05 abr 2016

Como criar um Calendário Editorial para o seu blog

LIFESTYLE > Dicas para Blogueiros

Muita gente desiste de ter um blog quando se dá conta de que ele é mais do que um hobby. Para que ele dê certo e até mesmo continue sendo uma diversão para quem escreve, é necessário organização e empenho e um dos segredos para isso é criar um Calendário Editorial. Um blog nada mais é do que uma revista eletrônica, portanto aprender com essa mídia é fundamental.

SUCESSO DIGITAL CALENDARIO EDITORIAL

Uma revista tem uma data de fechamento para a entrega do conteúdo antes dele ser lançado oficialmente. Isso quer dizer que bem antes dessa data todo o conteúdo da revista foi pensado, fotografado, escrito, pesquisado, editado e revisado e não dá para fazer isso 1 hora antes da revista estar nas bancas, muito menos 1 dia antes, certo?

É por isso que um Calendário Editorial te ajuda a manter seu blog organizado, a escrever com muito mais conteúdo, a priorizar a urgência de cada assunto, facilitar o desenvolvimento dos seus posts e do seu dia a dia, e também a não perder oportunidades que surgem no meio do caminho para falar de assuntos do momento.

Dicas Práticas:

  1. Tenha uma ferramenta de organização

Aqui no blog eu já contei o aplicativo que eu uso não só para organizar a minha vida mas também o blog e neste vídeo já contei como eu organizo a minha semana. Essas duas dicas podem te ajudar a ter uma semana e um conteúdo mais produtivo mas o importante é que você entenda que precisa de uma ferramenta de organização. Pode ser um caderno, um aplicativo, o bloco de notas do celular, uma planilha no Excel, enfim; o que for mais prático pra você.

  1. Estabeleça uma data para cada post

Nesse lugar de anotação você vai estabelecer as datas para cada post e tudo o que pretende escrever neste mês. Vou explicar como eu faço.

Vamos imaginar que estamos na penúltima semana do mês de abril. Nesta penúltima semana, meu blog está funcionando normalmente, ou seja, os posts da semana já foram feitos e estão agendados aguardando a data de publicação. Sendo assim, já posso colocar todas as minhas energias nos posts do mês de maio.

Então, nesta penúltima semana de abril, eu abro minha ferramenta de organização e penso em tudo que eu gostaria de falar no mês de maio e vou listando as ideias. Também fico de olho nas oportunidades de conteúdo do mês: Tem feriados? Tem alguma data especial que eu possa aproveitar para criar conteúdos? Tem algum evento importante acontecendo em maio no mundo, no meu país, na minha cidade ou até mesmo com o público para quem escrevo? Tudo isso deve estar considerado no meu calendário editorial do mês.

  1. Defina e crie o conteúdo de cada semana

Depois que eu já listei todos os assuntos do mês, eu começo a me dedicar aos conteúdos semanais. Exemplo: Esse post que você está lendo agora estava na minha lista de ideias para o mês de abril que foi pensado na penúltima semana de março, como explicado anteriormente, e ele foi criado e agendado para ser publicado aqui no blog, na semana passada. E enquanto você lê esse post, eu já estou criando e agendando no blog todo o conteúdo que você vai ler no Pigmento F na próxima semana. Isso permite que você coloque no ar todas as ideias que teve, não deixa seu público sem conteúdo caso você tenha algum imprevisto e te dá muito tempo livre para curtir outras coisas da sua vida.

  1. Defina a quantidade de posts por semana

Eu publico diariamente aqui no blog, exceto aos finais de semana mas você não precisa fazer isso. Eu adotei essa frequência porque meu blog fala de diversos assuntos então essa frequência funciona com o meu público. O que eu quero que você entenda é que não é o excesso de posts que determina a audiência do seu blog e sim o compromisso que você estabelece com o seu leitor. Blog legal é blog em frequente atualização. Se você vai publicar 3, 2 ou 1x por semana, não importa, apenas encare isso como um compromisso que não pode ser quebrado. Pense no seu blog como um programa de TV. Seria péssimo para a reputação de uma emissora se determinado programa fosse exibido apenas quando o apresentador sentisse vontade ou tivesse tempo. Ele jamais teria uma audiência de qualidade.

  1. Deixe seu público conhecer a agenda de publicações

Quando você é organizado seu público nota e ele fica ainda mais interessado no que você tem a dizer, e uma forma de manter a audiência do seu blog e garantir o sucesso do seu calendário editorial, é fazendo o seu público saber o que você publica em cada dia, especialmente se o seu blog tem assuntos variados.

Se você já deu uma passeada pela home do Pigmento F, já percebeu que eu disponibilizo nela a Agenda de Publicações do blog, ou seja, meu leitor sabe que assunto é falado por aqui em cada dia da semana. Inclusive, a maioria acessou o blog hoje, uma terça-feira, porque sabe que hoje é dia de PF Palette e/ou de Sucesso Digital, e aqui estou eu, com esse post, cumprindo meu compromisso em oferecer a ele uma dica de sucesso digital para o seu blog.

AGENDA PIGMENTO F CALENDARIO EDITORIAL

Estes 5 passos com certeza vão te ajudar a ser mais organizado e a produzir um conteúdo de qualidade que com certeza seu público vai notar e valorizar. Com o tempo, quando você se acostumar a ser organizado, vai conseguir até pensar no conteúdo criativo das suas redes sociais, inclusive em que dias e horários postar. Em breve vou falar como você pode organizar seu conteúdo pela lógica do leitor: categorias, menu, busca e etc; e também como produzir conteúdo quando não se tem ideias. Não perca e fique de olho nas dicas da coluna Sucesso Digital!

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

6 comentários em "Como criar um Calendário Editorial para o seu blog"
  1. maura   11/04/16 • 16h42

    Fê, uma pergunta nada a ver com o post mas qual é a fonte da cotação do câmbio que vc usa aqui? Tá sempre melhor que a do http://www.cambiosantiago.cl/

    • Fê La Salye   11/04/16 • 16h52

      Nossa, até me assustei. Pensei em que momento falei de cambio hahaha. O aplicativo se baseia nos principais sites financeiros do mundo, como o Bloomberg, por exemplo. É uma estimativa, nao quer dizer que a casa de cambio vai te pagar exatamente isso, assim como o site enviado também nao pode garantir. Todos trabalham com estimativas. Bjs

      • maura   12/04/16 • 16h22

        hehehe perdão pelo susto! É, via de regra são médias sim, nem sempre representam a realidade, ainda sim fiquei super curiosa, poi mesmo sendo a média, a que vc mostra no blog tá sempre mais generosa. Pronto, matei a curiosidade da sua fonte. Mto obrigada pelo retorno!!!

        • Fê La Salye   13/04/16 • 11h00

          Imagina! Mas na verdade nao é a única fonte. O site rastreia os principais sites de finanças e mostra a média.

  2. Cíntia Mara   20/04/16 • 11h17

    Adorei o post. Eu mesma escrevi algo sobre o assunto há pouco tempo, mas sempre gosto de ler mais, ver como as outras pessoas fazem e, quem sabe, compartilhar algumas ideias. Estou pensando nessa questão de compartilhar a agenda. Eu sempre fui muito resistente a isso, porque o que acontece se eu precisar mudar? Gosto de deixar as coisas bem planejadas, mas de uma forma que eu não sinta que devo prestar contas a ninguém, porque senão acabo travando. Mas você tem razão quanto a ser melhor para os leitores saberem em que dia vão encontrar cada assunto, por isso ainda tenho que ponderar um pouco para ver o que funciona pra mim.

    • Fê La Salye   22/04/16 • 12h28

      Oi Cíntia, tudo bem? Que bom que gostou. Eu tinha a mesma preocupação mas com o tempo aprendi e percebi fazendo testes que eu perdia audiência mais em nao oferecer uma agenda do que em quebrar a regra de vez em quando. A agenda nao me prende, me ajuda a me organizar e a prender o interesse do leitor. Se no dia x eu nao quero ou estou sem inspiração para falar do assunto b, eu republico um post já existente dessa categoria e um assunto novo de qualquer outro tema, mas é exceção. A agenda fideliza e dá até mais criatividade ao blogueiro, mas claro, nao precisa ser uma regra, porém há outros blogueiros que seguem e recomendam esse método. Beijos!

Anterior
Próximo
Voltar para a home