22 set 2015

10 dicas para escolher o nome do seu blog

LIFESTYLE > Dicas para Blogueiros

Me lembro como se fosse hoje que escolher o nome do blog não foi um processo dos mais fáceis. Até que chegue aquele nome que te convença vai um bocado de dias pensando, propondo ideias e pesquisando mas algumas dicas podem ajudar nessa escolha.

escolher nome do blog

 

1. Defina o Nicho

Sobre o que você quer falar? Qual vai ser o tema central do seu blog? Definir sobre o que será o blog é o primeiro ponto para chegar ao nome ideal.

 

2. Seja Abrangente

Pense em um nome que não limite o seu blog. Exemplo: Pigmento F pode ser qualquer coisa: viagem, beleza, decoração, dicas de internet, saúde… Não há nada no nome que limite os assuntos que eu possa falar. Meu blog começou com dicas de saúde e beleza e 1 ano depois o público fez do assunto viagem o mais lido por aqui. Se o nome do meu blog estivesse limitado aos primeiros assuntos, hoje eu teria um problema de posicionamento da marca.

 

3. Pense bem antes de usar o seu nome

Embora usar o seu próprio nome para o blog te permita construir uma marca pessoal e ser mais versátil nos temas, essa não é a melhor coisa no começo. Lembre-se que um blog pode levar anos para ficar conhecido, então pode ser um risco seu blog se chamar Blog da Fernanda ou fernanda.com.br, se ninguém te conhece ainda. Caso opte por isso, os seus posts terão que ser muito bons para aparecerem nas buscas do Google e você vai precisar trabalhar bem o SEO (essa parte é mais técnica, em outro post posso explicar), para que as pessoas te encontrem ao procurarem pelo assunto que você fala ou não te encontrarão.

Um exemplo perfeito disso é a Camila Coelho que no começo chamou seu blog de Super Vaidosa e após ficar conhecida migrou para Camila Coelho. Não podemos esquecer que Camila Coelho é um nome fácil de ser memorizado. Se o seu nome não é comum ou é muito elaborado ou tem muitas variáveis, ex: Daniele, Danielly, Danielle, Danniele; pode ser um complicador.

 

4. Facilite a Memorização

Estamos falando de internet, onde tudo é pra ontem, onde as pessoas usam abreviações, hashtags e emojis para se comunicar.

  • Se o nome do seu blog for grande ou complicado demais, vai ser mais difícil elas se lembrarem dele;
  • Cuidado com nomes estrangeiros. Muitos optam por colocar o nome do blog em inglês pensando que assim será mais fácil para todos, inclusive estrangeiros encontrarem o blog. A ideia é boa mas se você vai postar para um público que em sua maioria lê em português, é mais garantido escolher palavras nacionais ou palavras bem fáceis e curtas em outro idioma;
  • Evite repetir letras. Exemplo: viagemmaravilhosa.com. Fica confuso esteticamente e deixa seu leitor sempre em dúvida se digitou certo.

 

5. Mostre a sua Personalidade

Um blog precisa revelar o seu dono. Escolha um nome que também combine com você. Pigmento F pode ser até abrangente demais, mas tem a letra do meu nome, pigmento lembra uma das coisas que mais gosto que é o poder das cores no dia a dia e na autoestima, imprime pluralidade, o que é ótimo no meu caso que abordo vários assuntos e a combinação das palavras pigmento + F deixa sutilmente a ideia de tom pessoal. Tom lembra tom de cor, que lembra pigmento, que lembra pluralidade de assuntos e sentimentos, que lembra o ponto de vista de um blogueiro. O nome do meu blog fala muito sobre mim. Tente encontrar um nome que faça isso por você também.

 

escolher nome do blog

 

6. Evite as tendências

Não escolha um nome baseado no filme que você mais gosta, na música preferida ou no momento que você está vivendo. Lembre-se que você está construindo uma marca que precisa ser atemporal.

 

7. Pesquise a Rede de Colaboradores (ou se preferir, a concorrência)

Quando você fizer uma lista de nomes, pesquise na internet se já não tem algum outro blog ou site com o mesmo nome e até com nomes similares. Evite usar o mesmo nome ainda que a pessoa que escolheu primeiro seja de um segmento diferente do seu.

 

8. Use o Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta do Google para você saber o que mais as pessoas estão pesquisando na internet em um certo período. É uma ótima dica para pensar em um nome que vai de encontro com a necessidade do seu público.

 

9. Defina a terminação

A terminação é justamente como vai terminar o endereço do seu blog, ou seja, se vai ser .com, .br, .net, .org e por aí vai. Percebeu que nem mencionei .wordpress ou .blogspot, né? Ter um blog com essas duas terminações é já começar pedindo para não ser lembrado na internet.

Você pode optar pelas terminações mais conhecidas como .com.br ou .com. Eu optei por .com porque deixou a URL curta e permite que os que me leem de outros países além do Brasil, não tenham dificuldade na busca.

 

10. Registre o Domínio (URL)

Já definiu o nome? Então é hora de registrar o domínio, ou seja, comprar a sua URL, exemplo: bloglegal.com.br. Isso garante que nenhuma pessoa use o mesmo nome. Registrar um domínio não é caro. Geralmente custa até 30 dólares anuais. Vale a pena pagar tão pouco por algo tão exclusivo. No site Registro.br você pode verificar se o seu está disponível para compra.

Como viram, eu não passei dias e dias escolhendo um nome à toa. Escolher o nome de um blog exige muita responsabilidade mas tenho certeza que você chegará ao nome ideal.

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

5 comentários em "10 dicas para escolher o nome do seu blog"
  1. Milena   12/02/16 • 21h16

    Um post melhor que o outro… por favor, você poderia fazer um post explicando como registrar o domínio?
    P.S.: Estou no aguardo do post mais detalhado sobre a técnica SEO…

    • Milena   12/02/16 • 21h21

      acabei de ver que tem um vídeo no site ‘registro.br’ explicando tudo sobre como registrar um domínio ;)

      • Fê La Salye   14/02/16 • 17h04

        Muito obrigada, Milena! Isso, eles têm um vídeo bem explicadinho. Boa sorte!

  2. Viviane Jacinto   28/08/16 • 18h13

    Adorei o post, Fê! O seu blog é maravilhoso e você inspira muitas pessoas! Continue assim! ;)

Anterior
Próximo
Voltar para a home