14 out 2015

Como a simplicidade se reflete em vários pontos da cultura chilena

MORAR FORA > GUIA PARA MORAR NO CHILE

chile

Hoje vou mostrar mais uma particularidade da cultura chilena que é legal que você saiba porque isso vai te ajudar a alinhar as expectativas dependendo da época que visitar o país e com qual finalidade mas principalmente se vier para morar.

Uma das coisas que mais impressiona quem chega no Chile para morar é a “simplicidade” com que algumas coisas são preparadas ou ainda, a zero preocupação em ter que oferecer algo muito elaborado ou de ser alguém muito elaborado. Está confuso meu parágrafo né? Então lá vai um textão bem detalhado.

Em geral, o chileno é mais “tranquilo” ou mais “simples” que o brasileiro em várias coisas. Quando eu contei os hábitos brasileiros que eles acham curiosos e as 10 formas de reconhecer um brasileiro em Santiago, o quesito roupa apareceu em ambos posts, isso porque tanto os homens como as mulheres chilenas são mais sossegados em suas produções ou sequer pensam que é preciso se produzir, apenas se vestir pra si mesmo.

Uma chilena sai tranquilamente sem maquiagem, se sente muito bem com um coque mais ou menos e com a sua bolsa pequena e de alça transversal. Elas valorizam a praticidade e o conforto em um look e essa cultura se reflete também nos salões de beleza por aqui. Para uma chilena não é preciso passar meses olhando sites e sites ou lojas e lojas para encontrar o vestido ideal para uma festa de casamento. Ela se sente bem repetindo um vestido que já usou antes ou pedindo o vestido de uma amiga e ele não precisa ter estampas, bordados, pedraria ou qualquer tipo de brilho. Ele nem tem a obrigação de ser longo, curto ou colorido, ele só precisa cair na graça de quem vai usá-lo.

Se você for a uma festa de casamento no Chile vai perceber que 90% das mulheres estarão de vestidos em tons escuros como preto, cinza ou azul. A maquiagem é básica, apenas para valorizar o look e uma ou outra convidada ousa uma sombra ou um batom mais forte. Os penteados também não são muito elaborados, a maioria prefere uma boa escova ou um coque diferenciado. Até as noivas usam maquiagens e vestidos bem mais simples do que as noivas mais simples do Brasil. De forma geral, estão todas muito parecidas em uma festa e isso não é um problema. Ninguém se olha dentro de uma festa de casamento aqui e pensa: “caramba, ela veio muito parecida ou igual a mim, que saco!” Na verdade, se todas estão muito parecidas é melhor ainda, assim ninguém se sente como se estivesse se destacando demais.

Sabe aquela história de projeto verão que faz boa parte das pessoas correrem pra academia para recuperar o tempo perdido e exibir uma boa forma na praia? Por aqui esse discurso não tem tanta força também. Todos esperam pelo verão, as praias ficam cheias mesmo com a água gelada do Pacífico mas não é um discurso pregado com tanta força na mídia como no Brasil.

E se grande parte dos homens são “tranquilos esteticamente” no nosso país, no Chile é que não seria diferente. Se a empresa pede um look formal, lá estarão eles usando suas camisas ou ternos, com ou sem gravata e certamente esse terno servirá para aquele casamento a qual foram convidados. Se a empresa permite um look mais informal, nada quem um jeans, um tênis ou um sapatênis não resolva. Sem mistérios aqui também.

mesa

Sobre decorações ou requisitos para organizar uma festa bonita, não muda muito não. Qualquer festa no Chile é organizada sob o conceito minimalista, onde com poucas coisas você pode deixar o ambiente bonito, aconchegante e intimista. Na verdade essa última palavra é a que melhor traduz o que um chileno quer passar ao realizar uma festa: ela é intimista.

Se para comemorar seu casamento, seu aniversário, o nascimento do seu filho, o batizado dele ou uma grande proposta de trabalho; você convida seus familiares e amigos mais próximos, então nada mais natural que a sua festa seja sem cerimônias, sem muitas “frescuras”, sem nada que deixe o ambiente constrangedor no sentido de você precisar tomar cuidado com a flor que pode cair, a louça que pode quebrar ou escolher as palavras que vai dizer. A ideia é se sentir em casa.

Me lembro que na fase de organização do meu casamento, quando eu ainda estava em busca de um decorador (depois eu decidi fazer tudo sozinha e amei essa loucura), eu sentia falta de mais flores, de mais cores, de mais detalhes espalhados pelos ambientes, enquanto minhas amigas chilenas se encantavam justamente com isso: com um vasinho simples no centro das mesas, com poucas flores no corredor, com apenas uma cor se destacando sem roubar a atenção das pessoas. Percebeu a diferença? Não há erro em nenhuma das propostas de decoração, há apenas uma diferença cultural que determina cada escolha.

As festas infantis não ficam atrás. Uma conhecida brasileira me contou recentemente que antes de vir morar aqui, fez a festa do filho de 3 anos em um buffet infantil no Brasil. Ela nunca tinha feito uma festa grande para o filho mas como estava se despedindo da família e dos amigos, quis fazer algo marcante. Como já sabemos, tem tudo nos buffets infantis, assim como tem de tudo no mercado de casamentos, é impressionante. E as fotos ficaram lindas! Mas ela me contou que se sentiu mal quando mostrou as fotos para 3 mães chilenas que conheceu aqui porque embora elas tivessem sido muito educadas, ficou evidente no rosto delas que consideraram tudo aquilo muita coisa para uma festa infantil, talvez fosse até muito para uma festa de adultos, segundo a cultura.

E faz sentido porque se você colocar Santiago do avesso vai ser bem difícil achar buffets infantis, nas outras cidades menos ainda. O mais próximo a isso que você vai encontrar são parquinhos em shoppings ou em restaurantes específicos mas é bem pequena a quantidade de famílias que comemora em lugares assim. A maioria das festas, tanto de crianças quanto de adultos, são realizadas em casa, com pessoas próximas, crianças correndo ou brincando, uma mesa com coisas gostosas mas nada muito elaborado.

Aliás, uma das coisas que o chileno mais gosta é receber os amigos em casa. A coisa mais comum aqui é ver churrascos rolando até tarde da noite. Sim, à noite, depois do horário de trabalho, nem precisa esperar o final de semana chegar. Festa chilena é festa em casa, com churrasco ou comida típica ou comida caseira. Para acompanhar, cerveja, pisco e vinho. Aqui eles se reúnem muito mais em casa com os amigos do que em um bar ou restaurante.

festas chile

Outra coisa curiosa é que por lei não se pode soltar fogos no país, apenas em comemorações pontuais e com autorização apenas para quem está a cargo de um evento. Você não vai ver ninguém comprando fogos para comemorar a vitória de um jogo, a virada do natal ou do ano novo. Nos poucos lugares que isso existe é porque houve uma autorização para que os organizadores dos eventos grandes fizessem isso. E pasmem: não faz a menor falta pra eles. Não é isso que vai deixar a festa melhor. Até as Fiestas Pátrias, comemoração mais importante do país e que tem a mesma quantidade de dias de um carnaval no Brasil, não tem 10% do requinte de uma Sapucaí. As “fondas” (festas típicas) são bem parecidas a festas juninas gigantes.

Sabe o feriado irrenunciável que vira e mexe eu falo nas redes sociais? Aqueles feriados chilenos em que 90% das coisas não abrem ou não funcionam? Para um chileno isso não é um problema porque afinal, se é feriado, todo mundo tem mais é que descansar, seja viajando ou comemorando em casa. Então para que se preocupar se o shopping, restaurante x ou balada y estará aberto, não é mesmo?!

Muitas outras coisas evidenciam esse “sossego” ou essa “simplicidade” na cultura deles mas estas são as mais percebidas pelo turista e principalmente pelo estrangeiro que vem para morar. Eles estão certos ou errados? Acho que nem uma coisa e nem outra, estão apenas sendo quem são, assim como cada nativo de cada país desse mundo está sendo quem é em tudo o que faz. Perceber e aceitar é o segredo para se envolver e reter o melhor de cada cultura.

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

10 comentários em "Como a simplicidade se reflete em vários pontos da cultura chilena"
  1. Ludmilla   15/10/15 • 12h37

    oi fe! eu gostei muito do post. Essa simplicidade foi uma coisa que me chocou bastante. haha mas cada cultura com sua peculiaridade. Senti bastante isso no meu casamento. Casei no Brasil a família do meu noivo, que é chileno, foi pra festa, e eu estava super apreensiva quanto as roupas que iriam usar, principalmente as mulheres da família. mas no fim todo mundo veio arrumado! haha
    Aproveitando este comentario, eu encontrei num outro blog, que eu não me lembro bem o nome, Indo Pro Chile, se não me engano, la eles davam a dica de uma loja de perfumes com preços muito melhores do que as grandes lojas de departamento. A loja se chama Oferta Perfumes. você conhece? Achei legal te falar por que pode ser mais uma dica pro seu publico de turistas brasileiros :) beijo

    • Fê La Salye   15/10/15 • 21h12

      Que legal essa mistura. Você mora no Chile ou no Brasil? Eu conheço a loja sim mas não curti muito quando conheci. Quem sabe numa segunda ida eu mude a minha impressão. Beijos!

  2. Silvana   16/10/15 • 15h20

    Oi garota, concordo com você em que eles são simples, mas quando fala com eles, muitos não gostam disto. Preferem coisas mais elaboradas, coisas diferentes, ter mais opcões.

    Tenho certeza que nenhuma cultura é melhor que outra, mas penso que é melhor ter a possibilidade de escolher o que você quiser e não que tenha que escolher a simplicidade só porque não ter outra opcão…

    • Fê La Salye   16/10/15 • 15h31

      Mas Silvana, eles têm opções sim, principalmente diante de todos os exemplos que dei no texto. Há maneiras mais elaboradas disponíveis no mercado chileno para cada um desses setores, a questão é que a maioria deles não se identifica mesmo. Como você mesmo disse e eu também, não há nada de errado nisso. A ideia do post era apenas esclarecer aos leitores que tanto me perguntam porque eles são tão simples – não que essa seja a palavra ideal ou que seja realmente o adjetivo correto e por isso está sempre entre aspas no texto – com tantas opções que até mesmo os leitores perceberam que existem nos centros comerciais ou nos serviços oferecidos. A questão é realmente preferência, é realmente cultural. Eles também gostam do que é diferenciado, isso é evidente porque todo ser humano gosta mas a maioria não escolhe o diferenciado por falta de identificação mesmo. Até nos testes psicológicos que aplicamos (faz parte do meu trabalho) em entrevistas nas empresas chilenas, isso se reflete.

  3. Alvaro Letelier   30/11/15 • 17h10

    Oi Fê.
    Minha mulher segue o seu blog sempre, e as vezes me faz parar o que estou fazendo para ler algum dos teus post.
    Ela, como brasileira, baiana, que mora em Salvador, e casada com um chileno (eu), vive meio que em dois mundos as vezes. E até que teu blog lhe ajuda a entender melhor o jeito de ser dos chilenos. Pois também nem adianta eu explicar: santo de casa não faz milagre.

    Sou arquiteto (com tudo o que isso inclui), e ela é a minha segunda mulher aqui. Não aprendi a lição da primeira vez, hehehe.

    Sou desses que valora muito mais o conteúdo que o vasilhame. De longe prefiro um livro a um perfume.
    Lica (ela) sei que sofreu um tempão até se acostumar com o meu jeito meio tosco e simples.

    Enfim, sobre este post, sempre achei “demais” fazer um festa mega-hiper-produzida para uma criança de 2 anos… ou 3 ou 5…
    Fica parecendo que a família faz disso uma competição ou demonstração de que “pode” perante o restante dos familiares ou amigos.
    Na época, da minha ex-mulher, foi uma briga a festa de 2 anos do meu filho. O cara só queria correr e se sujar. O que ele lembra da decoração hoje?
    A decoração da festa ajudou no desenvolvimento intelectual ou emocional dele?
    Duvido.

    Ele já tem 11 anos, educado em escola com método Montessori e, graças em parte a essa educação posso disser que fico feliz em ver que ele ainda tem essa simplicidade meio hippie nele.

    Eu, assim como muitos dos meus conterrâneos, apreciamos a vida em família e a intimidade. A liberdade, a confiança, a possibilidade de falar o que eu quero para você sem ter que medir palavras, pois você é da família.

    Minha mulher atual já é da família. Recebeu automaticamente direitos e deveres.
    Eu vejo ela feliz com isso.
    Ela acha minha família estranha, no bom sentido. É essa intimidade que ela acha o máximo.
    Pra mim é normal.
    As vezes acho que nossos problemas de comunicação passam pelo fato de eu achar coisas normais que para ela não são nenhum pouco.
    Mas estamos indo muito bem, mesmo com todas as frescuras delas e com todas as minhas “tosquices”.

    Para finalizar o assunto sobre a simplicidade vou citar um arquiteto famoso:

    “Menos é mais” (Mies Van Der Rohe)

    Saludos

    • Fê La Salye   08/01/16 • 16h08

      Alvaro, MUITO OBRIGADA por comentar. É legal quando um chileno comenta e fico feliz em perceber que traduzi bem a cultura de vocês. Obrigada por acompanhar meu trabalho. Felicidades aos dois.

      • Diego   20/04/16 • 16h09

        Fê, só uma dúvida. É você que canta – ou cantava – no Familia Soul? Se não for, parece demais com uma das meninas! Hahahaha Estou indo pro Chile em Junho e, lendo sobre essa questão da simplicidade deles e tal, me deu uma impressão de que nosso “exagero” pode ser motivo de chacota pra os chilenos. Ocorre isso? Morro de medo de vestir algo ou me portar de alguma maneira que provoque risadas neles. Hahaha. Estou ansiosíssimo pra chegar por aí. Abraço!

        • Fê La Salye   21/04/16 • 18h46

          Sou eu mesmo, a garata do “Eu nao sou mais o mesmo” hehe. Que legal reencontrar alguém daquela época! Quanto a outra pergunta, relaxe! Eles apenas notam nossos costumes, como notam de outros estrangeiros, como nós notamos de outras pessoas no Brasil também. Só isso. Beijos! :)

          • Diego   22/04/16 • 11h55

            Bem que eu desconfiava… Haha. Amo as músicas do grupo e vc arrasa! Ainda bem que essa questão dos costumes só se limita à observação né?! Enfim, tô super ansioso para conhecer essa terra e seu blog tem me ajudado demais. Continue sempre postando que o resultado tá muito bom! Bjo!

          • Fê La Salye   22/04/16 • 12h30

            Que legal! Muito obrigada! Ainda amo cantar, ainda canto e ainda tento cantar com aquela galera nas idas ao Brasil. Espero que goste da viagem. Bjs

Anterior
Próximo
Voltar para a home