Já respondi aqui todas as perguntas que chegaram sobre o Tahiti. Hoje vou responder as perguntas que chegaram sobre a Isla de Pascua.
Assim como o Tahiti, Isla de Pascua era um sonho antigo. Desde que vim morar aqui mensalmente pesquisava na internet preços ou dicas para ir pra lá mas nunca era possível. Mas quando a ida ao Tahiti ficou mais concreta decidi fazer uma parada lá, já que é uma das escalas antes de chegar ao Tahiti.
1. Onde fica a Isla de Pascua?
Apesar de pertencer ao Chile, a Isla de Pascua faz parte do Triângulo Polinésio. Exatamente por isso que um pascuense – um nativo da ilha – não se considera chileno mas um polinésio, ainda mais por sua cultura e tradições. A ilha faz parte do Oceano Pacífico.
2. Como chegar?
Para chegar é preciso pegar um voo que sai de Santiago no Chile. Outra forma de chegar é por Cruzeiro que sai da Florida (USA), cruza o Canal do Panamá, chega à Isla de Pascua e termina no Tahiti. Esse cruzeiro deve ser incrível!
3. Quantas horas de voo?
Considerando apenas o voo que sai de Santiago, são 6 horas de viagem.
4. Qual é a Companhia Aérea que faz essa rota?
Apenas a LAN faz essa rota.
5. Tem muitos voos indo para lá toda semana?
No verão, 2 voos diários mas no resto do ano apenas 1 voo por dia.
6. Precisa de visto ou vacina específica?
Não.
7. Como é o Clima?
Subtropical e por isso agradável durante todo o ano. A temporada alta é o verão que começa dia 21 de dezembro e termina dia 21 de março, com máximas de 30 graus e mínimas de 15 depois das 21 horas. No inverno a máxima é de 22 graus e a mínima se mantém igual, ou seja, não existe frio por lá. Durante todo o ano costuma chover rapidamente em alguns momentos do dia mas passa bem rápido.
8. Qual é a melhor época para ir?
No verão.
9. Qual é o idioma local?
Os pascuenses falam Rapa Nui, idioma local mas também falam espanhol. Os guias falam um pouco de tudo: inglês, francês, português…
10. Qual é a moeda local? Aceitam dólar?
A moeda é o peso chileno mas aceitam dólar também, porém, preferem que você pague em pesos chilenos.
11. Tem muito mosquito?
Tem sim. Não chega a ser igual em Ilha Bela/SP (como tem mosquitos naquele lugar, meu Deus!) mas tem sim. Não vá a nenhum lugar por lá sem repelente.
12. Que tipo de público vai pra lá?
Pessoas que gostam de história, diferentes culturas, arqueologia, trilhas, caminhadas e que depois de tudo isso considerem curtir uma praia. Diferente do Tahiti, a Isla de Pascua não é exatamente uma ilha de descanso. O descanso fica por conta do hotel e é exatamente por isso que quem vai pra lá prefere pagar um pouquinho mais e ficar em um hotel mais caro porque os passeios exigem disposição.
(Tangaroa – o filho do nosso guia Tito, que são Rapa Nui)
13. Dá pra ir com crianças?
Dá sim. Há muitas crianças por lá e elas ficam fascinadas pelas histórias, especialmente quando conhecem os Moais. Não há nenhum passeio que não possam fazer porque em todos eles se chega ou de carro ou de barco e as caminhadas entre um ponto turístico e outro são tranquilas. Os adultos se cansam mais que as crianças.
14. Quais os tipos de hospedagens disponíveis?
Na Isla de Pascua você pode contar com hotéis, pousadas (cabañas) e campings. Tem para todos os bolsos. Neste link você tem acesso a todas as hospedagens de lá.
15. Qual hotel você ficou? Recomenda?
Eu fiquei no Hare Noi Hotel. É um hotel excelente, acolhedor, com comida maravilhosa onde tudo o que é oferecido é da própria plantação do hotel, os funcionários são muito educados, o hotel conta com spa e piscina natural e é ótimo para quem vai de lua de mel porque o hotel é pequeno, só tem 9 quartos. Apesar de pequeno, foi um dos melhores hotéis que já ficamos. A rede Noi é bem conhecida no Chile pela qualidade do serviço e ótimas instalações.
16. Fora o hotel que ficou, já ouviu falar bem de outros?
Sim. O melhor e mais conhecido hotel da Isla é o Explora. Em seguida vem o Hanga Roa Eco Village, o Altiplânico e o hotel que ficamos.
16. Como é a receptividade do lugar?
Excelente! Você se sente em casa o tempo todo. Os pascuenses são super atenciosos e os chilenos que trabalham por lá também. Estão sempre dispostos a te atender.
17. O que você mais gostou da culinária? Tem opções pra quem não gosta de frutos do mar?
A primeira coisa que eu gostei é o fato da comida ser bem variada. Tem lanches, carnes, massas, peixes e claro, frutos do mar. Tem muitas frutas, legumes e doces maravilhosos.
18. Tem baladas por lá?
A vida noturna da Isla não é muito agitada não mas é porque é uma ilha bem pequena mesmo. Mas para os que gostam, alguns bares ficam abertos à noite e tem alguns locais de dança típica mas é importante saber que quem vai à uma ilha está sempre fugindo da agitação das cidades. É exatamente por isso que as ilhas em geral não investem em atrações que descaracterizem seu principal benefício: a tranquilidade.
19. Como foi sua estadia? Era só hotel e passeios ou tinha cidade pra turistar?
Era basicamente curtir o hotel porque fui com all inclusive e os passeios. O centro da Isla de Pascua é bem pequeno e só passava por lá para comprar algum artesanato ou depois assistir ao show local. Mas o centro conta com farmácias, mercadinhos, caixa eletrônico, lojas de artesanato, restaurantes e um museu.
20. Quais são os tipos de passeios?
Primeiramente é importante reforçar que a Isla de Pascua é uma ilha “cultural”. O mar é lindo, a água é quentinha mas o foco dela não são as praias e sim a sua riqueza cultural. Sendo assim, os principais passeios são: Visita aos Moais, Museo Histórico, Vulcões, Cavernas, Passeios de Barco e por último, relaxar na praia. Há três praias para banhistas: Anakena, Ovahe e Pea.
21. Quais passeios são indispensáveis? Teve algum passeio que você não gostou?
Sem dúvida, todos os que envolvem os Moais e a visita ao Vulcão Orongo. É simplesmente imperdível e emocionante. Esse vulcão é um dos que originou a ilha. Eu gostei de tudo o que vi.
22. Agora que você já conhece você acha que é um bom destino pra quem vai de lua de mel?
Isso depende muito do estilo de cada casal. Isla de Pascua não é uma ilha 100% de descanso. É para os casais que curtem história e aventuras.
23. A viagem é muito cara?
Ouso dizer que a Isla de Pascua talvez seja o destino mais caro do Chile mas ainda assim, nada comparado ao Tahiti. A hospedagem nos hotéis mais caro de lá custa em média 200 a 300 dólares a diária, mas vale lembrar que existem pousadas e campings. O valor dos passeios depende muito do hotel que você fica porque são eles que fecham tudo pra você, então digamos que o valor está de acordo com o padrão da hospedagem. Mas quanto melhor for o seu hotel, melhor serão os seus passeios. No meu caso, o hotel contava com um guia que falava 5 línguas, um excelente carro para passeios particulares e em grupo e já incluía a alimentação para todos os passeios. Em hospedagens mais baratas isso não é possível e é uma grana que você precisa colocar. Mas resumindo, é uma viagem bem mais viável do que o Tahiti em termos de valor.
24. Qual é o tipo de roupa que se usa por lá?
Informalíssima. Todos usam shorts, regatas, boné, óculos escuro e roupas de banho. Os locais são pessoas super simples.
25. O que é indispensável para se levar?
- Protetor Solar
- Tênis confortável (não precisa ser específico para caminhada)
- Roupas suficientes para várias trocas porque faz muito calor e você se suja um pouco, principalmente quando vai conhecer os moais que ficam mais no alto e as cavernas.
26. O que se vê mais por lá: chilenos ou pascuenses?
Pascuenses mas é bem grande também o número de chilenos trabalhando nos hotéis ou restaurantes.
27. Qual aspecto da cultura Rapa Nui você mais gostou?
Nossa, é até difícil dizer. Eu gostei de tudo mas acho que o que mais me impressionou é o quanto eles conseguiram preservar os seus costumes mesmo com as novas gerações, sem contar o senso de respeito e cuidado com a natureza. É admirável! Eu até já compartilhei algumas coisas no instagram mas nos posts sobre cada um dos passeios vão entender melhor.
28. Em quantos dias se pode conhecer tudo ou o principal?
3 dias são suficientes. A ilha é pequena e os passeios são montados de uma forma que em 1 dia você consegue ver pelo menos 4 pontos turísticos. Mais do que isso já não há muito o que fazer.
Bem gente, essas foram as perguntas que chegaram. Espero ter esclarecido as principais dúvidas mas se faltou algo é só dizer que eu atualizo o post. Não se preocupem pois farei posts de cada passeio.
Gostaram? Alguém aí já conhece a Isla de Pascua?
Muito obrigado pelas dicas. Minha maior dúvida é quanto aos dias de permanência. Você falou q 3 dias são suficientes, contudo, é possível curtir bem os locais no intervalo de tempo de visita para cada um? Sei como são os guias…corridos…rs. Eu gosto muito de fotografia e às vezes preciso ficar em um lugar mais tempo que o “normal” para fotografar (aliás, suas fotos estão realmente ótimas, parabéns!), por isso estou fazendo esta observação/pergunta. Muito obrigado!
Oi Ulisses, tudo bem? Vindo de um amante de fotografia eu fico feliz com o elogio mas na verdade é tudo culpa do lugar que é lindo rsrs. Eu entendo perfeitamente a sua dúvida já que também sempre fico mais tempo que o normal fotografando devido ao blog mas realmente, 3 dias são mais que suficientes. A ilha é bem pequena e os passeios duram o dia todo e é preciso parara muito tempo em cada lugar porque cada um deles tem uma história que os guias fazem questão de contar. Dá pra fotografar tranquilamente. Mais que 3 dias é pagar pra não ter o que fazer. Bjs
Oi Fe! Estou pensando em ir pra Ilha de Páscoa e seu post foi um excelente ponto de partida pra entender o destino! Assim como o Ulisses, eu fiquei na dúvida sobre a quantidade de dias. Quando vc fala de 3 dias, vc fala em 3 noites ou 3 dias inteiros, e 4 noites?
Bjos e parabens pelo blog, pelo vídeo e pelas redes sociais, sou leitura assidua de todas elas!
Sao 3 dias inteiros. Muito obrigada por me acompanhar em tudo! Bjs
Obrigada por compartilhar, seu blog é super eficiente nas informações!!!