07 jun 2016

Atraia mais visitas ao blog organizando a navegação

LIFESTYLE > Dicas para Blogueiros

A organização de um blog é um dos pontos fundamentais para aumentar o número de visitas. Se você quer que aquele conteúdo que você dedicou tempo e pesquisa não fique no esquecimento, você precisa organizar a navegação.

Quero que olhe para o seu blog ou site agora e pense: se eu não fosse o dono dessa URL e entrasse nesse site pela primeira vez, eu conseguiria facilmente encontrar o que quero ler? Se a resposta for não, seu blog precisa melhorar a navegação.

escolher categorias do menu

*Banco de Imagem

Depois que você já escolheu o tema central do seu blog, é preciso organizar o menu de navegação de uma forma simples e prática desde o ponto de vista do leitor, de uma forma que ele encontre o que precisa sem muito esforço ou então ele vai embora mesmo que seu post seja o mais completo do mundo.

O que não pode faltar no menu?

Como alguém que tem blog e que trabalha com mídias digitais, posso dizer que muita coisa é opcional mas que as coisas listadas abaixo não podem faltar por nada.

Quem chega ao seu blog precisa saber do que ele se trata, quem o escreve e outros detalhes essenciais que geram credibilidade. Para saber como criar uma Página Sobre para o seu blog, clique aqui.

Seu leitor e até mesmo um futuro anunciante, muitas vezes vai preferir falar com você sem ser através dos comentários. Coloque no menu uma Página Contato, informando através de qual email e outros canais ele pode falar com você.

Uma página que permite que seu leitor encontre o conteúdo por datas. Ele encontra facilmente até o primeiro post que você escreveu há anos atrás.

  • Categorias

É por aqui que seu leitor mais vai navegar, então seja caprichoso. Pense em tudo o que o seu blog fala e divida por categorias.

Um dos assuntos mais lidos no Pigmento F é o Chile, então esse tópico é a primeira categoria do menu principal. Com o tempo fui percebendo que tenho assuntos variados sobre o Chile, então precisei colocar subcategorias nesse menu. Dessa forma o leitor encontra bem mais rápido o que ele precisa e eu garanto que ele passe mais tempo navegando no blog. Segui a mesma lógica para todos os outros assuntos.

pigmento f menu

Como agrupar os assuntos do blog em categorias?

– Liste todos os assuntos do seu blog: viagem, beleza, saúde, reflexões…

– Dentro do WordPress ou da plataforma que você usa para bloggar, você consegue criar categorias com esses nomes. Depois é só jogar os assuntos do blog pra dentro de cada categoria.

– Se uma mesma categoría pode apresentar diferentes tipos de buscas, crie sub-categorias. Ex: Categoria Beleza. Sub-categorias: Maquiagem, Esmaltes, Resenhas.

– Use Tags: Se você não gosta de sub-categorias ou se o seu menu não permite essa opção, use as tags. Se você olhar no final deste post, vai ver que ele tem uma série de palavras. Estas palavras são tags e ao clicar em cada uma delas, você é direcionado para posts similares a estes no blog. Colocar tags no post é uma opção que o seu blog disponibiliza quando você está criando o post. É bem fácil.

Pigmento F tags

 Espero que meu post tenha te ajudado a dar uma organizada no seu blog ou site e assim melhorar o seu trabalho. Não deixe de conferir mais dicas no menu Sucesso Digital.

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home