23 set 2014

Dicas para viajar sozinho

VIAGEM > TRAVEL TIPS > Viajando Sozinho

Eu recebo muitos emails, especialmente de mulheres, que ficam preocupadas em viajar – principalmente para outro país – sozinhas. Com certeza, viajar em grupo é muito legal! Você tem histórias que viveram juntos para contar depois, tem com quem conversar, companhia para os passeios e até aquela ajudinha básica nas fotos. Mas é bem verdade também que viajar em grupo nem sempre é um mar de rosas. Já vi amizade de anos acabar após uma viagem. Não é tão simples alinhar expectativas e vontades e tem sempre alguém que acaba insatisfeito.

É por isso que hoje eu quero dar dicas e até incentivos para quem quer viajar sozinho mas ainda precisa de uma luz no fim do túnel. Nas minhas viagens sozinha eu aprendi muita coisa!

shutterstock_78261313

Vantagens:

Poder escolher quando vai viajar, sem precisar ficar conciliando com a disponibilidade de datas de outras pessoas.

Liberdade total para escolher os destinos, os passeios, os horários e até mesmo para mudar completamente os planos durante a viagem, sem o menor sentimento de culpa.

Melhor uso do seu dinheiro. Uma das coisas mais chatas de viajar em grupo é quando você juntou uma graninha para se dar alguns luxos mas a galera não fez o mesmo ou acha que não vale a pena. Ou ainda, ter que dividir despesas que você nem considerava.

Sabe o que é acordar na hora que der vontade e isso pode ser às 5am para ver o sol nascer ou ao meio-dia? Sabe o que é não ter o filho da amiga chorando justamente naquela madrugada que você precisava descansar bem para aguentar o passeio do dia seguinte? Sabe o que é não se indispor com o namorado ou marido porque você decidiu reservar 1 dia da viagem para fazer compras? Sabe o que é não ser vista como chata só porque quis conhecer mais da cultura local e visitar museus, provar comidas típicas e pegar transporte público? Tudo isso pode ser definido como a paz de viajar sozinho.

Você conhece muita gente! Essa coisa de que viajar sozinho é pura solidão, é muito relativo. O mais provável é que uma pessoa que viaja sozinha jamais se sinta solitária. Sabe por que? Ela faz amizades no hotel, nos passeios, nos lugares que vai conhecer e até por ter que se virar sozinha, aprende mais do local e até do idioma, o que já rende boas conversas. Já quem viaja acompanhado, tem lembranças apenas com as pessoas que viajou. O círculo não se amplia. Não é ruim mas viajar sozinho também não é.

Produtividade. Viajar sozinho é colocar em dia aquelas leituras de livros que você nunca conseguiu começar ou terminar e tem tempo até para reavaliar a sua vida.

Autoconhecimento. Você descobre mais de si mesma em viagens do que em 1 ano de terapia. Sei porque já fiz os dois. Uma viagem sozinha testa seus limites, seus medos e sua capacidade de agir rápido. Dá pra mudar uma vida em uma viagem e voltar pra casa bem diferente da pessoa que entrou no avião.

Mais vida real e menos contato virtual. Quando você viaja sozinho, se preocupa mais em dedicar todo o seu tempo para aproveitar a viagem ao invés de ficar contando nas redes sociais por onde anda ou dando relatório do que tem feito. O celular só é lembrando nas poucas horas de tédio (que muita gente nem chega a ter) ou pra servir de despertador.

Especialista em Selfies. Ninguém faz melhores selfies do que uma pessoa que viaja sozinha, afinal, quem faria isso por ela, não é mesmo? E tem o lado bom: a viagem será contada em fotos apenas sob a sua perspectiva. É um retrato fiel da sua experiência, sem interferências.

Agora vamos às dicas práticas:

jovens-querem-viajar-sozinhos-revela-pesquisa

  • Hospedagem:

Minha dica para quem vai viajar sozinho é se hospedar em albergues. Eles estão espalhados pelo mundo todo e permitem conhecer muita gente, de todos os tipos e lugares. Geralmente são frequentados por mochileiros que optam por esse tipo de hospedagem por ser barata mas também porque proporciona muitas conversas e troca de experiências. Impossível se sentir sozinho em um local como esse. Mas se você não quiser ficar em albergue, opte por hotéis menores. A ideia é buscar lugares que proporcionem proximidade com pessoas e que tenha um bom custo, já que quartos individuais muitas vezes são mais caros que quartos para mais pessoas.

  • Segurança:

Esse é um ponto que preocupa muito quem viaja sozinho. Minha dica é que você fique muito atento a tudo. Com dois dias de viagem você já vai perceber que está muito esperto e bem observador. Procure sempre andar com cartão de crédito ou dinheiro suficiente para o dia. Ande com uma cópia autenticada do seu documento, nada de ficar turistando com documentos originais mas se não tiver outro jeito, fique muito atento a eles. Evite chegar muito tarde ao hotel. Mas esqueça isso de que viajar sozinho é perigoso. Quem viaja sozinho tem os mesmos riscos de quem viaja acompanhado e a verdade é que muitas vezes ficamos confiantes demais por termos companhia que esquecemos de ficar atentos.

  • Informação:

Leia muito sobre o destino escolhido. As melhores viagens são aquelas em que ouvimos a experiência alheia. Não faltam blogs nessa internet sobre cada cantinho desse mundo. Também se informe sobre os horários de funcionamento de cada coisa no local e tenha em mãos os telefones de emergência desse lugar como polícia, bombeiros, ambulância…

  • Mapas:

Seja o melhor amigo dos mapas da cidade escolhida. Conheça as principais estações de metrô, pontos de táxi, o que pode ser feito à pé e o os principais pontos de referência do local que ficará hospedado. Isso ajuda a não se perder.

  • Tripé:

Se você quer sair nas fotos mas também quer a paisagem no fundo e não apenas o seu braço em destaque, a minha dica é que você leve um tripé para a sua câmera. Existem tripés de todos os tamanhos e os bem compactos já ajudam muito.

  • Mala Prática:

Viajar sozinho é livrar-se de pesos e isso inclui os pesos físicos também. Tente fazer uma mala prática, que te permita ir a qualquer lugar sem transtornos. Pratique o conceito “menos é mais”. Aqui você encontra dicas de como fazer uma mala prática e com ótimo aproveitamento de espaço.

  • Sair à noite:

Eu não sou uma pessoa baladeira e também não bebo nada alcóolico mas acho legal dar essa dica para quem está neste perfil: Evite beber muito ao viajar sozinho pois você ainda terá que voltar para o hotel e sempre fique de olho no seu copo. Não aceite bebidas de pessoas que acabou de conhecer. O mundo está cheio de “boas intenções”, os bares e baladas também. Mas acho que tomando esses cuidados, dá pra se divertir numa boa.

  • Destino:

Alguns se preocupam em ir para outro país sozinhos. Eu acho que é totalmente possível. É muito comum encontrar muitos estrangeiros sozinhos em outros países e isso facilita a sua vida. Fora que eu acho que é a melhor coisa a fazer quando você sonha em visitar determinado país há muitos anos. Alguns leitores que sonhavam muito em conhecer o Chile, me escreveram frustrados ao viajarem com família e amigos. Isso acontece porque eles já tinham tudo idealizado na mente mas a outra pessoa já tinha idealizado outra coisa. Avalie isso também ao planejar sua viagem.

  • Excursões:

Uma boa alternativa para quem ainda não tem coragem de viajar completamente sozinho, é procurar excursões nacionais e internacionais feitas por agências de viagens. Você continua indo sem uma pessoa conhecida mas está acompanhado de outros nos passeios e voos. Mas nem todos curtem essa opção porque em algum momento vão precisar conciliar horários e vontades com outras pessoas.

Bem, essas eram as minhas dicas. Se alguém quiser contribuir, deixe um comentário.

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

22 comentários em "Dicas para viajar sozinho"
  1. aislany   30/07/15 • 14h31

    Gente, alguém aqui pretende ir ao chile na primeira semana de setembro?
    estou indo

    • Wagner Alexandre   07/06/16 • 21h15

      Boa noite,

      Gostei muito das dicas, estou indo para Santiago (Chile) sozinho, as dicas me animaram, parei pra pensar das vezes que viajei acompanhando, e muitas coisas que você disse realmente fazem sentido, principalmente em relação as expectativas de um e de outro.
      Você já ficou em albergues ? Eu pesquisei varios em Santiago, o preço é muito atrativo, mas fico meio assim ainda em relação a segurança com as malas, onde guardar o dinheiro, coisas desse tipo. Se puder compartilhar um pouco mais seria legal.
      Valeu!

      • Fê La Salye   21/06/16 • 11h05

        Wagner, nunca usei albergues em Santiago porque já cheguei para morar mas pela minha experiência usando albergues em outros países, eu acho que dar preferência a quartos e banheiros particulares é a forma mais segura. Obrigada por acompanhar o blog!

  2. Vivian   06/12/15 • 20h35

    Iremos eu e Deus ao Chile em julho de 2016. Optei fazer a viagem de ida de ônibus e a volta de avião. É seguro viajar de ônibus? Atualmente a empresa que vai do Brasil para o Chile, saindo de São Paulo, é a JBL Turismo. Você sabe dizer se é uma empresa idônea? Acho que tem a Chilebus também, mas tive péssimas referências da empresa. De qualquer forma, não tenho dúvidas de que será a aventura maravilhosa!!!! Bjs

    • Fê La Salye   11/12/15 • 15h03

      Vivian, que é uma aventura é fato mas você sabe que o caminho é pela Cordillera, onde o caminho exige muita lentidão, onde o clima cai bruscamente a noite e por aí vai né? É importante ter tudo isso em mente. Nunca fiz a viagem de ônibus e não conheço as empresas citadas. Ficarei devendo essa informação. Espero que dê tudo certo na viagem. Bjs

  3. Letícia   02/01/16 • 21h53

    Olá pessoal,

    Nunca viajei sozinha a não ser a trabalho, sempre fui muita presa a pessoas e nisso deixei de me permitir um pouco, agora sozinha quero poder viver essa experiência, a princípio gostaria de viajar pela América do Sul no carnaval/16 (05.02 a 10.02), aceito dicas em geral, principalmente de quem viajou num curto período para algum país próximo aqui do nosso Brasil.
    Obrigada

    • Fê La Salye   14/01/16 • 17h41

      Letícia, todas as dicas sobre o Chile estão no post FAQ Chile. Quem sabe você se anima, né? Bjs

  4. Caroline   29/01/16 • 12h32

    Viajarei sozinha no final de março e concordo com tudo que foi dito. Contei a alguns amigos, mas nem cogitei chamar, porque, apesar de amá-los, sei que não acompanhariam meu ritmo e ficariam preocupados com conforto o tempo todo. Adoro sair andando sem rumo e reparar cada detalhe dos lugares.
    Pelo que pesquisei de Santiago até agora, já estou triste de voltar antes mesmo de ir. haha ^^

    • Fê La Salye   29/01/16 • 16h01

      Caroline, você vai amar. Espero que seja uma experiência incrível. Como diria uma amiga, o melhor da festa (e das viagens) é esperar por elas. Bjs

  5. Deise   18/04/16 • 19h16

    Olá Fer! Td bem? Queria saber se você encontrar suas seguidoras, que vem do Brasil, para bater papo, tomar um café?
    Grata
    Estou muito feliz por ter achado sei blog. Bjokas

    • Fê La Salye   21/04/16 • 18h43

      Oi Deise! Eu faço encontrinhos sim mas como atravessamos alguns lutos na família esse ano, ainda nao deu para fazer mas assim que tiver eu vou avisar sim viu? Obrigada pelo carinho! Bjs

  6. Amanda   28/05/16 • 14h35

    Olá, Fê! Tomei minha decisão definitiva de visitar o Chile em Março, de lá pra cá tenho lido bastante coisas sobre o o país, e o teu blog e vlog são meus companheiros inseparáveis de finais de semana haha. Vou em Agosto, e espero muito que role um encontrinho com as seguidoras. Ah, vou viajar só, e estou ansiosíssima, meu roteiro está pronto, mas sempre altero alguma coisa pra não perder nenhum detalhe. Obrigada por compartilhar taanta dica legal, acho super importante andar precavida, ainda mais se tratando de viagens desacompanhadas. Uma perguntinha, você já fez o tour com a “La Bicicleta Verde Santiago City & Wine Tours”, fiquei curiosa pq amo andar de bike. Bjss

    • Fê La Salye   08/06/16 • 17h31

      Muio obrigada, Amanda! Fico muito feliz em saber que gosta do meu trabalho. Eu já fiz post sobre a Bicicleta Verde mas não sobre esse tour. Bjs

  7. TIAGO LUIZ   29/06/16 • 16h09

    GOSTEI DOS INCENTIVOS, POIS PRETENDO JUSTAMENTE ISSO VIAJAR SOZINHO PARA OUTRO PAÍS.(De carro).
    valeu!

  8. Helse Guimarães   07/07/16 • 17h35

    Fui em julho /2013 a Israel. Na primeira semana fiquei sozinha em Tel Aviv, sem saber falar inglês e muito menos hebraico e aproveitei para conhecer toda cidade (que é maravilhosa por sinal), Jaffa que é uma cidade ao lado e Massada que é uma fortaleza do Rei Herodes no Deserto da Judeia perto do Mar Morto. Foi uma maravilha, curti a maior paz, um sonho. Na segunda semana a agência, em que fiz a excursão pelo interior de Israel, levou junto um jovem casal. O meu sossego, acabou aí! Foram os 3 piores dias da minha vida! Quando chegamos em Jerusalém para os últimos 4 dias da viagem, eu simplesmente abri mão do guia e dos passeios, que já estavam pagos e voltei a fazer tudo sozinha. É aquela máxima: “antes só que mal acompanhado”! E Israel é um lugar super seguro e vigiado para se visitar! Todas as suas dicas são excelentes para quem pretende viajar só.

    • Fê La Salye   18/07/16 • 18h15

      Helse, é bem isso. É possível ser feliz viajando sozinho. Muito obrigada por acompanhar o blog!

  9. Márcia Virgínia A Peixinho   14/11/16 • 17h40

    Tive esta experiência e confesso que foi a melhor coisa que fiz nos últimos anos! No dia que tiver segurança na língua inglesa aí que ninguém me segura. Tive todos estes cuidados citados por você. Revi alguns conceitos em minha vida e que ate hoje estão mexendo e muito com minha cabeça pra melhor. Isto a dois anos aí pra o Chile.

  10. ROBERTA BATISTA   13/02/17 • 13h44

    Boas dicas, já viajei sozinha por necessidade e realmente essas observações são fundamentais. Conclusão: eu não tenho maturidade mental p fazer isso novamente, me senti vulnerável e solitária. Ainda bem q meu esposo é um ótimo companheiro de viagem.

  11. Marilia   15/04/18 • 20h42

    To indo viajar sozinha agora em setembro e já estou mega ansiosa. Estou anotando todas as tuas dicas 💪😉

  12. ORCELON LUIZ   30/07/20 • 09h53

    Ótimas dicas, principalmente a da liberdade, fazer o seu roteiro, destino e horários. Show !

Anterior
Próximo
Voltar para a home