O Cerro San Cristobal e o Santa Lucia são pontos turísticos bem conhecidos em Santiago e com certeza estão no roteiro de muita gente. Recentemente mais um ponto turístico entrou para essa lista: o Sky Costanera, o mirante de 300 metros de altura, o maior da América Latina.
O que esses 3 pontos turísticos tem em comum? A possibilidade de ter uma vista incrível da cidade. Acontece que essa vista incrível muitas vezes fica só no sonho.
Pouca gente sabe mas Santiago, juntamente com a Ciudad de México, Los Angeles e Londres, figura entre as cidades em que a poluição é mais notável do que em qualquer outra. Especificamente em Santiago isso acontece porque ela é “murada” pela Cordillera de los Andes, que não permite que o vento corra livremente e com isso o seu ar gelado mantém a poluição bem visível no céu, quase como se ele fosse a “tampa” da cidade.
É uma das poucas no mundo que quando o ar está muito sujo, faz rodízio de carros não por causa do trânsito mas como tentativa de melhorar a condição do ar, especialmente porque é uma cidade com um clima super seco e que recebe chuvas pouquíssimas vezes no ano.
Sendo assim, o risco de ir a qualquer um desses lugares e se deparar com uma vista bem similar a da foto abaixo, é grande.
Aqui vão algumas dicas para tentar aproveitar melhor esses passeios e tirar boas fotos, já que contar com um dia de céu limpo por aqui é como ganhar na loteria.
A maioria das pessoas prefere ir ao Cerro San Cristobal e ao Cerro Santa Lucia de manhã. Se for o seu caso, eu recomendo que vá no primeiro horário, ou seja, às 10 da manhã. O céu não está tão limpo mas está muito melhor que ao meio-dia ou no meio da tarde. Já no final da tarde a vista fica muito melhor.
(Vista do Cerro San Cristobal de dia)
(Vista do Cerro San Cristobal no final da tarde)
Não consegui boas fotos do Cerro Santa Lucia mas acontece a mesma coisa nos dois horários. Aqui tem um vlog que gravei por lá. No Sky Costanera o efeito é igual também, olha só:
(Vista do Sky Costanera de dia)
(Vista do Sky Costanera no final da tarde)
Como viram, em todos eles a vista compensa mais no final da tarde, já que a poluição, ironicamente, também contribui para enfatizar as cores do pôr do sol. De manhã só compensa se você for 2 horas depois de ter chovido – o que quase nunca acontece durante o ano – ou na manhã seguinte ao dia que choveu.
Para saber horários, preços e outras informações de cada um desses lugares é só clicar nos links indicados. Alguém aqui deu sorte no dia que foi a estes lugares? Conta pra gente!
*Fotos: Divulgação e TripAdvisor