26 out 2015

Que falte post mas que não falte uma Página Sobre no seu blog

LIFESTYLE > Dicas para Blogueiros

technology-791034_1920Sempre que um cliente me pergunta o que não pode faltar no blog que ele pensa em fazer (pra você que caiu aqui agora, eu sou publicitária e gestora de conteúdo), eu digo que é a Página Sobre. Eu simplesmente não entendo quando acesso um blog e essa página não está.

A Página Sobre é simplesmente o cartão de visita virtual do seu blog. É bem normal que uma pessoa que veio parar no seu blog pela primeira vez através de uma busca no Google ou por indicação de alguém, queira saber do que se trata o blog e quem o escreve e é justamente para isso que essa página serve, portanto não ter uma Página Sobre é um erro grave. Veja algumas dicas para você criar uma boa Página Sobre:

1. Apresente o seu blog

Como foi dito, ela é o cartão de visita do seu blog, portanto é sobre ele que você deve falar. Conte brevemente sobre o que ele fala, com qual objetivo ele foi criado, o que o seu leitor poderá encontrar ou de que forma seu blog pode ajudá-lo.

2. Promova seus posts mais lidos

Os seus posts mais lidos pode ser justamente aquilo que o seu novo leitor estava procurando e pode ser o que vai fazê-lo voltar mais vezes e até mesmo virar um leitor fiel. É uma boa forma de apresentar aqueles temas que te fizeram uma referência. No entanto, todo cuidado é pouco. Não coloque estes posts de qualquer jeito dentro do texto ou em forma de lista porque isso pode ser um tiro no pé. Faça de uma forma que os links desses posts combinem com o contexto da página.

3. Destaque o seu diferencial

Por que as pessoas devem ler o seu blog e não aquele outro do mesmo segmento? O que ele tem de positivo ou diferente que os leitores antigos sempre destacam? É super importante evidenciar isso nesta página.

4. Se apresente

Também é legal que você fale um pouco sobre você, afinal é importante que o seu leitor saiba quem é a pessoa por trás das linhas. Mas atenção: mostre seus conhecimentos mas sem exagero! Seu leitor quer apenas saber quem você é e o que tem para oferecê-lo mas não acessou seu blog para ver um currículo. Aproveite esse espaço para se apresentar com consistência e leveza. E por favor, coloque uma foto sua. Eu sei que na maioria dos blogs a foto do blogueiro está na home mas uma foto na Página Sobre faz todo sentido.

5. Revele parte das suas conquistas

Por mais que o leitor saiba o quanto os blogs se profissionalizaram o que ele mais gosta é quando consegue notar que existe uma pessoa de verdade, igual a ele do outro lado. Aproveite essa página para contar alguma coisa feliz que o blog te proporcionou, alguma lição, algo que você não esperava e que mudou o rumo do blog. As pessoas gostam de se inspirar em histórias que deram certo.

6. Adicione seus contatos

De todas as páginas fixas de um blog, talvez a Página Sobre seja a única que o leitor lê até o final, então aproveite para informar nessa página os seus contatos como email e redes sociais, até para que ele possa se comunicar com você fora do blog.

Se você quiser uma referência é só ler a Página Sobre do Pigmento F mas não copie. Uma página sobre copiada é o maior queima filme de um blog.

 

*Imagem: Banco de Imagem, free.

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

2 comentários em "Que falte post mas que não falte uma Página Sobre no seu blog"
  1. Veronica Isabel Bertalot   27/10/15 • 12h27

    pergunta boba Fe: vc atualiza essa pagina muitas vezes, ou não? super legal a dica, e super essencial. Detesto blogs que não tem essa pagina. Dá muita preguiça de continuar la… ;)

  2. Isaura   01/11/15 • 14h29

    Ola, FE!!
    Ha muito tempo não faço um comentário por aqui, ms estou sempre de “olho” em vc..hehehe
    Quero te dizer que simplesmente adorei a mudança visual, o novo formato do teu blog…ta lindo demais. Parabéns a todos, continuem assim e, mais uma vez obrigada pelas dicas porque sempre me ajudam.
    um grande beijo e forte abraço…sucesso!

Anterior
Próximo
Voltar para a home