilo “mi casa es su casa”. 

 

Como funciona?

Captura de pantalla 2015-08-11 a las 0.59.32

O Airbnb é praticamente uma rede social, onde quem quer disponibilizar o seu imóvel para aluguel e quem quer se hospedar, precisa criar um perfil no site. É importante que você associe o seu Facebook ao criar a conta. O site funciona de uma maneira bem parecida ao AliExpress, onde você tem acesso às fotos e vídeos dos imóveis, avaliações de quem já se hospedou e até a possibilidade de trocar emails com o dono do imóvel, o que dá bastante segurança e permite que de certa forma você já tenha uma noção de como é a pessoa com quem você está lidando. O site é bonito, tem fotos bem detalhadas e o mais legal é que cada imóvel tem mesmo muita personalidade pois reflete o estilo do dono e não aquela decor “engessada” dos hotéis. Neste link você tem acesso as perguntas frequentes feitas por cada viajante. Tudo o que você precisa saber está neste link.

 

Como são feitos os pagamentos?

Através do próprio site você pode efetuar a reserva que pode ser paga de diversas formas, inclusive cartão de crédito, débito, PayPal e outras. O bom é que no seu histórico fica tudo registrado, inclusive em qual moeda será feita a cobrança. Outra coisa legal é que o dinheiro da reserva só é repassado ao anfitrião depois de 24 horas que você se hospedou, o que permite que você aprove ou desaprove o lugar ao Airbnb assim que chegar ao local. O site tem uma política de segurança muito legal tanto para o anfitrião como para o hóspede. Vale a pena ler todas as informações que eles disponibilizam.

 

Como as reservas são garantidas?

Cada vez que você se interessa por um imóvel do site, você deixa uma mensagem para o anfitrião, que é a pessoa que está alugando o imóvel. Ele tem até 24 horas para responder. Seja paciente porque se o imóvel é em outro país vocês podem estar em fusos diferentes mas em até 24 horas ele precisa te responder. Saiba que não é apenas a sua possibilidade de pagar pela estadia que garante a reserva, o seu perfil também será avaliado pelo anfitrião, que claramente quer manter a segurança e o cuidado pelo imóvel ao tentar hospedar pessoas com um estilo de vida parecido ao dele.

Bem gente, essa era mais uma dica bacana que eu queria dar para que vocês aproveitem melhor a viagem em qualquer lugar do mundo. E por favor, se alguém já usou o Airbnb, comente como foi a sua experiência.

*Fotos: Airbnb

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

13 comentários em "Como funciona o Airbnb e porque as pessoas estão preferindo alugar casas para viajar"
  1. Michele Peixoto   12/08/15 • 16h14

    Oi Fe!!! Eu usei o airbnb, em Santiago!!! Estive aí em julho e fiquei hospedada em um apartamento gracinha no bairro da Providencia (lindo, né?!). O imóvel era super aconchegante, com uma bela cozinha, camas confortáveis e todas essas amenidades que são super úteis, bem localizado (pertinho do metrô) e o dono foi super atencioso e solícito antes, durante e até depois de finalizada a minha estadia. Ainda paguei bem mais barato do que pagaria em um hotel na mesma categoria. Foi a primeira vez que usei o airbnb e não me arrependi em nada! Adorei e super recomendo! Acho que o Ibis não vai me ver nunca mais…. kkkkk

    • Fê La Salye   22/08/15 • 18h35

      hahahaha Bem isso. Obrigada por comentar!

  2. Fernanda   13/08/15 • 10h27

    Oi Fernanda. Eu vou para Santiago na semana que vem e ficarei em um apartamento alugado pelo Airbnb. Muito prático e seguro. Sempre fico de olho nos comentários de pessoas que já ficaram no lugar para ver se é bom mesmo. Super recomendo.
    beijos
    Fernanda

    • Fê La Salye   22/08/15 • 18h34

      Fernanda, espero que tenha gostado de tudo na viagem. Beijos!

  3. Rosana   15/08/15 • 09h48

    Oi Fe!

    Parabens pelo trabalho ! Dicas otimas! Simples e muito bem organizadas!
    Tive uma experiencia super positiva com Airbnb em setembro 2014 quando buscava alternativas para ficar em Paris 10 dias.
    Como voce explicou super bem, é uma outra maneira de viajar onde voce escolhe lugares mas tambem é escolhida, ou seja, precisa rolar um empatia entre dono do lugar e vc!
    A estrutura da plataforma passa segurança e confiabilidade!
    Minha decisao foi baseada em baixar o custo da estadia e mesmo assim ficar bem localizada em Paris.
    Bj
    Rosana

    • Fê La Salye   22/08/15 • 18h32

      Rosana, é bem isso mesmo. Também adoro o site e as opções de hospedagem. Obrigada por seguir o blog!

  4. Mariana de Mesquita   15/08/15 • 21h27

    Oi Fê!
    Estou indo embora de Santiago amanhã e ameiiii a cidade! Seu blog foi bem útil na minha viagem!
    Nesses dias aqui, aluguei um apto pelo airbnb. É a primeira vez que me hospedo pelo site e gostei muito da experiência. Com certeza vou repetir.
    No dia que cheguei tive alguns imprevistos (não conseguir ligar o aquecedor, por exemplo), mas mandei msg pros anfitriões e rapidinho eles me responderam.
    Super indico!
    Beijos

    • Fê La Salye   22/08/15 • 18h31

      Mariana, que bom que deu tudo certo na viagem. Obrigada pelo carinho!

  5. Virginia Azevedo   17/08/15 • 18h14

    Eu usei o Airbnb uma vez e fiz meu cadastro por recomendação do meu irmão que também utilizou quando foi ao Chile, por isso senti confiança em utilizar e também pensei que o fato de poder alugar um apartamento todo para mim seria muito mais confortável que apenas um quarto de hotel.
    Os perfis do airbnb, em geral, são bem informativos e a possibilidade de troca de mensagens com os anfitrião para tirar dúvidas faz toda a diferença. Além da possibilidade de estar sempre em contato com ele durante toda a estadia.
    Creio que, futuramente, será difícil optar por um hotel com todas as ofertas do Airbnb. Esta sempre será minha primeira fonte de busca.

    • Fê La Salye   22/08/15 • 18h28

      Virginia, é realmente difícil se adaptar a outro tipo de hospedagem depois. Que bom que gostou. Beijos!

  6. Rebeca Braga   20/08/15 • 23h36

    Oi Fernanda! Eu e meu marido alugamos um AP em Providencia para a nossa estadia em Santiago! Valeu super apena!! Bem mais barato que um hotel e vamos ter a sensação de estarmos em casa! Ainda não viajei, mas acho que vai valer a pena! Beijoos

    • Fê La Salye   22/08/15 • 18h13

      Esse site é demais! Obrigada por comentar. Bjs

  7. Cristiane   31/03/17 • 23h46

    Sempre achei que o Airbnb era uma troca, para você utilizar tinha que disponibilizar seu imóvel também. Só não sei porque pensei isso rs Muito esclarecedor seu post. Beijo

Anterior
Próximo
Voltar para a home